Buscar

Projeto Integrador - GRUPO ALGAR

Prévia do material em texto

4
FACULDADE DE FILOSOFIA, CIÊNCIAS E LETRAS DO ALTO SÃO FRANCISCO
CURSO SUPERIOR TECNOLOGICO EM GESTÃO FINANCEIRA
AMANDA CRISTIELE ALVES SANTOS
ANA CAROLINA COSTA SILVA
ANA CAROLINA GONDIM ROCHA
ANDRESA GUIMARÃES ARAUJO BERNADES
BERNARDO BENFICA CASTRO SILVEIRA
CLÍVIA SILVA FERREIRA
EDSON OLIVEIRA REZENDE
FABIO EUDES DA SILVA
KAROLINA APARECIDA DOS SANTOS
LUCIENE MARIA DE OLIVEIRA
PROJETO INTEGRADOR I
LUZ – MG
5
2020
AMANDA CRISTIELE ALVES SANTOS
ANA CAROLINA COSTA SILVA
ANA CAROLINA GONDIM ROCHA
ANDRESA GUIMARÃES ARAUJO BERNADES
BERNARDO BENFICA CASTRO SILVEIRA
CLÍVIA SILVA FERREIRA
EDSON OLIVEIRA REZENDE
FABIO EUDES DA SILVA
KAROLINA APARECIDA DOS SANTOS
LUCIENE MARIA DE OLIVEIRA
PROJETO INTEGRADOR I
Trabalho acadêmico apresentado à Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras do Alto São Francisco (FASF – UNISA), como quesito da disciplina Projeto Integrador I da Graduação Tecnológica em Gestão Financeira.
Professora: Suelen Aparecida Duarte Silva
LUZ – MG
2020
SUMÁRIO
1. INTRODUÇÃO........................................................................................ 04
2. DESENVOLVIMENTO.......................................................................... 05
2.1. Histórico da empresa................................................................................ 05
2.2. Mercado de Atuação................................................................................ 06
2.3. Produtos/serviços oferecidos................................................................... 06
2.4. Quais os principais modelos de marketing usado pela empresa........... 07
2.5. Qual o diferencial da Algar das outras operadores................................ 07
2.6. Qual a participação da Algar no mercado brasileiro............................. 08
2.7. Responsabilidade social............................................................................. 08
2.8. Planos de Sustentabilidade........................................................................ 11
2.9. Princípios éticos......................................................................................... 14
3. CONCLUSÃO.......................................................................................... 15
4. REFERÊNCIA.......................................................................................... 16
5. ANEXO....................................................................................................... 17
1 INTRODUÇÃO
Atualmente, o mundo passa por rápidas mudanças e o tempo em que elas acontecem é mais curto a cada dia. A globalização tem gerado novas perspectivas que devem ser analisadas antes de qualquer tomada de decisão. Tudo isso cria a necessidade de um novo modo de pensar que ajude a lidar com essa nova realidade: o pensamento sistêmico. Através do enfoque sistêmico, o administrador adquire uma visão integrada das organizações e do processo administrativo além de ser uma ferramenta para organizar sistemas que produzam resultados. Tal concepção tem como objetivo compreender um todo de uma forma mais clara para procurar as influências das partes entre si, ou seja, um sistema não pode ser analisado apenas pelas partes que o integram, mas, é imprescindível a relação entre essas partes, contextualizando-as para entender o funcionamento de um todo, compondo assim, um fenômeno maior. 
	Nesse contexto, faz-se necessário que os alunos conheçam as empresas de maneira ampla para que possam vê-las como um sistema que é composto por várias partes e que todas estas são de enorme importância para o bom funcionamento do todo. 
