Logo Passei Direto
Buscar

Ferramentas de estudo

Questões resolvidas

(INEP - 2015 - ENADE - Tecnologia em Comércio Exterior - Q10) - O responsável pelas negociações internacionais de uma empresa brasileira produtora e exportadora de sucos de uva integral e de vinhos fechou um pedido de exportação, com base em uma Proforma lnvoice (Fatura Proforma), de 100 caixas de suco de uva integral para o mercado líbio com pagamento antecipado. Considerando que a condição de venda é FOB (Free on Board), a empresa exportadora deverá providenciar o despacho aduaneiro de exportação, os documentos da exportação, e a análise do tratamento administrativo.
Com relação à situação hipotética descrita acima, avalie as afirmacoes a seguir.
I. O produto em pauta, sujeito à manifestação prévia dos órgãos do governo quanto à exportação, está indicado no Tratamento Administrativo do Siscomex (Sistema Integrado de Comércio Exterior).
II. A empresa exportadora deverá realizar o despacho aduaneiro de exportação, procedimento fiscal em que se processa o desembaraço aduaneiro de mercadoria destinada ao exterior.
III. A empresa exportadora deverá elaborar e emitir os documentos básicos da exportação, por exemplo, fatura comercial (Commercial lnvoice), romaneio (Packing List), conhecimento de carga (Bill of Lading - BL), certificado de origem, entre outros documentos exigidos pelo importador.
IV. A declaração para despacho aduaneiro de exportação desse produto, poderá conter um ou mais registros de exportação, desde que estes se refiram, cumulativamente, ao mesmo exportador, às mercadorias negociadas na mesma moeda e na mesma condição de venda; e às mesmas unidades da SRF de despacho e de embarque.
a. II e IV, apenas.
b. I, II, III e IV.
c. III e IV, apenas.
d. I e II, apenas.

(INEP - 2013 - ENADE - Tecnologia em Agronegócio Q21) - A manutenção de barreiras tarifárias e não-tarifárias impostas pelos países desenvolvidos dificulta as exportações do agronegócio brasileiro. Na Rodada do Uruguai, fez-se o Acordo Agrícola, que definiu as regras que guiariam o comércio agrícola internacional.
A respeito das barreiras protecionistas enfrentadas pelo agronegócio brasileiro, o texto evidencia
a. o discurso das economias industrializadas que pregam a liberalização do comércio mundial como condição para se alcançar o desenvolvimento econômico, porém dificultando a entrada de produtos oriundos de países em desenvolvimento.
b. a incipiência dos mecanismos de proteção da renda do produtor brasileiro, como o seguro rural e os sistemas de subsídios no caso de quebra de safras.
c. a importância do agronegócio, responsável por uma fatia considerável do PIB brasileiro, e seu atendimento às regras vigentes no comércio agrícola internacional.
d. a necessidade do Brasil, usando de sua posição de maior exportador agrícola entre os países em desenvolvimento, assumir uma posição mais agressiva nas negociações, com um melhor preparo dos nossos negociadores.
e. as vantagens de se adotar uma estratégia comercial de longo alcance com o uso efetivo do jogo negociador, com estudos de impacto, de denúncia sobre a proteção dos outros países, do uso das defesas comerciais e das contestações legais.

O comércio internacional de alimentos está propiciando certa especialização na produção. Isso significa que algumas regiões, e em especial alguns países, terão excedente em sua produção visando atender a demanda por alimentos em outros países.
Considerando o anterior, avalie as afirmações abaixo:
I. A especialização é um processo de natureza econômica que propicia a um país, quando inserido em livre comércio, concentrar sua produção em bens que possua maior vantagem comparativa.
II. A disponibilidade explica a inserção dos países no comércio internacional. Dessa forma, Argentina, Brasil, Canadá e México, países com maior disponibilidade de terra, tendem a produzir e a exportar bens agropecuários.
III. Alguns padrões do comércio de bens agropecuários foram identificados recentemente. Em primeiro lugar, os Estados Unidos são os maiores exportadores de bens agropecuários. O Brasil é o segundo país com maior valor exportado. O terceiro é a Holanda, o quarto é a China, e a Alemanha é o quinto.
IV. Em relação à importação, a China é o país que mais importou em 2016, totalizando US$ 117 bilhões.
a. As afirmativas III e IV são verdadeiras.
b. As afirmativas I, III e IV são verdadeiras.
c. As afirmativas II e III são falsas.
d. Todas as afirmativas são verdadeiras.
e. As afirmativas II e III são verdadeiras.

As pessoas jurídicas que utilizarem sistemas de processamento eletrônico de dados para registrar negócios e atividades econômicas ou financeiras, escriturar livros ou elaborar documentos de natureza contábil ou fiscal ficam obrigados a manter, à disposição da Secretaria da Receita Federal do Brasil, os respectivos arquivos digitais e sistemas, pelo prazo decadencial previsto na legislação tributária.
Assim, assinale a alternativa que indica esses documentos relativos à importação que deverão ser mantidos em arquivos, e por quanto tempo eles devem ser guardados:
a. Fatura Comercial, Carta de Crédito, Romaneio, Conhecimento de transporte internacional, contrato de Câmbio. Pelo período de 5 anos.
b. Fatura Comercial, Conhecimento do Embarque, Contrato do Câmbio, Declaração de Importação, Comprovante de importação, Despesas Aduaneiras, Nota Fiscal de entrada e GLME ou guia do ICMS. Pelo período de 6 anos.
c. Fatura Comercial, Carta de Crédito, Romaneio, Conhecimento de transporte internacional, contrato de Câmbio. Pelo período de 6 anos.
d. Fatura Comercial, Conhecimento do Embarque, Contrato do Câmbio, Declaração de Importação, Comprovante de importação, Despesas Aduaneiras, Nota Fiscal de entrada e GLME ou guia do ICMS. Pelo período de 5 anos.
e. CPF e RG do importador, certificado de naturalização, quitação com o serviço militar obrigatório, titulo do leitor e a comprovação da ultima votação. Pelo período de 6 anos.

