Buscar

Apol 7 lingua portuguesa topicos gramaticais

Esta é uma pré-visualização de arquivo. Entre para ver o arquivo original

Questão 1/10 - Língua Portuguesa: Tópicos Gramaticais
Considere o excerto de texto a seguir:
“Adjunto adverbial é a função sintática de uma palavra ou de uma expressão que modifica ou intensifica o sentido de outra [...] atribuindo-lhe uma circunstância”. 
Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: LEMES, BEM, COSTA, CORREA. Língua portuguesa: elementos essenciais e acessórios para análise sintática. InterSaberes: Curitiba, 2013. P. 99
Levando em consideração o texto dado e os conteúdos abordados nas videoaulas e no livro-base Língua Portuguesa: elementos essenciais e acessórios para análise sintática, assinale a alternativa que apresenta corretamente as classes de palavras que podem ser modificadas pelo adjunto adverbial.
Nota: 10.0
	A	pronomes, numerais e verbos
	B	
preposições, adjetivos e advérbios
	C	
substantivo, adjetivo e preposições
	D	
verbo, adjetivos e advérbios
Você acertou!
Comentários:  “Além do verbo, o adjunto adverbial pode modificar ou intensificar o sentido de adjetivos ou de outros advérbios” (livro-base p. 99)
	E	interjeição, aposto, numeral
Questão 2/10 - Língua Portuguesa: Tópicos Gramaticais
Leia o excerto de texto abaixo:
“Cada língua dispõe de um sistema próprio na ordenação das palavras, dos termos da oração e das orações no período”.
Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: LEMES, BEM, COSTA, CORREA. Língua portuguesa: elementos essenciais e acessórios para análise sintática.Curitiba: InterSaberes, 2013. P. 110
Considerando a citação e os conteúdos do livro-base Língua portuguesa: elementos essenciais e acessórios para análise sintática, sabemos que, em língua portuguesa, a ordem de colocação das palavras em uma frase é regida pela:
Nota: 10.0
	A	
semântica
	B	
sintaxe
Você acertou!
A alternativa correta é esta, pois“ A própria palavra sintaxe, que se origina do grego syntaxis, significa “ ordem, disposição, relação, relação”. Na nossa língua, essa ordem de colocação segue princípios de clareza e objetividade, buscando o entendimento imediato, sem possibilidade de se deixar margem a ambiguidades” (livro- base p. 140)
	C	fonologia
	D	morfologia
	E	
fonética
Questão 3/10 - Língua Portuguesa: Tópicos Gramaticais
Leia a citação a seguir: 
"Hoje em dia, as distâncias de tempo e espaço parecem se encolher na medida em que a tecnologia digital nos permite alcançar recursos em praticamente qualquer lugar do planeta [...]". 
Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: LEMES, BEM, COSTA, CORREA. Língua portuguesa: elementos essenciais e acessórios para análise sintática.Curitiba: InterSaberes, 2013.  ( Série Por Dentro da Língua Portuguesa). 
Considerando o trecho acima e os conteúdos discutidos nas videoaulas e no livro-base Língua Portuguesa: elementos essenciais e acessórios para análise sintática em relação ao conceito de virtual, assinale a alternativa correta.
Nota: 10.0
	A	O ambiente virtual é o conjunto de possibilidades predeterminadas de uma manifestação futura.
Você acertou!
Comentário: Virtual é o leque de possibilidades predeterminadas de manifestação futura, de acontecimento, da mensagem. (livro base p. 166)
	B	O Virtual e as novas tecnologias empobrecem a língua.
	C	Uma mensagem virtual chega três dias após o envio.
	D	As mensagens enviadas por telegrama chegam mais rápido que o e-mail.
	E	É dispensável pontuar os textos virtuais enviados por e-mail
Questão 4/10 - Língua Portuguesa: Tópicos Gramaticais
Leia a seguinte citação:
“Bechara [...] introduz vocativo, em sua gramática, informando que, ‘desligado da estrutura argumental da oração e desta separado por curva de entoação exclamativa, o vocativo cumpre uma função apelativa de 2ª pessoa”.
Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: LEMES, BEM, COSTA, CORREA. Língua portuguesa: elementos essenciais e acessórios para análise sintática. InterSaberes: Curitiba, 2013. P. 115
 
 
 