Considerando estes aspectos, os projetos integradores possibilitam a visão crítica e integrada dos conhecimentos, buscando a constante inovação, criatividade, adaptação, identificação de oportunidades e alternativas na gestão das organizações. O modelo de integração de conhecimento permite o desenvolvimento de competências a partir da aprendizagem pessoal e não somente o ensino unilateral. Os projetos integradores procuram estabelecer a ambientação da aprendizagem, propondo estudos de caso, pesquisas, desenvolvimento de projetos e resolução de problemas organizacionais, capacitando e ampliando as alternativas para gestão e melhoria das práticas organizacionais.
O projeto integrador I tem como principal objetivo proporcionar aos alunos ingressantes no curso tecnológico em Gestão Financeira o primeiro contato com a realidade empresarial. Os alunos deverão conhecer as empresas de maneira ampla, sem aprofundar em nenhuma de suas partes. Essa etapa é importante para que os alunos adquiram uma visão geral das organizações. 
Neste sentido, o objeto de estudo deste trabalho é a Algar Telecom.
2 DESENVOLVIMENTO
2.1 Histórico da empresa
Uma máquina de beneficiar arroz, criada em 10 de outubro de 1930, foi a primeira empresa do grupo Algar cujo nome é formado pelas inicias de seu fundador, Alexandrino Garcia: um homem visionário, a frente de seu tempo, com uma capacidade extraordinária de superar desafios e genuíno compromisso de trabalhar para servir as pessoas. Nas décadas seguintes, Alexandrino Garcia empreendeu em vários outros negócios como, por exemplo, posto de gasolina, revendedora de automóveis e caminhões. E não parou por aí. Nos anos de 1950, Alexandrino Garcia já era um empresário bem-sucedido e presidia a ACIUB – Associação Comercial e Industrial de Uberlândia. No entanto, decidiu empreender no negócio de telecomunicações para melhorar e agilizar o serviço de telefonia que, naquela época, levava até sete dias para completar uma simples ligação entre Uberlândia e São Paulo. Com outros membros da Associação, liderou a formação da Companhia de Telefones do Brasil Central, hoje Algar Telecom, e adquiriram a Telefônica Teixeirinha – empresa que controlava os serviços telefônicos em Uberlândia e outras cidades da região. Alexandrino Garcia acreditava que era possível levar o “País ao topo do universo”. Por isso, mobilizou e liderou muita gente para fazer o interior de Minas falar. E não media esforços para expandir a rede da operadora. Incansável e obstinado, era o primeiro a descer de um caminhão e fincar postes nas ruas. 
Os anos passaram e o grupo Algar cresceu, conquistou todo o território brasileiro e se internacionalizou tendo como base o legado de seu Fundador que tem sido praticado pelos seus associados – como são chamados os colaboradores – e, sobretudo, pela liderança inspiradora de seus sucessores, Luiz Alberto Garcia e Luiz Alexandre Garcia – respectivamente filho e neto de Alexandrino Garcia. Mesmo sendo uma organização familiar, o grupo Algar é reconhecido por sua Gestão Profissionalizada e Governança Corporativa, madura e estruturada, bem como por sua Cultura e Propósito de Servir. A Algar Telecom foi reconhecida nacional e internacionalmente por meio de prêmios, homenagens e rankings elaborados por importantes publicações. Conheça algumas das nossas principais conquistas nos últimos anos no ramo tecnológico: Great Place To Work®️ - Tecnologia da Informação 2019 Melhores Empresas para Trabalhar em Tecnologia da Informação. Prêmio 100+ Inovadoras no Uso de TI 2019 - 3º lugar na categoria Indústria digital TI e Telecom. Great Place To Work 2018 - Melhores Empresas para Trabalhar GPTW – Tecnologia. Prêmio Best Innovator 2017 - Eleita uma das 20 empresas mais inovadoras do Brasil. 
