Buscar

ManualECF-ApuraçãoLucroRealAnual1438634049485

Prévia do material em texto

Projeto ECF - Escrituração Contábil Fiscal: Apuração lucro Real Anual
	
	
	
	
	
	
	
	
	
	
Nenhuma parte desta publicação poderá ser reproduzida ou transmitida por qualquer modo ou meio, sem autorização prévia da CISS. Todos os direitos autorais estão reservados à CISS.
Este manual tem o objetivo de prover ao usuário informações precisas e completas sobre o CISSPoder.
A CISS encontra-se à disposição para analisar todas as sugestões, visando à melhoria deste documento.
O conteúdo deste documento pode ser alterado a qualquer momento sem aviso prévio.
CISS – Consultoria em Informática Serviços e Software Ltda
Rua Presidente Getúlio Vargas, 834 – Bairro das Torres – Dois Vizinhos/PR
Fone (0xx46) 3536-8500 / Fax (0xx46) 3536-8521
ciss.com.br
SUMÁRIO
1.	LUCRO REAL ANUAL	4
2.	CONFIGURAÇÕES GERAIS	4
2.1.	Configurações para Forma de Apuração Estimativa (Presumido)	4
2.1.1.	Filtros:	5
2.1.2.	Contas Contábeis para Apuração do IRPJ e CSLL	5
2.1.3.	Configurações para Forma de Apuração Redução/Suspensão	10
2.1.4.	Contas Contábeis para Apuração do IRPJ e CSLL	10
3.	CONFIGURAÇÕES DE EMPRESA	14
3.1.	Configuração de Empresa - aba Principal	14
3.2.	Configuração de Empresa - aba Histórico	15
4.	APURAÇÃO PARTE A	16
4.1.	Estimativa (Presumido)	16
4.2.	Filtros	18
4.3. Apresentação dos Valores na Tela de Apuração	19
4.4.	Relatório	21
4.5.	Real (Redução/Suspensão)	23
4.6.	Apresentação dos Valores na Tela de Apuração	24
5.	PARTE B	27
5.2.	Movimentos Compensações:	28
5.3.	Saldos	30
5.4.	Regras de lançamento na parte B:	30
5.4.1. Iniciando o Ano Exercício com Prejuízo no Exercício Anterior Quando o Valor do Prejuízo para IRPJ e CSLL for Igual	30
5.4.2. Compensando Prejuízo Anterior com valor IRPJ e CSLL iguais	31
5.4.3.	Iniciando o Ano Exercício com Prejuízo no Exercício Anterior Quando o Valor do Prejuízo para IRPJ e CSLL for Diferente	33
6.	FINANCEIRO/CONTÁBIL	40
6.1.	Geração do Financeiro IRPJ/CSLL:	43
7.	DARF’s	64
1. LUCRO REAL ANUAL
A pessoa jurídica sujeita à tributação com base no Lucro Real ANUAL poderá optar pelo pagamento do imposto e adicional, em cada mês, determinados sobre base de cálculo estimada (Lei 9.430/1996, artigo 2º).
A base de cálculo estimada  pode ser determinada das seguintes formas (facultado ao contribuinte a qual for mais vantajosa):
· Estimativa (Presumido): sobre a receita bruta mensal aplica-se percentuais constantes no artigo 15, § lº, da Lei 9.249/1995, acrescidos das demais receitas (ganho de capital, juros, variação monetária ativa, etc.).
· Redução/Suspensão: 
· Redução: Através do balancete mensal acumulado, demonstra-se que o imposto pago até a data do balancete é maior que o devido.
· Suspenção: Através do balancete mensal acumulado demonstra-se que o imposto devido, com base no lucro real, é inferior ao apurado com base na receita bruta mensal da empresa.
2. CONFIGURAÇÕES GERAIS 
2.1. Configurações para Forma de Apuração Estimativa (Presumido)
O cálculo da apuração Lucro Real Anual Estimativa (Presumido) é o mesmo da apuração Lucro Presumido, por este motivo as configurações são as mesmas em: Arquivo/ Configurações Gerais/ Contábil\Fiscal/ aba Lucro Presumido:
2.1.1. Filtros: 
· Empresa: Filtro para selecionar a empresa para efetuar as configurações das contas contábeis para geração da apuração. Através do botão “localizar” será possível selecionar as empresas para configuração.
· Ano Exercício: Filtro utilizado para selecionar o período no qual deseja realizar as configurações para geração da apuração IRPJ e CSLL. As configurações serão gravadas por ano exercício. Exemplo: As configurações gravadas para o ano exercício de 2014 não ficarão gravadas para 2015. Não é possível informar ano exercício inferior á 2014, pois o ECF é obrigatório a partir de 2014, anos anteriores devem utilizar a versão de 2014.
· Versão ECF: Neste campo é apresentada a versão do ECF para o ano exercício de 2014.
2.1.2. Contas Contábeis para Apuração do IRPJ e CSLL 
Clicando no botão “Incluir” é possível configurar as contas de acordo com o tipo:
· Campo Tipo: No campo tipo podem ser selecionadas as opções de Receita, Dedução da Receita, Dedução do Imposto, Adição da Base e Exclusão da Base que podem diminuir ou aumentar os impostos IRPJ e CSLL a pagar.
· Tipo Receita: Campo para informar as contas contábeis de receitas, que somadas formarão a Receita Bruta de IRPJ e CSLL. 
· Tipo Dedução da Receita: Campo para informar as contas contábeis de Dedução da Receita que somadas irão formar a dedução de IRPJ e CSLL para diminuir da receita bruta, resultando na Base Estimada de IRPJ e CSLL.
· Adição da Base: Campo para informar contas contábeis para Adição da Base que serão somadas á base estimada IRPJ e CSLL resultando na Base Liquida IRPJ e Base Liquida CSLL.
· Exclusão da Base: Campo para informar contas contábeis para Exclusão da Base que serão excluídos da base estimada IRPJ e CSLL resultando na Base Liquida IRPJ e Base Liquida CSLL.
· Dedução do Imposto: Campo para Informar contas contábeis para dedução do imposto IRPJ e CSLL que somadas irão formar a dedução do imposto para diminuir o IRPJ e CSLL a pagar.
