Buscar

Atividade 01 1

Prévia do material em texto

1 - Consideram-se como principais funções da administração pública municipal:
A. 	Planejamento, organização e controle de estratégias que visem atingir os objetivos de desenvolvimento e regresso do município como um todo, zelando da melhor forma possível pelo patrimônio público.
B. 	Planejamento, organização e controle de ações que visem atingir os objetivos de desenvolvimento pessoal e progresso do município como um todo, zelando da melhor forma possível pelo patrimônio privado do gestor.
C. 	Planejamento, organização e controle de ações que visem atingir os objetivos de desenvolvimento e progresso do município como um todo, zelando da melhor forma possível pelo patrimônio público.
D. 	Nenhuma das alternativas anteriores.
2 - Marque V para verdadeiro e F para falso, nas frases a seguir, relacionadas ao processo de recrutamento e seleção:
( ) A cooperação social configura-se como um fator preponderante nas novas relações entre o Estado e a sociedade que introduzem, por sua vez, novas formas de gestão e de controle social.
( ) É essencial que o administrador público siga uma conduta ética e voltada aos interesses da coligação partidária comandada por ele, visando solucionar as necessidades básicas que são inerentes a ela.
( ) É de suma importância também que os administradores públicos municipais tenham transparência e coerência em suas ações, as quais devem primar pelas reais necessidades da população, enfatizando ações de cunho básico tais como saúde, educação, moradia, emprego e alimentação.
( ) A observância da responsabilidade fiscal na gestão pública e a manutenção do equilíbrio entre receitas e despesas públicas são condições irrelevantes para a implementação das políticas sociais que a sociedade brasileira demanda e fatores determinantes para a redução do desenvolvimento econômico por todos almejado.
A. 	V, V, F, V
B. 	F, V, V, F
C. 	V, V, V, F
D. 	V, F, V, F
3 - Sobre o Capitalismo, é Incorreto afirmar:
A. 	Seria apenas a soma das empresas capitalistas coordenadas pelo Estado.
B. 	Em qualquer circunstância, inclusive na sua forma liberal, o capitalismo é um sistema econômico complexo constituído por empresas capitalistas coordenadas pelo mercado e reguladas pelo Estado.
C. 	É convencionalmente entendido como o sistema econômico no qual empresas privadas são coordenadas pelo mercado.
D. 	Todas as alternativas estão corretas.
4 - Sobre o conceito de Estado, é correto afirmar:
A. 	O Estado é detentor de um patrimônio e de um refluxo de recursos financeiros originados dos lucros da empresa.
B. 	Para Engels, o Estado é um poder, ou seja, de uma estrutura organizacional e política que emerge da progressiva complexificação da sociedade e da sua divisão em classes destinada a manter a ordem dentro da sociedade, e, portanto, a manter o sistema de classes vigente.
C. 	Estado é uma organização sociocrática ou aparelho que se diferencia essencialmente das demais organizações porque é a única que dispõe do poder introverso - de um poder político que ultrapassa os seus próprios limites organizacionais.
D. 	Nenhuma das alternativas é correta.
5 - Enumere a segunda coluna de acordo com a primeira:
(1) Estado
(2) Sociedade Civil
( ) Incorpora a vida familiar, engloba todas as relações sociais que estão à margem do Estado.
( ) Sistema de poder organizado que se relaciona dialeticamente com outro sistema de poder, cujo poder é difuso, mas efetivo.
( ) Exerce formalmente o seu poder sobre a sociedade civil e o povo.
( ) É constituída pelo povo, mas enquanto o povo é o conjunto de cidadãos iguais perante a lei, o poder político que cada indivíduo possui é extremamente variável.
A. 	2, 1, 2, 1.
B. 	2, 1, 1, 2.
C. 	2, 1, 1, 1.
D. 	2, 2, 1, 1.
6 - Ao refletirmos sobre Estado e Sociedade Civil, pode-se afirmar que:
I. O Estado é a forma pela qual os setores mais poderosos da sociedade civil impõem, ou tentam impor, sua vontade sobre o restante da população.
