A maior rede de estudos do Brasil

Grátis
5 pág.
AV 1 CONTEXTO HISTÓRICO FILOSÓFICO

Pré-visualização | Página 1 de 2

Acadêmico:
	
	
	Disciplina:
	Contexto Histórico-Filosófico da Educação (LEE23)
	Avaliação:
	Avaliação I - Individual FLEX ( Cod.:513015) ( peso.:1,50)
	Prova:
	21359589
	Nota da Prova:
	10,00
	
	
Legenda:  Resposta Certa   Sua Resposta Errada  
Parte superior do formulário
	1.
	Sociedades ágrafas ou sem escrita ainda existem em vários lugares do planeta. É evidente que houve um decréscimo destas sociedades devido ao processo de encontro de culturas, programas de alfabetização, desenvolvimento de tecnologias educacionais, entre outros fatores que tornaram possível o desenvolvimento da escrita de diversas línguas nativas e a alfabetização destes grupos. De qualquer modo, quando falamos de sociedades ágrafas, podemos distinguir certas características que estas têm em comum. Sobre estas características, analise as sentenças a seguir:
I- As trocas econômicas não dependem do uso de símbolos econômicos, como as moedas, são naturais.  
II- As divisões de classes, que se tornou comum entre as mais diversas sociedades ocidentais e orientais, são ausentes nestas sociedades. 
III- A divisão do trabalho, em grande parte, é sexual, algumas tarefas pertencendo às mulheres e outras aos homens.
IV- As sociedades ágrafas são sociedades estritamente nômades, ou seja, ocorre a ausência de agricultura, por isso pratica-se a coleta de frutos e raízes.
Assinale a alternativa CORRETA:
	 a)
	As sentenças II, III e IV estão corretas.
	 b)
	As sentenças I, II e III estão corretas.
	 c)
	As sentenças III e IV estão corretas.
	 d)
	Somente a sentença II está correta.
	2.
	A educação romana privilegia a aprendizagem literária, dando ênfase à arte da retórica e do debate. Com a propagação do Cristianismo e o poder da Igreja sobre a educação, Roma amplia as atividades educacionais, levando em conta dois objetivos: formar homens da Igreja e formar cavalheiros. A respeito dos conhecimentos/atividades que podem ser relacionados à formação de um "homem da igreja", classifique V para as opções verdadeiras e F para as falsas:
(    ) Retórica, gramática e música.  
(    ) Caça, montaria, natação, persuasão e prática com arco e flecha. 
(    ) Pré-história, educação greco-romana, educação no Renascimento e Iluminismo.
(    ) Dialética, aritmética, geometria e astronomia.
Assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:
	 a)
	V - V - F - F.
	 b)
	F - V - V - F.
	 c)
	F - F - V - V.
	 d)
	V - F - F - V.
	3.
	O pensamento medieval ocidental esteve em vários momentos em ebulição entre propostas filosóficas e teológicas antagônicas, ou, ao menos, com aspectos agudamente divergentes entre si. Entre as propostas temos a Patrística e a Escolástica. Todavia, temos também a proposta do Nominalismo, que trouxe discussões novas e desafiadoras. Segundo a posição nominalista de Guilherme de Ockham, no século XIV, o que são os universais?
	 a)
	Formas que existem na matéria e dela são abstraídas apenas pelo pensamento.
	 b)
	Palavras que não correspondem a ideias existentes em si mesmas e, portanto, são desprovidas de realidade objetiva.
	 c)
	Entes dotados de realidade objetiva que constituem o fundamento último do real.
	 d)
	Categorias de realidade lógica, ontológica e epistemológica.
Parabéns! Você acertou a questão: Parabéns. você acertou!
	4.
	Na Antiguidade, Atenas foi considerada a capital da educação, tamanha a importância desta escola de pensamento para as sociedades da época. A respeito dos principais objetivos da educação ateniense, assinale a alternativa CORRETA:
	 a)
	Preparar os homens para serem bons guerreiros era o principal objetivo da educação ateniense.
	 b)
	A escola ateniense foi uma das primeiras a forjar a formação do homem ocidental.
	 c)
	A escola ateniense baseava-se em uma formação militar disciplinadora.
	 d)
	A escola ateniense preocupava-se em preparar o cidadão para seus futuros deveres de combatente.
	5.