Há 21 anos repensamos a experiência dos seus clientes e a gestão do ambiente de tecnologia, com um único propósito: conectar pessoas e organizações de um jeito único para ser o melhor parceiro para os seus melhores resultados. Atuamos em toda a América Latina, e o nosso maior diferencial é a Nossa Gente! Aqui todo mundo se sente em casa. Nosso ambiente é COOL, nossa diversidade é o nosso tempero e o nosso conhecimento é a nossa força. Fazemos parte do Grupo Algar, que possui 90 anos e atua nas áreas de Tecnologia da Informação e Comunicação (TIC), Entretenimento e Agro. Cerca de 19 mil associados – como são chamados os colaboradores – se superam para conquistara confiança de seus 2 milhões de clientes pelo compromisso de servir com agilidade e desenvolver soluções inovadoras que contribuam no alcance de resultados cada vez melhores. Em 2018, obtivemos mais de R$ 1 bilhão de dólares em faturamento.
2.2 Mercado de Atuação
Trata-se da empresa de telecomunicações e TI (Tecnologia da Informação) do Grupo Algar. Em Minas Gerais, o negócio se iniciou em 1954 com a oferta de telefonia fixa. Hoje, a empresa vende soluções completas de TIC (Tecnologia da Informação e Comunicação) em dezesseis estados do Brasil e no Distrito Federal, incluindo internet com ultra velocidade, celular de qualidade, serviços de voz TI e infra outsourcing e vídeos.
A Algar Telecom tem mais de 1,3 milhão de clientes nos estados de Alagoas, Bahia, Ceará, Distrito Federal, Espírito Santo, Goiás, Mato Grosso do Sul, Minas Gerais, Paraíba, Paraná, Pernambuco, Rio de Janeiro, Rio Grande do Norte, Rio Grande do Sul, Santa Catarina, São Paulo e Sergipe.
A rede de telecomunicações de última geração tem uma extensão de mais de 77 mil quilômetros e cresce a cada dia com investimentos em tecnologias que nos garantem a alta qualidade dos serviços, compromisso que mantemos com nossos clientes e se reflete em nosso excelente índice de satisfação: 94% no segmento corporativo.
	2.3 Produtos/serviços oferecidos	
Com mais de 60 anos de experiência, a Algar Telecom oferece serviços de telecomunicações e TI para residências e empresas. Entre os serviços residenciais, a Algar Telecom tem planos variados de telefonia móvel ou fixa, internet banda larga e TV por assinatura. Os serviços e planos podem ser contratados de forma independente ou em combos. 
Ao combinar assinaturas diferentes, é possível ter algumas vantagens, como descontos em mensalidades ou taxas de instalação. Alguns pacotes exigem um período de fidelidade. Sendo assim, lembre-se de verificar as condições de contrato, para evitar despesas extras, seja no momento da assinatura ou em um possível cancelamento futuro. A operadora atende localidades em 16 estados: Ceará, Rio Grande do Norte, Paraíba, Pernambuco, Alagoas, Sergipe, Bahia, Goiás, Mato Grosso do Sul, Minas Gerais, São Paulo, Espírito Santo, Rio de Janeiro, Paraná, Santa Catarina, Rio Grande do Sul e Distrito Federal. 
2.4 Quais os principais modelos de marketing usado pela empresa
O marketing, assim como os canais de comunicação e os relacionamentos entre as pessoas, está em constante mudança. Isso se deve à evolução das tecnologias, mas também ao maior acesso e melhor entendimento do público a respeito das mídias. Com essas mudanças surgem novas ideias e conceitos, que visam gerar novas estratégias para alcançar o público e comunicar de forma efetiva. Uma dessas técnicas é o Marketing de Conteúdo, uma forma de comunicação assertiva, que busca oferecer conteúdo de qualidade, 
De acordo com o diretor de Marketing Empresas da Algar. Rogério Garchet, a estratégia reforça o posicionamento da empresa como um player do setor que fornece conteúdo para colaborar com a estratégia e negócio do cliente. “Com este conjunto de ações consegue um relacionamento maior com os clientes, ganhos diretos na visibilidade da marca no mercado e, ainda, conseguimos contribuir com conteúdo orientador e instrutivo”
2.5 Qual o diferencial da Algar das outras operadores
Um dos diferenciais é o excelente índice de satisfação de seus clientes, com 94% no segmento corporativo. Além de investir em inovação e tecnologia para melhor atender seu cliente.
