Logo Passei Direto
Buscar

geografia do brasil prova objetiva

User badge image
gisele calvi

em

Ferramentas de estudo

Questões resolvidas

Tradicionalmente, a geografia da população tem sido considerada como o campo disciplinar dedicado ao estudo da variação espacial e da análise dos componentes demográficos que modificam a sociedade. Em termos históricos, verifica-se que existem nuances nos temas e assuntos trabalhados pela geografia da população.
Assinale a alternativa INCORRETA referente à evolução histórica dos temas de estudo da geografia da população:
A Na década de 1920, a ênfase da geografia da população residia em analisar a ocupação das áreas rurais e urbanas e a diminuição das taxas de fecundidade.
B A geografia da população é uma subárea da geografia que foi institucionalizada como ciência somente a partir da segunda metade do século XX.
C Nos anos 2000, a geografia da população passa a ser marcada pelo pluralismo temático, na análise de problemas globais e no uso combinado de métodos quantitativos e qualitativos.
D Por volta dos anos de 1980, a geografia da população passa a se focar na análise da interação entre o ser humano e o espaço, estudando causas e efeitos.

No plano da ciência geográfica, diversos recursos metodológicos e categorias de análise são empregados para estudar os fenômenos geográficos, entre os quais, o conceito de redes. Todavia, ao se empregar o termo "rede", é relevante que se saiba de que rede está se falando, pois, afinal, esse conceito de rede vem se constituindo numa agenda de pesquisa que reúne várias propostas, significados e abordagens disciplinares diversas.
A respeito dos principais motivos que desencadearam a intensificação do uso de conceito de redes na geografia, analise as sentenças a seguir:
I- A intensificação do uso do conceito de redes está atrelada à intensificação dos fluxos informacionais.
II- O uso do conceito de redes restringe-se à análise dos fenômenos econômicos.
III- As redes geográficas apresentam como principal característica a proximidades dos nós que as compõem.
IV- A difusão do uso do conceito de redes está vinculada à aceleração dos movimentos de pessoas.
a) As sentenças I, II e III estão corretas.
b) As sentenças I e IV estão corretas.
c) As sentenças I, III e IV estão corretas.
d) Somente a sentença II está correta.

Atualmente, o Brasil é uma federação composta por 26 estados, um Distrito Federal (que contém a capital do país: Brasília) e por diversos municípios. Contudo, nem sempre o país apresentou esta mesma configuração espacial.
Sobre o exposto, avalie as asserções a seguir e a relação proposta entre elas:
I- A primeira divisão interna do Brasil foi realizada a partir da doação de 14 capitanias hereditárias, entre os anos de 1534 a 1536.
II- Os donatários eram, em sua maior parte, originários da baixa nobreza e eram responsáveis economicamente pela empresa colonizatória.
a) A asserção I é uma proposição verdadeira, e a II é uma proposição falsa.
b) As asserções I e II são proposições verdadeiras, e a II é um complemento da I.
c) A asserção I é uma proposição falsa, e a II é uma proposição verdadeira.
d) As asserções I e II são proposições verdadeiras, mas a II não está relacionada com a I.

Os deslocamentos populacionais no Brasil manifestam-se em diferentes direções e escalas, sejam elas regionais, nacionais ou internacionais. Entre as formas de deslocamento de pessoas analisadas pela geografia, situa-se a emigração.
Com relação a esse conceito, analise as sentenças a seguir:
I- Emigração é o ato de sair de um Estado com o propósito de assentar-se em outro.
II- Emigração é o movimento em nível inter-regional de entrada de pessoas em localidades consideradas receptivas.
III- A emigração afeta as economias dos países envolvidos de maneira positiva e negativa, dependendo do estado atual das economias dos países.
IV- Emigração refere-se à ação de partir de um país para estabelecer residência em outro.
a) As sentenças I, III e IV estão corretas.
b) Somente a sentença II está correta.
c) As sentenças I, II e III estão corretas.
d) As sentenças II e IV estão corretas.

Os estudos da Geografia do Brasil englobam a análise dos espaços urbanizados e de suas interações geográficas. Nesse sentido, os geógrafos apoiam-se em diversos conceitos para nortear as análises que realizam dos espaços urbanos, entre os quais merece destaque o conceito de rede urbana.
Acerca desse conceito, analise as sentenças a seguir:
I- Rede urbana é um espaço plural e homogêneo que reúne atores que partilham interesses em comum.
II- A ideia de rede urbana está relacionada a um espaço hierarquizado através de influências econômicas, sociais, políticas e culturais.
III- A rede urbana diz respeito a um conjunto de cidades interligadas por fluxos de pessoas, ideias, capitais, informações, serviços, mercadorias etc.
IV- As redes urbanas são entidades fixas em decorrência da sua construção histórica, social e cultural.
a) Somente a sentença II está correta.
b) As sentenças I e IV estão corretas.
c) As sentenças I, III e IV estão corretas.
d) As sentenças II e III estão corretas.

Os fenômenos geográficos podem ser estudados a partir de diferentes lentes teóricas e apoiando-se em um amplo leque de conceitos e categorias de análises. As redes geográficas apresentam-se, assim, como uma possibilidade metodológica.
A respeito dos limites e considerações que devem ser levados em conta ao se utilizar o conceito de redes nos estudos geográficos, analise as sentenças a seguir:
I- A lógica das redes é definida por atores que a desenham, modelam e regulam.
II- As redes geográficas são uma construção puramente tecnológica.
III- A rede é a melhor categoria de análise para compreender a geografia atual.
IV- A rede, como qualquer outra intervenção humana, é uma construção social.
a) As sentenças I, II e III estão corretas.
b) Somente a sentença II está correta.
c) As sentenças I, III e IV estão corretas.
d) As sentenças I e IV estão corretas.

