Buscar

Avaliação Final (Discursiva) - Individual

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

(Laboratório virtual - Observação do esqueleto axial) As costelas são ossos planos e curvos que constituem a maior parte da caixa torácica. Elas são extremamente leves, mas altamente resistentes, contribuindo para a proteção dos órgãos torácicos internos. Existem 12 pares de costelas, todos articuladas com a coluna vertebral. Possuímos três tipos de costelas: as verdadeiras, as falsas e as flutuantes. 
Discorra sobre a localização (com quem se articula anterior e posterior) e o número de cada tipo de costela.
Resposta esperada
Do primeiro até o sétimo par de costelas, são consideradas costelas verdadeiras e estão presentes, junto a essas estruturas, uma camada de cartilagem hialina, formando a chamada cartilagem costal. Os cinco pares de costelas restantes são denominados de costelas falsas, porque suas cartilagens não se fixam ao esterno. A décima primeira e a décima segunda costelas são denominadas costelas flutuantes. Os espaços entre as costelas são chamados de espaços intercostais, os quais são preenchidos por músculos, vasos sanguíneos e nervos intercostais.
As articulações sinoviais são aquelas que permitem movimentos sem restrição. Entre os tipos de movimentos permitidos nestas articulações estão os movimentos angulares. Disserte sobre pelo menos três movimentos angulares nas articulações sinoviais.
Resposta esperada
Os movimentos angulares são aqueles que ocorrem tanto no aumento quanto na diminuição do ângulo da articulação como: flexão, extensão, hiperextensão, abdução, adução e circundação. A continuação da extensão anatômica é chamada de hiperextensão, é ir além do limite normal, e um exemplo disso pode ser visto na articulação do punho. O movimento de abdução é quando ocorre o afastamento de uma estrutura da linha mediana do corpo enquanto a adução é a aproximação da estrutura à linha mediana. Já a circundação acontece quando é realizado o movimento de um círculo ou rotação e não acontece de maneira isolada, sendo necessária a ativação de outros movimentos em conjunto, o úmero na articulação do ombro por exemplo é capaz de realizar a circundação.

Outros materiais