Buscar

Atividade 02

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 4 páginas

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

1 - Na unidade 11 há alguns comentários sobre as ruas de São Paulo que sofrerão mudanças no referente a reformas diante de um projeto de lei. Assinale a alternativa FALSA sobre os comentários que constituem o cenário da possível mudança:
A. 	Andar nas ruas de São Paulo pode ficar mais agradável a partir do projeto de lei que convoca os cidadãos a participar das reformas.
B. 	Na forma da legislação os proprietários não são responsáveis legalmente pela sua calçada ou guia.
C. 	No que consiste o projeto: a prefeitura dá o primeiro passo, determinando as vias estratégicas para a reforma e contratando uma empreiteira.
D. 	No projeto os cidadãos deverão pagar 70% da obra. Pelo projeto, a adesão será praticamente compulsória: quem não contribuir levará multa - e o dinheiro irá para um fundo específico destinado às reformas.
2 - Hilda Pon Young tratando sobre as relações entre preservação ambiental e capitalismo expõe alguns dados para estudo (Unidade 15). Qual dos dados abaixo NÃO corresponde ao conteúdo lançado pela pesquisadora?
A. 	O conflito entre a lógica capitalista e a perspectiva ambiental é histórico.
B. 	Hoje o mundo se defronta com limitações de recursos e sofre com a degradação ambiental e, ainda mais, com a exacerbação da mídia para a emergência de uma agenda política e empresarial voltada para o resgate do meio ambiente.
C. 	Hoje já não é visto como necessário inserir os interesses ambientais no processo produtivo capitalista.
D. 	Inserir os interesses ambientais fazendo com que a questão passe a fazer parte dos processos decisórios das atividades econômicas, de modo a apresentar um nítido alinhamento das estratégias de desenvolvimento sustentado com a estratégia capitalista de preservação dos lucros.
3 - Hilda Pon Young tratando sobre as relações entre preservação ambiental e capitalismo expõe alguns dados para estudo (Unidade 15). Qual dos dados abaixo NÃO corresponde ao conteúdo lançado pela pesquisadora?
A. 	A eclosão da discussão ambiental no plano mundial tornou-se mais evidente à medida que graves acidentes ecológicos, principalmente a partir de 1940, ganhavam crescente destaque na mídia, causando grandes repercussões na sociedade e levando ao surgimento de um maior número de adeptos na luta pela preservação ambiental.
B. 	Na discussão ambiental (dada a partir dos anos de 1940) se incluíam estudiosos, especialistas, estudantes, empresários, políticos, entidades de classe, cada qual articulado segundo a sua percepção e interesse pela causa ambiental.
C. 	O modelo de desenvolvimento econômico vigente, baseado na exploração dos recursos naturais, uma singularidade da lógica capitalista industrial do século XX, vem cumprindo a sua função de materialização das necessidades e das expectativas de consumo da sociedade.
D. 	Desde o advento do capitalismo, até os nossos dias, houve uma preocupação por parte do empresariado em poluir menos e explorar sustentavelmente o meio ambiente - apesar de que esta concepção muito clara teoricamente não se fazia presente na prática.
4 - Complete a lacuna da elaboração histórica sobre a relação preservação ambiental e capitalismo desenvolvida por Hilda Pon Young que diz: Ao se defrontar com a possibilidade da insustentabilidade desse complexo vital, o ecossistema chamado Terra, torna-se fundamental ____________________________________________________________.
A. 	O cumprimento dos compromissos ambientais pensados desde o advento do capitalismo.
B. 	Pela elite capitalista a incorporação da questão da preservação ambiental em sua retórica.
C. 	Pelas classes mais empobrecidas a incorporação da questão da preservação ambiental ao seu processo educacional.
D. 	Pela elite capitalista a busca por frear o crescimento econômico.
5 - A questão ambiental pode ser abordada sob três perspectivas (segundo Hilda Pon Young) que irão vincular a problemática ambiental ao crescimento econômico. Dos itens abaixo qual NÃO pertence a trilogia da pesquisadora:
A. 	A ótica do desenvolvimento.
B. 	A abordagem neoclássica.
C. 	A economia ecológica.
D. 	A ótica do lucro a qualquer preço.
6 - A questão ambiental pode ser abordada sob três perspectivas (segundo Hilda Pon Young) que irão vincular a problemática ambiental ao crescimento econômico, a saber: a ótica do desenvolvimento; a abordagem neoclássica e a economia ecológica. Diz a pesquisadora: Essa trilogia advém da própria trajetória temporal e histórica da questão ambiental, sendo cruciais, para a evolução das diversas concepções ambientalistas, novas críticas e reformulações que permitam novos delineamentos, novos enfoques, bem como o surgimento de novos conceitos e paradigmas, que ganham força, defensores e seguidores. As novas abordagens podem responder, ou ao menos tentar explicar, o próprio desenvolvimento histórico capitalista e a complexa relação entre o homem e o meio ambiente. Cada uma das três abordagens ambientais apresenta motivações distintas que vinculam a questão ambiental ao crescimento econômico, e que estão associadas a contextos históricos temporais distintos. Qual dos contextos abaixo NÃO é relatado pela pesquisadora Hilda Pon Young.
A. 	A ótica do desenvolvimento: na década de 60 e início dos anos 70, iniciavam-se as reflexões e os questionamentos correlacionando crescimento econômico e meio ambiente.