A empresa também é pioneira no uso da Next Generation Network, ou seja, permite o tráfego de informações de voz, dados e imagem em uma única rede. Outro diferencial é que com tanta tecnologia, busca por qualidade, com preços muito competitivos. 
2.6 Qual a participação da Algar no mercado brasileiro
Com crescimento de 25,3% da base de clientes móveis no segundo trimestre de 2014, em comparação ao mesmo trimestre de 2013, a Algar Telecom soma atualmente 1,030 milhão de clientes – dos quais 786 mil nos planos pré-pagos. Na telefonia fixa encerrou o trimestre com 1,257 milhão de linhas, um aumento de 10,3% se comparado ao ano anterior. O segmento de banda larga teve crescimento de 4,5%, atingindo a marca de 496 mil acessos – 377 mil na banda larga fixa (XDSL) e 119 mil na banda larga móvel (3G). Com a TV por assinatura houve decréscimo de 1,5% em comparação ao primeiro trimestre de 2014, mas um aumento de 5,7% em comparação a 2013, chegando a 134 mil clientes.
A Algar é uma das menores concessionárias de telecomunicações do Brasil, com participação pouco expressiva no mercado nacional. No market share de telefonia móvel do Brasil, a Algar fechou 2013 com 0,37% do mercado, e em 2014 se manteve estável em 0,40%, segundo dados da consultoria Telecom (2T/2014). Nos estados em que é concessionária, porém, a empresa mantém atuação relevante, como os 27,2% do mercado de telefonia móvel em Uberlândia e em outras cidades do interior de Minas Gerais com DDD 34. No segundo trimestre de 2014, a participação da Algar no mercado de telefonia fixa fechou com 1,97% e o de banda larga em 1,7%.
2.7 Responsabilidade social
A Algar Telecom diz que as suas lideranças estão totalmente comprometidas com as melhores práticas de direitos humanos, relações de trabalho, meio ambiente e combate à corrupção, sendo assim, possuem uma vasta lista de “tarefas” em que engloba suas responsabilidades sociais. 
Signatários da Rede Brasil do Pacto Global da Organização das Nações Unidas - uma das mais importantes iniciativas de engajamento do setor privado em sustentabilidade para a promoção de um mercado global mais inclusivo e igualitário. Fazem sua parte na aplicação destes no dia a dia e na sensibilização de associados, clientes, fornecedores e toda sua rede de relacionamento, convidando-os a fazer o seu melhor pelo desenvolvimento sustentável.
Os 10 princípios do Pacto Global:
· As empresas devem apoiar e respeitar a proteção de direitos humanos reconhecidos internacionalmente;
· Assegurar-se de sua não participação em violações destes direitos;
· As empresas devem apoiar a liberdade de associação e o reconhecimento efetivo do direito à negociação coletiva;
· A eliminação de todas as formas de trabalho forçado ou compulsório;
· A abolição efetiva do trabalho infantil;
· Eliminar a discriminação no emprego;
· As empresas devem apoiar uma abordagem preventiva aos desafios ambientais;
· Desenvolver iniciativas para promover maior responsabilidade ambiental;
· Incentivar o desenvolvimento e difusão de tecnologias ambientalmente amigáveis;
· As empresas devem combater a corrupção em todas as suas formas, inclusive extorsão e propina. 
Com a adesão ao Pacto Global, a Algar Telecom intensifica a promoção de sua responsabilidade social e torna pública a sua transparência e engajamento para com o desenvolvimento sustentável em meio a todos os seus públicos de interesse, incluindo as comunidades em que está inserida, evoluindo sempre e se apresentando como uma das empresas-modelo no setor em que atua no mercado brasileiro.
Apoiando também os objetivos do desenvolvimento sustentável com o intuito de estabelecer metas para tal até 2030 a Algar Telecom abraça o desafio em que os membros da ONU criaram para orientar a transformação do mundo pelo equilíbrio das dimensões econômicas, sociais e ambientais.
