Buscar

Empreendedorismo

Prévia do material em texto

1.
	Em um ambiente cada vez mais competitivo a inovação constante é a melhor estratégia de sobrevivência para qualquer empresa. Assim surgem nas empresas, novos valores comportamentais, entre eles uma cultura para fomentar o intraempreendedorismo. Os intraempreendedores ajudam sobretudo a movimentar a criação de ideias dentro das organizações. Sobre o exposto, avalie as asserções a seguir:
I- Um exemplo de empresa que incentiva o intraempreendedorismo é a empresa X. Na empresa X,  os colaboradores tem flexibilidade de horários e a remuneração é variável. Outra importante característica é que na empresa X em todos os trimestres cada time se reúne e define os objetivos individuais e coletivos, que extrapolam a rotina diária e que rendam algo diferente do trabalho habitual. Na empresa X a mudança é uma oportunidade e não como ameaça. Além, é claro, de que nestas reuniões o aprendizado fica evidente, com o objetivo de melhorar o desempenho e aprender com os erros e acertos.
PORQUE
II- A empresa é burocrática, os colaboradores são "fazedores de processos".
Assinale a alternativa CORRETA:
	 a)
	A asserção I é uma proposição verdadeira, e a II é uma proposição falsa.
	 b)
	As asserções I e II são proposições verdadeiras, e a II é uma justificativa da I.
	 c)
	As asserções I e II são proposições verdadeiras, mas a II não é uma justificativa da I.
	 d)
	As asserções I e II são proposições falsas.
	2.
	Hisrich, Peters e Shepherd (2009) apresentam as diferenças da administração empreendedora da tradicional em oito dimensões: orientação estratégica, comprometimento com a oportunidade, comprometimento de recursos, controle de recursos, estrutura administrativa, filosofia de recompensas, orientação para o crescimento e cultura empreendedora. Sobre essas oito dimensões, analise as sentenças a seguir: 
I- Quanto à dimensão estratégia, o empreendedor é orientado pela percepção da oportunidade.
II- Quanto à dimensão controle de recursos, o empreendedor foca na posse ou emprego de recursos necessários.
III- Quanto à dimensão da estrutura administrativa, o empreendedor foca em uma estrutura simples, com várias redes informais. 
IV- Quanto à dimensão de orientação para o crescimento, o empreendedor foca em um crescimento seguro, lento e firme. 
FONTE: HISRICH, Robert D.; PETERS, Michael P.; SHEPHERD, Dean A. Empreendedorismo. Porto Alegre: Bookman, 2009.
Assinale a alternativa CORRETA:
	 a)
	As sentenças III e IV estão corretas.
	 b)
	As sentenças I e III estão corretas.
	 c)
	As sentenças II e III estão corretas.
	 d)
	As sentenças II, III e IV estão corretas.
	3.
	O empreendedor corporativo possui algumas características peculiares que o diferenciam dos gerentes tradicionais de empresas. Essas diferenças acontecem em diversos contextos. Sobre as diferenças entre esses dois indivíduos, analise as sentenças a seguir:
I- O empreendedor corporativo evita riscos, é cuidadoso, enquanto o gerente assume riscos deliberadamente.
II- O empreendedor corporativo não se preocupa com status tradicionais, almeja a independência, enquanto o gerente é mais preocupado com símbolos de status.
III- O empreendedor corporativo participa diretamente das tarefas, enquanto o gerente delega e supervisiona mais do que participa diretamente.
IV- O empreendedor corporativo geralmente concorda com os que têm cargos na administração, enquanto o gerente é capaz de fazer com que os outros concordem em realizar seus sonhoS.
Assinale a alternativa CORRETA:
	 a)
	As sentenças II e III estão corretas.
	 b)
	As sentenças I, III e IV estão corretas.
	 c)
	As sentenças I e III estão corretas.
	 d)
	As sentenças II e IV estão corretas.
	4.
	Para o Design Thinking, é importante que as ideias sejam executadas, ou seja, que chegue ao processo de implantação. Para tanto, é necessário passar por um ciclo produtivo de três etapas. Esse ciclo é definido por três aspectos, iniciando com um grande investimento em inspiração, seguido de ciclos de ideação e, por fim, a implementação incremental de uma grande ideia. Sobre o exposto, associe os itens, utilizando o código a seguir:
I- Inspiração.
II- Ideação.
III- Implementação.
(    ) Esta etapa leva em consideração todos os insights observados, trabalhando-os por meio da síntese de informações, objetivando redefinir as oportunidades e gerar ideias para o projeto. 
(    ) Essa fase é chamada de imersão, ou seja, é o momento em que a equipe de projeto se aproxima da realidade do problema, tanto da empresa que configura o cliente quanto do usuário final que é o cliente do cliente.
