Buscar

Apol 5 lingua portuguesa topicos gramaticais

Esta é uma pré-visualização de arquivo. Entre para ver o arquivo original

Questão 1/10 - Língua Portuguesa: Tópicos Gramaticais
Considere o fragmento de texto a seguir:
“Nos padrões constituídos por verbos nocionais, o núcleo é o próprio verbo, enquanto nos padrões constituídos por verbos predicativos, o núcleo é um nome (substantivo, adjetivo, advérbio).”
Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: Machado,  Tathyana Chamon Ribeiro Soares. Classificação regencial dos verbos nocionais em dicionários de língua portuguesa. https://core.ac.uk/download/pdf/33530545.pdf. Acesso em 10 de set. 2019.
Considerando o fragmento de texto e os conteúdos da Aula 2 - Videoaula 2 - Tema 1 - Predicação Verbal, assinale a alternativa que apresenta a característica dos verbos nocionais transitivos:
Nota: 10.0
	A	
Precisam de complemento apenas quando estão inseridos em textos escritos.
	B	Não precisam de complemento, pois apresentam sentido completo.
	C	
Precisam de complemento apenas quando o sujeito estiver na terceira pessoa.
	D	Não precisam de complemento quando os verbos forem utilizados em primeira pessoa.
	E	Precisam de complemento para completar o seu sentido.
Você acertou!
Comentário: De acordo com a videoaula da  Rota de aprendizagem Aula 2 - Predicação e predicado (Tema 1 - Predicação Verbal, 9’37’’ – 10’), os verbos nocionais transitivos são aqueles que precisam de complemento para completar o sentido do verbo.
 
Questão 2/10 - Língua Portuguesa: Tópicos Gramaticais
Leia o extrato de texto:
“O agente da passiva é um termo ligado ao verbo [...] que somente ocorre na voz passiva”.
Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: COSTA, Tania Maria Steigleder da...[et.al.]. Língua Portuguesa: elementos essenciais e acessórios para a análise sintática. 1. ed. Curitiba: Intersaberes, 2013 p. 87.
Considerando o extrato de texto e os conteúdos do livro-base Língua Portuguesa: elementos essenciais e acessórios para a análise sintática, sobre as vozes verbais e a agente da passiva, assinale a alternativa correta:
Nota: 10.0
	A	
O agente da passiva é o termo que, estando o verbo na voz passiva, indica o ser que pratica ação.
Você acertou!
Comentário: Esta é a alternativa correta porque: “O agente da passiva é o termo que, estando o verbo na voz passiva, indica o ser que pratica ação. Na voz passiva analítica, vem precedido pela preposição por ou pela preposição de, esta última de ocorrência mais rara” (livro-base, p. 89).
	B	
Na voz verbal passiva, temos o sujeito como o agente da ação expressa pelo verbo.
	C	
Voz passiva sintética é o nome dado à linguagem de computadores.
	D	
Na frase “Maria pintou as unhas”, o sujeito é o paciente da ação expressa pelo verbo.
	E	Na frase “Maria foi demitida pelo chefe”, o agente da passiva é o termo “Maria”.
Questão 3/10 - Língua Portuguesa: Tópicos Gramaticais
Considere a seguinte passagem de texto:
“O agente da passiva é um termo ligado ao verbo. Por se tratar de um termo que somente ocorre na voz passiva, vamos primeiro examinar os conceitos de voz ativa e voz passiva, para, em seguida, analisarmos somente esse termo integrante”.
Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: FERREIRA, Mauro. Aprender e praticar Gramática. ed. renovada. São Paulo: FTD, 2007. p. 253.
 
De acordo com os conhecimentos adquiridos no livro-base Língua Portuguesa: Elementos essenciais e acessórios para análise sintática sobre as vozes verbais, relacione corretamente as modalidades de vozes verbais abaixo com as orações listadas a seguir.
 
(1) Voz ativa
(2) Voz passiva
(3) Voz reflexiva
 
(  ) Os alunos sentaram-se imediatamente.
( ) As casas foram vendidas pelos estagiários da imobiliária.
( ) As chuvas paralisaram a cidade de São Paulo.
 