· Serviço: A opção serviço deve ser marcada caso a classificação informada seja referente á uma receita de serviço. 
Receita de serviço não terá dedução de base.
· Classificação: Deve ser informada uma conta contábil de acordo com o tipo selecionado.
· %IRPJ e %CSLL: Deve ser Informado o percentual de presunção a ser aplicado sobre a receita bruta de IRPJ e CSLL para formar a base estimada de IRPJ e CSLL.
· Cód. ECF IRPJ e Cód. ECF CSLL: Deve ser informado o Código ECF IRPJ e Código ECF CSLL de acordo com o tipo informado, o código ECF é obrigatório para envio do arquivo ECF.
· Código Darf IRPJ e CSLL: Configuração de Código para impressão do DARF IRPJ e DARF CSLL. Os códigos informados, serão impressos na guia do DARF. 
· Carregar Configurações da Matriz: Através da opção “Carregar Configurações da Matriz” é possível carregar automaticamente as configurações feitas na empresa matriz. No campo empresa, deve ser informado o código da filial, em seguida clicar no botão “Carregar Configurações da Matriz”, todas as configurações de contas e Código IRPJ e Código CSLL serão carregadas na tela.
2.1.3. Configurações para Forma de Apuração Redução/Suspensão
Para a forma de apuração Lucro Real Anual Redução suspensão é necessário configurar as contas contábeis de Adição, Exclusão e Dedução de Imposto que serão utilizadas para apuração dos impostos IRPJ e CSLL, em Arquivo/ Configurações Gerais/ Contábil\Fiscal/ LALUR.
2.1.4. Contas Contábeis para Apuração do IRPJ e CSLL
Clicando no botão “Incluir” é possível configurar as contas contábeis de acordo com os tipos: Adição, Exclusão e Dedução do Imposto.
· Campo Tipo: No campo tipo podem ser selecionadas as opções de Adição, Exclusão, Dedução de Imposto que podem diminuir ou aumentar os impostos IRPJ e CSLL a pagar.
· Tipo Adição: Campo para informar as contas contábeis para Adições que somadas formarão o total de adição á somar com o Lucro Antes do IRPJ e CSLL. 
· Tipo Exclusão: Campo para informar as contas contábeis para Exclusão que somadas formarão o total de Exclusão á diminuir do Lucro Antes do IRPJ e CSLL.
 
· Tipo Dedução do Imposto: Campo para Informar contas contábeis para dedução do imposto IRPJ e CSLL que somadas irão formar a dedução do imposto para diminuir do valor de IRPJ e CSLL.
· Classificação: Deve ser informada uma conta contábil de acordo com o tipo selecionado.
· %IRPJ e %CSLL: Deve ser Informado o percentual a ser aplicado sobre o saldo da conta para formar o total das Adições, Exclusões e Dedução de Impostos.
· Cód. ECF IRPJ e Cód. ECF CSLL: Deve ser informado o código ECF IRPJ e Código ECF CSLL de acordo com o tipo informado. O código ECF é obrigatório para envio do SPED ECF.
· Classificação Contrapartida IRPJ e CSLL: Quando o tipo for dedução de imposto os campos classificação contrapartida IRPJ e Classificação contrapartida CSLL serão habilitados obrigando o preenchimento.· Código Darf IRPJ e CSLL: Configuração de Código para impressão do DARF IRPJ e DARF CSLL. Os códigos informados serão impressos na guia do DARF.
· Carregar Configurações da Matriz: Através da opção “Carregar Configurações da Matriz” é possível carregar automaticamente as configurações feitas na empresa matriz. No campo empresa, deve ser informado o código da filial, em seguida clicar no botão “Carregar Configurações da Matriz”, todas as configurações de contas contábeis e Código IRPJ e Código CSLL serão carregadas na tela.
· Compensações: A legislação do Imposto de Renda permite que eventuais prejuízos fiscais (lucro real negativo) apurados em períodos anteriores sejam compensados com os lucros apurados posteriormente da pessoa jurídica tributada pelo Lucro Real. Neste campo é possível configurar o percentual a ser compensado, entretanto a compensação dos prejuízos é limitada a 30% do lucro real antes da compensação.
3. CONFIGURAÇÕES DE EMPRESA
3.1. Configuração de Empresa - aba Principal
Em Cadastros/ Empresas (Matriz e Filiais)/ aba Principal encontra-se o campo CNAE ECF. É um campo específico e obrigatório para a geração do arquivo ECF. Caso o campo não esteja configurado, ao gerar o arquivo, é apresentada uma mensagem solicitando o preenchimento do campo.
3.2. Configuração de Empresa - aba Histórico
Para geração das apurações do Lucro Real Anual deve ser configurado o Histórico em Cadastros/ Empresas (Matriz e Filiais)/ aba Histórico, da seguinte maneira:
· Regime Federal: Lucro Real.
· Tipo Apuração IRPJ / CSLL: Anual
· Data Inicio Regime Tributário: data inicial que foi optado pelo regime tributário.
Para mais informações acesse o caso 10377 da Base do Conhecimento.
4. APURAÇÃO PARTE A
A apuração do IRPJ e CSLL deve ser feita consolidada (Matriz e filiais juntas). Sendo possível gerar apuração de apenas uma empresa para consulta de valores. Porém somente é possível gravar apuração se for consolidada. 
Na tela de apuração é possível escolher a forma de apuração para os impostos IRPJ e CSLL. São eles: Estimativa (Presumido) e Real (Redução/Suspensão).
4.1. Estimativa (Presumido)
A apuração por estimativa deve ser gerada mensal, o sistema não permite informar um período inválido. 
Caso seja informado o período: 01/2014 a 03/2014 apresenta a seguinte mensagem: 
Períodos válidos são: 01/2014 a 01/2014, 02/2014 a 02/2014, 03/2014 a 03/2014 e assim por diante.