	Com poderes espirituais, econômicos e políticos, as autoridades da Igreja Católica tornaram-se personagens importantes nas sociedades medievais. Isso podia ser sentido tanto na vida pública quanto na privada, como no trabalho (que era abençoado pelos padres) e no lazer (já que a maioria das festas tinha um motivo religioso). Sobre o desenvolvimento da educação no Império Ocidental, assinale a alternativa CORRETA:
	 a)
	Renascença do Quattrocento refere-se ao período em que para fortalecer e unificar o Império Franco, Carlos Magno realizou uma reforma na educação, caracterizando-se como uma espécie de renascimento das letras e das artes.
	 b)
	Escolas Monásticas representam que a educação também se desenvolveu através dos monges, que tinham uma vida consagrada a Deus, ao estudo e à meditação.
	 c)
	A Escolástica teve caráter apologético e combateu o paganismo e as heresias que circulavam nos primeiros séculos do cristianismo.
	 d)
	A Educação Patrística era o pensamento cristão europeu na Idade Média e representa o último período do pensamento hegemônico da Igreja em toda a Europa.
	6.
	As especificidades culturais de duas distintas civilizações, a grega e a romana, são importantes para a compreensão da educação na sociedade ocidental. Pode-se afirmar que o Ocidente possui uma dupla raiz cultural: judaico-cristã e greco-romana. Desse modo, é primoroso o entendimento histórico do mundo greco-romano, as questões da filosofia grega e as instituições sociais responsáveis pela educação no universo cultural greco-romano. Sobre o processo de formação histórico da sociedade greco-romana, classifique V para as sentenças verdadeiras e F para as falsas:
(    ) A sociedade ateniense tinha como principal característica o desenvolvimento cultural e era formada por três classes sociais, os escravos, os cidadãos atenienses, além de um grupo de homens livres, mas sem direito à cidadania, os metecos.
(    ) Enquanto Esparta seguia o modelo democrático de gestão do poder político, sua vizinha Atenas seguia um modelo autocrático de relações sociais, pois em Atenas tínhamos um exemplo de sociedade militarizada e profundamente hierarquizada. 
(    ) A principal forma de culto entre os gregos e romanos era o culto aos fogos nos lares, pois para ser considerada uma família e ter o status e prestígio social, advindo de ser membro de um clã, deveria a casa ter um fogo que sempre era mantido aceso e nunca deveria se apagar.
(    ) A sociedade greco-romana teve em comum um mesmo sistema produtivo, marcado pelo expansionismo militar e pela escravidão, além disso, em determinadas regiões do Império Romano não se falava o latim, mas sim o grego, em especial na Ásia Menor.
Assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:
	 a)
	V - F - V - V.
	 b)
	F - F - V - V.
	 c)
	F - V - V - F.
	 d)
	V - V - F - F.
	7.
	Quando estudamos a história da educação na Idade Média, nos deparamos com certa diversidade característica das divisões de classes presentes nas sociedades da Europa Ocidental. Por exemplo, ao falarmos sobre a educação da nobreza, um fenômeno que não podemos deixar escapar é a Preceptoria. Sobre esse fenômeno da educação medieval, classifique V para as sentenças verdadeiras e F para as falsas:
(    ) Era uma espécie de ensino particular, em que um professor se dedicava a ensinar os filhos de uma família rica as sete artes liberais, como também ser uma espécie de exemplo, na vida cotidiana, para seus pupilos.
(    ) O preceptor era um tipo específico de professor particular, pois morava na mesma casa que o seu educando. 
(    ) A função do preceptor era a de preparar os filhos da nobreza para o Ensino Médio (trivium) e Superior (quadrivium), sendo que o trivium era composto de geometria, aritmética, astronomia e música.
(    ) A principal característica da educação com base na preceptoria é a ausência de uma institucionalização da educação primária, possibilitava que a educação ocorresse sem a necessidade de ser mediado por outra organização que não a família.
Assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:
	 a)
	F - F - V - V.
	 b)
	V - V - F