Buscar

O NÚCLEO CELULAR

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 4 páginas

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

O NÚCLEO CELULAR
· Tipos de células: 1- Procarionte: são as células que não possuem núcleo definido, o material genético fica disperso no citoplasma;
2- Eucarionte: são as células que possuem núcleo definido, seu material genético fica protegido dentro do núcleo.
· Núcleo das células eucariontes: Descoberto por Robert Brown;
· Experimento de Balbiani: a função reguladora do núcleo foi evidenciada nos experimentos de merotomia realizados por Balbiani, no final do século XIX. A merotomia consiste na secção (divisão ou corte) de uma célula viva para se estudarem as modificações que vão ocorrendo nos fragmentos. Trabalhando com amebas selecionadas, Balbiani verificou que a porção nucleada sobrevivia regenerava, ao contrário da porção anucleada, que degenerava. Quando, porém, numa porção anucleada era enxertado um núcleo transplantado de outra ameba, aquela porção sobrevivia e reproduzia. A experiência demonstrou a importância do núcleo para a manutenção das atividades normais de uma célula.
· Formas do núcleo: é comum acreditar que eles são redondos. Entretanto, isso não é bem verdade. O que acontece é que a forma dos núcleos, geralmente, acompanha a forma da célula em si. Assim, é bastante frequente encontrá-los arredondados, entretanto, eles também podem se apresentar alongado e, até mesmo, com formato irregular.
· Quantidade de núcleo das células eucariontes: 1- Anucleada: são as células que não possuem núcleo. Ex: Hemácias.
2- Mononucleada: são as células que apresentam apenas um núcleo, esse é o caso da maioria das células. Ex: Células epiteliais.
3- Binucleada: são as células que apresentam dois núcleos. Ex: Hepatócitos
4- Multinucleada: são as células que apresentam vários núcleos. Ex: Células musculares estriadas esqueléticas.
· Funções do Núcleo: 1- Responsável por todas as funções celulares, principalmente as reações celulares;
2- É o centro de comando da célula;
3- Armazena as informações genéticas.
· Estrutura do núcleo: 
1- Poros ou Anulli: são aberturas presentes na carioteca, onde existem proteínas que regulam a entrada e a saída de substâncias do núcleo;
2- Carioteca ou Envelope Nuclear ou Membrana Nuclear ou Envoltório Celular: é a camada que envolve o núcleo e permite o intercâmbio de substâncias. Ela é formada por uma dupla camada e tem a mesma constituição da membrana plasmática, ou seja, ela é lipoprotéica. A carioteca realiza a comunicação com o Retículo Endoplasmático
3- Suco Nuclear ou Nucleoplasma ou Cariolinfa: é o fluido que preenche o núcleo, ele é constituído por água, sais minerais e proteínas;
4- Nucléolo: é a estrutura responsável pela síntese de ribossomos. Ele sintetiza o RNA ribossômico e esta forma o ribossomo;
5- Cromatina: é o material genético presente no núcleo, ele é composto por DNA (ácido desoxirribonucleico). Quando a cromatina está totalmente condensada ela recebe o nome de cromossomo. A cromatina é dividida em duas partes:
a) Eucromatina: ela é menos condensada e por esse motivo fica menos corada com uso de corante básico. Ela apresenta os genes ativos;
b) Heterocromatina: ela é mais condensada e por isso fica mais corada com o uso de corante básico;
6- Espaço Perinuclear: é o espaço que existe entre as duas camadas da carioteca.
· A organização do DNA no núcleo:
OS ÁCIDOS NUCLÉICOS
· Existem dois tipos de ácidos nucléicos: 1- DNA: ácido desoxirribonucleico;
2- RNA: ácido ribonucleico.
· Ácidos nucleicos: são estruturas presentes em todos os seres vivos. Elas receberam esse nome por serem ácidas e por se acreditar, quando foram descobertas, serem encontradas apenas no núcleo.
· Locais onde podem ser encontrados os ácidos nucleicos: 1- DNA: núcleo, mitocôndria e cloroplasto;
2- RNA: núcleo, nucléolo, ribossomos, citoplasma, mitocôndria e cloroplasto.
· Estrutura: elas são estruturas chamadas de polímeros, forma por estruturas menores os nucleotídeos. 
Os nucleotídeos são constituídos por:
1- Fosfato: é uma substância ácida, chamada de ácido fosfórico (PO-34);
2- Pentose: é um açúcar simples, sendo dividido em:
a) Desoxirribose: presente no DNA – C5H10O4, pela sua constituição ele não oxida e é mais estável;
b) Ribose: presente no RNA – C5H10O5, sendo menos estável;
3- Bases Nitrogenadas: elas são divididas em:
a) Purínicas ou Púricas: são originadas da purina e possui dois anéis de carbono. As bases púricas são: adenina (A) e guanina (G);
b) Pirimidínicas ou Pirimídicas: são originadas da pirimidina e apresenta um anel de carbono. As bases pirimídicas são: citosina (C), timina (T) e uracila (U).
 As bases nitrogenadas se dividem nos ácidos nucleicos da seguinte forma:
I. DNA: Adenina, Guanina, Citosina e Timina;
II. RNA: Adenina, Guanina, Citosina e Uracila;
Observação: * O fosfato sempre se liga ao carbono 5’ e a base nitrogenada se liga ao carbono 3’;
 * Nucleotídeo: formado por fosfato, pentose e base nitrogenada;
 * Nucleosídeo: formado por pentose e base nitrogenada;
· Estrutura do RNA: O ácido ribonucleico (RNA) é formado a partir de um molde de DNA, por um processo denominado de transcrição gênica. O RNA é uma molécula de fita simples, formado por nucleotídeos compostos de uma pentose (ribose), uma base nitrogenada (adenina, uracila, guanina e citosina) e um grupamento fosfato.
Vários tipos de moléculas de RNA foram identificados, das quais três se destacam: RNA mensageiro (RNAm) são moléculas de RNA traduzidas nos ribossomos, ou seja, são os RNA que contém a informação genética para a codificação das proteínas, RNA ribossômico (RNAr) são componentes tanto estruturais como catalíticos dos ribossomos, local onde ocorre o processo de tradução propriamente dito e RNA transportador (RNAt) são pequenas moléculas de RNA que funcionam como adaptadores, transportando o aminoácido específico ao sítio de síntese de proteínas.
	