Como se bem sabe, o preço das commodities e, em particular, das commodities agrícolas e dos bens alimentares sofre grandes oscilações, tanto pelo lado da oferta (produzindo) quanto da demanda (consumo). Em 2011 a imprensa mundial noticiou que a crise nos países árabes, com destaque para o Egito, pode intensificar o movimento de elevação dos preços das commodities, especialmente o do petróleo.
A partir dessa observação e considerando o cenário econômico global contemporâneo, assinale a alternativa correta.
a. Uma das características essenciais da globalização são a ampliação e a interdependência dos mercados. Assim, fatos aparentemente isolados e ocorridos em região determinada podem repercutir na economia mundial.
b. Por ser um país emergente, o Brasil insere-se no comércio mundial como exportador de produtos industrializados, sendo diminuta sua participação na venda de commodities.
c. Na ordem global dos dias atuais, a mesma liberdade de circulação de bens e capitais verifica-se na locomoção das pessoas, tanto como turistas quanto na condição de trabalhadores em busca de novas oportunidades.
d. Eventuais oscilações no preço do barril de petróleo já não causam impacto como no passado, tendo em vista a significativa redução de seu uso na atualidade, com a substituição por outras fontes de energia.
e. Crises como a vivida pelo Egito podem interferir na cotação de produtos no comércio global, mas são incapazes de influir no comportamento dos mercados financeiros, hoje blindados contra situações de risco.

As empresas do agronegócio brasileiro podem recorrer ao crédito rural. Segundo informação do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (BRASIL, 2016), o crédito rural abrange recursos destinados a custeio, investimento ou comercialização. As suas regras, finalidades e condições estão estabelecidas no Manual de Crédito Rural (MCR), elaborado pelo Banco Central do Brasil. Essas normas são seguidas por todos os agentes que compõem o Sistema Nacional de Crédito Rural (SNCR), como bancos e cooperativas de crédito.
Analisando as afirmacoes acima, conclui-se que estas correspondem respectivamente a créditos de:
I - Créditos destinados a cobrir despesas habituais dos ciclos produtivos, tais como sementes e defensivos agrícolas;
II - Créditos destinados à aquisição de bens duráveis, tais como máquinas e equipamentos;
III - Créditos destinados à adoção de medidas que garantem o abastecimento e a armazenagem da produção nos períodos de preços baixos.
a. Comercialização; Custeio; Investimento.
b. Custeio; Investimento; Comercialização.
c. Investimento; Comercialização; Custeio.
d. Custeio; Comercialização; Investimento.
e. Investimento; Custeio; Comercialização.

Nos últimos anos, muito ouvimos falar sobre os impactos do crescimento populacional sobre a produção agrícola de alimentos e como está cada vez mais se preocupando com essas questões de consumo e demanda de alimentos para a população mundial. Tendo em vista essa necessidade e a importância da gestão do comércio exterior no agronegócio, avalie as seguintes afirmações:
Está correto o que se afirma em:
I. O crescimento urbano tende também a se retrair e, igualmente, o nível de renda da população em geral.
II. A população mundial terá uma tendência em ser urbana, mas com menor poder aquisitivo.
III. Por volta de 2050, as previsões apontam que o mundo terá 9,1 bilhões de pessoas e grande parte desse crescimento será nos países em desenvolvimento.
IV. Em decorrência disso, haverá uma pressão muito grande relacionada com o hábito alimentar de uma população mais numerosa.
V. As áreas de produção deverão passar por grande expansão, bem como as técnicas produtivas.
VI. As técnicas produtivas deverão privilegiar redução da produtividade, principalmente da terra.
a. Apenas nas afirmativas I, III e IV.
b. Somente na afirmativa I, II e IV.
c. Apenas nas afirmativas III, IV e V.
d. Apenas nas afirmativas II e IV e V.
e. Apenas nas afirmativas III e V.

Material
páginas com resultados encontrados.
páginas com resultados encontrados.
left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar esse material. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar esse material. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar esse material. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar esse material. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar esse material. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar esse material. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar esse material. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar esse material. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar esse material. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar esse material. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