II. A sociedade civil pode apresentar diversos níveis de abertura.
III. A sociedade civil pode ser democrática, onde as classes dirigentes dividem o poder com as classes dominadas, ou, pode ser também uma sociedade civil autoritária, em que uma única classe dominante concentra todo o poder.
A. 	As alternativas I e III estão corretas.
B. 	As alternativas II e III estão corretas.
C. 	Apenas a alternativa I é correta.
D. 	Todas as alternativas estão corretas.
7 - Em relação à teoria marxista sobre o Estado, é correto afirmar:
I - Poulantzas retorna a Marx para dizer que o Estado é um fator de reprodução das condições gerais de produção.
II - Como a esfera política é relativamente autônoma, o Estado não garante coesão à formação socialista do capitalismo.
III - A burguesia, sendo a classe dominante, é sua beneficiária fundamental, mas as outras classes são também capazes de influenciar as políticas do Estado.
A. 	As alternativas I e III estão corretas.
B. 	As alternativas II e III estão corretas.
C. 	Apenas a alternativa I é correta.
D. 	Todas as alternativas estão corretas.
8 - Sobre o conceito Marxista de Estado, é Incorreto afirmar:
A. 	Nas sociedades capitalistas contemporâneas, onde, ao lado da classe capitalista, surgiu uma classe tecnoburocrática ou uma classe de gerentes e técnicos assalariados que é poderosa devido ao conhecimento técnico e organizacional que detém.
B. 	O debate entre marxistas e neomarxistas sobre a teoria do Estado e sobre as relações entre o Estado e as classes sociais foi bastante ativo principalmente nos anos 70.
C. 	As políticas do Estado cujo objetivo é limitar a exploração dos trabalhadores podem ser explicadas segundo os interesses imediatos do capital, mas não são compreensíveis em termos dos seus interesses a médio e longo prazo.
D. 	A alternativa a está correta.
9 - O Estado é relativamente autônomo porque:
A. 	A tecnoburocracia é uma classe situada dentro do aparelho do Estado, que não apenas influencia, de fora para dentro, o Estado, da mesma forma que a burguesia e a classe trabalhadora o fazem como membros que são as três classes da sociedade civil, mas que também exerce uma influência interna, no seio do próprio aparelho estatal.
B. 	A tecnodemocracia é uma classe situada dentro do aparelho do Estado, que não apenas influencia, de dentro para dentro, o Estado, da mesma forma que a burguesia e a classe trabalhadora o fazem como membros que são as dez classes da sociedade civil, mas que também exerce uma influência externa, no seio do próprio aparelho estatal.
C. 	A tecnoburocracia é uma classe situada fora do aparelho do Estado, que não influencia, de dentro para fora, o Estado, da mesma forma que a burguesia e a classe trabalhadora o fazem como membros que são as cinco classes da sociedade civil, mas que também exerce uma influência externa, no seio do próprio aparelho estatal.
D. 	Nenhuma das alternativas é correta.
10 - Sobre a autonomia do Estado é correto afirmar:
I - O conceito de autonomia relativa do aparelho burocrático do Estado em relação à sociedade não deve ser confundido com a ideia de um Estado "autônomo" porque é capaz de realizar seus próprios objetivos, implementar suas políticas.
II - As leis e as políticas públicas são sempre o resultado da condensação do poder das classes ou frações de classes.
III - A autonomia do Estado deriva da fraqueza da burguesia e pode ser atribuída à decisão desta classe de não interferir diretamente (Przeworski, 1990).
IV - Segundo Przeworski, "o Estado é autônomo quando os administradores estatais dispõem da capacidade institucional para escolher seus próprios objetivos e para realizá-los em face de interesses conflitantes".
A. 	As alternativas I, II e IV estão corretas.
B. 	As alternativas II e III estão corretas.
C. 	Apenas a alternativa I é correta.
D. 	Todas as alternativas estão corretas.

Continue navegando