	
· Estrutura do DNA: a molécula de ácido desoxirribonucleico (DNA) é constituída por duas cadeias ou fitas de nucleotídeos que se mantêm unidas em dupla hélice por pontes de hidrogênio entre as bases dos nucleotídeos. Esses, por sua vez, são compostos por um grupo fosfato, uma molécula de açúcar de cinco carbonos (uma desoxirribose que possui um átomo de hidrogênio no carbono 2’, diferentemente da ribose, componente do RNA, que apresenta uma hidroxila nessa posição) e bases nitrogenadas que podem ser adenina (A), citosina (C), guanina (G) e timina (T).
Na molécula de DNA há o pareamento de uma purina com uma pirimidina e esse pareamento complementar não é ao acaso: A sempre pareia com T, através de duas pontes de hidrogênio, e C sempre pareia com G, por três pontes de hidrogênio. Assim, a quantidade de A sempre é igual a de T e a quantidade de C é a mesma que a de G. No entanto, a quantidade de A + T não é necessariamente igual à C + G. Em adição, a quantidade total de nucleotídeos pirimidínicos (C + T) é sempre igual à quantidade total de nucleotídeos purínicos (A + G). No arcabouço de cada filamento os nucleotídeos são ligados covalentemente por ligações fosfodiéster que conecta o carbono 5’ de uma desoxirribose ao carbono 3’ do açúcar adjacente. Desse modo, cada ligação açúcar-fosfato é dita como sendo de polaridade 5’ para 3’. Assim, a molécula bifilamentar de DNA caracteriza-se por dois arcabouços estão em orientação oposta, ou seja, em polaridade inversa.
A complementaridade de pareamento de bases permite que elas sejam compactadas em um arranjo mais favorável energeticamente no interior da fita dupla e que cada molécula de DNA contenha uma sequência de nucleotídeos que é exatamente complementar à sequência nucleotídica da fita antiparalela.
Portanto, a forma helicoidal do DNA depende do empilhamento das bases que confere estabilidade a molécula de DNA, excluindo moléculas de água dos espaços entre os pares de bases no interior da dupla hélice, e do pareamento das bases nos filamentos de polaridade inversa.

Continue navegando