(    ) Esta etapa considera a criação e o desenvolvimento de protótipos e coloca em prática as ideias geradas, tornando-as tangíveis. 
Assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:
	 a)
	I - II - III.
	 b)
	II - I - III.
	 c)
	III - II - I.
	 d)
	II - III - I.
	5.
	Com relação à tomada de decisão, Hisrich, Peters e Shepherd (2009) apresentaram alguns princípios, entre eles a adaptabilidade cognitiva. Esse princípio se refere à adaptação dos empreendedores e seu engajamento com o processo de decisão e mudanças. Sobre o princípio da adaptabilidade, assinale a alternativa CORRETA:
FONTE: HISRICH, Robert D.; PETERS, Michael P.; SHEPHERD, Dean A. Empreendedorismo. Porto Alegre: Bookman, 2009.
	 a)
	Neste princípio, os empreendedores tratam esses imprevistos como uma oportunidade de transformá-los em algo importante ou lucrativo.
	 b)
	Neste princípio, os empreendedores pensam de uma forma alternativa no que diz respeito a essa advertência, para transformá-la em oportunidade.
	 c)
	Está relacionado à consciência metacognitiva de um empreendedor no que se refere à possibilidade de ele refletir, entender e controlar o pensamento e a aprendizagem de alguém.
	 d)
	Refere-se à incapacidade financeira da empresa em atrair novos financiamentos de dívidas ou do patrimônio líquido.
	6.
	O intraempreendedor é qualquer pessoa, dentro da empresa, que utiliza seu talento para criar e conduzir o projeto de caráter empreendedor no interior da organização. Segundo Hashimoto (2006), este intraempreendedor se comporta de maneira diferente, com competências diferenciadas dos demais. Sobre as competências do intraempreendedor, classifique V para as sentenças verdadeiras e F para as falsas: 
(    ) Possui habilidades para entender o produto, o desenho, a concepção e o potencial do produto.
(    ) Possui habilidade para compreender o setor e as implicações de suas tendências e mudanças.
(    ) Possui habilidade para motivar e influenciar o comportamento dos subordinados.
(    ) Possui habilidade para criar uma rede de contatos com pessoas de pouca influência.
Assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:
FONTE: HASHIMOTO, Marcos. Espírito empreendedor nas organizações: aumentando a competitividade através do intraempreendedorismo. São Paulo: Saraiva, 2006.
	 a)
	V - V - F - F.
	 b)
	F - F - V - V.
	 c)
	F - V - F - V.
	 d)
	V - V - V - F.
	7.
	Peter Drucker (apud HASHIMOTO, 2006), grande estudioso da administração, foi um dos pioneiros a definir a economia empreendedora, trazendo novas aplicações na administração, mas o conceito já teve mudanças ao longo do tempo. Sobre o empreendedorismos e a administração, assinale a alternativa CORRETA:
FONTE: HASHIMOTO, Marcos. Espírito empreendedor nas organizações: aumentando a competitividade através do intraempreendedorismo. São Paulo: Saraiva, 2006.
	 a)
	A administração deve ser aplicada somente para empresas já existentes, como já era antigamente.
	 b)
	A administração deve ser utilizada somente em grandes empreendimentos, não somente para pequenos, como era antigamente.
	 c)
	A administração deve ser aplicada em qualquer organização, de empresas públicas e privadas a ONGs, antes era utilizada apenas para empresas com fins lucrativos.
	 d)
	A administração não deve incluir em seu rol de aplicação pequenas atividades comerciais, como lojas, restaurantes, entre outros, pois não são consideradas empresas.
	8.
	Saras Sarasvathy,professora da Universidade de Virgínia (EUA) realizou uma ampla pesquisa com 30 fundadores de companhias de tamanhos e de indústrias variadas em 17 estados nos Estados Unidos para tentar entender os processos por trás da resolução de problemas e da transformação de ideias, chegando a princípios baseados numa lógica de racionalidade que ela chamou de raciocínio effectuation ou efetuação em português. Sobre o princípio da efetuação no empreendedorismo, avalie as asserções a seguir e a relação proposta entre elas:
I- O processo de efetuação, significa que os empreendedores fazem uso do que têm (o que conhecem, o que são, e quem conhecem) e escolhem os possíveis resultados. 
PORQUE
II- Os empreendedores sempre esmiúçam um problema de modo a visualizar o resultado e se concentrar nos meios para alcançá-lo.
Assinale a alternativa CORRETA:
FONTE: Disponível em: <http://startupsorocaba.com/effectuation-o-que-e-e-por-que-aplicar-em-minha-startup/>. Acesso em: 5 jul. 2018.
	 a)
	A asserção I é uma proposição falsa, e a II é uma proposição verdadeira.
	 b)
	As asserções I e II são proposições verdadeiras, e a II é uma justificativa da I.
	 c)
	A asserção I é uma proposição verdadeira, e a II é uma proposição falsa.
	 d)
	As asserções I e II são proposições verdadeiras, mas a II não é uma justificativa da I.
