Buscar

PROVA DE GESTÃO ESTRATEGICA DE MEIO AMBIENTE

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 3 páginas

Prévia do material em texto

1 - Complete a afirmativa da bióloga Valéria Leite Aranha (conforme estudado na Unidade 10). "A extensão do impacto humano sobre a Terra depende _______________ e da ___________________".
	A)  
	
Das políticas públicas; estratégia governamental.
	B)  
	Resposta Correta
Do número de pessoas existentes; quantidade de recursos utilizados.
	C)  
	
Dos avanços da cidadania; intervenção popular.
	D)  
	
Das políticas públicas; intervenção popular.
	2 - Qual das afirmativas abaixo é FALSA em relação aos comentários feitos pelos ambientalistas acerca do documento do Painel Intergovernamental de Mudança Climática (IPCC), da ONU?
	A)  
	
A verdade é que soluções podem e devem partir da população. Mas não na forma de ações individuais e dispersas.
	B)  
	Resposta Correta
Os movimentos sociais, partidos de esquerda e sindicatos estão avançados e atualizados nessa importante batalha.
	C)  
	
A questão ambiental é fundamental na luta por uma sociedade justa e livre. Temos que combater abertamente os principais causadores da destruição do meio-ambiente.
	D)  
	
São as grandes empresas, o consumismo incentivado pela grande mídia e os governos. Inclusive os governos que são apoiados por setores da esquerda.
	3 - Abaixo se encontra um discurso. Leia: O decano da Faculdade de Ciências Sociais, prof. Adam Biela, ao pronunciar a "laudatio", enfatizou que hoje "as ciências sociais buscam uma síntese dos princípios, um paradigma capaz de vencer o crescimento das ambições individuais, do excesso de autonomia do indivíduo e dos grupos elitistas que não levam em consideração o bem das outras pessoas. Um paradigma capaz de vencer a rivalidade crônica que muitas vezes é motivo de comportamentos agressivos, e também a crescente desproporção entre uma camada de pessoas que enriquecem de modo injusto e pessoas jogadas às margens da miséria, do desemprego, sem teto (...) Portanto, as ciências sociais buscam um paradigma que ajude a tornar mais civilizada a realidade social, que transforme extensas áreas de desintegração, de conflitos, de guerras e de mortes insensatas, preparadas por homens para outros homens, em espaços de integração, concórdia e benevolência recíproca entre os homens (...) É necessário propor um programa de integração social que mostre ao povo novas dimensões psicológicas, sociais, econômicas, mas também religioso-espirituais... um programa para a construção da unidade nas famílias, nos grupos profissionais, nas comunidades locais e nas relações econômicas. (...) _____________ criou um fenômeno social que pode ter o significado de uma revolução copernicana nas ciências sociais". O discurso acima foi pronunciado para quem. Complete a personalidade de referência:
	A)  
	
Leonardo Boff.
	B)  
	Resposta Correta
Chiara Lubich.
	C)  
	
Eduardo Gianetti.
	D)  
	
Vicky Robin.
	4 - Do artigo "O aquecimento global vira negócio capitalista", complete: "No início de fevereiro, um documento do Painel Intergovernamental de Mudança Climática (IPCC), da ONU, foi parar nas manchetes de jornal. "________________________________". Dizia a grande imprensa comentando a conclusão do relatório".
	A)  
	
O aquecimento global é culpa do avanço da agricultura.
	B)  
	Resposta Correta
O aquecimento global é culpa da humanidade.
	C)  
	
O aquecimento global é culpa da indústria petrolífera.
	D)  
	
O aquecimento global é culpa das populações empobrecidas devido a densidade demográfica.
	5 - Como iniciou o Projeto Economia de Comunhão (EC)?
	A)  
	Resposta Correta
Em 1991, com a visita de Chiara Lubich à Mariápolis Araceli, teve início, no Brasil, o PROJETO Economia de Comunhão, fruto maduro do empenho socio-econômico do Movimento do Focolarinos. Diante do dramático quadro social do Brasil, reconhecendo a generosidade e a prontidão de seu povo, Chiara sentiu a urgência de fazer algo.
	B)  
	
Em 1991, com a visita de Chiara Lubich à Mariápolis Araceli, teve início, no Brasil, o PROJETO Economia de Comunhão, de modo tímido e sem muito proveito no início.
	C)  
	
Em 1991, com a visita de Chiara Lubich à Mariápolis Araceli, teve início, no Brasil, o PROJETO Economia de Comunhão, fruto maduro do empenho socio-econômico do Movimento do Focolarinos. Diante das solicitações governamentais do país que almejavam por novidades no setor econômico popular.
	D)  
	