As apurações devem ser sequenciais, ou seja, não é possível gravar uma apuração de 01/2014 a 01/2014 e em seguida gravar uma apuração de 03/2014 a 03/2014. Caso seja informado um período não sequencial o sistema apresenta a seguinte mensagem:
4.2. Filtros
· Empresa: Campo para selecionar a empresa para gerar a apuração do imposto IRPJ e CSLL.
· Mês/Ano: Campo para informar o período para gerar a apuração. A apuração do Lucro Real Anual por Estimativa deve ser mensal, exemplo: 01/2014 a 01/2014, 02/2014 a 02/2014, 03/2014 a 03/2014 e assim por diante.
· Ano Exercício: Deve ser selecionado o Ano Exercício que esteja de acordo com a versão do ECF, exemplo: Versão ECF: 1.00, Ano Exercício: 2014;
· Forma de apuração: Quando o regime for Lucro Real Anual, pode ser selecionada uma das duas opções: Estimativa (Presumido) ou Real (Redução/Suspensão).
· Versão ECF: Neste campo é apresentada a versão do ECF para o ano exercício de 2014.
· Exclusão/Histórico: Através do botão “Exclusão/Histórico”, é possível visualizar todas as apurações gravadas, também é possível excluir as apurações em sequencia e por ordem decrescente.
4.3. Apresentação dos Valores na Tela de Apuração
= Receita Bruta IRPJ: Neste campo será apresentado o valor total dos saldos das contas de receita e serviços * percentual de presunção IRPJ, configuradas em Arquivo/ Configurações gerais/ Contábil/Fiscal/ aba Lucro Presumido, com o tipo “receita”.
= Receita Bruta CSLL: Neste campo será apresentado o valor total dos saldos das contas de receita e serviços * percentual de presunção CSLL, configuradas em Arquivo/ Configurações gerais/ Contábil/Fiscal/ aba Lucro Presumido com o tipo “receita”.
(-)Dedução IRPJ: Será apresentado neste campo o valor total dos saldos das contas contábeis de Dedução de base configuradas em Arquivo/ Configurações gerais/ Contábil/Fiscal/ aba Lucro Presumido com o tipo “Dedução de base”.
(-)Dedução CSLL: Será apresentado neste campo o valor total dos saldos das contas contábeis de Dedução de base configuradas em Arquivo/ Configurações Gerais/ Contábil/Fiscal/ aba Lucro Presumido com o tipo “Dedução de base”.
= Base Estimada IRPJ: A Base Estimada IRPJ será formada pelo valor total de base de receitas e serviços após o cálculo da presunção: (Receita Bruta IRPJ – Dedução IRPJ * Alíquota de Presunção de IRPJ). 
= Base Estimada CSLL: A Base Estimada IRPJ será formada pelo valor total de base de receitas e serviços após o cálculo da presunção: (Receita Bruta CSLL – Dedução CSLL * Alíquota de Presunção de CSLL). 
(+) Adição da Base IRPJ/CSLL: Neste campo será apresentado o (valor total dos saldos das contas contábeis de Adição da Base * %IRPJ) configuradas em: Arquivo / Configurações gerais/ Contábil\Fiscal/ aba Lucro Presumido com o tipo “Adição da base”.
(-) Exclusão da Base IRPJ/CSLL: Neste campo será apresentado o (valor total dos saldos das contas contábeis de Exclusão da Base * %CSLL) configuradas em: Arquivo/ Configurações gerais/ Contábil\Fiscal/ aba Lucro Presumido com o tipo “Exclusão da base”.
IRPJ: O valor do IRPJ será formado pelo resultado do cálculo: Base Líquida IRPJ * 15%. A Alíquota de IRPJ pode ser configurada em: Arquivo/ Configurações Gerais/ Contábil\Fiscal/ aba Impostos / %IRPJ.
Adicional IRPJ: Se a “Base de Calculo do Imposto Sobre o Lucro Presumido” for menor ou igual ao resultado da equação: (Limite Mensal Adicional IRPJ * quantidade de meses do período apurado) então o campo será apresentado zerado. Senão será apresentado o resultado da equação: (Base de Cálculo do Imposto Sobre o Lucro Presumido - (Limite Mensal Adicional IRPJ * quantidade de meses do período apurado)) * %Adicional IRPJ. A alíquota para Adicional IRPJ e o Limite Mensal Adicional IRPJ podem ser configurados em: Arquivo/ Configurações Gerais/ Contábil\Fiscal/ aba Impostos/ campos % Adicional IRPJ e Limite Mensal Adic. IRPJ.
CSLL: O valor da CSLL será formado pelo resultado do cálculo: base líquida estimada * 9%. A Alíquota de CSLL pode ser configurada em: Arquivo/ Configurações Gerais/ Contábil\Fiscal/ aba Impostos/ %Contribuição Social.
Dedução do Imposto IRPJ: Neste campo será apresentado o resultado da equação: Valor total dos saldos das contas configuradas para dedução de imposto * percentual configurado para dedução. Configurações em: Arquivo/ Configurações gerais/ Contábil/Fiscal/ aba Lucro Presumido com o tipo “Dedução de imposto”.
Dedução do Imposto CSLL: Neste campo será apresentado o resultado da equação: Valor total dos saldos das contas configuradas para dedução de imposto * percentual configurado para dedução. Configurações em: Arquivo/ Configurações gerais/ Contábil/Fiscal/ aba Lucro Presumido com o tipo “Dedução de imposto”.
IRPJ Período Anterior: Será apresentado o valor do campo “IRPJ a Pagar” do período anterior.
CSLL Período Anterior: Será apresentado o valor do campo ‘CSLL a Pagar’ do período anterior.
IRPJ a Pagar: O valor de IRPJ a Pagar será formado pelo resultado da equação: IRPJ+ Adicional IRPJ – Dedução do Imposto IRPJ.
CSLL a Pagar: O valor de CSLL a Pagar será formado pelo resultado da equação: CSLL – Dedução do Imposto CSLL.
Para gravar a apuração basta clicar no botão “Gravar dados” da barra de ferramentas ou teclar “CTRL + G”. Quando possuir valor de “(=)IRPJ a pagar” ou “(=)CSLL a pagar”, ao gravar a apuração sem ter acessado o botão “Financeiro/Contábil”, o sistema apresenta a seguinte mensagem: 
Se clicar em Sim: abre a tela do financeiro.