	9.
	Em organizações que praticam o empreendedorismo, os colaboradores produzem suas atividades e funções em conjunto. O clima entre os colaboradores é de cooperação e interdependência, com apoio da estrutura organizacional, que propõe adequar todas as equipes de trabalho no topo da organização, sendo ligadas diretamente aos negócios. Com relação às principais características da organização empreendedora, assinale a alternativa CORRETA:
	 a)
	A problemática é identificada como parte do aprendizado, de maneira favorável à inovação e à busca constante de novas oportunidades, no campo dos negócios da organização.
	 b)
	Os planos pessoais e os da organização são bem diferenciados, com espaço para o protagonismo de seus colaboradores, os quais permitem que as escolhas e os sonhos individuais sejam colocados num plano individual de construção de algo maior.
	 c)
	A gestão de pessoas é centralizada e procura assegurar as melhores condições para o surgimento de apenas um líder.
	 d)
	A comunicação é confusa e em fluxo constante para todos os níveis.
	10.
	A definição de empreendedorismo proposta pela Harvard Business School afirma que empreendedorismo é a busca incansável por oportunidades, independentemente dos recursos disponíveis. Além disto, Hashimoto (2006) aponta três elementos essenciais do empreendedorismo: inovação, risco e autonomia. Sobre esses elementos, classifique V para as sentenças verdadeiras e F para as falsas: 
(    ) Quanto à inovação, o papel do empreendedor se limita a criar novos negócios. 
(    ) Quanto ao risco, assim como em investimentos financeiros, quanto maior a incerteza, maior a imprevisibilidade dos resultados. 
(    ) Quanto à autonomia, o empreendedor possui autonomia para definir os objetivos e decidir sobre o uso de recursos. 
Assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:
HASHIMOTO, Marcos. Espírito empreendedor nas organizações: aumentando a competitividade através do intraempreendedorismo. São Paulo: Saraiva, 2006.
	 a)
	V - V - F.
	 b)
	F - V - V.
	 c)
	V - F - F.
	 d)
	F - F - V.
Avalição 2
	1.
	O plano de negócios é uma ferramenta de planejamento indispensável para qualquer empreendedor e que não pode faltar para a abertura de um negócio, pois minimiza as chances de ocorrerem erros e aumenta as chances de sucesso futuro. Sobre planejamento, analise as sentenças a seguir:
I- Entre dois negócios que possuem os mesmos recursos humanos e materiais, aquele que planejar suas ações com antecedência será melhor sucedido.
II- O planejamento é uma função administrativa seguida pelas etapas de organização, direção e controle.
III- A falta de planejamento é um dos maiores motivos do fechamento de empresas antes de completarem dois anos.
IV- O planejamento serve apenas para definir o que deve ser feito, não trata dos meios, ou seja, como deve ser feito.
Agora, assinale a alternativa CORRETA:
	 a)
	Somente a sentença I está correta.
	 b)
	As sentenças III e IV estão corretas.
	 c)
	As sentenças I, II e III estão corretas.
	 d)
	As sentenças I e IV estão corretas.
	2.
	O Plano de Negócios é uma ferramenta de planejamento para todos os tipos de empresa, servindo para nortear micro ou grandes empresas, para todos os setores econômicos. Schneider e Branco (2012) detalham sobre o uso do Plano de Negócios nos mais diferentes tipos de negócios. Sobre o exposto, associe os itens, utilizando o código a seguir:
I- Pequenas, médias e grandes empresas.
II- Indústria, comércio e serviço.
III- Empresas nascentes, consolidadas ou em reestruturação.
(    ) Seja qual for o tamanho do negócio que se pretende abrir, o planejamento detalhado é indispensável. 
(    ) Os ramos de atividade possuem particularidades que devem ser previstas no Plano de Negócios.
(    ) O Plano de negócios é primordial para qualquer estágio da empresa, porque permite que o sonho do empreendedor seja sustentado ao longo do tempo.
Assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:
FONTE: SCHNEIDER, E. I.; BRANCO, H. J. C. A caminhada empreendedora: a jornada de transformação de sonhos em realidade. Curitiba: InterSaberes, 2012.
	 a)
	III - I - II.
	 b)
	I - II - III.
	 c)
	II - III - I.
	 d)
	I - III - II.
	3.
	Apresentar a análise SWOT da nova empresa é fundamental para proceder com a análise estratégica, que tem como principal objetivo medir os riscos intrínsecos ao negócio. Sobre a análise SWOT, analise as sentenças a seguir:
I- A análise do ambiente externo identifica as forças e as fraquezas associadas ao negócio.
