Buscar

Projeto Interdisciplinar Aplicado 2º semestre Relatorio final

Prévia do material em texto

UNIVERSIDADE ANHANGUERA – UNIDERP
Centro de Educação a Distância
Projeto Interdisciplinar Aplicado
ao Curso Superior de
Tecnologia em Logística 
(PROINTER II)
	
Patricia Oliveira Neris da Silva RA 3065122102
Levantamento de dados e pesquisa de campo para implantação de um Sistema de Gestão Ambiental ( SGA)
Relatório Final
Relatório Parcial apresentado no Projeto Interdisciplinar do Curso de Tecnologia em Logística na Faculdade Anhanguera, sob a orientação da Tutora EAD Adriana Barbosa Gonçalves.
Belo Horizonte / MG
2016
Resumo
No mundo atual a preocupação com o desenvolvimento sustentável e o futuro do planeta tem gerado muitas discussões a fim de buscar um equilíbrio entre o meio ambiente e o ser humano. Saber produzir e ao mesmo tempo contribuir para que não haja um impacto ambiental é um desafio para todas as organizações.
Neste relatório estaremos apresentando um projeto de gestão ambiental a fim de aplicar métodos e ações que ajudam reduzir desperdícios e resíduos gerados por uma organização, e saber reaproveitar o que foi gerado em novos produtos para a organização. Com isso podemos conscientizar e reeducar todos os envolvidos dentro da organização e fora da organização. 
 Nosso objetivo é mostrar que todas as organizações podem aplicar um projeto voltado para a questão de preservação do meio ambiente junto ao seu processo produtivo, destacando-se tanto no mercado e também reeducando as pessoas mostrando que podemos produzir com reponsabilidade.
SUMÁRIO
Introdução 											 4
Contextualização de Pesquisa 								 5
Procedimentos a serem aplicados internamente					 6
Procedimentos a serem aplicados externamente					 6
Resíduos gerados pela organização							 8
Metas para 2017										 8
Compartilhando com a comunidade							 9
Resultados 											 11
Conclusão 											 13
Referências Bibliográficas 								 14
Introdução
Empresas em todos os seguimentos e áreas precisam discutir sobre a sustentabilidade, muitas empresas ainda não tem um projeto sobre o assunto, por isso elaboramos um projeto no qual podemos aplicar ações para contribuir na preservação do planeta.
O principal objetivo do projeto é apresentar métodos eficazes para ajudar organizações que não possuem um projeto socioambiental, com intuito de solucionar problemas crônicos dentro das organizações que são até mesmo culturais, pela falta de informação de pessoas sobre o assunto. 
Contextualização da Pesquisa
A organização escolhida MGFORMAS ENGENHARIA LTDA, identificamos desperdícios de recursos devido à falta de treinamento e informação aos seus colaboradores.
A pesquisa identificou a falta de coleta seletiva dentro das dependências da organização, o desperdício de água, energia elétrica, equipamentos desativados gerando uma grande quantidade de insumo.
Nosso objetivo é que o projeto seja implantado com a meta de diminuir todos e quaisquer desperdícios de recursos e materiais 
 A organização escolhida trabalha com a maioria de seus produtos a base de ferro. Com isso a empresa já contribui na redução de cortes de arvores que são utilizadas como escoramentos, 90% dos produtos são reciclados podendo ser novamente voltado como um novo produto para organização.
Um dos problemas é a poluição sonora devido à manutenção que é 100% manual. Outra coisa utilizada é o lubrificante em alguns produtos. Nossa missão com o projeto é corrigir esses problemas, mostrando alternativas ecologicamente corretas.
Ao longo de sua trajetória evolucionista, a humanidade sempre se utilizou livremente de recursos naturais para o desenvolvimento de suas atividades, sem se preocupar com a qualidade do meio ambiente. Desde os primórdios, o homem foi adquirindo capacidade significativa para modificar o meio natural em que vive (CARSON, 1964; COLE, 1974; BACKER, 1995; MELPHI, 2004; DIAS, 2006; DAUVERGNE, 2008; SEIFFERT, 2008). 
O fato de o meio ambiente ter sido considerado como um recurso abundante e classificado na categoria de bens livres, ou seja: aqueles para cuja obtenção não há necessidade de trabalho dificultaram o estabelecimento de critérios em sua utilização (MOURA, 1998; DONAIRE, 1999; MOREIRA, 2001; GASI; FERREIRA, 2006). Sabe-se, no entanto, que esses recursos são escassos e muitos deles não renova, sua má utilização pode levar à sua escassez ou mesmo ao seu esgotamento, comprometendo o meio ambiente e consequentemente a vida.
