Buscar

1ªAtividade AVA - valor 20 pts- Introdução a parasitologia


Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 3 páginas

Continue navegando


Prévia do material em texto

Curso/Programa: Licenciatura em Ciências Biológicas/ EaD Polo: Caracaraí
Componente Curricular: Parasitologia Docente: Karla Santana Morais
Aluno (a):Maria de Nazaré C. de Oliveira Turma: 2017.2 Data: 11/05/2020
1ª ATIVIDADE
1. Conceitue o termo: “micro-organismo”?
R: Os Microrganismos são uma forma de vida que não pode ser visualizada sem auxílio de um microscópio. Estes seres diminutos podem ser encontrados no ar, no solo, e, inclusive, no homem.
2. Cite os principais representantes dos conjuntos de seres vivos que constituem
os chamados microrganismos?
R: Os principais grupos de microrganismos são: vírus, bactérias, protozoários, algas e fungos.
3. O que são bactérias?
R: As bactérias são seres unicelulares e procariontes. Estas fazem parte do Reino Monera. As bactérias podem ser encontradas em diversos ambientes e são capazes de suportar condições ambientais inóspitas à maioria dos seres vivos. Mesmo sendo imperceptível, as bactérias desenvolvem importantes funções no ambiente. Elas atuam nos ciclos biogeoquímicos e na produção de alimentos e medicamentos. Algumas bactérias podem ser patogênicas e causam doenças como a cólera, difteria, febre tifoide, lepra, meningite, tuberculose.
4. O que são fungos?
R: Os fungos são seres macroscópicos ou microscópicos, unicelulares ou pluricelulares, eucariontes e heterótrofos. Eles fazem parte do Reino Fungi. Os fungos possuem diversos tipos de habitat visto que são encontrados no solo, na água, nos vegetais, nos animais, no homem e nos detritos em geral. Diante do grande número de espécies, cerca de 1,5 milhão, os fungos são utilizados para diferentes fins, como na produção de medicamentos e até mesmo na produção de queijos. O cogumelo é um tipo de fungo que é muito apreciado na culinária, sendo fonte de proteínas. Alguns fungos podem ser patogênicos. Entre as doenças relacionadas com fungos estão: micoses, sapinho, candidíase e histoplasmose.
5. O que são protozoários?
R: Os protozoários são seres eucariontes, unicelulares e heterótrofos. Pertencem ao Reino Protista junto com as algas que são organismos aquáticos que têm a capacidade de realizar fotossíntese. Elas podem ser micro ou macroscópicas, eucariontes ou procariontes. Os protozoários apresentam variadas formas corporais e ocupam ambientes úmidos ou o interior de outros organismos. Alguns são parasitas, causadores de doenças. Entre as doenças causadas por protozoários estão: amebíase, giardíase, malária e doença de chagas.
6. O que são vírus?
R: Os vírus são organismos microscópicos que não possuem células. Por isso, são considerados parasitas intracelulares. Os vírus só conseguem realizar suas atividades vitais dentro de outra célula viva. Alguns vírus são patogênicos e causam doenças ao homem. Alguns exemplos são: gripe, sarampo, febre amarela, meningite, caxumba, hepatite, aids e varíola.
7. Cite exemplos de relações que se estabelecem desarmônicas entre os seres vivos:
Predatismo: Essa relação se estabelece quando animais de nível trófico acima, denominados predadores, capturam, matam e se alimentam de animais de um nível trófico abaixo, denominados presas. O predatismo ocorre com quase todos os carnívoros, como leão, lobo, onça, dentre outros. Assim, nessa relação de participação diretamente do controle populacional, como da população de predadores pode equilibrar a população de presas e vice-versa.
Parasitismo: Nessa relação apenas um ser vivo é beneficiado e o outro é prejudicado. Esta relação ecológica ocorre entre indivíduos de espécies diferentes, sendo que uma delas, denominada parasita, habita o interior (denominados endoparasitas, como por exemplo, o protozoário Trypanosoma cruzi, agente etiológico da doença de Chagas) ou exterior (denominados ectoparasitas, como por exemplo, o piolho) de outra espécie, denominada hospedeiro. O parasita alimenta-se de seu hospedeiro e as consequências dessa relação pode ocasionar a morte do hospedeiro.
Competição: A competição interespecífica ocorre quando duas populações de espécies distintas, mas que possuem o mesmo nicho ecológico ou semelhante, disputam pelo mesmo recurso. Essa relação pode controlar a densidade das duas populações, entretanto um desequilíbrio ecológico pode ocasionar a extinção de uma das espécies. Esse é o princípio da exclusão competitiva ou princípio de Gause, no qual duas espécies podem ocupar o mesmo hábitat, mas não o mesmo nicho por muito tempo, pois haverá a exclusão de uma delas. Tal princípio foi obtido após os experimentos de Gause utilizando duas espécies do protozoário paramécio: Paramecium aurelia e Paramecium caudatum.