Contando com 17 objetivos, destes, a Algar Telecom escolheu 13 que estão diretamente relacionadas ao seu modelo de negócio, para ser guardiã: erradicação da pobreza; saúde e bem-estar; educação de qualidade; igualdade de gênero; água potável e saneamento; energia limpa e acessível; trabalho decente e crescimento econômico; indústria, inovação e infraestrutura; redução das desigualdades; cidades e comunidades sustentáveis; consumo e produção sustentáveis; ação contra a mudança global do clima; paz, justiça e instituições eficazes.
Sobre suas ações: intensas atividades de planejamento, comunicação, execução e avaliação dos resultados e consequente consolidação da cultura corporativa com foco nos princípios doPacto Global e Objetivos do Desenvolvimento Sustentável. 
A gestão sustentável da empresa integra os três eixos, chamado de Tripé da Sustentabilidade – ambiental social e econômica – e tem sido aprimorada, a cada ano, de forma que haja um crescente e efetivo valor ao seu negócio. Acreditam que ser uma empresa sustentável vai além de ser a favor do meio ambiente. Significa agir com transparência, eficiência e respeito, compartilhando o bem para toda a comunidade.
Desde 2002, o grupo Algar investe em programas sociais, nas comunidades em que está presente, por meio do Instituto Algar, com o objetivo de contribuir com a melhoria da qualidade da educação brasileira. Além disso, viabilizam projetos artísticos, culturais, de iniciação esportiva, entre outros, utilizando leis de incentivo à Cultura, Esportes, Fundo da Infância e Adolescência.
O slogan da marca Algar, “Gente servindo Gente”, foi inspirado nas lições do fundador do Grupo, Comendador Alexandrino Garcia. Para ele, o mais importante era trabalhar em benefício de alguém, servir as pessoas em suas necessidades. É isso que, até hoje, guia as atitudes e os comportamentos de nossos associados em relação aos nossos clientes. Na prática, valorizam as relações humanas em todas as nossas atividades e constroem relacionamentos éticos, respeitosos e transparentes com os associados. Essa atitude é naturalmente replicada a todos os demais públicos. Por adotar uma postura coerente com seus stakeholders internos e externos, são reconhecidos como uma das melhores empresas para se trabalhar em diferentes setores e regiões e, ao mesmo tempo, conquistam altos índices de satisfação com seus serviços e soluções.
Uma das razões por terem alcançado esse reconhecimento está no fato de proporcionar um ambiente de desenvolvimento humano e intelectual, que tenha valor para os associados e, consequentemente, qualifique as soluções apresentadas ao mercado. Uma estratégia nesse sentido é a Uni Algar, referência nacional em universidade corporativa e ensino a distância, fundada em 1998, para desenvolver talentos e aumentar a competitividade dos negócios. Iniciativas como essa, aliadas a políticas atrativas de gestão do talento humano, têm reflexo no ambiente de trabalho. 
“A gente valoriza a nossa cultura, quem faz arte e quem se diverte com ela.”
Sempre acreditamos no positivo poder transformador das novas tecnologias para a sociedade. Por isso, direcionamos nossa atuação social ao desenvolvimento das pessoas, focando o ensino e a cultura. Por meio do Instituto Algar, desenvolvemos projetos educacionais focados nos Ensinos Fundamental e Médio, em parceria com escolas públicas e Secretarias de Educação. O Instituto mantém projetos em mais de 27 cidades, distribuídas nas regiões de atuação das empresas do Grupo. Ao longo dos anos milhões foram investidos em projetos sociais e culturais, impactando muitas pessoas. 