II- As forças macroambientais são estudadas para melhor entender o ambiente interno da organização.
III- As oportunidades e as ameaças representam os fatores externos à organização.
IV- A análise SWOT faz uma verificação dos fatores internos e externos que podem afetar a organização.
Agora, assinale a alternativa CORRETA:
	 a)
	As sentenças III e IV estão corretas.
	 b)
	As sentenças I e IV estão corretas.
	 c)
	As sentenças I, II e III estão corretas.
	 d)
	As sentenças II e III estão corretas.
	4.
	Empreendedorismo e planejamento devem "caminhar" juntos, pois são a base que solidifica um novo negócio. Nenhuma empresa sobrevive no improviso sem planejar, inclusive, a falta de planejamento é um dos principais fatores que fazem as empresas fecharem antes de dois anos. No contexto atual, o cenário que as organizações estão inseridas estão em constante mutação, uma vez que são influenciados por diversos fatores presentes no ambiente. Sobre o exposto, analise as afirmativas a seguir:
I- As organizações são afetadas por variáveis econômicas, políticas, tecnológicas, ecológicas, sociais, legais e demográficas.
II-  As organizações são afetadas somente por variáveis econômicas, políticas e tecnológicas.
III- A globalização, a internacionalização, a rápida difusão do conhecimento e das informações com as variáveis econômicas, políticas, tecnológicas, ecológicas, sociais, legais e demográficas revelam um cenário complexo para as empresas operarem, pois acabam formando novos hábitos de consumo.
IV- A globalização, a internacionalização, a rápida difusão do conhecimento e das informações com somente as variáveis econômicas, políticas, tecnológicas (só elas interferem nesse cenário), revelam um cenário complexo para as empresas operarem, pois acabam formando novos hábitos de consumo.
Assinale a alternativa CORRETA:
	 a)
	As afirmativas I e III estão corretas.
	 b)
	As afirmativas II e IV estão corretas.
	 c)
	Somente a afirmativa III está correta.
	 d)
	Somente a afirmativa IV está correta.
	5.
	Além de proporcionar uma melhor visualização da ideia do empreendedor, o plano de negócios possui diversos outros objetivos, além damera descrição do negócio. É uma ferramenta que ajuda o empreendedor a colocar a sua ideia no papel e deixá-la clara para prováveis investidores. Referente aos objetivos do plano de negócios, analise as sentenças a seguir:
I- O plano de negócios tem por objetivo garantir um financiamento junto ao governo brasileiro.
II- O plano de negócios tem por objetivo verificar a viabilidade financeira da empresa.
III- O plano de negócios tem por objetivo monitorar o dia a dia da empresa e tomar ações corretivas, quando necessário.
IV- O plano de negócios tem por objetivo apresentar vagamente a ideia do empreendedor para fins burocráticos de abertura da empresa.
Agora, assinale a alternativa CORRETA:
	 a)
	As sentenças III e IV estão corretas.
	 b)
	Somente a sentença III está correta.
	 c)
	As sentenças II e III estão corretas.
	 d)
	As sentenças I e II estão corretas.
	6.
	Antes de iniciar um negócio e colocá-lo efetivamente no papel, é necessário conhecer o mercado, pois esse processo facilitará e analisará se o negócio é ou não uma oportunidade. Sobre como esse processo pode ser definido, assinale a alternativa CORRETA:
	 a)
	Pesquisa de mercado.
	 b)
	Plano de negócio.
	 c)
	Plano de marketing.
	 d)
	Planejamento estratégico.
	7.
	Para abrir um negócio, é preciso investir dinheiro. Para conseguir esses recursos, existem algumas opções de financiamento quando o empreendedor não dispõe de recursos próprios. Sobre as opções de financiamento, associe os itens, utilizando o código a seguir:
I- Família e amigos. 
II- Investidor anjo.
III- Capital semente.
IV- Capital venture. 
V- Programas do governo brasileiro.
(    ) São pessoas físicas e ainda não são muito comuns em nosso país devido à ausência de incentivos por parte do governo.
(    ) São a forma mais comum para iniciar um negócio.
(    ) É a fase de investimentos que vem comumente após o investidor anjo.
(    ) Um dos programas mais comuns desta opção é o do BNDES (Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social).
(    ) Este termo é usado normalmente para descrever todas as classes de investidores de risco.
Agora, assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:
	 a)
	I - II - III - IV - V.
	 b)
	IV - I - III - V - II.
	 c)
	III - IV - I - V - II.
	 d)
	II - I - III - V - IV.
	8.
