Buscar

Princípios da Química Verde e a Importância do Oxigênio Dissolvido na Água

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Acadêmico:
	Tiago Augusto Marques (2519691)
	
	Disciplina:
	Química Ambiental (GAM20)
	Avaliação:
	Avaliação Final (Discursiva) - Individual FLEX ( Cod.:517148) ( peso.:4,00)
	Prova:
	20975807
	Nota da Prova:
	-
	
	
Parte superior do formulário
	1.
	As práticas mais limpas, sustentáveis e renováveis são cada vez mais necessárias para a manutenção da vida na terra. As empresas que trabalham de forma consciente em relação ao meio ambiente tendem a crescer e são bem vistas pelos consumidores mais exigentes. A exemplo disso podemos citar a química verde, que tem como objetivo gerar menos resíduos e menos ou nenhum impacto ambiental. Com relação ao exposto, descreva pelo menos cinco princípios da química verde.
	Resposta Esperada:
São 12 os princípios da química verde: 1) é melhor prevenir do que remediar; 2) economia de reagente para a fabricação de produtos; 3) optar por reagentes atóxicos ou com baixa toxicidade; 4) desenvolver produtos seguros à saúde humana e ao meio ambiente; 5) reduzir o uso de reagentes extras; 6) reduzir o consumo de energia elétrica durante a produção; 7) utilizar produtos recicláveis e reutilizáveis; 8) diminuir o uso de reagentes extras que produzem produtos não desejados; 9) utilizar catalisadores para aumentar a velocidade e o rendimento dos processos; 10) fabricar produtos de rápida degradação; 11) desenvolver métodos de monitoramento para a formação de substâncias tóxicas; 12) optar por reagentes e processos que diminuam os índices de acidentes, explosões e incêndios.
	2.
	A morte de peixes muitas vezes não se deve apenas à toxicidade dos poluentes lançados, mas, sim, quanto à falta de oxigênio dissolvido na água. Sobre o gás em questão, descreva sua função no meio aquático.
	Resposta Esperada:
O oxigênio dissolvido (OD) é imprescindível para a vida de inúmeros seres aquáticos. Esse gás é consumido pela degradação da matéria orgânica presente, e quando este consumo é elevado o oxigênio dissolvido se torna insuficiente, causando a morte de muitos peixes.
Parte inferior do formulário

Continue navegando