Em termos mundiais, estima-se que no ano de 2020 a população mundial ultrapasse o número de 7,8 bilhões de habitantes. A geografia, enquanto campo disciplinar, estuda as variações populacionais com base no seu arcabouço teórico próprio. A respeito desse assunto, assinale a alternativa INCORRETA no que se refere ao conceito de população:
A) O conceito de população é inseparável do espaço geográfico, pois tanto os indivíduos quanto os fatos demográficos são localizados espacialmente, e normalmente se distribuem de maneira heterogênea.
B) O estudo da população é inerente e exclusivo ao campo disciplinar da geografia, tendo como principal objetivo explicitar as variações das taxas migratórias e das taxas de longevidade entre as unidades federativas.
C) Pensar em população é pensar em unidade na diversidade, pois uma população é composta por indivíduos que possuem características próprias, mas que, em grupos, trazem uniformidade para o conjunto populacional.
D) Dentre as possíveis formas de se conceituar a população, um dos conceitos mais tradicionais é o que a define como um conjunto de habitantes em dado lugar num certo tempo.

No Brasil, as instruções concernentes ao perímetro urbano são parte integrante do Plano Diretor Municipal, definido por lei municipal. É um polígono que delimita a área urbana do município e, por exclusão, a área rural.
Com relação às características desse instrumento que colabora com a gestão urbana, analise as sentenças a seguir:
I- O perímetro urbano é um instrumento de planejamento amplamente utilizado no Brasil para ordenar e controlar o crescimento urbano.
II- A legislação federal define se o município é totalmente urbano ou se ele é dividido em áreas urbanas e rurais.
III- A demarcação do perímetro urbano é utilizada para fins tributários, visto que delimita as áreas onde pode incidir a cobrança do Imposto Predial e Territorial Urbano (IPTU).
IV- Nas áreas urbanas, é permitido o parcelamento do solo para fins urbanos, e nas áreas rurais, as glebas devem observar as normas de utilização empregadas pelo Incra.
a) As sentenças II e III estão corretas.
b) As sentenças I e II estão corretas.
c) As sentenças I, III e IV estão corretas.
d) Somente a sentença II está correta.

As estações são causadas pelo movimento da Terra ao redor do Sol e pelas mudanças decorrentes da inclinação do eixo da Terra durante sua órbita anual.
Com relação à posição do Brasil no globo terrestre e à variação das estações do ano, analise as sentenças a seguir:
I- À medida que nos afastamos do Equador, as estações do ano tornam-se mais acentuadas e a diferenciação entre elas torna-se máxima nos polos.
II- A incidência dos raios solares interfere no fenômeno da metropolização, em virtude das taxas de ocupação dos solos.
III- A variação na incidência de raios solares influencia o clima, a distribuição da vegetação, a formação do solo e a morfologia.
IV- À medida que nos afastamos do Equador, as estações do ano tornam-se mais brandas e sujeitas as alterações do aquecimento global.
a) As sentenças I e III estão corretas.
b) As sentenças I, II e IV estão corretas.
c) As sentenças II e III estão corretas.
d) Somente a sentença IV está correta.

Devido à diversidade de climas, solos e relevos, o Brasil possui uma grande variedade de formações vegetais. Neste sentido, entre o corpo espacial nuclear de um domínio paisagístico e ecológico e as áreas nucleares de outros domínios vizinhos existe um interespaço de transição e de contato. Sobre este interespaços, assinale a alternativa CORRETA:
a) Os referidos interespaços afetam de modo mais sensível os componentes da vegetação, os tipos de solos e sua forma de distribuição e as próprias feições de detalhe do relevo regional.
b) Cada setor das alongadas faixas de transição e contato apresenta uma combinação homogênea e idêntica de vegetação, solos e formas de relevo.
c) Cada setor das pequenas faixas de transição e contato apresentam coloração marrom e em zonas tropicais, tonalidades de avermelhados, exceto em áreas de deserto.
d) Os chamados subespaços vegetativos afetam de modo mais sensível os componentes da vegetação e da capacidade hídrica, afetando as feições de detalhe do relevo regional.

(ENADE, 2008) Com relação à atual dinâmica de organização espacial no campo, que tem sido considerada pelo Estado não só a partir da delimitação do território, mas, principalmente, pela real utilização deste, assinale a opção incorreta.
A As comunidades tradicionais convivem com a biodiversidade e são capazes de nomear e classificar as espécies vivas segundo suas próprias categorias e nomes. Exemplo desses saberes é a medicina popular brasileira como herança legada pelos índios.
B O reconhecimento de direitos específicos das comunidades quilombolas é algo relativamente recente no Brasil, tendo lhes sido reconhecida, pela Constituição Federal de 1988, a propriedade definitiva da terra que ocupavam, devendo o Estado, a partir de então, emitir-lhes os respectivos títulos de posse.
C Historicamente, a formação das comunidades caiçaras só pode ser entendida no contexto da ocupação do litoral brasileiro e dos ciclos econômicos vividos pelas regiões Sul e Sudeste. O caráter predominantemente agrícola fez que as terras férteis, úmidas e quentes das baixadas fossem as mais ocupadas.
D Além do Brasil, países como Colômbia, Equador, Suriname, Nicarágua, Honduras e Belize possuem comunidades de afro-descendentes que se identificam como grupos étnicos e reivindicam seus direitos. Em todos esses países, tais comunidades já obtiveram o reconhecimento legal de seus direitos e a titulação de suas terras.