Se clicar em Não: grava a apuração sem gerar o financeiro e contábil.
4.4. Relatório
Na tela da apuração de IRPJ e CSLL existe a opção de gerar o relatório com as informações detalhadasda apuração. O relatório será gerado de acordo com a data informada para gerar a apuração. No canto superior direito do relatório apresenta a data e a hora em que a apuração foi gravada. Caso a apuração não esteja gravada apresentará a data e a hora do momento em que foi gerado o relatório.
O relatório da Apuração do IRPJ e CSLL Lucro Real Anual Estimativa(Presumido) apresenta primeiramente as informações da apuração do IRPJ, em seguida Informações da apuração da CSLL e por fim informações de base, alíquota de presunção e cálculo do IRPJ e CSLL a pagar. 
4.5. Real (Redução/Suspensão)
A apuração por redução/suspenção deve ser gerada mensal, com data de inicio o primeiro mês do ano exercício. Exemplo: 01/2014 a 01/2014, 01/2014 a 02/2014, 01/2014 a 03/2014, 01/2014 a 04/2014 e assim por diante.
Caso não seja informado o primeiro mês do ano para o período inicial, o sistema apresenta a seguinte mensagem:
As apurações devem ser sequenciais, ou seja, não é possível gravar uma apuração de 01/2014 a 01/2014 e em seguida gravar uma apuração de 01/2014 a 03/2014. Caso seja informado um período não sequencial o sistema apresenta a seguinte mensagem:
4.6. Apresentação dos Valores na Tela de Apuração
(=) Lucro antes do IRPJ e CSLL: Neste campo será apresentado o valor total do resultado liquido antes do IRPJ e CSLL. 
(+)Adições: Neste campo será apresentado o valor das adições conforme configuração: Arquivo / Configurações gerais / Contábil\Fiscal / Aba LALUR com o tipo ‘Adição’. Vide item 1.1.4.1.
(-)Exclusões: Neste campo será apresentado o valor das exclusões conforme configuração: Arquivo / Configurações gerais / Contábil\Fiscal / Aba LALUR com o tipo ‘Exclusão’. Vide item 1.1.4.1.
 (=)Subtotal Base IRPJ: O Subtotal base IRPJ será formado pelo valor do Lucro antes do IRPJ e CSLL mais Adições menos Exclusões. 
(=) Subtotal Base CSLL: O Subtotal base CSLL será formado pelo valor do Lucro antes do IRPJ e CSLL mais Adições menos Exclusões. 
(-) Compensações IRPJ: Será apresentado o valor a compensar, aplicado sobre o lucro do Exercício.
(-) Compensações CSLL: Será apresentado o valor a compensar, aplicado sobre o lucro do Exercício.
(=) Lucro Real Base IRPJ: O Lucro Real Base IRPJ será formado pelo Subtotal Base IRPJ menos Compensações IRPJ.
(=) Lucro Real Base CSLL: O Lucro Real Base CSLL será formado pelo Subtotal Base CSLL menos Compensações CSLL.
IRPJ: O valor do IRPJ será formado pelo resultado do cálculo: Lucro Real Base IRPJ * 15%. A Alíquota de IRPJ pode ser configurada em: Arquivo / Configurações Gerais / Contábil\Fiscal / Aba Impostos / %IRPJ.
Adicional IRPJ: Se a ‘Base de Calculo do Imposto Sobre o Lucro Real’ for menor ou igual ao resultado da equação: (Limite Mensal Adicional IRPJ * quantidade de meses do período apurado) então o campo será apresentado zerado. Senão será apresentado o resultado da equação: (Base de Cálculo do Imposto Sobre o Lucro Real - (Limite Mensal Adicional IRPJ * quantidade de meses do período apurado)) * %Adicional IRPJ. A alíquota para Adicional IRPJ e o Limite Mensal Adicional IRPJ podem ser configurados em: Arquivo /Configurações Gerais / Contábil\Fiscal / Aba Impostos / campos % Adicional IRPJ e Limite Mensal Adic. IRPJ.
CSLL: O valor da CSLL será formado pelo resultado do cálculo: Lucro Real Base CSLL * 9%. A Alíquota de CSLL pode ser configurada em: Arquivo /Configurações Gerais / Contábil\Fiscal / Aba Impostos / %Contribuição Social.
Dedução de Imposto IRPJ: Neste campo será apresentado o valor da dedução de imposto conforme configurado em: Arquivo>Configurações gerais> Contábil/Fiscal> Aba LALUR com o tipo ‘Dedução de imposto’. Vide item 1.1.4.2.
Dedução de Imposto CSLL: Neste campo será apresentado o valor da dedução de imposto conforme configurado em: Arquivo>Configurações gerais> Contábil/Fiscal> Aba LALUR com o tipo ‘Dedução de imposto’. Vide item 1.1.4.2.
(=) IRPJ Apurado: Neste campo será apresentado o valor do IRPJ apurado, resultado do cálculo: IRPJ + Adicional IRPJ.
(=) CSLL Apurado: Neste campo será apresentado o valor do CSLL apurado conforme o campo ‘CSLL’.
IRPJ Período Anterior: Será apresentado o valor do campo ‘IRPJ a Pagar’ do período anterior.
CSLL Período Anterior: Será apresentado o valor do campo ‘CSLL a Pagar’ do período anterior.
IRPJ a Pagar: O valor de IRPJ a Pagar será formado pelo resultado da equação: IRPJ+ Adicional IRPJ – Dedução do Imposto IRPJ.
CSLL a Pagar: O valor de CSLL a Pagar será formado pelo resultado da equação: CSLL – Dedução do Imposto CSLL.
4.7. Relatório
O relatório da Apuração do IRPJ e CSLL Lucro Real Anual Redução/ Suspenção apresenta as informações das adições, exclusões e informações de compensações, base, deduções e IRPJ e CSLL a pagar. 
