Buscar

Como calcular quantidade de tinta por m²

Prévia do material em texto

TINTAS
Como calcular a quantidade de tinta por metro quadrado
Quando chega a fase de acabamento de uma obra ou mesmo para pintar novamente uma parede com outra cor, é necessário calcular a quantidade de tinta por metro quadrado e este cálculo é importante para evitar desperdícios e saber quantos galões de tinta você precisará comprar. Preste atenção se a parede, teto ou área que receberá a tinta é linear ou possui algumas variações, as estruturas arquitetônicas em espirais e redondas geralmente necessitam de mais material, realizar o  irá te auxiliar nesta tarefa.
O importante aqui é saber o cálculo exato de quanto material você utilizará em sua obra, leve em consideração se a parede precisar de demão e veja as especificações descritas nas latas de tintas, muitas vezes a quantidade adequada para cada cômodo está no modo de usar, preste atenção nas embalagens. Alguns fabricantes informam também o quanto rendem seus produtos, por esta base já podemos perceber quanto de tinta será utilizada em cada metro quadrado.
Lembre-se que para economizar na reforma você deverá preparar a parede que irá pintar, mantenha o local limpo, lixado e sem
mofo, utilize o rolo anti respingos e dilua uma certa quantidade de tinta em água ou solvente, veja as especificações que o fabricante recomenda.
Para calcular a quantidade de tinta por metro quadrado você precisará medir a altura de cada parede e seu comprimento, depois somar a quantidade de paredes que receberão a tinta, caso pinte portas e janelas, não se esqueça de acrescentar estas metragens à conta.
Veja agora o passo a passo para calcular o consumo de tinta por metro quadrado
Passo 1
O que fazer: Consulte as instruções do fabricante contidas no produto e calcule a área a ser pintada (altura x largura) descontando-se os vãos, como portas e janelas.
Passo 2
O que fazer: Alguns fabricantes indicam uma fórmula básica para descobrir quantas latas de tinta são necessárias.
Passo 3
O que fazer:  Adote a equação a seguir para tintas, fundos e massas, sem esquecer que o consumo por metro quadrado pode variar em função da porosidade da superfície e da técnica a ser empregada.
Passo 4
O que fazer: Consumo de galões = metragem quadrada x número de demãos / rendimento por lata (informado pelo fabricante).
Ex:
– Parede 3 x 4 = 16m²
– Rendimento Fabricante = 10m² por Litro
– Necessário = 2 Demãos
Quantidade = 16 x 2 = 32
Quantidade = 32 / 10 = 3,2
Quantidade de Tinta necessária será = 3,2 Litros
Passo 5
O que fazer: Para evitar desperdício, deixe a pintura para a última etapa da obra ou reforma. Deve ser iniciada apenas quando não há mais nenhum serviço a ser executado.
Passo 6
O que fazer: Para quem pretende usar cores preparadas em misturadores, é preciso aplicar no cálculo a margem de 10% a mais, para não correr o risco de o produto acabar antes do fim da pintura. Evitando-se assim o consumo de uma nova lata com grande sobra.
OBSERVAÇÃO 
“Galão” = 3,6 litros, 
“Lata” ou “balde” = 18 litros e ”litro” 
Quarto” (quarto de galão) = 0,9 litros.

Continue navegando