(ENADE, 2008) Ao informatizar os dados referentes a internações e atendimentos ambulatoriais em sua rede hospitalar a partir do ano 2000, a secretaria de saúde de uma cidade observou aumento gradativo no número de atendimentos a pacientes com doenças respiratórias no período de outono-inverno, tendo verificado, ainda, que os mais afetados eram crianças e idosos.
A fim de melhor compreender o fenômeno e traçar políticas públicas de combate às patologias do aparelho respiratório, o governo local optou por contratar um geógrafo para analisar as causas ambientais do problema. Em sua análise, o profissional precisará lidar com uma série de variáveis interligadas. Em face da situação apresentada, o procedimento mais mais completo a ser adotado pelo geógrafo é:
a) Estabelecer a relação entre os episódios de inversão térmica na cidade e o número de atendimentos médicos a pacientes com doenças respiratórias nos dias em que ocorreu o fenômeno atmosférico, relacionando esse fato ao local de moradia dos pacientes e aos níveis de poluição definidos como aceitáveis pela Lei Federal nº 9.436/1997.
b) Obter os seguintes dados: número diário de atendimentos a pacientes com doenças respiratórias; local de residência e idade dos pacientes; níveis diários de material particulado em suspensão no ar, fumaça e ozônio, medidos nos pontos mais movimentados da cidade; dados de umidade relativa do ar, temperatura, precipitação e pressão atmosférica dos horários sinóticos.

ou por contratar um geógrafo para analisar as causas ambientais do problema. Em sua análise, o profissional precisará lidar com uma série de variáveis interligadas.
Em face da situação apresentada, o procedimento mais mais completo a ser adotado pelo geógrafo é:
a) Estabelecer a relação entre os episódios de inversão térmica na cidade e o número de atendimentos médicos a pacientes com doenças respiratórias nos dias em que ocorreu o fenômeno atmosférico, relacionando esse fato ao local de moradia dos pacientes e aos níveis de poluição definidos como aceitáveis pela Lei Federal nº 9.436/1997.
b) Obter os seguintes dados: número diário de atendimentos a pacientes com doenças respiratórias; local de residência e idade dos pacientes; níveis diários de material particulado em suspensão no ar, fumaça e ozônio, medidos nos pontos mais movimentados da cidade; dados de umidade relativa do ar, temperatura, precipitação e pressão atmosférica dos horários sinóticos.
c) Utilizar dados referentes aos totais mensais de atendimentos a pacientes com doenças respiratórias, separados por tipo de patologia, o local de residência e faixa etária dos pacientes; dados diários sobre material particulado, fumaça e ozônio em suspensão no ar; dados referentes a temperaturas médias, pressão atmosférica e umidade relativa do ar.
d) Obter dados do local de moradia dos pacientes atendidos, levando em consideração as condições de saneamento básico e verificar se os níveis de poluição do ar estão acima daqueles definidos pelo Conselho Nacional do Meio Ambiente (CONAMA).

Material
páginas com resultados encontrados.
páginas com resultados encontrados.
left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar esse material. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar esse material. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar esse material. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar esse material. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar esse material. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar esse material. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

Questões resolvidas

Tradicionalmente, a geografia da população tem sido considerada como o campo disciplinar dedicado ao estudo da variação espacial e da análise dos componentes demográficos que modificam a sociedade. Em termos históricos, verifica-se que existem nuances nos temas e assuntos trabalhados pela geografia da população.
Assinale a alternativa INCORRETA referente à evolução histórica dos temas de estudo da geografia da população:
A Na década de 1920, a ênfase da geografia da população residia em analisar a ocupação das áreas rurais e urbanas e a diminuição das taxas de fecundidade.
B A geografia da população é uma subárea da geografia que foi institucionalizada como ciência somente a partir da segunda metade do século XX.
C Nos anos 2000, a geografia da população passa a ser marcada pelo pluralismo temático, na análise de problemas globais e no uso combinado de métodos quantitativos e qualitativos.
D Por volta dos anos de 1980, a geografia da população passa a se focar na análise da interação entre o ser humano e o espaço, estudando causas e efeitos.

No plano da ciência geográfica, diversos recursos metodológicos e categorias de análise são empregados para estudar os fenômenos geográficos, entre os quais, o conceito de redes. Todavia, ao se empregar o termo "rede", é relevante que se saiba de que rede está se falando, pois, afinal, esse conceito de rede vem se constituindo numa agenda de pesquisa que reúne várias propostas, significados e abordagens disciplinares diversas.
A respeito dos principais motivos que desencadearam a intensificação do uso de conceito de redes na geografia, analise as sentenças a seguir:
I- A intensificação do uso do conceito de redes está atrelada à intensificação dos fluxos informacionais.
II- O uso do conceito de redes restringe-se à análise dos fenômenos econômicos.
III- As redes geográficas apresentam como principal característica a proximidades dos nós que as compõem.
IV- A difusão do uso do conceito de redes está vinculada à aceleração dos movimentos de pessoas.
a) As sentenças I, II e III estão corretas.
b) As sentenças I e IV estão corretas.
c) As sentenças I, III e IV estão corretas.
d) Somente a sentença II está correta.

