Buscar

Empreendedorismo (ADM63) Avaliação: Avaliação I - Individual Semipresencial ( Cod.:637354) ( peso.:1,50) Prova: 21003002

Prévia do material em texto

1.
	A definição de empreendedorismo proposta pela Harvard Business School afirma que empreendedorismo é a busca incansável por oportunidades, independentemente dos recursos disponíveis. Hashimoto (2006) complementa esta definição ao enfatizar que empreendedorismo é também a capacidade de gerar inovações independentemente dos recursos disponíveis. Sobre o exposto, associe os itens, utilizando o código a seguir:
I- Inovação.
II- Risco.
III- Autonomia.
(    ) O papel do empreendedor não se limita a criar negócios.
(    ) Como em investimentos financeiros, quanto maior a incerteza, maior a imprevisibilidade dos resultados.
(    ) O empreendedor possui autonomia para definir os objetivos, decidir sobre o uso de recursos.
Assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:
FONTE: Disponível em: <http://dinheirama.com/blog/2009/07/09/marcos-hashimoto-uma-licao-de-empreendedorismo/>. Acesso em: 7 mar. 2017.
HASHIMOTO, Marcos. Espírito empreendedor nas organizações: aumentando a competitividade através do intraempreendedorismo. São Paulo: Saraiva, 2006.
	 a)
	I - II - III.
	 b)
	II - III - I.
	 c)
	I - III - II.
	 d)
	III - I - II.
	2.
	O modo tradicional com que se administra uma empresa com relação ao modo empreendedor possui diferenças consideradas muito distintas. Essas diferenças ficam ainda mais evidentes quando se trata de segurança e utilização de estruturas. Com base no exposto, analise as afirmativas a seguir:
I- No modo de administração tradicional, o gestor adquire a produto ou máquina que precisa e aí é feita sua utilização.
II- No modo de administrar empreendedor considera-se como pressuposto a utilização compartilhada.
III- Tanto o modo de administrar tradicional como o modo empreendedor consideram a utilização compartilhada. Pode-se exemplificar: quando necessita de uma máquina para realizar apenas uma operação, busca-se parceria com alguém que a detenha e a utilize, e isso faz com que não seja preciso contabilizar o imobilizado.
Assinale a alternativa CORRETA:
	 a)
	As afirmativas II e III estão corretas.
	 b)
	Somente a afirmativa I está correta.
	 c)
	As afirmativas I e II estão corretas.
	 d)
	Somente a afirmativa III está correta.
	3.
	Depois de fazer mais de 30 entrevistas e procurar emprego por um ano e meio, Cael Horta, formada em marketing, decidiu trabalhar por conta própria em 2016. Sem dinheiro e com um financiamento imobiliário para pagar, abriu uma agência de marketing digital em São Paulo. Hoje trabalha em casa, sozinha, e fatura entre R$ 3 mil e R$ 4 mil por mês. "Eu tinha um bom currículo e não entendia por que não era contratada. Era só o meu marido para pagar todas as contas, eu tinha urgência em voltar a trabalhar", lembra Cael. Assim como ela, muitos brasileiros que perderam o emprego na crise enxergaram no empreendedorismo a saída para voltar ao mercado de trabalho. Tendo esse texto como referência e considerando a motivação do empreendedor, avalie as seguintes asserções e a relação proposta entre elas:
I- A motivação da empreendedora foi de caráter sociocultural, ou seja, por necessidade. 
PORQUE
II- Estes empreendedores decidem empreender por não possuírem melhores alternativas de emprego, abrindo um negócio com a finalidade de gerar rendimentos, visando basicamente a sua subsistência e de suas famílias.
Assinale a alternativa CORRETA:
FONTE: Disponível em: <https://g1.globo.com/economia/pme/noticia/crise-faz-empreendedorismo-por-necessidade-voltar-a-crescer-no-brasil.ghtml>. Acesso em: 5 jul. 2018 (adpatado).
	 a)
	As asserções I e II são proposições verdadeiras, e a II é uma justificativa da I.