5. PARTE B
Na Parte B do LALUR serão mantidos os registros de controle de valores que, pelas suas características, integrarão a tributação de períodos subsequentes, como compensações, que são prejuízos fiscais de períodos de apuração anteriores, sejam operacionais ou não operacionais, de períodos anuais ou trimestrais, segundo o respectivo regime.
É possível fazer o controle desses valores através da aba “Parte” da apuração IRPJ e CSLL.
5.1. Contas Compensações: 
· Cód. Unívoco: Informar o código cadastrado pela empresa para controle da conta da parte B do LALUR.
· Descrição: Deve ser informada a descrição para a conta de compensação.
· [ ] IRPJ: A opção [x] IRPJ deve ser marcada quando a conta for para os valores de IRPJ.
· [ ] CSLL: A opção [x] CSLL deve ser marcada quando a conta for para os valores de CSLL.
· Data de Criação: Data final do período em que a conta foi criada deve ser menor ou igual à data final da apuração. Exemplo: Apuração do período: 01/01/2014 a 31/03/2014. Data de criação: 31/03/2014.
· Data de Limite: Data limite para exclusão, adição ou compensação do valor controlado, deve ser maior ou igual à data inicial da apuração;
· Saldo inicial: Informar o saldo inicial no período inicial desta escrituração.
· Ind. Saldo Inicial: Possui as opções de Débito ou Crédito;
· CNPJ: CNPJ da pessoa jurídica que sofreu fusão, incorporação, cisão, etc, que deu origem à conta na pessoa jurídica, que preenche a ECF.
· Cód. ECF IRPJ: Selecionar Código de ECF IRPJ da Tabela Dinâmica, este campo será habilitado somente se a opção [x] IRPJ for marcada, se tornando obrigatório seu preenchimento.
· Descrição do ECF do IRPJ: Carrega automaticamente, conforme código ECF IRPJ selecionado.
· Cód. ECF CSLL: Selecionar código de ECF CSLL da Tabela Dinâmica este campo será habilitado somente se a opção [x] CSLL for marcada, se tornando obrigatório seu preenchimento.
· Descrição do ECF do CSLL: Carrega automaticamente, conforme código ECF CSLL selecionado.
5.2. Movimentos Compensações:
· Tipo do Movimento: Possui as opções: “Mov. Parte A” ou “Mov. Apenas Parte B”. Quando o lançamento for de compensação deve ser selecionada a opção “Mov. Parte A”. Quando o lançamento for de prejuízo do exercício deve ser selecionada a opção “Mov. Apenas Parte B”.
· Valor: Deve ser informado o valor do lançamento de prejuízo ou compensação conforme Tipo do Movimento.
· Indicador do Lançamento: Possui as opções de Crédito, Débito, Prejuízo do Exercício e Base Cálculo Negativo da CSLL. Quando selecionado “Mov. Parte A” no tipo de movimento, os indicadores válidos são Crédito ou Débito, não possibilitando selecionar as opções de Prejuízo do Exercício e Base Cálculo Negativo da CSLL. Para o tipo de movimento “Mov. Apenas Parte B” pode ser selecionada qualquer uma das quatro opções de Indicador do Lançamento.
· [ ] IRPJ: A opção [x] IRPJ deve ser marcada quando a compensação for para os valores de IRPJ.
· [ ] CSLL: A opção [x] CSLL deve ser marcada quando a compensação for para os valores de CSLL.
· Cód. Contrapartida: Campo é habilitado somente para lançamentos do tipo “Mov. Apenas Parte B” sendo obrigatório o seu preenchimento, lista os Cód. Unívocos cadastrados nas Contas de Compensações.
· Histórico: Campo é habilitado somente para lançamentos do tipo “Mov. Apenas Parte B”, sendo obrigatório seu preenchimento.· Tributação Diferida: Opção é habilitada somente para lançamentos do tipo “Mov. Apenas Parte B”, sendo obrigatório seu preenchimento.
· Tipo Processo: Possui as opções: “Nenhum”, “Processo Judicial” e “Processo Administrativo”. Campo é habilitado somente para lançamentos do tipo “Mov. Apenas Parte B”.
· Número Processo: Opção é habilitada somente para lançamentos do tipo “Mov. Apenas Parte B”, caso no campo “Tipo Processo” seja selecionada umas das opções “Processo Judicial” ou “Processo Administrativo” então o preenchimento do número do processo é obrigatório.
· Cód. ECF IRPJ: Campo para informar o Código de ECF IRPJ da Tabela Dinâmica, este campo será habilitado somente se a opção [x] IRPJ for marcada, sendo obrigatório seu preenchimento.
· Descrição do ECF do IRPJ: Carrega automaticamente, conforme código ECF IRPJ selecionado.
· Cód. ECF CSLL: Selecionar Código de ECF CSLL da Tabela Dinâmica, este campo será habilitado somente se a opção [x] CSLL for marcada, sendo obrigatório seu preenchimento.
· Descrição do ECF do CSLL: Carrega automaticamente, conforme código ECF CSLL selecionado.
5.3. Saldos 
· Saldo anterior IRPJ: Neste campo será apresentado o Saldo IRPJ do período anterior, disponível para compensação, para a conta selecionada. 
· Saldo Restante IRPJ: Neste campo será apresentado o Saldo IRPJ do período, após a compensação.
· Saldo anterior CSLL: Neste campo será apresentado o Saldo CSLL do período anterior, disponível para compensação, para a conta selecionada. 
· Saldo restante CSLL: Neste campo será apresentado o Saldo CSLL do período, após a compensação.
5.4. Regras de lançamento na parte B:
Na parte B da apuração de IRPJ e CSLL é possível registrar valores que não constam na escrituração comercial, mas que afetam na apuração de exercícios futuros de IRPJ e CSLL, conforme permitido no regulamento IRPJ e CSLL.
