Buscar

Prova presencial regular DIREITOS HUMANOS E RELAÇÕES ÉTNICO-RACIAIS (Jean)

Prévia do material em texto

Prova presencial regular
DIREITOS HUMANOS E RELAÇÕES ÉTNICO-RACIAIS
Questão 1
Entre os direitos humanos a serem assegurados às crianças e adolescentes se pode citar o direito ao convívio familiar (art. 19 do ECA). Todavia, quando o convívio com a família natural está impossibilitado, seja em razão da morte dos pais, seja em razão da perda da guarda, suspensão ou destituição do poder familiar, estes serão colocados para conviver com a família extensa ou ampliada (art. 25, parágrafo único do ECA), ou, ainda, caso não haja outra alternativa, nas chamadas famílias substitutas, mediante guarda, tutela ou adoção (art. 28 do ECA). Sobre o conceito de família extensa ou ampliada, assinale a alternativa correta:
e) aquela que se estende para além da unidade dos pais e filhos ou da unidade do casal, formada por parentes próximos com os quais a criança ou o adolescente convive e mantém vínculos de afinidade e afetividade.
Questão 2
Ingo Wolfgang Sarlet define a dignidade da pessoa humana como: "a qualidade intrínseca e distintiva de cada ser humano que o faz merecedor do mesmo respeito e consideração por parte do Estado e da comunidade, implicando, neste sentido, um complexo de direitos e deveres fundamentais que assegurem a pessoa tanto contra todo e qualquer ato de cunho degradante e desumano, como venham a lhe garantir as condições existenciais mínimas para uma vida saudável, além de propiciar e promover sua participação ativa e corresponsável nos destinos da própria existência e da vida em comunhão com os demais seres humanos." (SARLET, Ingo Wolfgang. Dignidade da Pessoa Humana e Direitos Fundamentais na Constituição Federal de 1988. Porto Alegre : Livraria do Advogado, 2001. p. 60). Sobre o Princípio da Dignidade da Pessoa Humana e sua correção com os
Direitos Humanos, analise as afirmativas abaixo. 
I) A Constituição Federal de 1988 é a primeira Constituição brasileira a consagrar o princípio da dignidade da pessoa humana como fundamento da República e do Estado
Democrático de Direito; 
II) Os direitos humanos são extraídos, em sua essência, do Princípio da Dignidade da
Pessoa Humana, das exigências consideradas imprescindíveis e inescusáveis a uma vida digna e à proteção do ser humano. 
III) A dignidade é um conceito a priori, anterior à própria existência do ordenamento jurídico, é um dado prévio, uma qualidade integrante e irrenunciável da própria condição humana. 
IV) A Declaração Universal de Direitos Humanos (DUDH) não faz referência expressa à noção de dignidade da pessoa humana. A concepção de dignidade é um conceito abstrato e formal que independe da análise do caso concreto e pode ser aplicada em qualquer cultura e sociedade.
c) As afirmativas I, II e III estão corretas.
Questão 3
O reconhecimento dos direitos indígenas na Constituição de 1988 foi garantido a partir
b) da luta unificada de organizações da sociedade civil e do movimento indígena.
Questão 4
A assinatura da Lei Áurea, em 1888, que aboliu a escravidão no Brasil, é resultante, entre outras coisas,
a) da luta e organização dos negros ao longo dos séculos de escravidão no Brasil.
Questão 5
Os africanos que aqui chegavam trazidos de diferentes regiões da África recriavam seus cultos. Esse fenômeno se dava porque os
d) diversos grupos étnicos acabavam incorporando traços culturais dos demais povos africanos irmãos por conta da proximidade e convivência.
Questão 6
Sobre as políticas racistas assinale a questão verdadeira.
a) O Regime do Apartheid na África do Sul segregava fortemente a sociedade do país baseada na raça.
Questão 7
A respeito das origens do discurso, segundo o qual o Brasil é constituído por três raças, é correto afirmar:
d) O Brasil foi formado por diversos povos indígenas, africanos e europeus em diversos momentos distintos da história brasileira.
Questão 8
(Unicamp-2013 - adap.) "O Plenário da Câmara aprovou, em segundo turno, a Proposta de Emenda à Constituição (PEC) 438/01, do Senado, que permite a expropriação de imóveis rurais e urbanos onde a fiscalização encontrar exploração de trabalho escravo, e os destina à reforma agrária e a programas de habitação popular. A proposta é oriunda do Senado e, como foi modificada na Câmara, volta para exame dos senadores". (APROVADA PEC do trabalho escravo. Notícias online no sítio da Comissão Pastoral da Terra. Disponível em ">www.cptnacional.org.br/index.php/noticias/49 trabalhoescravo/1099-aprovada-pec-do-trabalho-escravo>. Acesso em: 4 ago. 2012.) Embora o Brasil esteja plenamente inserido na era da denominada sociedade digital e do consumo, e a população tenha conquistado algumas garantias para o exercício de sua cidadania, o país ainda enfrenta relações de exploração de trabalho análogas às do período da escravidão. Sobre o trabalho escravo no Brasil, pode-se afirmar que:
a) Relações de exploração de trabalho análogas à escravidão ainda são encontradas em diferentes partes do país, tanto em
áreas rurais quanto em áreas urbanas.
Questão 9
"O início da era dos direitos é reconhecido com o pós-guerra, já que somente depois da Segunda Guerra Mundial é que esse problema passou da esfera nacional para a internacional, envolvendo - pela primeira vez na história - todos os povos". (BOBBIO, Norberto. Teoria Geral da Política: a filosofia política e as lições dos clássicos. Rio de
Janeiro: Elsevier, 2000. p. 49.) Em relação ao sistema internacional de proteção dos direitos humanos, é correto afirmar:
d) A Carta das Nações Unidas de 1945 consolidou o movimento de internacionalização dos direitos humanos, por meio do consenso de Estados que elevaram a promoção desses direitos a propósito e finalidade das Nações Unidas.
Questão 10
Entre as assertivas a seguir, assinale a única que traduz fatos ou atitudes que não serviram de motivação real para que o Brasil aderisse às cotas.
b) Os negros no Brasil eram perseguidos nas ruas e o casamento inter-racial era proibido em vários estados.
Questão 11
O Brasil tem obtido avanços em relação ao tratamento dados às denúncias relativas à violência contra a mulher com medidas como, por exemplo, a instituição da Lei 11.340/2006, a chamada Lei Maria da Penha. No entanto, existe um tipo de violência difícil de combater, que incide sobre a identidade social das mulheres, que é a violência simbólica, que
b) impõe comportamentos e papéis sociais resultantes da lógica de dominação do masculino sobre o feminino em toda a esfera social.
Questão 12
Qual a alternativa que mais bem resume a situação curricular da educação nacional?
d) Os Parâmetros Curriculares Nacionais definem valores mais gerais que devem ser seguidos pela escola e pelo professor dando a este a liberdade para adaptar, atrasar, adiantar e unir problemas, conteúdos e discussões de acordo com a turma.

Continue navegando