	O Plano de Negócios pode ser útil em todos os aspectos. Com ele, é possível compreender o mercado e ter certeza no que investir. De acordo com pesquisadores, o empreendedor que elabora um bom plano de negócios possui mais possibilidade de sucesso em relação àqueles que não o fazem. Com relação à elaboração de um plano de negócios, classifique V para as sentenças verdadeiras e F para as falsas:
(    ) Compõe um dos documentos básicos para a legalização da empresa.
(    ) É garantia de conseguir financiamentos e recursos junto a órgãos competentes, como: bancos, investidores, entre outros.
(    ) Representa um diferencial competitivo a partir das oportunidades identificadas e da verificação da sua viabilidade.
(    ) Terá uma visão precisa sobre a viabilidade ou não do novo negócio.
Assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:
	 a)
	V - F - V - F.
	 b)
	F - V - V - V.
	 c)
	F - F - V - V.
	 d)
	F - V - F - V.
	9.
	Os indicadores de rentabilidade medem a atratividade do negócio, ou seja, mede o retorno do capital investido pelos sócios, e sua medida é também em forma de percentual (%). É importante enfatizar que a rentabilidade pode ser medida tanto na unidade de tempo mensal como anual. Sobre o exposto, assinale a alternativa CORRETA:
	 a)
	Para saber a rentabilidade é calculado o lucro líquido multiplicado pelo investimento total e o resultado multiplicado por 100.
	 b)
	Para saber a rentabilidade é calculado o lucro líquido menos investimento total e o resultado multiplicado por 100.
	 c)
	Para saber a rentabilidade é calculado o lucro líquido dividido pelo investimento total e o resultado multiplicado por 100.
	 d)
	Para saber a rentabilidade é calculado o lucro líquido menos investimento total e o resultado dividido por 100.
	10.
	Segundo Dolabela (2007), uma oportunidade pode surgir quando o empreendedor identifica desejos e necessidades não atendidas. Existem outros aspectos que o empreendedor deve avaliar quando encontra uma oportunidade. Sobre o exposto, classifique V para as sentenças verdadeiras e F para as falsas:
(    ) O empreendedor deve verificar qual mercado esta oportunidade atenderá.
(    ) O empreendedor deve avaliar qual retorno econômico esta oportunidade proporcionará.
(    ) O empreendedor deve avaliar quais as vantagens competitivas que esta oportunidade proporcionará. 
(    ) O empreendedor deve ter uma grande quantidade de ideias, assim terá mais chances de encontrar uma oportunidade.
Assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:
FONTE: DOLABELA, Fernando. Oficina do empreendedor: a metodologia de ensino que ajuda a transformar conhecimento em riqueza. Rio de Janeiro: Sextante, 2007.
	 a)
	V - F - F - F.
	 b)
	V - F - V - V.
	 c)
	F - V - F - F.
	 d)
	V - V - V - V.
Prova finalizada com 10 acertos e 0 questões erradas.
Prova final Discursiva
	1.
	O fracasso das empresas é algo comum entre empreendedores, principalmente porque a novidade, que é a fonte de novas oportunidades, também passa a ser a fonte de incertezas e de oscilações. Disserte sobre a causa mais comum do fracasso dos empreendedores e como os empreendedores podem aprender com seus fracassos.
FONTE: HISRICH, Robert D.; PETERS, Michael P.; SHEPHERD, Dean A. Empreendedorismo. Porto Alegre: Bookman, 2009.
	Resposta Esperada:
Uma das causas mais comuns do fracasso é a falta de experiência dos empreendedores. Para que os empreendedores aprendam com seus fracassos, eles devem focar no feedback com clientes e fornecedores para entender o que fizeram de errado, além de verificar com que velocidade os concorrentes copiaram a ideia. Com estas informações, os empreendedores terão a oportunidade de melhorar profissionalmente para não cometer os mesmos erros nos futuros empreendimentos.
	2.
	A análise econômico-financeira possui fluxos de informações extensos. Além disso, existem diversos tipos de análise que o empreendedor utiliza para ter subsídio em suas decisões financeiras. Cite três tipos de análise e descreva seus objetivos.
