Buscar

Desafios da Logística de Transporte e Transplante de Órgãos no Brasil

Prévia do material em texto

________________________________________________________________________________________
Etec Prof. Dr. Antonio Eufrásio de Toledo
ATIVIDADE GEOGRAFIA – TRANSPORTES
NOME: Giovanna C. Cavalcante Ribeiro
1 – Quais são os principais desafios da logística de transporte no Brasil.
R= Segurança no transporte, Infraestrutura das estradas, Mensuração do desempenho da operação, Organização do espaço físico do estoque. Se o brasil tivesse as rotas de trem bem-feitas muitos desses problemas seriam evitados como exemplo a rapidez no transporte, o brasil tem muita produção, mais atrasa na entrega por conta da infraestrutura das estravas e rotas de trem 
2 – “Transplante de órgãos é um procedimento cirúrgico de reposição de um órgão (como coração, fígado, pâncreas, pulmão e rim) ou tecido (medula óssea, ossos e córneas) de uma pessoa doente por outro órgão ou tecido normal de um doador, que pode estar vivo ou morto.
Um indivíduo vivo pode doar um dos rins, parte do fígado, parte do pulmão ou ainda parte da medula óssea. Pela legislação, parentes até o quarto grau e cônjuges podem ser doadores. Aqueles que não são parentes só podem fazer a doação com autorização judicial.”
Leia o texto completo: https://agenciabrasil.ebc.com.br/saude/noticia/2020-02/agencia-brasil-explica-como-e-o-transplante-de-orgaos-no-brasil
a) Faça uma pesquisa e explique como funciona a complexa logística do transporte de órgãos para transplante no Brasil
O planejamento começa no Centro de Gerenciamento de Navegação Aérea onde deverá avaliar qual o melhor meio de transporte aéreo disponível, se é militar ou comercial.
O órgão conta com duas posições da Central Nacional de Transplantes (CNT) que atua 24 horas por dia, é responsável por administrar a logística que deve ser a mais rápida possível, visto que alguns órgãos o tecido possui um tempo de isquemia fria, que é o período que pode ficar sem circulação sanguínea, bem curto.
Ao tomar conhecimento de um doar apto, os profissionais alocados no CGNA iniciam a busca pelo voo adequado mais próximo, que serve ao percurso requerido. Segundo a FAB a regra é o aproveitamento de voos da aviação comercial, mas quando o trecho não é atendido por linha aérea ou o horário é incompatível com a necessidade o Comando de Operações Aeroespaciais (COMAE) da FAB é acionado e providencia uma aeronave, avaliando qual esquadrão será acionado. As tripulações passam a trabalhar no planejamento do voo, verificando o qual o aeroporto mais próximo, condições do clima em rota e no destino, entre outros.
A logística completa é em geral realiza em intervalor inferiores as 4 horas, que é o limite TIF do coração, o órgão que possui o menor tempo
b) Com um mapa da divisão política do Brasil, estabeleça uma rota para transporte de órgão. Podem utilizar ferramentas de roteirização, como o Google Maps, para auxiliar o trabalho
Saiu de Natal com destino a Recife, onde embarcou uma equipe médica que seria responsável pela captação de um coração.
De Recife foi a capital pernambucana onde recebeu o coração
A aeronave decolou da capital pernambucana com destino a Petrolina onde pousaram e deu início a cirurgia de transplante.
________________________________________________________________________________________

Continue navegando