Abaixo abordaremos algumas situações:
5.4.1. Iniciando o Ano Exercício com Prejuízo no Exercício Anterior Quando o Valor do Prejuízo para IRPJ e CSLL for Igual
Ao gerar a apuração dos impostos IRPJ e CSLL utilizando a forma de apuração Real (Redução/Suspensão) para o ano exercício sendo que possua um prejuízo no exercício anterior deve ser lançado este prejuízo na Parte B no grupo Conta(s) Compensação(ões) conforme especificado abaixo:
1- Clicar no botão incluir para incluir uma conta para compensação;
2- Informar o código unívoco para controle da conta na parte B do LALUR;
3- Informar a descrição para a conta de compensação;
4- Marcar o campo IRPJ;
5- Marcar o campo CSLL;
6- Informar no campo “Data de criação” o último dia do período anterior que houve o prejuízo. Exemplo: 31/12/2013.
7- Informar o campo “Data de Limite”, quando possuir um período limite para compensar este prejuízo;
8- No campo “Saldo Inicial” informar o valor do prejuízo do período anterior;
9- No campo “Ind. Saldo Inicial” informar a opção Débito;
10- No campo Cód. ECF IRPJ selecionar um código de ECF IRPJ da Tabela Dinâmica referente a esse lançamento. Exemplo: Código 173;
11- No campo Cód. ECF CSLL selecionar um código de ECF CSLL da Tabela Dinâmica referente a esse lançamento. Exemplo: Código : 173.
Ficará a critério do usuário realizar o lançamento do prejuízo do exercício anterior na primeira apuração por Real ( Redução/Suspensão), ex: 01 a 03, 01 a 05 ou no último balanço por Real (Redução/Suspensão) 01 a 12.
5.4.2. Compensando Prejuízo Anterior com valor IRPJ e CSLL iguais
Para realizar a compensação dos prejuízos dos impostos IRPJ e CSLL utilizando a forma de apuração Real (Redução/Suspensão) que possua lucro, deve ser lançado a compensação na Parte B no grupo Movimento(s) Compensação(ões), conforme especificado abaixo:
1- Clicar no botão incluir para incluir um movimento de compensação;
2- No campo “Tipo do Movimento” selecionar a opção Mov. Parte A;
3- No campo valor deve ser informado o resultado da equação:
Para IRPJ: Valor do campo (=) SubTotal Base IRPJ * % compensação = valor limite a ser compensado no período.
Para CSLL: Valor do campo (=) SubTotal Base CSLL * % compensação = valor limite a ser compensado no período. Caso o valor total a ser compensado for menor que o valor limite de compensação no período para IRPJ e CSLL deve ser informado o valor total do prejuízo da conta.
O % de compensação é configurado em Arquivo/ Configurações Gerais/ Contábil/Fiscal/ aba LALUR/ campo % Compensação exercícios anteriores.
1- No campo Indicador do lançamento selecionar a opção Crédito;
2- Marcar o campo IRPJ;
3- Marcar o campo CSLL;
4- No campo Cód. ECF IRPJ selecionar um código de ECF IRPJ da Tabela Dinâmica referente a esse lançamento. Exemplo: Código 173.
5- No campo Cód. ECF CSLL selecionar um código de ECF CSLL da Tabela Dinâmica referente a esse lançamento. Exemplo: Código : 173.
Ficará a critério do usuário realizar a compensação do prejuízo do exercício anterior na primeira apuração por Real ( Redução/Suspensão), ex 01 a 03, 01 a 05 ou no último balanço por Real ( Redução/Suspensão) 01 a 12.
5.4.3. Iniciando o Ano Exercício com Prejuízo no Exercício Anterior Quando o Valor do Prejuízo para IRPJ e CSLL for Diferente
Ao gerar a apuração dos impostos IRPJ e CSLL utilizando a forma de apuração Real (Redução/Suspensão) para o ano exercício sendo que possua um prejuízo no exercício anterior deve ser lançado este prejuízo na Parte B no grupo Conta(s) Compensação(ões) conforme especificado abaixo:
Lançamento IRPJ: 
1- Clicar no botão incluir para incluir uma conta de compensação;
2- Informar o código unívoco para controle da conta na parte B do LALUR;
3- Informar a descrição para a conta de compensação;
4- Marcar o campo IRPJ;
5- Informar no campo “Data de criação” o último dia do período anterior que houve o prejuízo. Exemplo: 31/12/2013.
6- Informar o campo “Data de Limite”, quando possuir um período limite para compensar este prejuízo.
7- No campo “Saldo Inicial” informar o valor do prejuízo IRPJ do período anterior;
8- No campo “Ind. Saldo Inicial” informar a opção Débito;
9- No campo Cód. ECF IRPJ selecionar um código de ECF IRPJ da Tabela Dinâmica referente a esse lançamento. Exemplo: Código 173.
Lançamento CSLL: 
1- Clicar no botão incluir para incluir uma conta de compensação;
2- Informar o código unívoco para controle da conta na parte B do LALUR;
3- Informar a descrição para a conta de compensação;
4- Marcar o campo CSLL;
5- Informar no campo “Data de criação” o último dia do período anterior que houve o prejuízo. Exemplo: 31/12/2013.
6- Informar o campo “Data de Limite”, quando possuir um período limite para compensar este prejuízo;
7- No campo “Saldo Inicial” informar o valor do prejuízo CSLL do período anterior;
8- No campo “Ind. Saldo Inicial” informar a opção Débito;
9- No campo Cód. ECF CSLL selecionar um código de ECF CSLL da Tabela Dinâmica referente a esse lançamento. Exemplo: Código 173.
Ficará a critério do usuário realizar o lançamento do prejuízo do exercício anterior na primeira apuração por Real ( Redução/Suspensão), ex 01 a 03, 01 a 05 ou no último balanço por Real ( Redução/Suspensão) 01 a 12.
5.4.4. Compensando Prejuízo Anterior com Valor IRPJ e CSLL Diferentes 
Para realizar a compensação dos prejuízos dos impostos IRPJ e CSLL utilizando a forma de apuração Real (Redução/Suspensão) que possua lucro, deve ser lançada a compensação na Parte B no grupo Movimento(s) Compensação(ões) conforme especificado abaixo:
Lançamento IRPJ: 
1- Selecionar a conta de IRPJ no grupo Conta(s) Compensação(ões);
2- Clicar no botão incluir para incluir um movimento de compensação;
3- No campo “Tipo do Movimento” selecionar a opção Mov. Parte A;
4- No campo valor deve ser informado o resultado da equação: Valor do campo (=) SubTotal Base IRPJ * % compensação = valor limite a ser compensado de IRPJ no período;
Caso o valor total a ser compensado for menor que o valor limite de compensação no período para IRPJ deve ser informado o valor total do prejuízo da conta.
