Buscar

Descrição de Lâminas - Tecido Ósseo

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Descrição de Lâminas
A lâmina apresenta o tecido conjuntivo ósseo de um osso compacto, em menor aumento, preparado através de um corte por desgaste.
O círculo vermelho assinala o Sistema de Havers ou Ósteon, cortado transversalvente, que possui lamelas circulares concêntricas de fibras colágenas tipo I.
O canal de Havers está indicado pelo círculo azul é constituído pelo endósteo, vasos e nervos necessários para a nutrição do tecido.
O retângulo vermelho destaca o canal de Volkmann, cortado longitudinalmente, que faz a ligação entre dois canais de Havers.
Por fim, a seta azul indica lacunas (pontos pretos) com osteócitos que possuem canalículos que fazem a comunicação para a troca de nutrientes.
A lâmina apresenta o tecido conjuntivo ósseo de um osso trabecular/esponjoso preparado pela coloração de HE.
As trabéculas que formam a matriz óssea, indicadas pelo número 1, são constituídas por lamelas paralelas de fibras colágenas tipo I e possuem osteócitos imersos, indicados pela seta preta.2
Essas trabéculas estão cercadas por osteoblastos (contorno verde) e osteoclasto, destacado pelo círculo azul. Essas duas células estão localizadas na medula óssea.
1
Maria Paula Oliveira Gomes 9379771
Odontologia – 1° ano

Continue navegando