Procedimentos a serem aplicados internamente.
A utilização de papel reciclado para impressão de documentos. Com isso pode contribuir para redução de cortes de arvores e o reaproveitamento de papel.
Aplicar a coleta seletiva do lixo produzido pela organização e encaminhando para local adequado e licenciado conforme a legislação.
Em parceria com a COOPERSOLI BARREIRO – Cooperativa Solidária dos Recicladores e Grupos Produtivos do Barreiro e Região, situado na Rua Lacyr Máffia, nº 161- Jatobá IV, estaremos cedendo resíduos produzidos pela organização para que sejam reciclados conforme a legislação. A Coopersoli é uma cooperativa licenciada pela Prefeitura de Belo Horizonte.
Promover palestras com a finalidade de não somente conscientizar os colaboradores sobre preservação e sim aplicar dentro e fora da organização.
Adequar local para efetuar manutenção de equipamentos em local fechado e ventilado para diminuir a poluição sonora.
Procedimentos a serem aplicados externamente.
Para a comunidade estaremos efetuando parcerias com empresas para efetuar coleta de pilhas usadas pela organização e a comunidade. Podendo assim descartar o produto de forma correta sem prejudicar o meio ambiente. Para isso estaremos em conjunto com outras organizações da região, distribuindo recipientes para que toda comunidade possa contribuir para que não seja descartado esse tipo de material no solo. As pilhas contem materiais altamente tóxicos podendo contaminar não somente o solo, mas como também nascentes e córregos. 
Outro meio de contribuir é buscar uma parceria com uma empresa especializada em dar um rumo certo para lâmpadas fluorescentes, tanto da organização quanto da comunidade. 
A empresa em parceria com oficinas mecânicas estará coletando o óleo queimado de veículos que efetue a troca, na aplicação do mesmo na lubrificação de produtos. Com isso estaremos contribuindo para que esse óleo não seja despejado em local não apropriado e evitando a poluição.
A empresa por meio de reforma estará adotando o sistema de reaproveitamento de agua de pia para utilizar como descarga.
Resíduos Gerados Pela Organização
A meta da empresa é reduzir em 30% os resíduos gerados atualmente pela empresa. Atualmente a empresa não tem destino para os resíduos gerados dentro da organização.
Metas para 2017
No caso da sucata de ferro, trinta por cento (30%) do resíduo gerado servirá para a produção de um novo equipamento para ser locado. Os demais produtos serão encaminhados para uma empresa especializada em reciclagem HAVILLA.
A madeira estará sendo reutilizada na fabricação e manutenção de pallets de madeira que servirá para a o empilhamento de produtos e ajudando assim na organização do deposito. Nossa meta é reduzir trinta por cento (30%) os resíduos de madeira gerados dentro da organização.
Compartilhando com a comunidade
As pilhas e baterias usadas causam danos severos ao meio ambiente e a saúde dos seres vivos. Isso se deve aos metais pesados como chumbo, lítio, níquel, zinco, mercúrio e etc.
Em parceria com Banco Santander, estaremos colaborando com o programa Papa-Pilhas fundado em 2006, o programa já recolheu mais 760 toneladas de produtos. Todo produto recolhido é encaminhado Suzaquim, que tem como missão cooperar com a preservação do Meio Ambiente através do reprocessamento e da destinação final de resíduos industriais, pilhas, baterias e lixo tecnológico para a produção de sais e óxidos metálicos.
Através da coleta de pilhas e baterias da comunidade e da organização, dando a esses produtos o descarte correto estaremos contribuindo e incentivandooutras empresas a seguir o mesmo caminho. Para isso será colocado um recipiente adequado para que todos moradores e funcionários descartem de forma correta as pilhas.
Com o descarte de madeira na manutenção das vigas metálicas o projeto de reaproveitamento das madeiras irá ajudar a reduzir o volume de sucata e ao mesmo tempo reduzir o custo de compra de Pallets de madeira. 
Com a Manutenção da Vigas Metálicas as sucatas de madeiras serão reaproveitadas na fabricação de Pallets 
O reaproveitamento de óleo queimado é outra boa iniciativa do projeto, pois estaremos reutilizando óleo queimado de oficinas mecânicas da região e reaproveitando na lubrificação de nossos produtos. Uma solução econômica e também ecológica, com isso estará contribuindo para que esses produtos não sejam despejados no meio ambiente e ao mesmo tempo utilizando na lubrificação de produtos da organização.
