Buscar

Questões Prova da Instituição Microeconomia

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 3 páginas

Prévia do material em texto

1 - De acordo com os conceitos econômicos o mercado consiste em um grupo de compradores e vendedores que, por meio de suas interações efetivas ou potenciais, determinam o preço de um produto ou de um conjunto de produtos. Esse mercado, que é formado pelos agentes econômicos (indivíduos e empresas, que são os demandantes e os ofertantes de bens e serviços), funciona praticamente de forma automática, pois a participação dos indivíduos, que será chamado de famílias, leva-os a consumirem os bens e serviços ofertados no mercado pelas empresas.
De acordo com a escola neoclássica e em uma situação de concorrência perfeita, as empresas se inserem no mercado considerando:
Escolha uma:
a. quantidade.
b. consumo.
c. concorrência.
d. preço.
Em seu sentido mais amplo, como é o caso do nosso estudo, o mercado consiste em um “grupo de compradores e vendedores que, por meio de suas interações efetivas ou potenciais, determinam o preço de um produto ou de um conjunto de produtos” (PINDYCK; RUBINFELD, 2010, p. 7). Esse mercado, que é formado pelos agentes econômicos (indivíduos e empresas, que são os demandantes e os ofertantes de bens e serviços). Esse mercado, que é formado pelos agentes econômicos (indivíduos e empresas, que são os demandantes e os ofertantes de bens e serviços), funciona praticamente de forma automática, pois a participação dos indivíduos, que aqui chamaremos de famílias, leva-os a consumirem os bens e serviços ofertados no mercado pelas empresas, mas como os compradores e vendedores chegam a uma situação favorável para ambos, de forma automática. A resposta para esta pergunta está no preço. Em uma situação de concorrência perfeita (veremos isso com mais detalhes nas seções posteriores), as empresas tomam os preços para se inserirem no mercado. Se os preços estão muito altos, os consumidores não vão demandar a mercadoria, forçando os ofertantes a diminuírem seus valores para não ficarem com mercadorias paradas nos estoques. Desta forma, as escolhas e decisões adotadas pelos agentes econômicos levam o mercado a uma interação harmoniosa entre as famílias e as empresas, pois as famílias buscam maximizar o atendimento de suas necessidades, o que determina a demanda, e as empresas buscam maximizar o lucro, determinando assim a quantidade da oferta.
e. lucro.
2 - “(...) monopólio é simplesmente uma empresa que pode estabelecer preços sem pensar nas estratégias de nenhum concorrente real ou potencial. Quando o monopólio aumenta os preços, a demanda pode cair, porém esse fato é interpretado como se os consumidores estivessem mudando para bens diferentes, em vez de concorrentes”.
(SWEETING, A. Preços do Monopólio. 2001. Disponível em: <http://mit.universia.com.br/14/14271/pdf/monop.pdf>. Acesso em: 24 mar. 2016).
Tendo em vista a força monopolista decorrente da exclusividade do bem ou serviço, pode-se afirmar que:
Escolha uma:
a. O monopolista é um tomador de preço.
b. Se o monopolista aumentar muito o preço de venda de um bem, a demanda dele não será reduzida.
c. O monopolista não tem como escolher seu preço de venda, pois os consumidores detém esse poder.
d. Se o monopolista subir muito o preço do bem que vende, a demanda dele será um pouco reduzida.
A curva de demanda de uma empresa monopolista consiste na própria demanda do mercado, pois como detém a exclusividade, sendo a única ofertante, ela pode praticar o preço que desejar, e colocar no mercado a quantidade que melhor lhe aprouver, conforme a sua capacidade produtiva. No entanto, preços altos vão diminuir a demanda, enquanto que preços baixos vão aumentá-la. Como no monopólio não existem bens substitutos ou concorrentes, não há opções para os consumidores. Logo, os consumidores de uma distribuidora de energia elétrica, por exemplo, não podem, simplesmente, deixar de consumir esse bem quando a empresa sobe muito o seu preço, tendo que se virar, apenas, através de uma diminuição na sua demanda por aquele bem.
e. No monopólio, pequenas alterações de preço reduzem bastante a demanda do bem.
3 - “O documento ‘Rumo a um futuro de segurança hídrica e alimentar’ aponta a necessidade de políticas governamentais e investimentos dos setores público e privado para garantir que a produção agrícola, animal e de pesca seja sustentável e contemple também a salvaguarda dos recursos hídricos”.
 