Questões resolvidas

(INEP - 2015 - ENADE - Tecnologia em Comércio Exterior - Q10) - O responsável pelas negociações internacionais de uma empresa brasileira produtora e exportadora de sucos de uva integral e de vinhos fechou um pedido de exportação, com base em uma Proforma lnvoice (Fatura Proforma), de 100 caixas de suco de uva integral para o mercado líbio com pagamento antecipado. Considerando que a condição de venda é FOB (Free on Board), a empresa exportadora deverá providenciar o despacho aduaneiro de exportação, os documentos da exportação, e a análise do tratamento administrativo.
Com relação à situação hipotética descrita acima, avalie as afirmacoes a seguir.
I. O produto em pauta, sujeito à manifestação prévia dos órgãos do governo quanto à exportação, está indicado no Tratamento Administrativo do Siscomex (Sistema Integrado de Comércio Exterior).
II. A empresa exportadora deverá realizar o despacho aduaneiro de exportação, procedimento fiscal em que se processa o desembaraço aduaneiro de mercadoria destinada ao exterior.
III. A empresa exportadora deverá elaborar e emitir os documentos básicos da exportação, por exemplo, fatura comercial (Commercial lnvoice), romaneio (Packing List), conhecimento de carga (Bill of Lading - BL), certificado de origem, entre outros documentos exigidos pelo importador.
IV. A declaração para despacho aduaneiro de exportação desse produto, poderá conter um ou mais registros de exportação, desde que estes se refiram, cumulativamente, ao mesmo exportador, às mercadorias negociadas na mesma moeda e na mesma condição de venda; e às mesmas unidades da SRF de despacho e de embarque.
a. II e IV, apenas.
b. I, II, III e IV.
c. III e IV, apenas.
d. I e II, apenas.

(INEP - 2013 - ENADE - Tecnologia em Agronegócio Q21) - A manutenção de barreiras tarifárias e não-tarifárias impostas pelos países desenvolvidos dificulta as exportações do agronegócio brasileiro. Na Rodada do Uruguai, fez-se o Acordo Agrícola, que definiu as regras que guiariam o comércio agrícola internacional.
A respeito das barreiras protecionistas enfrentadas pelo agronegócio brasileiro, o texto evidencia
a. o discurso das economias industrializadas que pregam a liberalização do comércio mundial como condição para se alcançar o desenvolvimento econômico, porém dificultando a entrada de produtos oriundos de países em desenvolvimento.
b. a incipiência dos mecanismos de proteção da renda do produtor brasileiro, como o seguro rural e os sistemas de subsídios no caso de quebra de safras.
c. a importância do agronegócio, responsável por uma fatia considerável do PIB brasileiro, e seu atendimento às regras vigentes no comércio agrícola internacional.
d. a necessidade do Brasil, usando de sua posição de maior exportador agrícola entre os países em desenvolvimento, assumir uma posição mais agressiva nas negociações, com um melhor preparo dos nossos negociadores.
e. as vantagens de se adotar uma estratégia comercial de longo alcance com o uso efetivo do jogo negociador, com estudos de impacto, de denúncia sobre a proteção dos outros países, do uso das defesas comerciais e das contestações legais.

O comércio internacional de alimentos está propiciando certa especialização na produção. Isso significa que algumas regiões, e em especial alguns países, terão excedente em sua produção visando atender a demanda por alimentos em outros países.
Considerando o anterior, avalie as afirmações abaixo:
I. A especialização é um processo de natureza econômica que propicia a um país, quando inserido em livre comércio, concentrar sua produção em bens que possua maior vantagem comparativa.
II. A disponibilidade explica a inserção dos países no comércio internacional. Dessa forma, Argentina, Brasil, Canadá e México, países com maior disponibilidade de terra, tendem a produzir e a exportar bens agropecuários.
III. Alguns padrões do comércio de bens agropecuários foram identificados recentemente. Em primeiro lugar, os Estados Unidos são os maiores exportadores de bens agropecuários. O Brasil é o segundo país com maior valor exportado. O terceiro é a Holanda, o quarto é a China, e a Alemanha é o quinto.
IV. Em relação à importação, a China é o país que mais importou em 2016, totalizando US$ 117 bilhões.
a. As afirmativas III e IV são verdadeiras.
b. As afirmativas I, III e IV são verdadeiras.
c. As afirmativas II e III são falsas.
d. Todas as afirmativas são verdadeiras.
e. As afirmativas II e III são verdadeiras.

As pessoas jurídicas que utilizarem sistemas de processamento eletrônico de dados para registrar negócios e atividades econômicas ou financeiras, escriturar livros ou elaborar documentos de natureza contábil ou fiscal ficam obrigados a manter, à disposição da Secretaria da Receita Federal do Brasil, os respectivos arquivos digitais e sistemas, pelo prazo decadencial previsto na legislação tributária.
Assim, assinale a alternativa que indica esses documentos relativos à importação que deverão ser mantidos em arquivos, e por quanto tempo eles devem ser guardados:
a. Fatura Comercial, Carta de Crédito, Romaneio, Conhecimento de transporte internacional, contrato de Câmbio. Pelo período de 5 anos.
b. Fatura Comercial, Conhecimento do Embarque, Contrato do Câmbio, Declaração de Importação, Comprovante de importação, Despesas Aduaneiras, Nota Fiscal de entrada e GLME ou guia do ICMS. Pelo período de 6 anos.
c. Fatura Comercial, Carta de Crédito, Romaneio, Conhecimento de transporte internacional, contrato de Câmbio. Pelo período de 6 anos.
d. Fatura Comercial, Conhecimento do Embarque, Contrato do Câmbio, Declaração de Importação, Comprovante de importação, Despesas Aduaneiras, Nota Fiscal de entrada e GLME ou guia do ICMS. Pelo período de 5 anos.
e. CPF e RG do importador, certificado de naturalização, quitação com o serviço militar obrigatório, titulo do leitor e a comprovação da ultima votação. Pelo período de 6 anos.

