Buscar

Atividade 03

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 3 páginas

Prévia do material em texto

1 - Qual dos pontos abaixo não pertence à Declaração comum romano-ortodoxa sobre a preservação ambiental.
A. 	Deus não abandonou o mundo.
B. 	Deus quer que o seu desígnio e a nossa esperança em relação ao mundo se realizem através da uma cooperação destinada a restabelecer a sua harmonia originária.
C. 	No nosso tempo, estamos ainda não assistimos o despertar e o desenvolvimento de uma consciência ecológica, que deve ser encorajada a fim de poder redundar em iniciativas e programas concretos.
D. 	A consciência da relação entre Deus e a humanidade dá um sentido mais completo à importância do relacionamento entre os seres humanos e o meio ambiente natural, que é a criação de Deus, e que Ele nos confiou a fim de que cuidássemos dela com sabedoria e amor (cf. Gn 1, 28).
2 - Segundo a Declaração comum romano-ortodoxa sobre a preservação ambiental o respeito pela criação deriva do respeito ____________ .
A. 	A vida biológica de modo mais amplo.
B. 	Aos mandamentos da lei de Deus.
C. 	pela vida e pela dignidade do homem.
D. 	As leis ambientais.
3 - Dom José Maria Pires em sua palestra de abertura da II Consulta de Teologia e Cultura Afro-americanas e caribenhas diz? Que os povos de cultura nagô-yorubá o chamem com o nome de Olorum (o Inaccessível) como os hebreus o denominaram Elohim, que os bantos o chamem de Nzambi (Aquele que diz e faz) ou Kalunga (Aquele que reúne) ou Pamba ou Maúnda como os gregos o denominaram Theos, ou nós o chamamos Deus e os indígenas Tupã, Ele é sempre o supremo, o inatingível, senhor do céu e da terra?.
Com estas palavras e segundo o contexto estudado o que ele estava querendo tratar?
A. 	Do politeísmo que os africanos tinham, como forma de se relacionar com as divindades.
B. 	Do monoteísmo que ele diz ser próprio da cultura africana.
C. 	Das invocações ao nome dos Deuses.
D. 	Da similaridade evocativa das divindades.
4 - Qual das afirmativas abaixo não consta nas observações de Dom José Maria Pires sobre os Orixás?
A. 	Olorum se comunica conosco e se faz presente em nós através dos Orixás que são suas forças vivas. Cada família é consagrada a um Orixá, cada pessoa é protegida por seu Orixá. A proteção é constante, mas durante o culto, o orixá poderá manifesta-se em alguns de seus filhos ou de suas filhas. São momentos inesquecíveis, de profunda experiência espiritual.
B. 	Os Orixás são deuses, mas é por meio deles que Olorum entra em contato com homens e mulheres e nós entramos em comunhão com Ele.
C. 	Os Orixás têm atribuições e poderes nos diversos setores da criação. Sua função não consiste em trazer favores aos humanos, mas em transmitir-lhes o dinamismo vital que possuem e que comunicam durante o tempo em que se fazem presentes no terreiro e se manifestam nas pessoas que lhes são consagradas.
D. 	O Orixá é essencialmente orientado para o bem do homem: portanto ele ama. Como não acreditar num Deus-Amor que cria e envia o Orixá?
5 - Qual afirmativa abaixo é falsa?
A. 	A palavra candomblé é sinônimo de religião afro-brasileira. A sua origem está relacionada com o trafico de escravos trazidos da África.
B. 	Em fins do século XVIII, (...) aconteceu uma concentração de negros nagô na Bahia. Pelo fato dos mesmos terem atingido um estado social na África e se constituírem numa espécie de elite no Brasil, estes não teve dificuldade de impor a sua religião, mantendo fidelidade à terra de origem e reinterpretando a religião católica.
C. 	Esta reinterpretação esta relacionada a sua definição como um ritual de negros (...) portanto escusa, ignorante, desprezível e rapidamente traduzida como coisa ruim, coisa do diabo, contra as forças do bem; fazendo com que o negro para ser aceito tivesse que relacionar os santos católicos aos orixás africanos, como o exemplo do Senhor do Bomfim e Oxalá, criando o sincretismo religioso.
D. 	Assim, os trezentos anos da história da escravidão do negro no Brasil, atestam acima de tudo, a resistência, a organização dos negros. A cultura africana sobreviveu para o negro através de suas estratégias políticas.
6 - Com relação ao candomblé a sua ligação com o meio ambiente é ____________________, uma vez que. as divindades naturais da África não têm representação antropomórfica ou zoomórfica: (...). O que verdadeiramente as representa são a sua moradia favorita - pedras, conchas, pedaços de ferro, frutos e arvores(...)?.
A. 	Marginal
B. 	Secundária
C. 	Estrutural
D. 	NDA
7 - O espaço de culto dos devotos dos orixás remete a natureza em sua palavra original, assim acena o texto de Dom José Maria Pires. Assinale a alternativa correta.
A. 	O lugar da festa é Igreja edificada em pedra.
B. 	O lugar da festa é a catedral.
C. 	O lugar da festa é o terreiro.
D. 	O lugar da festa é em qualquer lugar.
8 - Sobre a terra o texto de Dom José Maria Pires se refere a ela como:
A. 	Espaço de dominação.
B. 	Espaço de habitar
C. 	É uma realidade na qual o homem pode se apoiar e explorar.
D. 	É mãe e é fecunda. Ela tem axé, isto é, tem energia, tem fertilidade.
9 - Há poucos dias, ouvíamos maravilhados uma prece que Rigoberta Menchu formulava invocando "nossa mãe a Terra, nosso pai o Sol e nossa vovozinha a Lua". Esse contato com a natureza prossegue com aspersões de água perfumada com flores e plantas aromáticas, com defumações do ambientes e das pessoas. Faz lembrar a nossa água-benta e os incensos do altar, dos ministros sagrados e dos fiéis".
O texto acima, de autoria de Dom José Maria Pires, trata acerca do respeito que determinadas culturas tem em relação a terra. Quais povos, segundo o arcebispo, tem esta relação de respeito? Assinale a alternativa correta.
A. 	Os americanos que querem preservar a Amazônia do predadorismo dos índios.
B. 	Os europeus visto que são exemplos de preservação ambiental.
C. 	Os capitalistas chineses.
D. 	Os negros e os índios.
10 - Qual povo que na aurora de sua civilização acreditava que "forças sobrenaturais impessoais, espíritos, ou entidades estavam presentes ou corporificados em objetos e forças da natureza" - conforme pesquisa de Reginaldo Prandi?
A. 	Os hebreus.
B. 	Os mulçumanos.
C. 	Os cristãos;
D. 	O yorubá.

Outros materiais