Tendo em vista os conteúdos abordados no livro-base Língua Portuguesa: Elementos essenciais e acessórios para análise sintática, assinale a alternativa que apresenta corretamente uma característica do vocativo.
Nota: 10.0
	A	termo que compõe o sujeito.
	B	
termo que compõe o predicado.
	C	
função que pode ser desempenhada por adjetivos e verbos.
	D	
nome do termo sintático que serve para nomear um interlocutor.
Você acertou!
Comentário:  “Vocativo é o nome do termo sintático que serve para nomear um interlocutor a que se dirige a palavra”.  ( livro base p. 115)
	E	
função que pode ser desempenhada por preposições.
Questão 5/10 - Língua Portuguesa: Tópicos Gramaticais
Considere o excerto de texto a seguir:
“Como o nome já diz, o adjunto adverbial é essencialmente um modificador do verbo. Seu papel básico é indicar as circunstâncias em que se desenvolve o processo verbal ou intensificar um verbo, um adjetivo ou um advérbio”.
Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: PASQUALE, Cipro N.; INFANTE, Ulisses. Gramática da língua portuguesa. São Paulo: Scipione, 2003. p. 383.
 
De acordo com o excerto de texto e os conteúdos discutidos nas videoaulas e no livro-base Língua Portuguesa: elementos essenciais e acessórios para análise sintática sobre o adjunto adverbial, marque a alternativa em que os termos destacados exercem função de adjunto adverbial.
Nota: 10.0
	A	
Os jornalistas publicaram a notícia no dia seguinte.
 
Você acertou!
Comentário: A alternativa correta é a letra a), pois o termo em destaque (no dia seguinte) exerce função sintática de adjunto adverbial, já que modifica o sentido do verbo “publicaram”, atribuindo-lhe uma circunstância de tempo (livrobase, p. 98-99). A alternativa b) está errada porque o termo em destaque (“o”) é um pronome oblíquo e exerce função sintática de objeto direto (complemento exigido pelo verbo transitivo direto “encontrar”), pois quem “encontra, encontra algo ou alguém” (livro-base, p. 67). A alternativa c) está errada, porque o termo em destaque (“uma lista de reivindicações”) exerce função sintática de objeto direto (complemento exigido pelo verbo transitivo direto “organizou”), pois quem “organiza, organiza algo” (livro-base, p. 67). A alternativa d) está errada, visto que o termo em destaque (por mim) exerce função sintática de agente da passiva, que é o termo que, estando o verbo na voz passiva (será feita), vem precedido pela preposição (por) (livro-base, p. 89). A letra e) está incorreta, já que o termo em destaque (“a capital do país”) exerce função sintática de aposto, já que amplia ou explica o termo anterior (“Brasília”) (livro-base, p. 112).
	B	
Encontrei-o no shopping com a namorada.
	C	
O líder da comunidade organizou uma lista de reivindicações.
	D	A compra das passagens para Salvador será feita por mim no aeroporto.
	E	Brasília, a capital do país, está abandonada.
Questão 6/10 - Língua Portuguesa: Tópicos Gramaticais
Leia o excerto de texto a seguir:
“A sentença pode conter outros elementos que, embora importantes, não são projetados pelo predicado e não figuram como argumentos dele. São elementos chamados de adjuntos”.
Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: DIAS, Luzia Schalkoski; GOMES, Maria Lúcia de Castro. Estudos Linguísticos: Dos problemas estruturais aos novos campos de pesquisa. Curitiba: IBPEX, 2008. p. 76.
 
Levando em consideração os conteúdos do livro-base Língua Portuguesa: Elementos essenciais e acessórios para análise sintática sobre adjuntos adverbiais, é correto afirmar que o adjunto adverbial da oração “O belo menino caiu de repente” é:
Nota: 10.0
	A	os.
	B	
meninas.
	C	
subiu.
	D	
de repente.
Você acertou!
A resposta correta é a letra d), porque o termo “de repente” é adjunto adverbial de tempo da oração, e sua função sintática é modificar ou intensificar o sentido de uma palavra ou expressão (verbo, adjetivo, advérbio), atribuindo-lhe uma circunstância (livro-base, p. 98).
	E	
belo.
Questão 7/10 - Língua Portuguesa:
Tópicos Gramaticais
Observe o fragmento a seguir:
"[...] o complemento nominal é aquele que completa o sentido de um nome. Há nomes que, a exemplo de alguns verbos, podem ser transitivos. isso porque o seu sentido somente se completa em outro termo."
Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: LEMES, Adriana. Língua portuguesa: elementos essenciais e acessórios para análise sintática. Editora intersaberes, 2013, p.83.
 
Conforme os conteúdos abordados no livro-base Língua Portuguesa: Elementos essenciais e acessórios para análise sintática, assinale a alternativa em que o termo destacado é um complemento nominal.
 