Como se bem sabe, o preço das commodities e, em particular, das commodities agrícolas e dos bens alimentares sofre grandes oscilações, tanto pelo lado da oferta (produzindo) quanto da demanda (consumo). Em 2011 a imprensa mundial noticiou que a crise nos países árabes, com destaque para o Egito, pode intensificar o movimento de elevação dos preços das commodities, especialmente o do petróleo.
A partir dessa observação e considerando o cenário econômico global contemporâneo, assinale a alternativa correta.
a. Uma das características essenciais da globalização são a ampliação e a interdependência dos mercados. Assim, fatos aparentemente isolados e ocorridos em região determinada podem repercutir na economia mundial.
b. Por ser um país emergente, o Brasil insere-se no comércio mundial como exportador de produtos industrializados, sendo diminuta sua participação na venda de commodities.
c. Na ordem global dos dias atuais, a mesma liberdade de circulação de bens e capitais verifica-se na locomoção das pessoas, tanto como turistas quanto na condição de trabalhadores em busca de novas oportunidades.
d. Eventuais oscilações no preço do barril de petróleo já não causam impacto como no passado, tendo em vista a significativa redução de seu uso na atualidade, com a substituição por outras fontes de energia.
e. Crises como a vivida pelo Egito podem interferir na cotação de produtos no comércio global, mas são incapazes de influir no comportamento dos mercados financeiros, hoje blindados contra situações de risco.

As empresas do agronegócio brasileiro podem recorrer ao crédito rural. Segundo informação do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (BRASIL, 2016), o crédito rural abrange recursos destinados a custeio, investimento ou comercialização. As suas regras, finalidades e condições estão estabelecidas no Manual de Crédito Rural (MCR), elaborado pelo Banco Central do Brasil. Essas normas são seguidas por todos os agentes que compõem o Sistema Nacional de Crédito Rural (SNCR), como bancos e cooperativas de crédito.
Analisando as afirmacoes acima, conclui-se que estas correspondem respectivamente a créditos de:
I - Créditos destinados a cobrir despesas habituais dos ciclos produtivos, tais como sementes e defensivos agrícolas;
II - Créditos destinados à aquisição de bens duráveis, tais como máquinas e equipamentos;
III - Créditos destinados à adoção de medidas que garantem o abastecimento e a armazenagem da produção nos períodos de preços baixos.
a. Comercialização; Custeio; Investimento.
b. Custeio; Investimento; Comercialização.
c. Investimento; Comercialização; Custeio.
d. Custeio; Comercialização; Investimento.
e. Investimento; Custeio; Comercialização.

Nos últimos anos, muito ouvimos falar sobre os impactos do crescimento populacional sobre a produção agrícola de alimentos e como está cada vez mais se preocupando com essas questões de consumo e demanda de alimentos para a população mundial. Tendo em vista essa necessidade e a importância da gestão do comércio exterior no agronegócio, avalie as seguintes afirmações:
Está correto o que se afirma em:
I. O crescimento urbano tende também a se retrair e, igualmente, o nível de renda da população em geral.
II. A população mundial terá uma tendência em ser urbana, mas com menor poder aquisitivo.
III. Por volta de 2050, as previsões apontam que o mundo terá 9,1 bilhões de pessoas e grande parte desse crescimento será nos países em desenvolvimento.
IV. Em decorrência disso, haverá uma pressão muito grande relacionada com o hábito alimentar de uma população mais numerosa.
V. As áreas de produção deverão passar por grande expansão, bem como as técnicas produtivas.
VI. As técnicas produtivas deverão privilegiar redução da produtividade, principalmente da terra.
a. Apenas nas afirmativas I, III e IV.
b. Somente na afirmativa I, II e IV.
c. Apenas nas afirmativas III, IV e V.
d. Apenas nas afirmativas II e IV e V.
e. Apenas nas afirmativas III e V.