FAO/ONU. 2050: a escassez de água em várias partes do mundo ameaça a segurança alimentar e os meios de subsistência. Disponível em: <https://www.fao.org.br/2050eavpmasams.asp>. Acesso em: 30 out. 2015.
 
Existe uma teoria econômica onde um dos seus pensadores aponta uma forma de minimizar as crises econômicas e sociais.
Qual é esta teoria?
Escolha uma:
a. A teoria Schumpeteriana, pois aponta a necessidade de novas tecnologias.
b. A teoria Clássica, pois o mercado deve se adequar às crises geradas pelo capitalismo.
c. A teoria Keynesina, pois expressa a necessidade de inserção de políticas públicas, bem como de investimentos governamentais.
John Mainard Keynes foi o criador da Teoria Keynesiana (keynesianismo), a qual defende a intervenção do Estado no processo econômico, a fim de que ele seja o promotor do crescimento da economia, sem deixar de lado a regulação do mercado.
d. A teoria de Malthus, que pode ser identificada na questão de que a densidade populacional poderá gerar uma crise na oferta de alimentos.
e. A teoria Marxista, pois aponta esta crise como sendo uma consequência do processo de acumulação capitalista.
4 - O oligopólio se caracteriza pela situação de mercado em que poucas empresas detêm o controle da maior parcela do mercado. Geralmente são grandes empresas. Porém, mesmo assim, empresas menores podem fazer parte de um mercado oligopolístico. Por exemplo, suponha que existem 5 empresas grandes que dominam o mercado de leite longa vida no país, mas outras empresas menores também conseguem ter uma abrangência mais regional nesse mercado tão concentrado.
Que tipo de estratégia as empresas menores adotam, quando atuam em mercados oligopolísticos?
Escolha uma:
a. Estratégia do prisioneiro.
b. Competição extra preço.
c. Seguir a liderança de preços.
Se uma empresa menor (menos dominante) está inserida em um mercado com grandes oligopolistas, ela não conseguirá competir com esses outros players, cobrando um preço mais baixo (pois as empresas dominantes poderiam entrar nessa briga, eliminado a empresa menos dominante), nem através de ações de marketing (competição extrapreço), pois as empresas dominantes tem muito mais recursos financeiros para investirem em ações mercadológicas. Assim, elas deveriam seguir a liderança de preços, que consiste no fato de uma empresa oligopolista líder, quer seja pelo seu tamanho ou por sua capacidade de trabalhar com custos menores, fixa o seu preço de venda, forçando as outras empresas a seguirem essa liderança (ou seja, elas não cobrarão preços maiores do que a empresa dominante).
d. Competição via preço bem mais baixo.
e. Liderança de mercado.
Parte superior do formulário
5- “A capacidade instalada de uma empresa reflete o seu potencial total de produção, com base nos recursos de que dispõe, o que inclui equipamentos, mão-de-obra, conhecimentos, estoque etc. De maneira simplificada, quando se fala que uma empresa está operando com 90% de sua capacidade, isto significa que a empresa está produzindo 90% da sua capacidade instalada, ou seja, 90% do seu potencial total de produção.”
No tocante à Curva de Possibilidade de Produção, pode-se afirmar que:
Escolha uma:
a. Ela indica a capacidade produtiva máxima de um determinado empreendimento, considerando a associação de capital (máquinas e equipamentos) com a de pessoal empregado na atividade.
A Curva de Possibilidades de Produção (CPP) indica a capacidade produtiva máxima de um determinado empreendimento, considerando a associação de capital (máquinas e equipamentos) com a de pessoal empregado na atividade.
b. Ela expressa como a escassez de recursos não limita a atividade, desta forma, as escolhas de diferentes alternativas de produção são estimativas dos gestores.
c. Quandoa empresa vive uma situação de ociosidade produtiva, a Curva de Possibilidade de Produção foi deslocada para a esquerda.
d. O deslocamento da Curva de Possibilidade de Produção para a direita indica uma hipoatividade produtiva.
e. O deslocamento da Curva de Possibilidade de Produção para a esquerda indica uma hiperatividade produtiva.
Parte inferior do formulário
Página anterior
Página anterior
Finalizar tentativa ...

Continue navegando