Óleo coletado para ser utilizado na lubrificação de rosca de escoras metálicas.
Resultados
	Projeto de Gestão Ambiental Resultados
	Ações :
	Resultados: 
	Através de reforma em todos os banheiros masculinos foi implantado sistema de redução de água através de uma descarga inteligente. Toda água utilizada nas pias servem como descarga para os mictórios. 
	Conseguimos uma redução de 50 % de água nos banheiros masculinos. 
	Transformar sucata de madeira em produtos para a utilização dentro da organização.
	Com esse projeto foi reduzido à zero a compra de pallets de madeira que são utilizados na organização de produtos dentro do deposito.
	Reutilização de papeis.
	Os papeis utilizados que seriam jogados fora agora serão novamente reaproveitados para impressões para tipos de relatórios internos e também em planilhas que não necessitem de papeis novos. Reduzimos 30 % na compra de papeis.
	Sucata de ferro transformada em novos produtos.
	Toda sucata de ferro hoje é vendida para empresas que transformam em um novo produto para ser novamente locado para nossos clientes. 
	Sucata de Madeira
	O reaproveitamento de madeiras descartadas na manutenção de barrotes (vigas) será reutilizado na fabricação de palletes de madeira
	Palestras para Funcionários 
	Nossos funcionários passaram a compreender que eles são importantes para a preservação do meio ambiente que todo aprendizado no trabalho pode ser aplicado dentro da organização.
	Coleta Seletiva
	Conscientização de todos dentro da organização para a preservação do meio ambiente. 
	Reutilização de Óleo Queimado
	Reaproveitamento sustentável de óleo queimado e redução de custo em manutenção de produtos da organização. 
Conclusão 
 Este projeto propôs desenvolver métodos para corrigir problemas que afetam uma organização em relação à questão ambiental de forma simples e muito objetiva. A finalidade do projeto como alvo principal e a conscientização de todos os envolvidos dentro da organização mostrando a importância da preservação do meio ambiente, e que também que podemos contribuir para o desenvolvimento sustentável da organização apenas com simples iniciativas como a coleta seletiva, reaproveitamento de papeis e a aplicação de óleo queimado em seus produtos dentre outros. 
Não podemos deixar de falar nas palestras para todos os funcionários mostrando o que será aplicado dentro da organização, mostrando também os benefícios que ao aplicar tais procedimentos podemos economizar recursos e ao mesmo tempo contribuir para a preservação do planeta.
Referências Bibliográficas 
http://ciencias.colband.net.br/2012/10/17/posto-de-coleta-de-pilhas-e-baterias-feira-de-ciencias/
CARSON,R. Primavera silenciosa. São Paulo: Melhoramentos 1964
COLE, L. C. Jogando roleta russa com os cilos biogeoquímicos. In: HELFRICH JUNIOR, H. W. A crise ambiental: a luta do homem para viver consigo mesmo. São Paulo: Edusp, 1974, p. 11-23.
BECKER, P. Gestão ambiental: a administração verde. Rio de Janeiro: Qualitymark, 1995.
DONAIRE, D. Considerações sobre a influência da variável ambiental na empresa. Revista de Administração de Empresas – ERA, v. 32, n. 2, 1994. 
DONAIRE, D. Gestão ambiental na empresa. 2. ed. São Paulo: Atlas, 1999.
DIAS, R. Gestão ambiental: responsabilidade social e sustentabilidade. São Paulo: Atlas, 2006.
FERREIRA, A. C. S. Contabilidade ambiental: uma informação para o desenvolvimento sustentável. São Paulo: Atlas, 2003. 
MOURA, L. A. A. Qualidade e gestão ambiental: sugestões para implantação das normas ISO 14.000 nas empresas. São Paulo: Oliveira Mendes, 1998.
MOREIRA, M. S. Estratégia e implantação do sistema de gestão ambiental modelo ISSO 14.000. Belo Horizonte: Editora do Desenvolvimento Gerencial, 2001.
Resíduos Gerados 2015
Sucata de ferro (Kg)	Janeiro	Fevereiro	Março	Abril	Maio	Junho	Julho	Agosto	Setembro	Outubro	Novembro	Dezembro	5000	4500	4200	4000	3700	3400	3100	2900	2600	2600	2700	2700	Resíduo Madeira (kg)	Janeiro	Fevereiro	Março	Abril	Maio	Junho	Julho	Agosto	Setembro	Outubro	Novembro	Dezembro	800	75	0	720	700	680	650	600	580	560	520	490	490	Meta Resíduos 2017
Sucata de ferro (Kg)	Janeiro	Fevereiro	Março	Abril	Maio	Junho	Julho	Agosto	Setembro	Outubro	Novembro	Dezembro	3500	3150	2940	2800	2590	2380	2170	2030	1820	1820	1890	1890	Resíduo Madeira (kg)	Janeiro	Fevereiro	Março	Abril	Maio	Junho	Julho	Agosto	Setembro	Outubro	Novembro	Dezembro	560	525	504	490	476	455	420	406	392	364	343	343	
4

Continue navegando

Outros materiais