Atualmente, o Brasil é uma federação composta por 26 estados, um Distrito Federal (que contém a capital do país: Brasília) e por diversos municípios. Contudo, nem sempre o país apresentou esta mesma configuração espacial.
Sobre o exposto, avalie as asserções a seguir e a relação proposta entre elas:
I- A primeira divisão interna do Brasil foi realizada a partir da doação de 14 capitanias hereditárias, entre os anos de 1534 a 1536.
II- Os donatários eram, em sua maior parte, originários da baixa nobreza e eram responsáveis economicamente pela empresa colonizatória.
a) A asserção I é uma proposição verdadeira, e a II é uma proposição falsa.
b) As asserções I e II são proposições verdadeiras, e a II é um complemento da I.
c) A asserção I é uma proposição falsa, e a II é uma proposição verdadeira.
d) As asserções I e II são proposições verdadeiras, mas a II não está relacionada com a I.

Os deslocamentos populacionais no Brasil manifestam-se em diferentes direções e escalas, sejam elas regionais, nacionais ou internacionais. Entre as formas de deslocamento de pessoas analisadas pela geografia, situa-se a emigração.
Com relação a esse conceito, analise as sentenças a seguir:
I- Emigração é o ato de sair de um Estado com o propósito de assentar-se em outro.
II- Emigração é o movimento em nível inter-regional de entrada de pessoas em localidades consideradas receptivas.
III- A emigração afeta as economias dos países envolvidos de maneira positiva e negativa, dependendo do estado atual das economias dos países.
IV- Emigração refere-se à ação de partir de um país para estabelecer residência em outro.
a) As sentenças I, III e IV estão corretas.
b) Somente a sentença II está correta.
c) As sentenças I, II e III estão corretas.
d) As sentenças II e IV estão corretas.

Os estudos da Geografia do Brasil englobam a análise dos espaços urbanizados e de suas interações geográficas. Nesse sentido, os geógrafos apoiam-se em diversos conceitos para nortear as análises que realizam dos espaços urbanos, entre os quais merece destaque o conceito de rede urbana.
Acerca desse conceito, analise as sentenças a seguir:
I- Rede urbana é um espaço plural e homogêneo que reúne atores que partilham interesses em comum.
II- A ideia de rede urbana está relacionada a um espaço hierarquizado através de influências econômicas, sociais, políticas e culturais.
III- A rede urbana diz respeito a um conjunto de cidades interligadas por fluxos de pessoas, ideias, capitais, informações, serviços, mercadorias etc.
IV- As redes urbanas são entidades fixas em decorrência da sua construção histórica, social e cultural.
a) Somente a sentença II está correta.
b) As sentenças I e IV estão corretas.
c) As sentenças I, III e IV estão corretas.
d) As sentenças II e III estão corretas.

Os fenômenos geográficos podem ser estudados a partir de diferentes lentes teóricas e apoiando-se em um amplo leque de conceitos e categorias de análises. As redes geográficas apresentam-se, assim, como uma possibilidade metodológica.
A respeito dos limites e considerações que devem ser levados em conta ao se utilizar o conceito de redes nos estudos geográficos, analise as sentenças a seguir:
I- A lógica das redes é definida por atores que a desenham, modelam e regulam.
II- As redes geográficas são uma construção puramente tecnológica.
III- A rede é a melhor categoria de análise para compreender a geografia atual.
IV- A rede, como qualquer outra intervenção humana, é uma construção social.
a) As sentenças I, II e III estão corretas.
b) Somente a sentença II está correta.
c) As sentenças I, III e IV estão corretas.
d) As sentenças I e IV estão corretas.

Em termos mundiais, estima-se que no ano de 2020 a população mundial ultrapasse o número de 7,8 bilhões de habitantes. A geografia, enquanto campo disciplinar, estuda as variações populacionais com base no seu arcabouço teórico próprio. A respeito desse assunto, assinale a alternativa INCORRETA no que se refere ao conceito de população:
A) O conceito de população é inseparável do espaço geográfico, pois tanto os indivíduos quanto os fatos demográficos são localizados espacialmente, e normalmente se distribuem de maneira heterogênea.
B) O estudo da população é inerente e exclusivo ao campo disciplinar da geografia, tendo como principal objetivo explicitar as variações das taxas migratórias e das taxas de longevidade entre as unidades federativas.
C) Pensar em população é pensar em unidade na diversidade, pois uma população é composta por indivíduos que possuem características próprias, mas que, em grupos, trazem uniformidade para o conjunto populacional.
D) Dentre as possíveis formas de se conceituar a população, um dos conceitos mais tradicionais é o que a define como um conjunto de habitantes em dado lugar num certo tempo.

No Brasil, as instruções concernentes ao perímetro urbano são parte integrante do Plano Diretor Municipal, definido por lei municipal. É um polígono que delimita a área urbana do município e, por exclusão, a área rural.
Com relação às características desse instrumento que colabora com a gestão urbana, analise as sentenças a seguir:
I- O perímetro urbano é um instrumento de planejamento amplamente utilizado no Brasil para ordenar e controlar o crescimento urbano.
II- A legislação federal define se o município é totalmente urbano ou se ele é dividido em áreas urbanas e rurais.
III- A demarcação do perímetro urbano é utilizada para fins tributários, visto que delimita as áreas onde pode incidir a cobrança do Imposto Predial e Territorial Urbano (IPTU).
IV- Nas áreas urbanas, é permitido o parcelamento do solo para fins urbanos, e nas áreas rurais, as glebas devem observar as normas de utilização empregadas pelo Incra.
a) As sentenças II e III estão corretas.
b) As sentenças I e II estão corretas.
c) As sentenças I, III e IV estão corretas.
d) Somente a sentença II está correta.