Em termos de projetos sociais, desenvolvemos vários programas. O “Talentos do Futuro”, por exemplo, contribui com o desenvolvimento de habilidades e competências de jovens do Ensino Médio, com foco no mercado de trabalho. Já o “Programa Mídias na Escola” atua na formação continuada e complementar de professores para o uso das mídias como ferramenta pedagógica. O “Programa Transforma”, por sua vez, promove o desenvolvimento de crianças e adolescentes por meio de oficinas de Cultura e Arte, em turnos opostos ao escolar. Os associados, em linha com o intuito de “servir à comunidade” – característica marcante do grupo Algar –, participam voluntariamente de diversas atividades pontuais ou contínuas, presencialmente ou à distância, doando seu tempo, trabalho e talento em atividades orientadas pelo Instituto Algar. O voluntariado possui atividades constantes como o Clube da Correspondência, em que associados trocam cartas com alunos de escolas públicas com o intuito de incentivar a leitura. 
Na Algar Telecom procuramos envolver aspectos fundamentais da nossa era tecnológica – raciocínio, eficiência e produtividade – em nossas ações sociais. É o caso das “Maratonas de Aprendizagem”, programas em que selecionamos os melhores estudantes de Ensino Médio de escolas públicas para frequentarem as instalações da Empresa quatro tardes por semana. Nesses períodos, passam por treinamentos em raciocínio lógico e matemático com jovens universitários com elevado potencial. São submetidos a desafios e problemas, para os quais devem encontrar as soluções e respostas. Uma vez por semana, os estudantes também têm aulas de Cidadania, Finanças Domésticas, Sustentabilidade, entre outros temas. Para os jovens, esse programa representa uma oportunidade adicional de desenvolvimento, pois os ajudará a enfrentar o vestibular e a conseguir melhores empregos no futuro. Para a Empresa, é uma alternativa de formação de profissionais que, além de serem muito bons no que fazem, também passam a conhecer os valores Algar. O ganho social é a formação de mentes inovadoras que podem ajudar o país a desenvolver cidadãos mais conscientes e preparados para enfrentar os desafios cotidianos de uma sociedade digital. Também temos uma atuação forte na promoção da cultura para comunidades que não possuem acesso à arte e ao entretenimento. O “Cine Família na Praça”, projeto incentivado desde 2014, leva cinema ao ar livre de forma gratuita para a população de municípios com até 100 mil habitantes. 
2.8 Planos de Sustentabilidade
Somos uma companhia aberta, não listada em bolsa, e adotamos princípios, estrutura de governança e rotinas alinhadas às melhores práticas de mercado. Em 2018, recebemos a Archy LLC, afiliada ao GIC – fundo soberano de Cingapura, como nossa acionista que, aliado à reconhecida excelência em práticas de governança do Grupo Algar, nos dará a oportunidade de conviver com práticas e experiências internacionais. Ainda em 2018 e no início de 2019, realizamos a 7ª e a 8ª emissão pública de debêntures da Companhia e a 1ª de notas promissórias. Tivemos uma demanda bem acima da esperada, como resultado não apenas da estratégia sustentável, mas também do relacionamento que construímos com o mercado ao longo dos anos, pautado pela confiança e transparência das informações.
Os investimentos sociais da Algar Telecom são realizados por meio do Instituto Algar, que dá diretrizes e coordena as ações nas frentes educacional (contribuindo com a melhoria da educação do Brasil, com atividades e formações para alunos e professores), ambiental (articulando, mobilizando e sensibilizando a Empresa a continuar implementando iniciativas ambientais) e de incentivos fiscais (ao patrocinar projetos disponibilizados via leis de incentivos: municipais, estaduais e federal).
Diante da expansão geográfica das operações da Algar Telecom, também aumentamos a extensão dos projetos de cunho social para essas regiões, mantendo o nosso compromisso de investimento nas comunidades onde estamos inseridos. Em 2018, cerca de 380 educadores de 115 escolas em 30 cidades receberam o apoio da Companhia, beneficiando 9.000 alunos.
Em 2018, investimos diretamente R$ 2,2 milhões em projetos educacionais, culturais e ambientais. A escolha dos projetos segue critérios, essencialmente, estratégicos, geográficos (relacionados às áreas de atuação da empresa) e financeiros. O Instituto propõe e implementa indicadores de monitoramento e diagnósticos, que ajudam a demonstrar o impacto socioambiental das iniciativas.