	Resposta Esperada:
Fazem parte da análise econômico-financeira: investimento fixo, projeção de receitas e custos, capacidade de giro próprio, financiamento, cronograma de usos e fontes dos recursos, projeção de resultados, projeção de fluxo de caixa, índice de produtividade do ativo, índice de produtividade de ativos circulantes, capacidade de pagamento, cálculo de retorno do investimento. No investimento fixo, o empreendedor deve estar atento à dimensão do investimento fixo, como terrenos e construção civil. A projeção de receitas e custos está associada ao programa de produção multiplicado pelo preço de mercado. A capacidade de giro próprio está direcionada à capacidade de se manter sem financiamento de terceiros. O financiamento está na quantidade de recursos necessária para financiar projetos. O cronograma de usos e fontes dos recursos é um cronograma comum exercício de previsão de implantação do projeto. A projeção de resultados são projeções de receitas, custos, despesas, depreciações e amortização de despesas pré-operacionais possibilitarão projetar o demonstrativo de resultados. A projeção e fluxo de caixa é a projeção realizada para observar resultados e amortizações de financiamento, podendo-se projetar fluxos de caixa para o empreendimento e para o acionista. O índice de produtividade de ativos circulantes é necessário para fazer cruzamentos de informações para verificar a produtividade de conta do ativo. Com os índices de produtividade de recursos circulantes, pode-se cruzar receitas com custos e obter índices do ponto de equilíbrio. A capacidade de pagamento está associada ao pagamento dos exigíveis a longo prazo, ou seja, os financiamentos. O cálculodo retorno do investimento o próprio nome já diz, possuem indicadores para analisar o retorno do investimento.
Avalição Final Objetiva 
	1.
	Com relação à tomada de decisão, Hisrich, Peters e Shepherd (2009) apresentaram alguns princípios, entre eles a adaptabilidade cognitiva. Esse princípio se refere à adaptação dos empreendedores e seu engajamento com o processo de decisão e mudanças. Sobre o princípio da adaptabilidade, analise as sentenças a seguir:
I- Está relacionado à consciência metacognitiva de um empreendedor no que se refere à possibilidade de ele refletir, entender e controlar o pensamento e a aprendizagem de alguém.
II- Refere-se à incapacidade financeira da empresa em atrair novos financiamentos de dívidas ou do patrimônio líquido.
III- Neste princípio, os empreendedores tratam imprevistos como uma oportunidade de transformá-los em algo importante ou lucrativo.
IV- Este princípio ajudará os empreendedores na maioria das novas atividades, mas particularmente ao buscar empreender e gerenciar uma empresa em um ambiente de incerteza.
Assinale a alternativa CORRETA:
FONTE: HISRICH, Robert D.; PETERS, Michael P.; SHEPHERD, Dean A. Empreendedorismo. Porto Alegre: Bookman, 2009.
	 a)
	As sentenças III e IV estão corretas.
	 b)
	As sentenças I e IV estão corretas.
	 c)
	As sentenças II e III estão corretas.
	 d)
	As sentenças II, III e IV estão corretas.
	2.
	A ideia do empreendedor e sua proteção é essencial, porém, no Brasil a patente do invento e o registro da marca é pouco comum, seja por empreendedores iniciantes ou mais experientes. Sobre o exposto, classifique V para as sentenças verdadeiras e F para as falsas:  
(    ) Patentear um invento e registrá-lo é uma forma de protegê-lo da concorrência e ganhar espaço no mercado, e terá assegurado legalmente o direito de colher os "frutos" da invenção, sem preocupações. 
(    ) A patente é considerada um símbolo de uma instituição, podendo ser a representação de uma organização por meio de uma palavra, símbolo ou ícone. 
(    ) A marca é uma permissão pública conferida pelo Estado, que garantirá ao titular o direito de exploração comercial, de forma exclusiva. 
Assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:
	 a)
	V - V - V.
	 b)
	V - F - F.
	 c)
	V - V - F.
	 d)
	F - V - V.
	3.
	Para empreender não basta ter uma ideia. Para se tornar um empreendedor é necessário algumas características. Diversas são as instituições e pesquisadores que definem as características empreendedoras. Sobre elas, classifique V para as sentenças verdadeiras e F para as falsas: 
(    ) São visionários, pois sabem como será o futuro para seu negócio, além de possuir habilidade para implementar seus sonhos.
(    ) Possuem dificuldade em se organizar, geralmente não sabem como obter e alocar os recursos materiais, humanos e financeiros de forma racional.
(    ) Os empreendedores cultivam certo inconformismo diante da rotina, são muito dinâmicos e implementam suas ações com total comprometimento.
(    ) Possuem uma rede de contatos que os auxiliam no ambiente externo da empresa, junto aos clientes, aos fornecedores e à entidades de classe.
Assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:
	 a)
	V - V - V - F.
	 b)
	F - F - F - V.
	 c)
	F - V - F - F.
	 d)
	V - F - V - V.
	4.
	Quando o empreendedor passa a realizar o estudo de viabilidade do negócio, já obtém feedback para decisões mais precisas. Até estratégias em níveis globais podem ser revistas nesse processo, pode-se exemplificar as políticas, principalmente as de negócios - riscos ou endividamento. Dessa forma, o próximo passo é realizar a elaboração de uma análise econômico-financeira. Com base no autor Gitman (2010), o uso de indicadores como TIR, VPL, EVA, Índice de lucratividade e payback são indicadores que são recomendados para análise do retorno do investimento. Com base no exposto, associe os itens, utilizando o código a seguir:
I- TIR.