As estações são causadas pelo movimento da Terra ao redor do Sol e pelas mudanças decorrentes da inclinação do eixo da Terra durante sua órbita anual.
Com relação à posição do Brasil no globo terrestre e à variação das estações do ano, analise as sentenças a seguir:
I- À medida que nos afastamos do Equador, as estações do ano tornam-se mais acentuadas e a diferenciação entre elas torna-se máxima nos polos.
II- A incidência dos raios solares interfere no fenômeno da metropolização, em virtude das taxas de ocupação dos solos.
III- A variação na incidência de raios solares influencia o clima, a distribuição da vegetação, a formação do solo e a morfologia.
IV- À medida que nos afastamos do Equador, as estações do ano tornam-se mais brandas e sujeitas as alterações do aquecimento global.
a) As sentenças I e III estão corretas.
b) As sentenças I, II e IV estão corretas.
c) As sentenças II e III estão corretas.
d) Somente a sentença IV está correta.

Devido à diversidade de climas, solos e relevos, o Brasil possui uma grande variedade de formações vegetais. Neste sentido, entre o corpo espacial nuclear de um domínio paisagístico e ecológico e as áreas nucleares de outros domínios vizinhos existe um interespaço de transição e de contato. Sobre este interespaços, assinale a alternativa CORRETA:
a) Os referidos interespaços afetam de modo mais sensível os componentes da vegetação, os tipos de solos e sua forma de distribuição e as próprias feições de detalhe do relevo regional.
b) Cada setor das alongadas faixas de transição e contato apresenta uma combinação homogênea e idêntica de vegetação, solos e formas de relevo.
c) Cada setor das pequenas faixas de transição e contato apresentam coloração marrom e em zonas tropicais, tonalidades de avermelhados, exceto em áreas de deserto.
d) Os chamados subespaços vegetativos afetam de modo mais sensível os componentes da vegetação e da capacidade hídrica, afetando as feições de detalhe do relevo regional.

(ENADE, 2008) Com relação à atual dinâmica de organização espacial no campo, que tem sido considerada pelo Estado não só a partir da delimitação do território, mas, principalmente, pela real utilização deste, assinale a opção incorreta.
A As comunidades tradicionais convivem com a biodiversidade e são capazes de nomear e classificar as espécies vivas segundo suas próprias categorias e nomes. Exemplo desses saberes é a medicina popular brasileira como herança legada pelos índios.
B O reconhecimento de direitos específicos das comunidades quilombolas é algo relativamente recente no Brasil, tendo lhes sido reconhecida, pela Constituição Federal de 1988, a propriedade definitiva da terra que ocupavam, devendo o Estado, a partir de então, emitir-lhes os respectivos títulos de posse.
C Historicamente, a formação das comunidades caiçaras só pode ser entendida no contexto da ocupação do litoral brasileiro e dos ciclos econômicos vividos pelas regiões Sul e Sudeste. O caráter predominantemente agrícola fez que as terras férteis, úmidas e quentes das baixadas fossem as mais ocupadas.
D Além do Brasil, países como Colômbia, Equador, Suriname, Nicarágua, Honduras e Belize possuem comunidades de afro-descendentes que se identificam como grupos étnicos e reivindicam seus direitos. Em todos esses países, tais comunidades já obtiveram o reconhecimento legal de seus direitos e a titulação de suas terras.

(ENADE, 2008) Ao informatizar os dados referentes a internações e atendimentos ambulatoriais em sua rede hospitalar a partir do ano 2000, a secretaria de saúde de uma cidade observou aumento gradativo no número de atendimentos a pacientes com doenças respiratórias no período de outono-inverno, tendo verificado, ainda, que os mais afetados eram crianças e idosos.
A fim de melhor compreender o fenômeno e traçar políticas públicas de combate às patologias do aparelho respiratório, o governo local optou por contratar um geógrafo para analisar as causas ambientais do problema. Em sua análise, o profissional precisará lidar com uma série de variáveis interligadas. Em face da situação apresentada, o procedimento mais mais completo a ser adotado pelo geógrafo é:
a) Estabelecer a relação entre os episódios de inversão térmica na cidade e o número de atendimentos médicos a pacientes com doenças respiratórias nos dias em que ocorreu o fenômeno atmosférico, relacionando esse fato ao local de moradia dos pacientes e aos níveis de poluição definidos como aceitáveis pela Lei Federal nº 9.436/1997.
b) Obter os seguintes dados: número diário de atendimentos a pacientes com doenças respiratórias; local de residência e idade dos pacientes; níveis diários de material particulado em suspensão no ar, fumaça e ozônio, medidos nos pontos mais movimentados da cidade; dados de umidade relativa do ar, temperatura, precipitação e pressão atmosférica dos horários sinóticos.