A Algar Telecom é parceira e mantenedora do Instituto Algar, que tem como foco a melhoria da educação de comunidades em que o grupo Algar está presente e sua atuação contribui diretamente para as seguintes metas:
Garantir que todas as meninas e meninos completem o ensino primário e secundário;
Assegurar a igualdade de acesso para todos os homens e mulheres à educação técnica, profissional e superior;
Aumentar o número de jovens e adultos que tenham competências técnicas e profissionais, para emprego, trabalho decente e empreendedorismo;
Aumentar o contingente de professores qualificados.
Um case de sucesso é o Projeto Talentos de Futuro,que contribui com o objetivo da Educação de Qualidade e visa aumentar substancialmente o número de jovens com habilidades relevantes, inclusive competências técnicas e profissionais, para emprego, trabalho decente e empreendedorismo.
Além de gerar oportunidades, o projeto também prepara organizações sociais que tenham desejo e possibilidade de replicar a metodologia e assim transformar as vidas de jovens estudantes de 14 a 18 anos, do ensino médio público na promoção do desenvolvimento de competências comportamentais. 
Também por meio do Instituto Algar contribuímos com o ODS “ação climática”, promovendo a comunicação e conscientização de temas sustentáveis para nossa rede de relacionamento, especialmente para a comunidade em que estamos inseridos.  
Para atingir a meta de melhoria da educação e aumento da conscientização sobre mitigação, adaptação, redução de impacto e alerta sobre a mudança climática, este é um tema presente nas ações do Instituto Algar, garantindo que todos os alunos adquiram conhecimentos e habilidades necessárias para promover o desenvolvimento sustentável.
Direcionamos nosso investimento social a programas educacionais, em parcerias com escolas públicas e secretarias de educação nas nossas regiões de atuação. Estamos presentes em 24 municípios de oito estados brasileiros com os seguintes programas:
· Mídias na Escola – complementa a formação de educadores para a utilização das mídias como ferramenta pedagógica. Tem como objetivo melhorar o desempenho dos alunos nas habilidades linguísticas, leitura, escrita e letramento, além de estimular a apropriação do trabalho com gêneros textuais e da leitura de mundo de educadores e alunos.
· Talentos do Futuro – tem como foco a preparação de jovens do ensino médio para o mercado de trabalho. Buscamos capacitá-los, contribuindo para o desenvolvimento de habilidades e transmitindo conhecimentos sobre o mercado de trabalho e desempenho das profissões. Além disso, o programa foi replicado a quatro instituições sociais sem fins lucrativos, por meio de uma parceria.
· Transforma – desenvolve oficinas e aulas com crianças e adolescentes (entre 6 e 14 anos) nas esferas de Cultura e Artes, Cultura Digital, Esportes e Formação Profissional, além de atividades com voluntários do grupo Algar. O objetivo é promover o desenvolvimento de crianças e adolescentes por meio da educação e da cultura, com oficinas no contra turno escolar. A Oficina de Bem-Estar foi inserida na programação, com o patrocínio do Instituto Sabin. Passamos a contar com uma nova sede para a realização das aulas, no IFVC – Instituto de Formação Vamos Crescer, em Uberlândia (MG).
Direcionamos todo o recurso de incentivos fiscais permitido para projetos na área de cultura, saúde, esporte e apoio às crianças e adolescentes em situação de risco social. Para viabilizar esses patrocínios, contamos com o apoio do Comitê Corporativo de Incentivos Fiscais, que apoia a identificação e a gestão de recursos em âmbito municipal, estadual e federal. Em 2018, foram apoiados 59 projetos, totalizando R$ 11,2 milhões de investimento
2.9 Princípios éticos
Seguem abaixo os princípios éticos do código de conduta: 
· Respeitar e valorizar o ser humano em todas as suas dimensões. 