II- VPL.
III- Índice de lucratividade.
IV- Payback.
(    ) É uma técnica de orçamento de capital, que está relacionada a uma taxa de retorno composta que a empresa virá a obter ao investir em determinado projeto.
(    ) É comparação entre o valor presente das entradas de caixa futuras com investimento inicial de um projeto.
(    ) É o prazo de recuperação de um investimento.
(    ) É denominado valor presente líquido, é o critério mais recomendado por especialistas em finanças para a decisão do investimento.
Assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:
FONTE: GITMAN, L. J. Princípios da Administração Financeira. 12. ed. São Paulo: Pearson Prentice Hall, 2010.
	 a)
	I - II - III - IV.
	 b)
	I - III - IV - II.
	 c)
	II - I - II - IV.
	 d)
	III - II - I - IV.
	5.
	Segundo Dolabela (2007), uma oportunidade pode surgir quando o empreendedor identifica desejos e necessidades não atendidas. Existem outros aspectos que o empreendedor deve avaliar quando encontra uma oportunidade. Sobre o exposto, classifique V para as sentenças verdadeiras e F para as falsas:
(    ) O empreendedor deve verificar qual mercado esta oportunidade atenderá.
(    ) O empreendedor deve avaliar qual retorno econômico esta oportunidade proporcionará.
(    ) O empreendedor deve avaliar quais as vantagens competitivas que esta oportunidade proporcionará. 
(    ) O empreendedor deve ter uma grande quantidade de ideias, assim terá mais chances de encontrar uma oportunidade.
Assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:
FONTE: DOLABELA, Fernando. Oficina do empreendedor: a metodologia de ensino que ajuda a transformar conhecimento em riqueza. Rio de Janeiro: Sextante, 2007.
	 a)
	V - V - V - V.
	 b)
	V - F - V - V.
	 c)
	F - V - F - F.
	 d)
	V - F - F - F.
	6.
	A análise SWOT é uma sigla em inglês que traduzida para o português significa "Forças, Oportunidades, Fraquezas e Ameaças", a qual é considerada uma ferramenta utilizada com grande frequência na área da administração. Essa ferramenta é utilizada para realizar a análise de cenários ou a análise de ambiente, base para a realização de um plano estratégico dentro das organizações. Assinale a alternativa CORRETA que apresenta os pontos analisados externa e internamente no que diz respeito às organizações:
	 a)
	Internamente: são analisados pontos forte e fracos da empresa. Externamente: são analisadas oportunidades e ameaças.
	 b)
	Internamente: são analisados cenários dos concorrentes. Externamente: são analisados os cenários internacionais.
	 c)
	Internamente: são analisadas as fraquezas e ameaças dos fornecedores. Externamente: são analisados pontos favoráveis e desfavoráveis do planejamento estratégico.
	 d)
	Internamente: são analisados pontos do macro ambiente. Externamente: são analisados os concorrentes.
	7.
	Quando falamos em empreendedorismo, o planejamento conduz a estruturação do negócio, detalha as intenções, objetivos, metas de desempenho, responsabilidades. O planejamento é importante para que sejam detalhadas todas as ações, além de fazer a análise do ambiente interno e externo à organização. Dentro desse contexto, assinale a alternativa CORRETA:
	 a)
	Deve-se fazer o planejamento depois de abrir o negócio, para saber a viabilidade e os recursos necessários.
	 b)
	O planejamento estará presente apenas na fase inicial da jornada do empreendedor.
	 c)
	O planejamento é formalizado através do plano de negócios.
	 d)
	O sucesso e o insucesso nos negócios andam juntos, por isso o planejamento faz pouca diferença para o empreendedor.
	8.
	Cultura organizacional é um sistema de valores compartilhados pelos membros da organização, em todos os níveis, e que diferencia uma organização das demais. Hisrich, Peters e Shepherd (2009) apontam diferenças entre a cultura tradicional da cultura empreendedora nas organizações. Sobre as diretrizes da cultura empreendedora, classifique V para as sentenças verdadeiras e F para as falsas: 
(    ) Os colaboradores são motivados a sugerir, experimentar, criar e desenvolver em qualquer área.
() Os colaboradores são desmotivados a desenvolver versões e planos de ação para novos projetos.
(    ) Os colaboradores são desmotivados a assumir a responsabilidade e propriedade de projetos.
(    ) Os colaboradores são recompensados pelas ações empreendidas.
Assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:
FONTE: HISRICH, Robert D.; PETERS, Michael P.; SHEPHERD, Dean A. Empreendedorismo. Porto Alegre: Bookman, 2009.
	 a)
	F - F - F - V.
	 b)
	V - V - V - F.
	 c)
	V - F - F - V.
	 d)
	F - V - F - F.
	9.