Prévia do material em texto

Avaliar
	1,00 de um máximo de 10,00(10%)
Parte superior do formulário
Questão 1
Correto
Remover rótulo
Texto da questão
Analise a demonstração abaixo e faça a correspondência correta entre as normas que compõem a família ISSO 9000 e sua descrição. 
A	ISO 9000	1	Sistema de gestão da qualidade - requisitos
B	ISO 9001	2	Sistema de gestão da qualidade - diretrizes para melhoria de desempenho
C	ISO 9004	3	Sistema de gestão da qualidade - fundamentos e vocabulário
Agora assinale a alternativa que representa a correspondência correta.
Escolha uma:
a. A1 – B3 – C2 
b. A3 – B2 – C1 
c. A2 –B1 – C3 
d. A3 – B1 – C2 
GABARITO COMENTADO: Para localizar a alternativa correta, basta o aluno fazer leitura do capítulo 10, Padrões de Competitividade Internacional, 10.2 A qualidade no agronegócio. A associação correta entre instituições e sua descrição seria A3 – B1 – C2, de forma que a descrição correta seria a seguinte:
ISO 9000    1       Sistema de gestão da qualidade - fundamentos e vocabulário
ISO 9001    2       Sistema de gestão da qualidade - requisitos
ISO 9004    3       Sistema de gestão da qualidade - diretrizes para melhoria de desempenho
e. A1 – B2 – C3 
Feedback
A resposta correta é: A3 – B1 – C2.
Questão 2
Incorreto
Remover rótulo
Texto da questão
(INEP - 2015 - ENADE - Tecnologia em Comércio Exterior - Q10) - O responsável pelas negociações internacionais de uma empresa brasileira produtora e exportadora de sucos de uva integral e de vinhos fechou um pedido de exportação, com base em uma Proforma lnvoice (Fatura Proforma), de 100 caixas de suco de uva integral para o mercado líbio com pagamento antecipado. Considerando que a condição de venda é FOB (Free on Board), a empresa exportadora deverá providenciar o despacho aduaneiro de exportação, os documentos da exportação, e a análise do tratamento administrativo. 
Com relação à situação hipotética descrita acima, avalie as afirmações a seguir. 
I. O produto em pauta, sujeito à manifestação prévia dos órgãos do governo quanto à exportação, está indicado no Tratamento Administrativo do Siscomex (Sistema Integrado de Comércio Exterior). 
II. A empresa exportadora deverá realizar o despacho aduaneiro de exportação, procedimento fiscal em que se processa o desembaraço aduaneiro de mercadoria destinada ao exterior. 
III. A empresa exportadora deverá elaborar e emitir os documentos básicos da exportação, por exemplo, fatura comercial (Commercial lnvoice), romaneio (Packing List), conhecimento de carga (Bill of Lading - BL), certificado de origem, entre outros documentos exigidos pelo importador. 
IV. A declaração para despacho aduaneiro de exportação desse produto, poderá conter um ou mais registros de exportação, desde que estes se refiram, cumulativamente, ao mesmo exportador, às mercadorias negociadas na mesma moeda e na mesma condição de venda; e às mesmas unidades da SRF de despacho e de embarque. 
É correto o que se afirma em
Escolha uma:
a. II e IV, apenas. 
b. I, II, III e IV. 
c. III e IV, apenas. 
d. I e II, apenas. 
Gabarito: I, II, III e IV. Conforme Capitulo 5.1 Documentos de exportação, todas as afirmações mostram descrições assertivas a respeito dos documentos de exportação.
e. I e III, apenas. 
Feedback
A resposta correta é: I, II, III e IV..
Questão 3
Incorreto
Remover rótulo
Texto da questão
(INEP - 2013 - ENADE - Tecnologia em Agronegócio Q21) - A manutenção de barreiras tarifárias e não-tarifárias impostas pelos países desenvolvidos dificulta as exportações do agronegócio brasileiro. Na Rodada do Uruguai, fez-se o Acordo Agrícola, que definiu as regras que guiariam o comércio agrícola internacional. Por exemplo, em seu artigo 20, o Acordo prevê a continuidade das negociações, uma vez que o alcance dos objetivos estabelecidos, entre eles um sistema de comércio agrícola mais justo e orientado pelas forças de mercado, é um processo contínuo. Todavia, é notório que os resultados obtidos nessa área são, no mínimo, modestos, uma vez que o agronegócio brasileiro ainda se depara com uma verdadeira muralha protecionista, principalmente em mercados de países desenvolvidos, o que representa uma séria restrição ao seu crescimento. 
ANDRADE, D. C. et al. Notas sobre negociações agrícolas internacionais e desafios para o agronegócio brasileiro. Anais do XLIII Congresso da SOBER, Ribeirão Preto, 2005. Disponível em: . Acesso em: 26 jul. 2013 (adaptado). 
A respeito das barreiras protecionistas enfrentadas pelo agronegócio brasileiro, o texto evidencia
Escolha uma:
a. o discurso das economias industrializadas que pregam a liberalização do comércio mundial como condição para se alcançar o desenvolvimento econômico, porém dificultando a entrada de produtos oriundos de países em desenvolvimento. 
b. a incipiência dos mecanismos de proteção da renda do produtor brasileiro, como o seguro rural e os sistemas de subsídios no caso de quebra de safras. 
c. a importância do agronegócio, responsável por uma fatia considerável do PIB brasileiro, e seu atendimento às regras vigentes no comércio agrícola internacional. 
Gabarito: o discurso das economias industrializadas que pregam a liberalização do comércio mundial como condição para se alcançar o desenvolvimento econômico, porém dificultando a entrada de produtos oriundos de países em desenvolvimento. O texto além do fato histórico, informa de uma realidade anunciada há décadas países desenvolvidos pedem a abertura de mercados para impor seus produtos de valor agregado, porém são protecionistas para produtos oriundos de países em desenvolvimento. Por exemplo, o Brasil tem dificuldade em exportar suco de laranja para os EUA devido barreiras impostas a fim de proteger produção local.