· Praticar os valores e o espírito de grupo e representá‐los de forma adequada. 
· Ter postura ética nos relacionamentos e negócios e cumprir as leis, normas e políticas do Grupo. 
· Respeitar e preservar o meio ambiente. 
· Valorizar todos os públicos com os quais nos relacionamos, em especial Clientes, Associados, Fornecedores, Parceiros, Investidores, Acionistas e Comunidade. 
· Proteger o patrimônio do Grupo, tangível e intangível, além de buscar a melhoria contínua da qualidade e facilitar o desenvolvimento de novas ideias. 
· Não atuar em causa própria nem praticar qualquer ato que caracterize conflito de interesses. 
· Usar adequadamente as ferramentas de trabalho e zelar pela segurança da informação. Relacionar‐se adequadamente com autoridades, entidades, órgãos, mídia e pessoas públicas. 
· Valorizar a verdade, a livre iniciativa e a democracia. 
3 CONCLUSÃO
O projeto integrador I teve como principal objetivo proporcionar aos alunos ingressantes no curso tecnológico em Gestão Financeira o primeiro contato com a realidade empresarial. Os alunos conheceram as empresas de maneira ampla, sem aprofundar em nenhuma de suas partes. Essa etapa é importante para que os alunos adquiram uma visão geral das organizações. 
Para tanto, foi realizado um estudo em nível exploratório na Algar Telecom, que se destaca no mercado pela prestação de serviços de telecomunicações e TI.
 A partir da pesquisa realizada, chegou-se as seguintes conclusões: 
Fazemos parte do Grupo Algar, que além de telecomunicações, possui negócios nos setores de turismo, serviços e agronegócios. Com presença em todo o território brasileiro e na América Latina, o Grupo tem construído, desde 1930, uma história baseada no propósito Gente Servindo Gente, criado pelo fundador, Alexandrino Garcia.
São 19 mil associados (colaboradores) e 2 milhões de clientes conectados por meio de um relacionamento próximo e duradouro, que é o jeito Algar de ser e de fazer negócios.
Sem dúvida, este projeto contribuiu para a aprendizagem dos alunos ingressantes na graduação tecnológica em Gestão Financeira, já que os mesmos tiveram a oportunidade de conhecer uma empresa que se destaca no cenário nacional. 
4 REFERÊNCIAS
A EMPRESA. Algar telecom. Disponível em: < https://algartelecom.com.br/empresas >. Acesso em: 31, maio de 2020.
CÓDIGO DE CONDUTA. Algar telecom, 2016. Disponível em: <https://ri.algartelecom.com.br/wp-content/uploads/sites/13/2017/11/codigo-de-conduta-algar.pdf>. Acesso em: 31, maio de 2020.
IMPRENSA. Algar telecom. Disponível em: <https://algartelecom.com.br/institucional/imprensa/ >. Acesso em: 31, maio de 2020.
INOVAÇÃO. Algar telecom. Disponível em: <https://algartelecom.com.br/institucional/inovacao/>. Acesso em: 31, maio de 2020.
NOSSA HISTÓRIA. Algar telecom. Disponível em: <https://algartelecom.com.br/institucional/algar/historia>. Acesso em: 31,maio de 2020.
PRODUTOS E SERVIÇOS. Algar telecom. Disponível em: <https://algartelecom.com.br/operadoras/pt/produtos/ >. Acesso em: 31, maio de 2020.
PROGRAMA DE ÉTICA E COMPLIANCE. Algar telecom. Disponível em: <https://algartech.com/pt/blog/programa-de-etica-e-compliance-reforco-da-transparencia-e-da-integridade-das-empresas/>. Acesso em: 31, maio de 2020.
RELATÓRIO ANUAL DE SUSTENTABILIDADE. Algar telecom, 2019. Disponível em: <https://algartelecom.com.br/institucional/sustentabilidade/relatorio-anual-de-sustentabilidade>. Acesso em: 31, maio de 2020.
5 ANEXO

Continue navegando