B. 	A abordagem neoclássica: ganha espaço nos anos 70 e 80, coincidindo com as reivindicações da sociedade e das classes ambientalistas pelo pagamento das externalidades dos impactos ambientais causados pelas empresas, surgindo, então, a questão da valoração ambiental, que busca traduzir a relação custo/benefício em termos quantificáveis.
C. 	A economia ecológica: surge no final da década de 80 e no início da de 90, reacendendo valores existenciais do homem na busca de sua determinação, a percepção ecológica e a sua interdependência com as outras ciências.
D. 	Todos os três contextos pertencem a elaboração teórica desenvolvida por Hilda Pon Young.
7 - Hilda Pon Young tratando sobre as relações entre a questão ambiental e o desenvolvimento econômico capitalista expõe alguns dados a temática (Unidade 15). Qual dos dados abaixo NÃO corresponde ao conteúdo lançado pela pesquisadora?
A. 	Com relação à problemática ambiental, a dinâmica capitalista-industrial, visando garantir o progresso econômico, baseava-se na exploração dos recursos naturais e na poluição do meio ambiente. Essas ações eram justificadas pelo crescimento populacional, exigindo o atendimento de uma demanda também cada vez mais crescente por bens materiais, fazendo-o, no entanto, em detrimento da preservação dos ecossistemas naturais. Por consequência, a própria sobrevivência humana estaria comprometida, tal como o Relatório de Burtland preconizava.
B. 	A indústria e seus produtos exercem um impacto sobre a base de recursos naturais da civilização ao longo de todo o ciclo de exploração e extração de matérias primas, sua transformação em produtos, consumo de energia, formação de resíduos, uso e eliminação dos produtos pelos consumidores. Tais impactos podem ser positivos, melhorando a qualidade de um recurso ou ampliando seus usos; ou podem ser negativos, devido à poluição causada pelo processo e pelo produto, ou ainda ao esgotamento ou deterioração dos recursos.
C. 	A corrente do desenvolvimento sustentável baseia-se na lógica de combinar as questões de âmbito econômico sob a ótica estritamente ambiental a serem incorporadas pelo Estado, empresas, ONGs e sociedade. O objetivo é o de garantir que o progresso tecnológico e produtivo não esgote os recursos naturais, nem degrade o meio ambiente de forma que venha a comprometer a sua existência futura.
D. 	O início da evolução tecnológico-científica a partir dos anos 50 permitiu o avanço tecnológico e a explosão de consumo por novos bens duráveis, nas décadas de 80 e de 90. As consequências ambientais advindas dessa aceleração também estão sendo sentidas, uma vez que o desenvolvimento capitalista e a degradação ambiental são trajetórias que se confundem historicamente, devido a uma forte inter-relaçãoentre ambas.
8 - Hilda Pon Young tratando sobre as relações entre a questão ambiental e o desenvolvimento econômico capitalista expõe alguns dados a temática (conforme unidade 15). Qual dos dados abaixo NÃO corresponde ao conteúdo lançado pela pesquisadora?
A. 	A preocupação com o meio ambiente, alicerçada pela lógica da sustentabilidade ecológica, caracterizasse pela garantia de progresso material e bem-estar social.
B. 	A preocupação com o meio ambiente procura resguardar os recursos e o patrimônio natural da humanidade para gerações futuras.
C. 	A preocupação com o meio ambiente implica garantir que os recursos não sejam esgotados pela produção, mas lhes impõem uma gestão racional, pois o crescimento não é infinito, existindo limites físicos naturais a serem respeitados.
D. 	A preocupação com o meio ambiente não adverte sobre as motivações capitalistas que, ao extrapolar o processo de exploração, inevitavelmente, levará à autodestruição dos ecossistemas naturais e, por conseguinte, da humanidade.
9 - Complete a Lacuna: O documento _______________cita um estudo feito com base em imagens de satélites que mostram o total das grandes aglomerações urbanas, que cobrem apenas 2,8% da superfície terrestre. A lógica da ideia da vantagem da concentração em centros urbanos é a seguinte: se a população estivesse mais dispersa, mais terras valiosas - do ponto de vista de riqueza ambiental - estariam ocupadas e mais ecossistemas seriam prejudicados pela invasão humana.
A. 	Da Agência Humanitária para os Refugiados.
B. 	Do Fundo de População das Nações Unidas (UNFPA).
C. 	Da Secretaria de Estado do Vaticano.
D. 	Da Agenda 21 para projetos de urbanização.
10 - Na unidade 16 são abordados alguns cenários das cidades Médias e pequenas no mundo. Qual dos cenários abaixo NÃO está de acordo com o conteúdo da unidade?
A. 	No novo cenário mundial, as megalópoles - metrópoles com mais de 10 milhões de habitantes - chamam muita atenção pelo gigantismo dos problemas sociais e ambientais que provocam. Uma das tendências da atual expansão urbana no globo é o crescimento no número de megalópoles.
B. 	Em 1975, existiam só cinco cidades com mais de 10 milhões de habitantes. Atualmente, esses aglomerados urbanos, conhecidos como megalópoles, são 19. Até 2015, serão 23, e os países em desenvolvimento abrigarão 19. Mas as cidades de menor porte também se destacam. Isso porque é nas pequenas e médias cidades que o processo de crescimento está sendo mais acelerado.
C. 	A transição do meio rural para os centros urbanos se dá, atualmente, sem traumas.
D. 	À medida que houver crescimento populacional, os governos terão de apresentar maior capacidade de gestão e de planificação. Afinal, a transição do meio rural para os centros urbanos não se dá sem traumas.

Continue navegando