d. a necessidade do Brasil, usando de sua posição de maior exportador agrícola entre os países em desenvolvimento, assumir uma posição mais agressiva nas negociações, com um melhor preparo dos nossos negociadores. 
e. as vantagens de se adotar uma estratégia comercial de longo alcance com o uso efetivo do jogo negociador, com estudos de impacto, de denúncia sobre a proteção dos outros países, do uso das defesas comerciais e das contestações legais. 
Feedback
A resposta correta é: o discurso das economias industrializadas que pregam a liberalização do comércio mundial como condição para se alcançar o desenvolvimento econômico, porém dificultando a entrada de produtos oriundos de países em desenvolvimento..
Questão 4
Incorreto
Remover rótulo
Texto da questão
O comércio internacional de alimentos está propiciando certa especialização na produção. Isso significa que algumas regiões, e em especial alguns países, terão excedente em sua produção visando atender a demanda por alimentos em outros países. Esse processo é válido para bens agrícolas, bens da agropecuária e também para alimentos processados. 
Considerando o anterior, avalie as afirmações abaixo: 
I. A especialização é um processo de natureza econômica que propicia a um país, quando inserido em livre comércio, concentrar sua produção em bens que possua maior vantagem comparativa. Isso significa que o país produz e exporta os bens que possui vantagem comparativa importa os bens que possui desvantagem. 
II. A disponibilidade explica a inserção dos países no comércio internacional. Dessa forma, Argentina, Brasil, Canadá e México, países com maior disponibilidade de terra, tendem a produzir e a exportar bens agropecuários. 
III. Alguns padrões do comércio de bens agropecuários foram identificados recentemente. Em primeiro lugar, os Estados Unidos são os maiores exportadores de bens agropecuários. O Brasil é o segundo país com maior valor exportado. O terceiro é a Holanda, o quarto é a China, e a Alemanha é o quinto. 
IV. Em relação à importação, a China é o país que mais importou em 2016, totalizando US$ 117 bilhões. O segundo é os Estados Unidos, com US$ 93,9 bilhões. A Alemanha, o Japão e a Holanda são, respectivamente, o terceiro, quarto e quinto, respondendo por US$ 68,4 bilhões, US$ 46,6 bilhões e US$ 45,5 bilhões. 
É correto o que se afirma em
Escolha uma:
a. As afirmativas IIIe IV são verdadeiras. 
b. As afirmativas I, III e IV são verdadeiras. 
Gabarito: (Todas as afirmativas são verdadeiras). Conforme item 8.3 (O Comércio Mundial de bens agropecuários de alimentos) e Figuras 8.5 e 8.6, questão tem a intenção de reforçar o conteúdo. Ao ler este tópico será possível perceber que “todas as afirmativas são verdadeiras”.
c. As afirmativas II e III são falsas 
d. Todas as afirmativas são verdadeiras. 
e. As afirmativas II e III são verdadeiras. 
Feedback
A resposta correta é: Todas as afirmativas são verdadeiras..
Questão 5
Incorreto
Remover rótulo
Texto da questão
As pessoas jurídicas que utilizarem sistemas de processamento eletrônico de dados para registrar negócios e atividades econômicas ou financeiras, escriturar livros ou elaborar documentos de natureza contábil ou fiscal ficam obrigados a manter, à disposição da Secretaria da Receita Federal do Brasil, os respectivos arquivos digitais e sistemas, pelo prazo decadencial previsto na legislação tributária. 
Assim, assinale a alternativa que indica esses documentos relativos à importação que deverão ser mantidos em arquivos, e por quanto tempo eles devem ser guardados:
Escolha uma:
a. Fatura Comercial, Carta de Crédito, Romaneio, Conhecimento de transporte internacional, contrato de Câmbio. Pelo período de 5 anos. 
b. Fatura Comercial, Conhecimento do Embarque, Contrato do Câmbio, Declaração de Importação, Comprovante de importação, Despesas Aduaneiras, Nota Fiscal de entrada e GLME ou guia do ICMS. Pelo período de 6 anos. 
GABARITO: Pelo período de 5 anos, os importadores deverão manter arquivadas cópias legíveis dos seguintes documentos relativos aos processos de importação (ARAÚJO, 2018): Fatura Comercial; Conhecimento de Embarque; Contrato de Câmbio; Declaração de Importação; Comprovante de Importação; Despesas Aduaneiras; Nota Fiscal de Entrada; GLME ou guia do ICMS.
c. Fatura Comercial, Carta de Crédito, Romaneio, Conhecimento de transporte internacional, contrato de Câmbio. Pelo período de 6 anos. 
d. Fatura Comercial, Conhecimento do Embarque, Contrato do Câmbio, Declaração de Importação, Comprovante de importação, Despesas Aduaneiras, Nota Fiscal de entrada e GLME ou guia do ICMS. Pelo período de 5 anos 
e. CPF e RG do importador, certificado de naturalização, quitação com o serviço militar obrigatório, titulo do leitor e a comprovação da ultima votação. Pelo período de 6 anos. 
Feedback
A resposta correta é: Fatura Comercial, Conhecimento do Embarque, Contrato do Câmbio, Declaração de Importação, Comprovante de importação, Despesas Aduaneiras, Nota Fiscal de entrada e GLME ou guia do ICMS. Pelo período de 5 anos.
Questão 6
Incorreto
Remover rótulo
Texto da questão
Como se bem sabe, o preço das commodities e, em particular, das commodities agrícolas e dos bens alimentares sofre grandes oscilações, tanto pelo lado da oferta (produção) quanto da demanda (consumo). Em 2011a imprensa mundial noticiou que a crise nos países árabes, com destaque para o Egito, pode intensificar o movimento de elevação dos preços das commodities, especialmente o do petróleo. 
A partir dessa observação e considerando o cenário econômico global contemporâneo, assinale a alternativa correta.
Escolha uma:
a. Uma das características essenciais da globalização são a ampliação e a interdependência dos mercados. Assim, fatos aparentemente isolados e ocorridos em região determinada podem repercutir na economia mundial. 
b. Por ser um país emergente, o Brasil insere-se no comércio mundial como exportador de produtos industrializados, sendo diminuta sua participação na venda de commodities. 
Gabarito comentado: O (a)acadêmico(a) poderá elaborar sua resposta de acordo com que esta exposto no Livro texto da disciplina de Noções de Comércio Exterior e Agronegócios. O preço das commodities e, em particular, das commodities agrícolas e dos bens alimentares sofre grandes oscilações, tanto pelo lado da oferta (produção) quanto da demanda (consumo). Essa oscilação impacta tanto a rentabilidade das empresas produtoras quanto a balança comercial dos países. Uma das características essenciais da globalização é a ampliação e a interdependência dos mercados. Assim, fatos aparentemente isolados e ocorridos em região determinada podem repercutir na economia mundial.
Particularmente essa oscilação de preços impacta diretamente o Brasil, pois a pauta de exportações brasileiras progressivamente se direciona para produtos básicos, como commodities e alimentos. Como ressalta estudo do MAPA (2018), em 2006 as exportações de produtos básicos era de aproximadamente 30% do valor exportado pelo Brasil. Já em 2011, por conta da elevação do preço das commodities internacionais, as exportações de produtos básicos era um pouco menos de 50%.
c. Na ordem global dos dias atuais, a mesma liberdade de circulação de bens e capitais verifica-se na locomoção das pessoas, tanto como turistas quanto na condição de trabalhadores em busca de novas oportunidades. 
d. Eventuais oscilações no preço do barril de petróleo já não causam impacto como no passado, tendo em vista a significativa redução de seu uso na atualidade, com a substituição por outras fontes de energia. 
e. Crises como a vivida pelo Egito podem interferir na cotação de produtos no comércio global, mas são incapazes de influir no comportamento dos mercados financeiros, hoje blindados contra situações de risco. 
Feedback
A resposta correta é: Uma das características essenciais da globalização são a ampliação e a interdependência dos mercados. Assim, fatos aparentemente isolados e ocorridos em região determinada podem repercutir na economia mundial..
Questão 7
Incorreto
Remover rótulo
Texto da questão
(Unilavras - 2018 - Prefeitura de Bom Despacho - MG - Gestor Público Municipal – Economia - adaptado) - Preencha as lacunas relacionando a elas os itens a seguir. 
1. Área de livre comércio 
2. União aduaneira 
3. Mercado comum 
4. União econômica e monetária 
( ) Não são cobrados impostos no comércio entre os países membros e, além disso, as mercadorias originárias de países que não fazem parte do bloco estão sujeitas à mesma taxação ao entrar em qualquer um dos países membros. 
( ) Livre circulação de pessoas, serviços, mercadorias ou capitais; existência da tarifa externa comum; padronização das políticas macroeconômicas; e, ainda utilização de moeda única. 
( ) São firmados acordos com vistas à diminuição gradativa das tarifas alfandegárias ou aduaneiras sobre os produtos que circulam entre os países membros. 
( ) Livre circulação de pessoas, serviços, mercadorias ou capitais, além da existência da tarifa externa comum. 
A sequência correta obtida é
Escolha uma:
a. 2, 4, 1, 3. 
b. 4, 3, 2, 1. 
c. 1, 4, 2, 3. 
d. 1, 2, 3, 4 
e. 3, 2, 1, 4. 
Gabarito: 2, 4, 1, 3. Conforme Capitulo 2.1 Regionalismo no comércio internacional, a alternativa a é a correta, à saber:
(2. União aduaneira ) Não são cobrados impostos no comércio entre os países membros e, além disso, as mercadorias originárias de países que não fazem parte do bloco estão sujeitas à mesma taxação ao entrar em qualquer um dos países membros.
(4. União econômica e monetária ) Livre circulação de pessoas, serviços, mercadorias ou capitais; existência da tarifa externa comum; padronização das políticas macroeconômicas; e, ainda utilização de moeda única.
(1. Área de livre comércio ) São firmados acordos com vistas à diminuição gradativa das tarifas alfandegárias ou aduaneiras sobre os produtos que circulam entre os países membros.
(3. Mercado comum ) Livre circulação de pessoas, serviços, mercadorias ou capitais, além da existência da tarifa externa comum.
Feedback
A resposta correta é: 2, 4, 1, 3..
Questão 8
Incorreto
Remover rótulo
Texto da questão
(ESAF - 2014 - Receita Federal - Auditor Fiscal da Receita Federal) - Sobre os Regimes Aduaneiros Especiais, analise os itens a seguir e, em seguida, assinale a opção correta. 
I.O regime aduaneiro especial de admissão temporária com suspensão total do pagamento de tributos permite a importação de bens que devam permanecerno País durante prazo fixado. A legislação prevê, como uma das condições para a concessão do mencionado regime, que os bens sejam importados com cobertura cambial. 
II.Os bens admitidos temporariamente no País para utilização econômica ficam sujeitos ao pagamento dos impostos federais, da contribuição para o PIS/ PASEP-Importação e da COFINS-Importação, proporcionalmente ao seu tempo de permanência no território aduaneiro. A referida proporcionalidade será obtida pela aplicação do percentual de um por cento, relativamente a cada mês compreendido no prazo de concessão do regime, sobre o montante dos tributos originalmente devidos. 
III.No Regime de Trânsito Aduaneiro, objetivando garantir o pagamento dos créditos tributários correspondentes, quando a constatação de extravio ou avaria ocorrer no local de origem, a autoridade aduaneira não poderá permitir o trânsito aduaneiro da mercadoria avariada ou da partida com extravio. 