Nota: 0.0
	A	O hábito da leitura é necessário a todo estudante.
	B	Dois dias já foram melhores.
	C	
O hábito da leitura é necessário a todo estudante.
Comentário: Esta é a alternativa correta, pois de acordo com o livro-base, "o complemento nominal é um termo que completa o nome. O substantivo, o adjetivo e o advérbio. Esse termo é sempre regido de preposição" (livro-base, p. 85)
	D	
Todo estudante necessita de uma boa leitura.
	E	
A carta do rei chegou ao palácio ontem.
Questão 8/10 - Língua Portuguesa: Tópicos Gramaticais
Leia a citação:
“O nome vocativo nos faz pensar em várias palavras ligadas à ideia de ‘chamar’, ‘atrair a atenção’: evocar, convocar, evocação, vocação. Vocativo é justamente o nome do termo sintático que serve para nomear um interlocutor”.
Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: PASQUALE, Cipro N.; INFANTE, Ulisses. Gramática da língua portuguesa. São Paulo: Scipione, 2003. p. 390.
 
Considerando a citação e os conteúdos discutidos nas videoaulas e no livro-base Língua Portuguesa: elementos essenciais e acessórios para análise sintática, assinale a alternativa cuja oração apresenta corretamente um vocativo.
Nota: 10.0
	A	Meu amigo Eduardo viajou para a Europa.
	B	
Vinícius de Moraes escreveu belos poemas.
	C	João, compre pão.
Você acertou!
Comentário: A alternativa correta é a letra c) João, compre pão. O vocativo da oração é “João”, pois indica e nomeia o interlocutor a quem se dirige (livro-base, p. 118).
	D	Ele não deseja muita coisa: um emprego, uma casa e saúde.
	E	Não sei o que te dizer.
Questão 9/10 - Língua Portuguesa: Tópicos Gramaticais
Leia a citação a seguir: 
"[...] o gênero é uma categoria essencialmente  sócio-histórica, [pois está] sempre em mudança". 
Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: LEMES, BEM, COSTA, CORREA. Língua portuguesa: elementos essenciais e acessórios para análise sintática. Curitiba:InterSaberes, 2013 – ( Série Por Dentro da Língua Portuguesa). 
 
Considerando o trecho acima e os conteúdos discutidos nas videoaulas e no livro-base Língua Portuguesa: elementos essenciais e acessórios para análise sintática, em relação aos gêneros, assinale a alternativa correta.
Nota: 10.0
	A	Os gêneros são formas textuais típicas de usos discursivos da língua com as quais organizamos nossa prática social.
Você acertou!
Comentário: Os gêneros são formas textuais típicas de usos discursivos da língua segundo as quais organizamos nossa prática social. (livro base p. 171)
	B	
Os gêneros são textos estáticos que copiamos para podermos nos comunicar sem erros.
	C	
Os gêneros são tipos textuais que empregamos para narrar, descrever ou argumentar.
	D	
Os gêneros são criados pelos gramáticos para que se evite a redação de textos incoerentes.
	E	
Os gêneros estão fora do contexto histórico e interativo da sociedade pois são a-históricos.
Questão 10/10 - Língua Portuguesa: Tópicos Gramaticais
Considere o fragmento de texto:
“O vocativo é o termo da oração que usamos frequentemente na linguagem falada [...] para invocar ou interpelar o interlocutor. O vocativo não se relaciona sintaticamente com nenhum dos constituintes frásicos. Geralmente, direciona-se à segunda pessoa do discurso”.
Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: https://is.muni.cz/www/9255/articles/sintaxe/sintaxe.pdf. Acesso em 10 de set. 2019.
Considerando o fragmento de texto e os conteúdos da Videoaula 4, Aula 4, Tema 4 - Vocativo, assinale a alternativa que conceitua corretamente o vocativo:
Nota: 10.0
	A	
É o termo que indica o meio pelo qual o falante chama o ser com quem fala.
Você acertou!
Comentário: De acordo com a videoaula Rota de aprendizagem Aula 4 Adjunto adnominal, aposto e vocativo (Tema 4 – Vocativo 3’14’’ a 3’50’’), o conceito de vocativo é o seguinte: vocativo é o termo da oração por meio do qual o falante chama, pelo nome, apelido características, o ser com quem fala diretamente.
	B	
É o termo que indica o que se fala sobre o sujeito.
	C	
É o termo que indica as informações adicionais sobre o que está sendo falado.
	D	
É o termo que indica as características sobre o predicado, indicando o seu núcleo.
	E	
É o termo que indica se o objeto será direto ou indireto.

Teste o Premium para desbloquear

Aproveite todos os benefícios por 3 dias sem pagar! 😉
Já tem cadastro?

Continue navegando