O % de compensação é configurado em Arquivo/ Configurações Gerais/ Contábil/Fiscal/ aba LALUR/ campo % Compensação exercíciosanteriores.
1- No campo Indicador do lançamento selecionar a opção Crédito;
2- Marcar o campo IRPJ;
3- No campo Cód. ECF IRPJ selecionar um código de ECF IRPJ da Tabela Dinâmica referente a esse lançamento. Exemplo: Código 173.
Lançamento CSLL: 
1- Selecionar a conta de CSLL no grupo Conta(s) Compensação(ões);
2- Clicar no botão incluir para incluir um movimento de compensação;
3- No campo “Tipo do Movimento” selecionar a opção Mov. Parte A;
4- No campo valor deve ser informado o resultado da equação: Valor do campo (=) SubTotal Base CSLL * % compensação = valor limite a ser compensado no período.
Caso o valor total a ser compensado for menor que o valor limite de compensação no período para CSLL deve ser informado o valor total do prejuízo da conta.
O % de compensação é configurado em Arquivo/ Configurações Gerais/ Contábil/Fiscal/ aba LALUR/ campo % Compensação exercícios anteriores.
1) No campo Indicador do lançamento selecionar a opção Crédito;
2) Marcar o campo CSLL;
3) No campo Cód. ECF CSLL selecionar código de ECF CSLL da Tabela Dinâmica referente a esse lançamento. Exemplo: Código : 173.
O sistema apresenta mensagem quando informado um valor que ultrapasse o limite de compensação para IRPJ e CSLL para o período selecionado. 
As contas informadas na Parte B no grupo Conta(s) Compensação(ões) irá apresentar nas apurações subsequentes de IRPJ e CSLL Real (Redução/Suspensão) até que possua saldo a ser compensado, ou até a data limite que pode ser realizado o lançamento. Os prejuízos do ano exercício somente devem ser lançados no próximo ano.
6. FINANCEIRO/CONTÁBIL
Na tela de apuração de IRPJ e CSLL após carregar os valores é possível gerar os lançamentos do Financeiro e Contábil através do botão “Financeiro/Contábil”.
O botão “Financeiro/Contábil” será habilitado somente quando houver “(=)IRPJ a Pagar” ou “(=)CSLL a Pagar”. Ao clicar no botão “Financeiro/Contábil” abrirá a seguinte tela:
· Empresa: Filtro para informar a empresa de destino dos títulos e dos lançamentos contábeis gerados na apuração de IRPJ e CSLL.
Neste campo irá apresentar automaticamente a empresa logada, podendo ser alterada. Quando alterada pode ser informada apenas empresas que fazem parte da apuração.
O sistema irá apresentar mensagem ao informar uma empresa que não faça parte das apurações para gerar o financeiro e contábil.
Os valores totais a pagar de IRPJ e CSLL podem ser visualizados no canto superior direito da tela.
A tela de geração do Financeiro e Contábil possui a aba IRPJ e a aba CSLL, possibilitando a geração do financeiro e contábil individualmente para cada imposto.
6.1. Geração do Financeiro IRPJ/CSLL:
Será incluída automaticamente uma parcela no grupo financeiro com o valor total de IRPJ e CSLL a pagar, buscando as configurações de forma de pagamento e cliente realizada em Arquivo/ Configurações Gerais/ Contábil/Fiscal/ aba Impostos/ grupo Financeiro e Cliente Imposto Federal.
· Parcela: apresenta o número da quantidade de parcelas do imposto a ser pago. O número das parcelas é gerado automaticamente ao clicar no botão “Incluir”.
· Cliente: apresenta automaticamente o cliente configurado em Arquivo/ Configurações Gerais/ Contábil/Fiscal/ aba Impostos/ grupo Cliente Imposto Federal.
Caso não possua o cliente configurado nas configurações gerais o campo será apresentado em branco para preenchimento.
Campo é obrigatório e editável.
Forma de pagamento: apresenta automaticamente a forma de pagamento configurada em Arquivo/ Configurações Gerais/ Contábil/Fiscal/ aba Impostos/ grupo Financeiro.
Caso não possua uma forma de pagamento configurada nas configurações gerais o campo será apresentado em branco para preenchimento.
Campo é obrigatório e editável.
· Data de movimento: campo utilizado para gravação do financeiro e contábil. Neste campo será apresentada automaticamente a data atual do servidor e não sendo permitido informar uma data menor que a data inicial da apuração.
Campo é obrigatório e editável.
· Data de vencimento: apresenta automaticamente o último dia útil dos meses subsequentes.
Campo é obrigatório e editável.
· Valor: neste campo apresenta o valor de cada parcela. Caso informado às parcelas com valores diferentes o sistema apresenta mensagem informando que as parcelas devem ser iguais e aceitando até R$ 0,02 de diferença.
Campo é obrigatório e editável.
· Atenção: O imposto devido pode ser pago em até três quotas mensais, iguais e sucessivas, vencíveis no último dia útil dos três meses subsequentes ao de encerramento do período de apuração a que corresponder. 
· Botão Incluir: Ao clicar neste botão irá incluir uma nova parcela.
O sistema irá apresentar mensagem caso o valor das parcelas anteriormente lançadas já tenha atingido o valor total do imposto a pagar.
Ao alterar o valor de uma parcela, no totalizador “Diferença” apresenta o valor que falta para atingir o valor total do imposto.
O calculo aplicado é valor do campo IRPJ – valor da parcela = valor do totalizador Diferença.
Ao incluir uma nova parcela o valor apresentado no totalizador “Diferença” é informado automaticamente no campo valor. 
O sistema irá apresentar mensagem caso o valor das parcelas lançadas seja inferior/superior ao valor total do imposto a pagar.
O sistema irá apresentar mensagem caso seja informado um valor menor que o configurado em Arquivo/ Configurações Gerais/ Contábil/Fiscal/ aba Impostos/ grupo Parcelamento IRPJ/CSLL.