Agora, selecione a alternativa que apresenta a sequência correta:
Nota: 10.0
	A	
1 – 3 – 2
	B	3 – 2 – 1
Você acertou!
Comentário: A alternativa correta é a letra b) 3 – 2 – 1 – 2. Na primeira oração, o verbo (sentaram-se) está na voz ativa reflexiva, pois o sujeito (Os alunos) é agente e paciente da ação expressa pelo verbo (livro-base, p. 88). Na segunda oração, a locução verbal (foram vendidas) está na voz passiva, porque o sujeito (As casas) é o paciente da ação expressa pelo verbo (livro-base, p. 88). Na terceira oração, o verbo (pralisaram) está na voz ativa, pois o sujeito (As chuvas) é o agente da ação expressa pelo verbo (livro-base, p. 88)
	C	3 – 3 – 1
	D	
2 – 1 – 3
	E	
1 – 2 – 1
Questão 4/10 - Língua Portuguesa: Tópicos Gramaticais
Leia o extrato de texto:
“Alguns pronomes só podem substituir o substantivo; já outros tanto podem substituí-lo como acompanhá-lo ”.
Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: COSTA, Tania Maria Steigleder da...[et.al.]. Língua Portuguesa: elementos essenciais e acessórios para a análise sintática. Curitiba: Intersaberes, 2013 p. 35.
Considerando o extrato de texto e os conteúdos do livro-base Língua Portuguesa: elementos essenciais e acessórios para a análise sintática sobre relações entre pronomes e o sujeito, assinale a alternativa correta:
Nota: 10.0
	A	
Pronomes relativos estabelecem relação entre duas orações.
Você acertou!
Comentário: Esta é a alternativa correta porque: “Pronomes relativos são palavras que podem estabelecer relação entre duas orações. ” (livro-base, p. 36).
	B	
Pronomes indefinidos não podem exercer função de sujeito.
	C	
Em hipótese alguma, dentro da norma padrão, os pronomes demonstrativos exercem função de sujeito.
	D	
Só podem exercer função de sujeito os pronomes oblíquos.
	E	
Pronomes demonstrativos são aqueles que expressam uma ação.
Questão 5/10 - Língua Portuguesa: Tópicos Gramaticais
Leia o extrato de texto:
“Sujeito é o termo da oração que expressa o ser de quem ou de que se declara alguma coisa.”
Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: COSTA, Tania Maria Steigleder da...[et.al.]. Língua Portuguesa: elementos essenciais e acessórios para a análise sintática. 1. ed. Curitiba: Intersaberes, 2013 p. 34.
Considerando os conteúdos do livro-base Língua Portuguesa: elementos essenciais e acessórios para a análise sintática sobre as três categorizações do sujeito, assinale a alternativa correta:
Nota: 10.0
	A	
Simples, complicado e vago.
	B	
Simples, composto e indeterminado.
Você acertou!
Comentário: Esta é a alternativa correta porque: “São três as possíveis classificações do sujeito, de acordo com a Nomenclatura Gramatical Brasileira (NGB): simples, composto e indeterminado [...]” (livro-base, p. 36).
	C	Comum, complicado e indeciso.
	D	Simples, composto e impreciso.
	E	
Comum, composto e indeterminado.
Questão 6/10 - Língua Portuguesa: Tópicos Gramaticais
Leia o extrato de texto:
“Podemos concluir [...] que frase e período não são, necessariamente, o mesmo conceito. Isso porque está implícita, na constituição do período, a presença de, pelo menos, uma oração.”
Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: COSTA, Tania Maria Steigleder da...[et.al.]. Língua Portuguesa: elementos essenciais e acessórios para a análise sintática.  Curitiba: Intersaberes, 2013 p. 25.
Considerando os conteúdos do livro-base Língua Portuguesa: elementos essenciais e acessórios para a análise sintática assinale a alternativa que apresenta corretamente a classificação do período:
Nota: 10.0
	A	
Simples e completo.
	B	
Simples e composto.
Você acertou!
Comentário: Esta é a alternativa correta porque: “Podemos classificar o período em: * SIMPLES – formado por uma só oração; COMPOSTO – formado por duas ou mais orações.” (livro-base, p. 25).
	C	Fácil e complexo.
	D	
Simples e complicado.
	E	
Comum e composto.
Questão 7/10 - Língua Portuguesa: Tópicos Gramaticais
Atente para a frase a seguir:
"Precisa-se de dentista".
Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: Link: http://www.classificados-brasil.com/meus-anuncios+sao-paulo-empregos+45-368333.html. Acesso em 25 out. 2016.
 
Considerando os conteúdos
do livro-base Língua Portuguesa: Elementos essenciais e acessórios para análise sintática sobre os tipos de sujeito, assinale a alternativa que contém o tipo de sujeito da oração dada acima (Precisa-de de dentista).
 
