Buscar

Contabilidade pública (CON36)

Prévia do material em texto

Disciplina:
	Contabilidade Pública (CON36)
	Avaliação:
	Avaliação Final (Discursiva) - Individual Semipresencial ( Cod.:637889) ( peso.:4,00)
	Prova:
	18309497
	Nota da Prova:
	7,50
	
	
Parte superior do formulário
	1.
	O Plano de Contas, em qualquer das esferas: privada ou pública, é a estrutura básica da escrituração contábil, constituído por um conjunto de contas previamente estabelecidos, que permitem obter as informações necessárias à elaboração de relatórios gerenciais e demonstrações contábeis. Com base no exposto, descreva o objetivo do plano de contas aplicado ao setor público.
	Resposta Esperada:
O objetivo é atender às necessidades de informação das organizações do setor público e observar um formato compatível com as legislações vigentes, os Princípios de Contabilidade e as Normas Brasileiras de Contabilidade Aplicadas ao Setor Público (NBCASP). Tem ainda como objetivo adaptar-se às exigências dos agentes externos, principalmente às Normas Internacionais de Contabilidade do Setor Público (NICSP), e atender, de maneira uniforme e sistematizada, ao registro contábil dos atos e fatos praticados pela entidade. Desta forma, proporciona maior flexibilidade no gerenciamento e consolidação dos dados e alcança as necessidades de informações dos usuários. Sua entrada de informações deve ser flexível, de modo a atender aos normativos, gerar informações necessárias à elaboração de relatórios e demonstrativos e facilitar a tomada de decisões e a prestação de contas.
	2.
	Um princípio da Administração Púbica determina que é um direito do cidadão o acesso às informações dos atos públicos, ou seja, todas as atividades e trabalhos de interesse e necessidade da população, realizados pelo Poder Público devem ser divulgados, de modo que respeitem-se informações sigilosas. Com base no exposto, identifique qual é este princípio e descreva como devem ser divulgados os atos da Administração Pública.
	Resposta Esperada:
O Princípio descrito é o da Publicidade e, para a sua divulgação, a Administração Pública deve utilizar apenas órgãos oficiais da administração, como sites através de portal da transparência ou mesmo murais dentro do órgão público, buscando sempre motivar a busca destas informações e tornando público o local de divulgação. As divulgações por rádio, televisão ou jornal de qualquer outro meio particular de divulgação não são considerados legais.
Parte inferior do formulário

Continue navegando