ou por contratar um geógrafo para analisar as causas ambientais do problema. Em sua análise, o profissional precisará lidar com uma série de variáveis interligadas.
Em face da situação apresentada, o procedimento mais mais completo a ser adotado pelo geógrafo é:
a) Estabelecer a relação entre os episódios de inversão térmica na cidade e o número de atendimentos médicos a pacientes com doenças respiratórias nos dias em que ocorreu o fenômeno atmosférico, relacionando esse fato ao local de moradia dos pacientes e aos níveis de poluição definidos como aceitáveis pela Lei Federal nº 9.436/1997.
b) Obter os seguintes dados: número diário de atendimentos a pacientes com doenças respiratórias; local de residência e idade dos pacientes; níveis diários de material particulado em suspensão no ar, fumaça e ozônio, medidos nos pontos mais movimentados da cidade; dados de umidade relativa do ar, temperatura, precipitação e pressão atmosférica dos horários sinóticos.
c) Utilizar dados referentes aos totais mensais de atendimentos a pacientes com doenças respiratórias, separados por tipo de patologia, o local de residência e faixa etária dos pacientes; dados diários sobre material particulado, fumaça e ozônio em suspensão no ar; dados referentes a temperaturas médias, pressão atmosférica e umidade relativa do ar.
d) Obter dados do local de moradia dos pacientes atendidos, levando em consideração as condições de saneamento básico e verificar se os níveis de poluição do ar estão acima daqueles definidos pelo Conselho Nacional do Meio Ambiente (CONAMA).

Prévia do material em texto

Acadêmico:
	
	
	Disciplina:
	Geografia do Brasil (GEO13)
	Avaliação:
	Avaliação Final (Objetiva) - Individual FLEX ( Cod.:512956) ( peso.:3,00)
	Prova:
	20811802
	Nota da Prova:
	10,00
	