Nota: 10.0
	A	
simples
	B	composto
	C	indeterminado
Você acertou!
Comentário: o verbo da oração em questão (“Precisa-se de dentista”) é transitivo indireto, que está na terceira pessoa do singular, acompanhado do pronome “se” (índice de indeterminação do sujeito), fato este que justifica a indeterminação do sujeito conforme o teste comprova (Quem precisa de manicure com experiência? Resposta: alguém) (livro-base, p. 37,38). Segundo o livro-base, sujeito indeterminado “é aquele que, mesmo existindo, não se pode (ou não se quer) determinar.
	D	
oculto
	E	inexistente
Questão 8/10 - Língua Portuguesa: Tópicos Gramaticais
Leia a seguinte reflexão:
“O conceito de período remete a outro já estudado, o de frase. As frases são palavras organizadas de modo a transmitir uma mensagem em diálogos ou textos escritos, por meio de qualquer meio de comunicação”. 
Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: PERÍODO. <https://www.gramatica.net.br/periodo/>. Acesso em 14 dez. 2016.
 
 
Conforme o texto acima e os conteúdos abordados no livro-base Língua Portuguesa: Elementos essenciais e acessórios para análise sintática sobre o conceito de período, assinale a alternativa em que temos um período simples:
Nota: 10.0
	A	O destino do homem é ser feliz.
	B	O destino da mulher é ser feliz.
	C	Como sou seu amigo, tudo farei para que você seja feliz.
	D	Como sou sua amiga, tudo farei para que você seja feliz.
	E	O destino do homem é a felicidade.
Você acertou!
Comentário: “Período simples é formado por apenas uma só oração e período composto é formado por duas ou mais oração”, no caso da frase:  “O destino do homem é a felicidade”. O verbo “é”, caracteriza a frase como um período simples, fazendo assim a alternativa “e” correta. (Livro-base, pág. 25) 
Questão 9/10 - Língua Portuguesa: Tópicos Gramaticais
Leia o extrato de texto:
“o complemento nominal, ou seja, aquele que completa o sentido de um nome [...]”.
Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: COSTA, Tania Maria Steigleder da...[et.al.]. Língua Portuguesa: elementos essenciais e acessórios para a análise sintática.  Curitiba: Intersaberes, 2013 p. 82.
Considerando o extrato de texto e os conteúdos do livro-base Língua Portuguesa: elementos essenciais e acessórios para a análise sintática, sobre o complemento nominal, assinale a alternativa correta:
Nota: 10.0
	A	
O complemento nominal é um termo que complementa verbos regulares.
	B	
O substantivo, o adjetivo e o advérbio são nomes que podem pedir complemento nominal.
Você acertou!
Comentário: Esta é a alternativa correta porque: “O complemento nominal é um termo que completa um nome. O substantivo, o adjetivo e o advérbio são nomes que podem pedir complemento nominal” (livro-base, p. 85).
	C	
Complemento nominal é como são denominados os sobrenomes de pessoas influentes.
	D	
Substantivos, adjetivos e advérbios não admitem o uso de complementos nominais
	E	
O complemento nominal é sempre regido de verbo de ligação.
Questão 10/10 - Língua Portuguesa: Tópicos Gramaticais
Leia o extrato de texto:
“O sujeito é representado por substantivo ou equivalente: qualquer palavra substantivada, isto é que aceite a anteposição de um determinativo (artigo, pronome, numeral) ”.
Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: COSTA, Tania Maria Steigleder da...[et.al.]. Língua Portuguesa: elementos essenciais e acessórios para a análise sintática.  Curitiba: Intersaberes, 2013 p. 35.
Considerando o extrato de texto e os conteúdos do livro-base Língua Portuguesa: elementos essenciais e acessórios para a análise sintática, sobre o sujeito da oração, é correto afirmar que:
Nota: 10.0
	A	
As possíveis classificações do sujeito, de acordo com a Nomenclatura Gramatical Brasileira, são: simples, composto e indeterminado.
Você acertou!
Comentário: Esta é a alternativa correta porque: “São três as possíveis classificações do sujeito, de acordo com a Nomenclatura Gramatical Brasileira (NGB): simples, composto e indeterminado. ” (livro-base, p. 36).
	B	
Sujeito Simples é aquele que, mesmo existindo, não se pode (ou não se quer) determinar.
	C	
Sujeito composto não tem ocorrência na língua brasileira.
	D	
Sujeito indeterminado é o que tem um só núcleo, ou seja, um só substantivo (ou palavra substantivada).
	E	
Sujeito é o termo da oração que expressa uma ação.

Teste o Premium para desbloquear

Aproveite todos os benefícios por 3 dias sem pagar! 😉
Já tem cadastro?

Outros materiais

Outros materiais