Buscar

DIREITOS HUMANOS E RELAÇÕES ÉTNICO-RACIAIS

Prévia do material em texto

Prova Online
Disciplina: 100922 - DIREITOS HUMANOS E RELAÇÕES ÉTNICO-RACIAIS
QUESTÃO 1
Sobre a identidade nacional assinale a questão verdadeira.
b ) A Nação precisa de símbolos como a bandeira, o brasão e o hino.
QUESTÃO 2
FGV/Fiocruz- 2010) A Declaração Universal sobre Bioética e Direitos Humanos define princípios que devem ser seguidos e respeitados. Sobre tais princípios, é correto afirmar que:
I. O impacto das ciências da vida nas gerações futuras, incluindo sua constituição genética, deve ser devidamente considerado, pois o escopo da Declaração trata de questões éticas relacionadas à medicina, às ciências da vida e às tecnologias associadas quando aplicadas aos seres humanos.
II. A diversidade cultural e o pluralismo devem receber a devida consideração, todavia, tais considerações não devem ser invocadas para violar a dignidade humana, os direitos humanos e as liberdades fundamentais dispostos nesta Declaração.
III. O Meio Ambiente, a Biosfera e a Biodiversidade devem ser protegidos.
e ) Todas as opções estão corretas.
QUESTÃO 3
(NUPESE/PM-PI-2012) Os Direitos Humanos ao longo da história estão em constante evolução, assim, em relação às Gerações dos Direitos Humanos, pode-se afirmar exceto.
a )Os direitos de 5.ª geração são os direitos das minorias sociais, dos seres humanos em situação de vulnerabilidade, entre eles: idoso, mulher, negro e grupo GLBTTS.
QUESTÃO 4
Quando os portugueses aportaram na região de Moçambique já havia um comércio de ouro no território. À exploração do ouro, dois outros negócios se fizeram importantes nos primeiros tempos do colonialismo em Moçambique. São eles:
c ) o marfim e o tráfico negreiro.
QUESTÃO 5
O sistema de avaliação brasileiro, implantado nos anos 1990, resulta em:
c )A partir de 2003 o governo manteve sistemas avaliativos, mas ampliou este sistema com outros parâmetros sociais, que ajudam a explicar a condição do aluno e da escola no sistema de avaliação nacional.
QUESTÃO 6
"Ao romper com a sistemática das Cartas anteriores, a Constituição de 1988, ineditamente, consagra o primado do respeito aos direitos humanos, como paradigma propugnado para a ordem internacional. Esse princípio invoca a abertura da ordem jurídica interna ao sistema internacional de proteção dos direitos humanos. A partir do momento em que o Brasil se propõe a fundamentar suas relações internacionais com base na prevalência dos direitos humanos, está ao mesmo tempo reconhecendo a existência de limites e condicionamentos à noção de soberania estatal, do modo pelo qual tem sido tradicionalmente concebida. Isto é, a soberania do Estado brasileiro fica submetida a regras jurídicas, tendo como parâmetro obrigatório a prevalência dos direitos humanos. Surge, pois, a necessidade de interpretar os antigos conceitos de soberania nacional e não intervenção à luz de princípios inovadores da ordem constitucional; dentre eles, destaque-se o princípio da prevalência dos direitos humanos. Esses são os novos valores incorporados pelo Texto de 1988 e que compõem a tônica do constitucionalismo contemporâneo."
(PIOVESAN. Flávia. Direitos Humanos e o Direito Constitucional Internacional. 8. ed. rev. amp. e atual. São Paulo: Saraiva, 2007. p. 342.)
Considerando a questão dos direitos humanos no âmbito nacional, analise as assertivas abaixo.
I) A atual Constituição Federal, seguindo os parâmetros internacionais, além de estabelecer um rol de direitos civis e políticos, também prevê direitos humanos de segunda geração, estipulando expressamente direitos econômicos, sociais e culturais.
II) Além de criar um rol de direitos humanos, a CF/88 estabelece expressamente que esse rol não é taxativo, pois em seu art. 5.º, §2.º prevê: "os direitos e garantias expressos nesta Constituição não excluem outros decorrentes do regime e dos princípios por ela adotados, ou dos tratados internacionais em que a República Federativa do Brasil seja parte".
III) Contudo, tais direitos e garantias previstos expressamente na CF/88 podem estar submetidas à vontade do "governante de plantão", pois podem ser suprimidas do texto constitucional, haja vista que não são consideradas cláusulas pétreas.
Embora a CF/88 traga um rol de direitos humanos, não faz referência expressa ao fundamento destes direitos: a dignidade da pessoa humana.
a ) As alternativas I e II estão corretas.
QUESTÃO 7
O Movimento da Negritude, criado pelo poeta martinicano Aimé Césaire, entre outros, defendia
c ) o respeito à diferença e a valorização da cultura negra.
QUESTÃO 8
Os negros da etnia banto, capturados em Moçambique, foram levados para algumas regiões da América. No Brasil, eles desembarcaram majoritariamente em quais estados?
c)Pernambuco, Minas Gerais, Rio de Janeiro.

Continue navegando