	
Legenda:  Resposta Certa   Sua Resposta Errada  
Parte superior do formulário
	1.
	Tradicionalmente, a geografia da população tem sido considerada como o campo disciplinar dedicado ao estudo da variação espacial e da análise dos componentes demográficos que modificam a sociedade. Em termos históricos, verifica-se que existem nuances nos temas e assuntos trabalhados pela geografia da população. Assinale a alternativa INCORRETA referente à evolução histórica dos temas de estudo da geografia da população:
	 a)
	Nos anos 2000, a geografia da população passa a ser marcada pelo pluralismo temático, na análise de problemas globais e no uso combinado de métodos quantitativos e qualitativos.
	 b)
	A geografia da população é uma subárea da geografia que foi institucionalizada como ciência somente a partir da segunda metade do século XX.
	 c)
	Na década de 1920, a ênfase da geografia da população residia em analisar a ocupação das áreas rurais e urbanas e a diminuição das taxas de fecundidade.
	 d)
	Por volta dos anos de 1980, a geografia da população passa a se focar na análise da interação entre o ser humano e o espaço, estudando causas e efeitos.
Parabéns! Você acertou a questão: Muito bem! Você acertou!
	2.
	No plano da ciência geográfica, diversos recursos metodológicos e categorias de análise são empregados para estudar os fenômenos geográficos, entre os quais, o conceito de redes. Todavia, ao se empregar o termo "rede", é relevante que se saiba de que rede está se falando, pois, afinal, esse conceito de rede vem se constituindo numa agenda de pesquisa que reúne várias propostas, significados e abordagens disciplinares diversas. A respeito dos principais motivos que desencadearam a intensificação do uso de conceito de redes na geografia, analise as sentenças a seguir:
I- A intensificação do uso do conceito de redes está atrelada à intensificação dos fluxos informacionais.
II- O uso do conceito de redes restringe-se à análise dos fenômenos econômicos. 
III- As redes geográficas apresentam como principal característica a proximidades dos nós que as compõem. 
IV- A difusão do uso do conceito de redes está vinculada à aceleração dos movimentos de pessoas.
Assinale a alternativa CORRETA:
	 a)
	As sentenças I, II e III estão corretas.
	 b)
	As sentenças I e IV estão corretas.
	 c)
	As sentenças I, III e IV estão corretas.
	 d)
	Somente a sentença II está correta.
Parabéns! Você acertou a questão: Muito bem! Você acertou!
	3.
	Atualmente, o Brasil é uma federação composta por 26 estados, um Distrito Federal (que contém a capital do país: Brasília) e por diversos municípios. Contudo, nem sempre o país apresentou esta mesma configuração espacial. Sobre o exposto, avalie as asserções a seguir e a relação proposta entre elas:
I- A primeira divisão interna do Brasil foi realizada a partir da doação de 14 capitanias hereditárias, entre os anos de 1534 a 1536. 
PORQUE
II- Os donatários eram, em sua maior parte, originários da baixa nobreza e eram responsáveis economicamente pela empresa colonizatória. 
Assinale a alternativa CORRETA:
	 a)
	A asserção I é uma proposição verdadeira, e a II é uma proposição falsa.
	 b)
	As asserções I e II são proposições verdadeiras, e a II é um complemento da I.
	 c)
	A asserção I é uma proposição falsa, e a II é uma proposição verdadeira.
	 d)
	As asserções I e II são proposições verdadeiras, mas a II não está relacionada com a I.
	4.
	Os deslocamentos populacionais no Brasil manifestam-se em diferentes direções e escalas, sejam elas regionais, nacionais ou internacionais. Entre as formas de deslocamento de pessoas analisadas pela geografia, situa-se a emigração. Com relação a esse conceito, analise as sentenças a seguir:
I- Emigração é o ato de sair de um Estado com o propósito de assentar-se em outro.
II- Emigração é o movimento em nível inter-regional de entrada de pessoas em localidades consideradas receptivas. 
III- A emigração afeta as economias dos países envolvidos de maneira positiva e negativa, dependendo do estado atual das economias dos países.
IV- Emigração refere-se à ação de partir de um país para estabelecer residência em outro.
Assinale a alternativa CORRETA:
	 a)
	As sentenças I, III e IV estão corretas.
	 b)
	Somente a sentença II está correta.
	 c)
	As sentenças I, II e III estão corretas.
	 d)
	As sentenças II e IV estão corretas.
Parabéns! Você acertou a questão: Muito bem! Você acertou!
	5.
	Os estudos da Geografia do Brasil englobam a análise dos espaços urbanizados e de suas interações geográficas. Nesse sentido, os geógrafos apoiam-se em diversos conceitos para nortear as análises que realizam dos espaços urbanos, entre os quais merece destaque o conceito de rede urbana. Acerca desse conceito, analise as sentenças a seguir:
I- Rede urbana é um espaço plural e homogêneo que reúne atores que partilham interesses em comum.  
II- A ideia de rede urbana está relacionada a um espaço hierarquizado através de influências econômicas, sociais, políticas e culturais. 
III- A rede urbana diz respeito a um conjunto de cidades interligadas por fluxos de pessoas, ideias, capitais, informações, serviços, mercadorias etc.
IV- As redes urbanas são entidades fixas em decorrência da sua construção histórica, social e cultural.
Assinale a alternativa CORRETA:
	 a)
	Somente a sentença II está correta.
	 b)
	As sentenças I e IV estão corretas.
	 c)
	As sentenças I, III e IV estão corretas.
	 d)
	As sentenças II e III estão corretas.
Parabéns! Você acertou a questão: Muito bem! Você acertou!
	6.
	Os fenômenos geográficos podem ser estudados a partir de diferentes lentes teóricas e apoiando-se em um amplo leque de conceitos e categorias de análises. As redes geográficas apresentam-se, assim, como uma possibilidade metodológica. A respeito dos limites e considerações que devem ser levados em conta ao se utilizar o conceito de redes nos estudos geográficos, analise as sentenças a seguir:
I- A lógica das redes é definida por atores que a desenham, modelam e regulam.
II- As redes geográficas são uma construção puramente tecnológica.
III- A rede é a melhor categoria de análise para compreender a geografia atual.
IV- A rede, como qualquer outra intervenção humana, é uma construção social.
Assinale a alternativa CORRETA:
	 a)
	As sentenças I, II e III estão corretas.
	 b)
	Somente a sentença II está correta.
	 c)
	As sentenças I, III e IV estão corretas.
	 d)
	As sentenças I e IV estão corretas.
Parabéns! Você acertou a questão: Muito bem! Você acertou!
	7.
	Em termos mundiais, estima-se que no ano de 2020 a população mundial ultrapasse o número de 7,8 bilhões de habitantes. A geografia, enquanto campo disciplinar, estuda as variações populacionais com base no seu arcabouço teórico próprio. A respeito desse assunto, assinale a alternativa INCORRETA no que se refere ao conceito de população:
FONTE: https://www.worldometers.info/world-population/. Acesso em: 26 mar. 2020.
	 a)
	Pensar em população é pensar em unidade na diversidade, pois uma população é composta por indivíduos que possuem características próprias, mas que, em grupos, trazem uniformidade para o conjunto populacional.
	 b)
	Dentre as possíveis formas de se conceituar a população, um dos conceitos mais tradicionais é o que a define como   um conjunto de habitantes em dado lugar num certo tempo.