	As empresas são classificadas pelo seu porte, que significa de forma técnica um termo que define o "tamanho da empresa". No entanto, muito se questiona sobre o tamanho da empresa. O porte diz respeito a como o mercado avalia a potência econômica da empresa, podendo ser definida por fatores como faturamento e número de funcionários. No Brasil, existem quatro portes definidos como classificatórios. Sobre como as empresas podem ser classificadas quanto a seu porte no Brasil, segundo Heinzmann e Hoeltgebaum (2010), assinale a alternativa CORRETA:
FONTE: HEINZMANN, L. M.; HOELTGEBAUM, M. Estratégias em pequenas e médias empresas: análise de citação de artigos do enanpad. Ciências Sociais Aplicadas em Revistas - UNIOESTE/MCR, 10, 18, p. 23-43, 2010.
	 a)
	Médias, nacionais, pequenas e gigantes.
	 b)
	Microempresa, pequenas, médias e grandes.
	 c)
	Médias, internacionais, gigantes e enormes.
	 d)
	Microempresa, pequenas, internacionais e gigantes.
	10.
	No Brasil as empresas são classificadas em microempresas, pequenas, médias e grandes empresas.Considerando-se o ponto de vista legal, torna-se muito importante o enquadramento do porte das empresas, devido ao fato de que a obtenção de crédito, incentivos e isenção de impostos ocorre em função desse enquadramento. A categoria do Microempreendedor Individual (MEI) foi criada pelo governo brasileiro no ano de 2009 para que o trabalhador  informal possa se legalizar. Sobre o Microempreendedor Individual, classifique V para as sentenças verdadeiras e F para as falsas:
(    ) Para ser um MEI, é preciso se enquadrar em um faturamento máximo por ano e não ter participação em outra empresa como sócio ou titular. 
(    ) Um dos benefícios do MEI é que ele pode ter três empregados contratados que recebam o salário mínimo ou o piso da categoria.
(    ) Entre as vantagens oferecidas por essa lei está o registro no Cadastro Nacional de Pessoas Jurídicas (CNPJ) o que facilita a abertura de conta bancária e emissão de nota fiscal.
(    ) O MEI não fica isento dos tributos federais (Imposto de Renda, PIS, COFINS, IPI e CSLL).
Assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:
	 a)
	V - F - V - V.
	 b)
	F - F - V - V.
	 c)
	F - V - F - V.
	 d)
	V - F - V - F.
	11.
	(ENADE 2015) O desenvolvimento sustentável é uma das questões mais pertinentes da contemporaneidade, e o empreendedorismo pode ter impacto positivo sobre essa questão. Isso significa que as ações empreendedoras podem, ao mesmo tempo, sustentar e desenvolver, e que o empreendedorismo sustentável combina a geração de valor econômico, social e ambiental.
FONTE: HISRICH, R; PETERS, M; SHEPHERD, D. Empreendedorismo. Porto Alegre: AMGH, 2014.
De acordo com esse texto, o empreendedorismo sustentável tem como objetivo:
	 a)
	Inovar por meio da introdução de novos meios de produção, novos produtos e novas formas de organização.
	 b)
	Buscar oportunidades para criar novos produtos, processos e serviços no futuro, preservando a natureza e beneficiando comunidades locais, para gerar vantagens financeiras e não financeiras.
	 c)
	Reduzir a poluição atmosférica, melhorar a qualidade do ar ou da água potável e outros aspectos da qualidade de vida.
	 d)
	Criar novos produtos, processos e serviços para gerar benefícios econômicos para o negócio.
	12.
	(ENADE 2013) Oportunidades de negócio podem ser encontradas por toda parte e sob as mais diversas formas. Para identificá-las, o empreendedor precisa ter predisposição e criatividade. Além disso, precisa conhecer os negócios e o estilo de vida de seus clientes.
Com relação ao empreendedorismo, avalie as seguintes afirmações.
I- Todo negócio deve atender às necessidades de clientes, mediante a oferta de algum produto ou serviço, pelo qual eles estão dispostos a pagar.
II- O caminho principal para identificar oportunidades de negócio é pesquisar sobre as necessidades de potenciais clientes que não estão sendo satisfeitas e desenvolver produtos ou serviços para satisfazê- las a um custo compatível com o valor que os clientes estejam dispostos a pagar.
III- O levantamento de oportunidades que já foram atendidas é o caminho mais usado pelos empreendedores e normalmente gera boas oportunidades de negócios.
IV- O candidato a empreendedor bem-sucedido é aquele que não se cansa de observar os negócios ao seu redor, na constante procura de novas ideias e oportunidades.
É correto apenas o que se afirma em:
	 a)
	I, II e III.
	 b)
	III e IV.
	 c)
	I, II e IV.
	 d)
	II e IV.

Continue navegando