Em 1980, com a visita de Chiara Lubich à Mariápolis Araceli, teve início, no Brasil, o PROJETO Economia de Comunhão, fruto maduro do empenho socio-econômico do Movimento. Diante do dramático quadro social do Brasil, reconhecendo a generosidade e a prontidão de seu povo, Chiara sentiu a urgência de fazer algo.
	6 - Assinale a alternativa que corresponde ao correto (conforme o estudado) acerca das alternativas abaixo sobre o funcionamento de mercado econômico: I - O funcionamento de uma economia de mercado repousa num conjunto de regras, por meio do qual se compram e se vendem os bens produzidos. II - Em todo mercado que se utiliza do dinheiro, existem dois tipos de agentes bem diferenciados: os compradores e os vendedores. O mercado é o lugar onde ambos os agentes se põem em contato. III - O preço de um bem é sua relação de troca por dinheiro, isto é, o número de reais necessários para obter em troca, uma unidade do bem. IV - A quantidade que os indivíduos demandam de um bem, em determinado momento, depende fundamentalmente de seu preço. Quanto maior o preço de um bem, menor será a quantidade que os indivíduos estarão dispostos a comprar. A demanda depende de outros fatores, tais como: os gostos ou preferências dos indivíduos, a renda e os preços dos bens relacionados etc. V - A oferta mostra, para diferentes preços, as quantidades que os produtos estariam dispostos a apresentar. Quando são baixos, os preços seriam suficientes para cobrir os custos da produção. Nesse caso, a oferta será reduzida. Conforme aumentam os preços, cresce a quantidade oferecida. VI - Preço de equilíbrio é aquele em que coincidem os planos dos demandantes e dos ofertantes ou produtores.
	A)  
	Sua Resposta
Os tópicos I, II e III correspondem ao funcionamento de Mercado Econômico conforme estudado.
	B)  
	
Os tópicos II e VI correspondem ao funcionamento de Mercado Econômico conforme estudado.
	C)  
	
Somente o tópico IV e VI corresponde ao funcionamento de Mercado Econômico conforme estudado.
	D)  
	Resposta Certa
Todos os tópicos correspondem ao funcionamento de mercado econômico.
	7 - "__________________: um passeio pelas teorias" apresenta uma revisão ampla das teorias que estão surgindo no mundo dos que entenderam as ameaças e apresentam alternativas, nos mais diversos planos como as finanças, a gestão do conhecimento, o aproveitamento mais amplo do terceiro setor, os novos processos colaborativos e assim por diante. O próprio conceito de "________________________" surge de certa forma como um conceito-síntese, no sentido de buscar um denominador comum para os estudos que apresentam formas mais participativas, mais humanas e mais justas de organização econômica. Neste sentido, não se trata do estudo de possíveis utopias, mas da apresentação das novas visões que surgem nos mais diversos setores, e que estão dando resultado. Complete:
	A)  
	
Economia global.
	B)  
	Resposta Certa
Democracia econômica.
	C)  
	
Economia de Comunhão.
	D)  
	Sua Resposta
Economia Solidária.
	8 - Qual das afirmativas abaixo é FALSA em relação aos comentários feitos pelos ambientalistas acerca do documento do Painel Intergovernamental de Mudança Climática (IPCC), da ONU?
	A)  
	
O relatório admitiu que a situação climática vem afetando gravemente o futuro dos investimentos capitalistas.
	B)  
	Resposta Correta
Que os grandes prejudicados pelo aquecimento global são os negócios capitalistas e não os pobres que sempre conseguiram sobreviver em meio às adversidades da vida.
	C)  
	
É o caso do relatório do economista-chefe do governo Blair, Richard Stern, que prevê prejuízos mínimos anuais de 5% da produção mundial devido a problemas climáticos. Ou dos bilhões de prejuízos já amargados por seguradorasdevido a furacões e tufões em regiões em que eles jamais aconteciam.
	D)  
	
Não é à toa, portanto, que muitos economistas da grande imprensa se viram na obrigação de falar sobre questões ambientalistas. Coisas que eram consideradas "frescuras de ecochatos".
	9 - Complete a afirmativa da bióloga Valéria Leite Aranha (conforme estudado na Unidade 11). "Desenvolvimento sustentável é, em essência, _____________. __________ preocupação em proteger a base dos recursos naturais com a preocupação em reduzir a pobreza, de modo que as pessoas não sejam forçadas a, destruir o solo e as florestas para sobreviverem".
	A)  
	
De caráter econômico; Visa.
	B)  
	
Humanitário; Devido.
	C)  
	Resposta Correta
Integrado; Integra.
	D)  
	
Humanitário; Visa.
	10 - Assinale a alternativa verdadeira: Segundo a bióloga Valéria Leite Aranha (conforme estudado na Unidade 11), o desenvolvimento sustentável apóia-se no reconhecimento de: I - Qualidade ambiental e desenvolvimento econômico estão ligados, e o desenvolvimento e a economia devem estar integrados desde o início dos processos de formulação de decisões; II - Desgastes ambientais estão inter-relacionados como, por exemplo, a derrubada de árvores que implica não apenas destruição de florestas, mas, também, uma aceleração da erosão do solo e assoreamento de rios e lagos; III - Problemas econômicos e ambientais estão relacionados a muitos fatores sociais e políticos e o rápido crescimento populacional, que causa um profundo efeito no desenvolvimento e meio ambiente em muitas nações, é ocasionado, em parte, pela posição inferior das mulheres em tais sociedades; IV - Ecossistemas, poluição e fatores econômicos não respeitam fronteiras nacionais, tornando críticas a comunicação e cooperação internacional.
	A)  
	
São itens do reconhecimento do desenvolvimento sustentável os números: I e II.
	B)  
	
São itens do reconhecimento do desenvolvimento sustentável os números: I e III.
	C)  
	
São itens do reconhecimento do desenvolvimento sustentável os números: II e IV.
	D)  
	Resposta Correta
São itens do reconhecimento do desenvolvimento sustentável os números: I, II, III e IV.

Outros materiais