IV. Poderá ser concedida autorização às sedes de Municípios caracterizados como cidades gêmeas de cidades estrangeiras na linha de fronteira do Brasil, a critério da autoridade competente, para a instalação de lojas francas para a venda de mercadoria nacional ou estrangeira contra pagamento em moeda nacional ou estrangeira. A venda de mercadoria nas referidas lojas francas somente será autorizada à pessoa física.
Escolha uma:
a. Estão corretos somente os itens I e II. 
b. Estão corretos somente os itens III e IV. 
c. Estão corretos somente os itens I e III. 
Gabarito: I, II, III e IV. Conforme capitulo 6.4 Regimes aduaneiros especiais, a alternativa correta é aquela que diz ‘estão corretos somente os itens II e IV”. O item I é incorreto por dizer que uma importação enquadrada em admissão temporária, necessariamente tem que ser paga, ou seja não é uma obrigatoriedade a importação com cobertura cambial neste regime. A afirmação III também é incorreta porque no transito aduaneiro os créditos tributários estão suspensos, não sendo este motivo para impedir o transito aduaneiro até a próxima autoridade aduaneira.
d. Todos os itens estão corretos. 
e. Estão corretos somente os itens II e IV. 
Feedback
A resposta correta é: Estão corretos somente os itens II e IV..
Questão 9
Incorreto
Remover rótulo
Texto da questão
As empresas do agronegócio brasileiro podem recorrer ao crédito rural. Segundo informação do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (BRASIL, 2016), o crédito rural abrange recursos destinados a custeio, investimento ou comercialização. As suas regras, finalidades e condições estão estabelecidas no Manual de Crédito Rural (MCR), elaborado pelo Banco Central do Brasil. Essas normas são seguidas por todos os agentes que compõem o Sistema Nacional de Crédito Rural (SNCR), como bancos e cooperativas de crédito. Desta forma analise as assertivas que seguem: 
I - Créditos destinados a cobrir despesas habituais dos ciclos produtivos, tais como sementes e defensivos agrícolas; 
II - Créditos destinados à aquisição de bens duráveis, tais como máquinas e equipamentos; 
III - Créditos destinados à adoção de medidas que garantem o abastecimento e a armazenagem da produção nos períodos de preços baixos. 
Analisando as afirmações acima, conclui-se que estas correspondem respectivamente a créditos de:
Escolha uma:
a. Comercialização; Custeio; Investimento. 
b. Custeio; Investimento; Comercialização. 
c. Investimento; Comercialização; Custeio. 
d. Custeio; Comercialização; Investimento. 
e. Investimento; Custeio; Comercialização. 
Gabarito comentado: As empresas do agronegócio brasileiro podem recorrer ao crédito rural. Segundo informação do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (BRASIL, 2016), o crédito rural abrange recursos destinados a custeio, investimento ou comercialização. As suas regras, finalidades e condições estão estabelecidas no Manual de Crédito Rural (MCR), elaborado pelo Banco Central do Brasil. Essas normas são seguidas por todos os agentes que compõem o Sistema Nacional de Crédito Rural (SNCR), como bancos e cooperativas de crédito. Créditos de custeio são destinados a cobrir despesas habituais dos ciclos produtivos, tais como sementes e defensivos agrícolas; Créditos de investimento são destinados à aquisição de bens duráveis, tais como máquinas e equipamentos; Créditos de comercialização são destinados à adoção de medidas que garantem o abastecimento e a armazenagem da produção nos períodos de preços baixos. (Livro didático; cap.10).
Feedback
A resposta correta é: Custeio; Investimento; Comercialização..
Questão 10
Incorreto
Remover rótulo
Texto da questão
Nos últimos anos, muito ouvimos falar sobre os impactos do crescimento populacional sobre a produção agrícola de alimentos e como está cada vez mais se preocupando com essas questões de consumo e demanda de alimentos para a população mundial. Tendo em vista essa necessidade e a importância da gestão do comércio exterior no agronegócio, avalie as seguintes afirmações: 
I. O crescimento urbano tende também a se retrair e, igualmente, o nível de renda da população em geral. 
II. A população mundial terá uma tendência em ser urbana, mas com menor poder aquisitivo. 
III. Por volta de 2050, as previsões apontam que o mundo terá 9,1 bilhões de pessoas e grande parte desse crescimento será nos países em desenvolvimento. 
IV. Em decorrência disso, haverá uma pressão muito grande relacionada com o hábito alimentar de uma população mais numerosa. 
V. As áreas de produção deverão passar por grande expansão, bem como as técnicas produtivas. 
VI. As técnicas produtivas deverão privilegiar redução da produtividade, principalmente da terra. 
Está correto o que se afirma em:
Escolha uma:
a. Apenas nas afirmativas I, III e IV. 
Gabarito: O crescimento urbano tende também a se intensificar, e igualmente o nível de renda. Portanto, nessas próximas três décadas haverá uma pressão muito grande relacionada com o hábito alimentar de uma população mais numerosa, urbana e com maior poder aquisitivo. Em termos práticos, isso implica que as áreas de produção deverão passar por grande expansão, bem como as técnicas produtivas, que deverão privilegiar a contínua elevação da produtividade, principalmente da terra.
b. Somente na afirmativa I, II e IV. 
c. Apenas nas afirmativas III, IV e V. 
d. Apenas nas afirmativas II e IV e V. 
e. Apenas nas afirmativas III e V. 
Feedback
A resposta correta é: Apenas nas afirmativas III, IV e V..
Parte inferior do formulário

Mais conteúdos dessa disciplina