Buscar

Anatomorfofisiologia do Sistema Tegumentar e Locomotor

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

1.
	O sistema locomotor é formado pelo sistema muscular e o esquelético. O sistema esquelético é formado por um conjunto de estruturas cartilaginosas e os ossos que formam o esqueleto. O esqueleto, além de outras funções, sustenta nossos músculos e protege os órgãos internos. Pensando nisso, disserte sobre as divisões do sistema esquelético.
	Resposta Esperada:
*Um esqueleto humano adulto contém 206 ossos agrupados em duas divisões principais: o esqueleto axial, com 80 ossos, e o esqueleto apendicular, com 126 ossos. *O esqueleto axial representa o eixo mediano do corpo, sendo composto pelos ossos do tronco (costela, sacro, vértebras e esterno), do pescoço (hioide e vértebras cervicais) e do crânio. *Os ossos dos membros superiores e inferiores formam o esqueleto apendicular. *A cintura escapular e a cintura pélvica também fazem parte do esqueleto apendicular.
	2.
	Entre as articulações da classificação estrutural, existem três tipos de articulações. Uma dessas articulações é a articulação do tipo cartilaginosa ou cartilagíneas. Disserte sobre as articulações cartilaginosas e os tipos existentes.
	Resposta Esperada:
As articulações cartilaginosas, assim como as fibrosas, não permitem movimento ou permitem apenas um discreto movimento. As articulações cartilaginosas são a classificação para aquelas estruturas ósseas que são ligadas firmemente por uma fibrocartilagem ou cartilagem de hialina. Existem dois tipos: as sincondroses e as sínfises. Sincondrose é composta por cartilagem hialina, como a lâmina epifisial que conecta a diáfise à epífise de um osso em crescimento. A Sínfise é uma estrutura coberta por cartilagem de hialina que conecta vértebras e o púbis no quadril, por exemplo, porém os ossos são conectados por um disco largo e plano de fibrocartilagem.

Outros materiais