Ao clicar no botão “Incluir” caso possua quantidade máxima de parcelas configuradas em Arquivo/ Configurações Gerais/ Contábil/Fiscal/ aba Impostos/ grupo Parcelamento IRPJ/CSLL o sistema apresentará mensagem: 
· Botão Excluir: Ao clicar neste botão irá excluir a parcela selecionada.
6.2. Geração do Contábil IRPJ/CSLL:
Será incluída automaticamente uma conta contábil de débito e outra de crédito no grupo contábil com o valor total da parcela de IRPJ e CSLL a pagar, buscando as configurações de contas contábeis e histórico realizadas em Arquivo/ Configurações Gerais/ Contábil/Fiscal/ aba Impostos/ grupo Contábil.
Ao incluir uma nova parcela será apresentada automaticamente uma conta contábil de débito e outra de crédito no grupo contábil com o valor total da parcela de IRPJ e CSLL a pagar, buscando as configurações de contas contábeis e histórico realizadas em Arquivo/ Configurações Gerais/ Contábil/Fiscal/ aba Impostos/ grupo Contábil.
· Parcela: apresenta o número da parcela selecionada no grupo Financeiro.
· Conta Contábil: apresenta a conta contábil configurada Arquivo/ Configurações Gerais/ Contábil/Fiscal/ aba Impostos/ grupo Contábil.
Campo é obrigatório e editável.
· Descrição da Conta Contábil: apresenta a descrição da conta contábil.
· Natureza: apresenta a natureza da conta de acordo com o campo em que esta configurada, ou seja; as contas configuradas em Arquivo/ Configurações Gerais/ Contábil/Fiscal/ aba Impostos/ grupo Contábil/ campo “Débito IRPJ” e “Débito CSLL” serão apresentadas no contábil com a natureza Débito e as contas contábeis configuradas nos campos “Crédito IRPJ” e “Crédito CSLL” serão apresentadas no contábil com a natureza Crédito.
Campo é obrigatório e editável.
Em Arquivo/ Configurações Gerais/ Contábil/Fiscal/ aba Impostos/ grupo Contábil/ informo uma conta do passivo no campo “Débito IRPJ”. Ao incluir automaticamente essa conta no contábil da apuração de IRPJ e CSLL a natureza apresentada é Débito, pelo fato que essa conta foi informada no campo de Débito. Ao incluir uma nova conta esse campo é apresentado em branco.
· Valor: apresenta o valor da parcela selecionada no grupo Financeiro. Ao incluir uma nova conta esse campo é apresentado em branco.
Campo é obrigatório e editável.
· Histórico IRPJ e CSLL: apresenta o histórico configurado Arquivo \ Configurações Gerais \ Contábil/Fiscal \ aba Impostos \ grupo Contábil.
Campo é obrigatório e editável.
O sistema apresenta mensagem ao informar um histórico incorreto.
Se clicar em Sim: o sistema informa o histórico padrão: Apuração IRPJ referente ao período de “período inicial a períodofinal da apuração” + Parcela “número da parcela”, conforme exemplo abaixo: 
Se clicar em Não: o sistema preenche os campos (tags) que encontrar e os demais ignora e acrescenta no final a descrição Parcela + “o número da parcela”.
Se clicar em Cancelar: fecha a tela do financeiro.
É possível informar o histórico e acrescentar mais um complemento e também é possível informar somente um complemento.
· Total Débito: apresenta o valor total de débito da parcela selecionada no grupo Financeiro.
· Total Crédito: apresenta o valor total de crédito da parcela selecionada no grupo Financeiro.
· Diferença: apresenta a diferença entre Débito e Crédito da parcela selecionada no grupo Financeiro.
Diferença de Débito:
Diferença de Crédito:
· Botão Incluir: Ao clicar neste botão irá incluir uma nova linha, preenchendo automaticamente o “Histórico” quando este estiver configurado em Arquivo/ Configurações Gerais/ Contábil/Fiscal/ aba Impostos/ grupo Contábil. 
· Botão Excluir: Ao clicar neste botão irá excluir contábil selecionado.
O sistema apresenta mensagem quando não possuir o contábil para a parcela e quando o valor das contas contábeis de crédito e de débito estiver diferente do valor total da parcela.
Não será possível acessar a tela do financeiro quando possuir títulos baixados. 
Se clicar em Sim apresenta os títulos baixados:
· Botão OK: confirma as alterações efetuadas.
· Botão Cancelar: cancela as alterações que foram realizadas após a última confirmação.
Para a aba CSLL aplicam-se as mesmas regras da aba IRPJ.
Financeiro - Contas a pagar e receber:
Em Financeiro/ Contas a Pagar e Receber/ Pesquisa apresenta os títulos para serem baixados. Na observação do título apresenta a parcela e qual imposto que se refere o título.
7. DARF’s
DARF é a sigla de Documento de Arrecadação de Receitas Federais, um documento do Ministério da Fazenda e da Secretaria da Receita Federal brasileira. É o boleto utilizado para pagamento de tributos administrados pela Receita Federal do Brasil. Após a gravação da Apuração Lucro Real Anual, ficará disponível para impressão, os DARF’s IRPJ e CSLL com informações da empresa, período, data de vencimento e valores.
As opções DARF IRPJ e DARF CSLL somente serão habilitadas após a gravação do financeiro juntamente com a apuração.
· DARF IRPJ – A opção para gerar o DARF IRPJ será habilitado somente se houver IRPJ a pagar, caso o valor do IRPJ seja parcelado será impresso o DARF referente á primeira parcela, as demais parcelas devem ser impressas pelo programa SICALC – Programa para Cálculo e Emissão de DARF.
· DARF CSLL - A opção para gerar o DARF CSLL será habilitado somente se houver CSLL a pagar, caso o valor do CSLL seja parcelado será impresso o DARF referente á primeira parcela, as demais parcelas devem ser impressas pelo programa SICALC – Programa para Cálculo e Emissão de DARF.
Documentação – Versão 14
CISS – Controle de Qualidade do Produto (CQP)
5

Continue navegando