	 c)
	O conceito de população é inseparável do espaço geográfico, pois tanto os indivíduos quanto os fatos demográficos são localizados espacialmente, e normalmente se distribuem de maneira heterogênea.
	 d)
	O estudo da população é inerente e exclusivo ao campo disciplinar da geografia, tendo como principal objetivo explicitar as variações das taxas migratórias e das taxas de longevidade entre as unidades federativas.
Parabéns! Você acertou a questão: Muito bem!Você acertou!
	8.
	No Brasil, as instruções concernentes ao perímetro urbano são parte integrante do Plano Diretor Municipal, definido por lei municipal. É um polígono que delimita a área urbana do município e, por exclusão, a área rural. Com relação às características desse instrumento que colabora com a gestão urbana, analise as sentenças a seguir:
I- O perímetro urbano é um instrumento de planejamento amplamente utilizado no Brasil para ordenar e controlar o crescimento urbano.
II- A legislação federal define se o município é totalmente urbano ou se ele é dividido em áreas urbanas e rurais.
III- A demarcação do perímetro urbano é utilizada para fins tributários, visto que delimita as áreas onde pode incidir a cobrança do Imposto Predial e Territorial Urbano (IPTU).
IV- Nas áreas urbanas, é permitido o parcelamento do solo para fins urbanos, e nas áreas rurais, as glebas devem observar as normas de utilização empregadas pelo Incra.
Assinale a alternativa CORRETA:
	 a)
	As sentenças II e III estão corretas.
	 b)
	As sentenças I e II estão corretas.
	 c)
	As sentenças I, III e IV estão corretas.
	 d)
	Somente a sentença II está correta.
Parabéns! Você acertou a questão: Muito bem! Você acertou!
	9.
	As estações são causadas pelo movimento da Terra ao redor do Sol e pelas mudanças decorrentes da inclinação do eixo da Terra durante sua órbita anual. Com relação à posição do Brasil no globo terrestre e à variação das estações do ano, analise as sentenças a seguir:
I- À medida que nos afastamos do Equador, as estações do ano tornam-se mais acentuadas e a diferenciação entre elas torna-se máxima nos polos. 
II- A incidência dos raios solares interfere no fenômeno da metropolização, em virtude das taxas de ocupação dos solos. 
III- A  variação na incidência de raios solares influencia o clima,  a distribuição da vegetação, a formação do solo e a morfologia. 
IV- À medida que nos afastamos do Equador, as estações do ano tornam-se mais brandas e sujeitas as alterações do aquecimento global. 
Assinale a alternativa CORRETA:
	 a)
	As sentenças I e III estão corretas.
	 b)
	As sentenças I, II e IV estão corretas.
	 c)
	As sentenças II e III estão corretas.
	 d)
	Somente a sentença IV está correta.
	10.
	Devido à diversidade de climas, solos e relevos, o Brasil possui uma grande variedade de formações vegetais. Neste sentido, entre o corpo espacial nuclear de um domínio paisagístico e ecológico e as áreas nucleares de outros domínios vizinhos existe um interespaço de transição e de contato. Sobre este interespaços, assinale a alternativa CORRETA:
	 a)
	Cada setor das alongadas faixas de transição e contato apresenta uma combinação homogênea e idêntica de vegetação, solos e formas de relevo.
	 b)
	Cada setor das pequenas faixas de transição e contato apresentam coloração marrom e em zonas tropicais, tonalidades de avermelhados, exceto em áreas de deserto.
	 c)
	Os chamados subespaços vegetativos afetam de modo mais sensível os componentes da vegetação e da capacidade hídrica, afetando as feições de detalhe do relevo regional
	 d)
	Os referidos interespaços afetam de modo mais sensível os componentes da vegetação, os tipos de solos e sua forma de distribuição e as próprias feições de detalhe do relevo regional.
	11.
	(ENADE, 2008) Com relação à atual dinâmica de organização espacial no campo, que tem sido considerada pelo Estado não só a partir da delimitação do território, mas, principalmente, pela real utilização deste, assinale a opção incorreta.
	 a)
	O reconhecimento de direitos específicos das comunidades quilombolas é algo relativamente recente no Brasil, tendo lhes sido reconhecida, pela Constituição Federal de 1988, a propriedade definitiva da terra que ocupavam, devendo o Estado, a partir de então, emitir-lhes os respectivos títulos de posse.
	 b)
	As comunidades tradicionais convivem com a biodiversidade e são capazes de nomear e classificar as espécies vivas segundo suas próprias categorias e nomes. Exemplo desses saberes é a medicina popular brasileira como herança legada pelos índios.
	 c)
	Além do Brasil, países como Colômbia, Equador, Suriname, Nicarágua, Honduras e Belize possuem comunidades de afro-descendentes que se identificam como grupos étnicos e reivindicam seus direitos. Em todos esses países, tais comunidades já obtiveram o reconhecimento legal de seus direitos e a titulação de suas terras.
	 d)
	Historicamente, a formação das comunidades caiçaras só pode ser entendida no contexto da ocupação do litoral brasileiro e dos ciclos econômicos vividos pelas regiões Sul e Sudeste. O caráter predominantemente agrícola fez que as terras férteis, úmidas e quentes das baixadas fossem as mais ocupadas.
	12.
	(ENADE, 2008) Ao informatizar os dados referentes a internações e atendimentos ambulatoriais em sua rede hospitalar a partir do ano 2000, a secretaria de saúde de uma cidade observou aumento gradativo no número de atendimentos a pacientes com doenças respiratórias no período de outono-inverno, tendo verificado, ainda, que os mais afetados eram crianças e idosos. A fim de melhor compreender o fenômeno e traçar políticas públicas de combate às patologias do aparelho respiratório, o governo local optou por contratar um geógrafo para analisar as causas ambientais do problema. Em sua análise, o profissional precisará lidar com uma série de variáveis interligadas. Em face da situação apresentada, o procedimento mais mais completo a ser adotado pelo geógrafo é:
	 a)
	Estabelecer a relação entre os episódios de inversão térmica na cidade e o número de atendimentos médicos a pacientes com doenças respiratórias nos dias em que ocorreu o fenômeno atmosférico, relacionando esse fato ao local de moradia dos pacientes e aos níveis de poluição definidos como aceitáveis pela Lei Federal nº 9.436/1997.
	 b)
	Obter os seguintes dados: número diário de atendimentos a pacientes com doenças respiratórias; local de residência e idade dos pacientes; níveis diários de material particulado em suspensão no ar, fumaça e ozônio, medidos nos pontos mais movimentados da cidade; dados de umidade relativa do ar, temperatura, precipitação e pressão atmosférica dos horários sinóticos.
	 c)
	Utilizar dados referentes aos totais mensais de atendimentos a pacientes com doenças respiratórias, separados por tipo de patologia, o local de residência e faixa etária dos pacientes; dados diários sobre material particulado, fumaça e ozônio em suspensão no ar; dados referentes a temperaturas médias, pressão atmosférica e umidade relativa do ar.
	 d)
	Obter dados do local de moradia dos pacientes atendidos, levando em consideração as condições de saneamento básico e verificar se os níveis de poluição do ar estão acima daqueles definidos pelo Conselho Nacional do Meio Ambiente (CONAMA).

Mais conteúdos dessa disciplina