	 b)
	As asserções I e II são proposições falsas.
	 c)
	A asserção I é uma proposição falsa, e a II é uma proposição verdadeira.
	 d)
	As asserções I e II são proposições verdadeiras, mas a II não é uma justificativa da I.
	4.
	Com relação à tomada de decisão, Hisrich, Peters e Shepherd (2009) apresentaram alguns princípios, entre eles a adaptabilidade cognitiva. Esse princípio se refere à adaptação dos empreendedores e seu engajamento com o processo de decisão e mudanças. Sobre o princípio da adaptabilidade, analise as sentenças a seguir:
I- Está relacionado à consciência metacognitiva de um empreendedor no que se refere à possibilidade de ele refletir, entender e controlar o pensamento e a aprendizagem de alguém.
II- Refere-se à incapacidade financeira da empresa em atrair novos financiamentos de dívidas ou do patrimônio líquido.
III- Neste princípio, os empreendedores tratam imprevistos como uma oportunidade de transformá-los em algo importante ou lucrativo.
IV- Este princípio ajudará os empreendedores na maioria das novas atividades, mas particularmente ao buscar empreender e gerenciar uma empresa em um ambiente de incerteza.
Assinale a alternativa CORRETA:
FONTE: HISRICH, Robert D.; PETERS, Michael P.; SHEPHERD, Dean A. Empreendedorismo. Porto Alegre: Bookman, 2009.
	 a)
	As sentenças III e IV estão corretas.
	 b)
	As sentenças I e IV estão corretas.
	 c)
	As sentenças II e III estão corretas.
	 d)
	As sentenças II, III e IV estão corretas.
	5.
	Em um ambiente cada vez mais competitivo a inovação constante é a melhor estratégia de sobrevivência para qualquer empresa. Assim surgem nas empresas, novos valores comportamentais, entre eles uma cultura para fomentar o intraempreendedorismo. Os intraempreendedores ajudam sobretudo a movimentar a criação de ideias dentro das organizações. Sobre o exposto, avalie as asserções a seguir:
I- Um exemplo de empresa que incentiva o intraempreendedorismo é a empresa X. Na empresa X,  os colaboradores tem flexibilidade de horários e a remuneração é variável. Outra importante característica é que na empresa X em todos os trimestres cada time se reúne e define os objetivos individuais e coletivos, que extrapolam a rotina diária e que rendam algo diferente do trabalho habitual. Na empresa X a mudança é uma oportunidade e não como ameaça. Além, é claro, de que nestas reuniões o aprendizado fica evidente, com o objetivo de melhorar o desempenho e aprender com os erros e acertos.
PORQUE
II- A empresa é burocrática, os colaboradores são "fazedores de processos".
Assinale a alternativa CORRETA:
	 a)
	As asserções I e II são proposições verdadeiras, e a II é uma justificativa da I.
	 b)
	As asserções I e II são proposições falsas.
	 c)
	A asserção I é uma proposição verdadeira, e a II é uma proposição falsa.
	 d)
	As asserções I e II são proposições verdadeiras, mas a II não é uma justificativa da I.
	6.
	O Brasil buscou se estruturar e apoiar o empreendedorismo com diversos programas de incentivo. Em situações como a de ensino de empreendedorismo, pode até mesmo ser comparado aos Estados Unidos. Sobre esses programas, classifique V para as sentenças verdadeiras e F para as falsas:
(    ) Os programas Softex e Gênesis, criados em 1990, apoiam atividades empreendedoras ligadas a softwares em universidades.
(    ) O programa do Governo Federal, Brasil Empreendedor, buscou dar capacitação a milhões de empreendedores.
(    ) Empretec e Jovem Empreendedor do Sebrae buscam o desenvolvimento do empreendedor e melhorar seu desempenho.
(    ) Cursos das universidades que se dedicam ao ensino do empreendedorismo.
Agora, assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:
	 a)
	V - V - F - F.
	 b)
	V - V - V - V.
	 c)
	V - F - V - F.
	 d)
	F - F - V - V.
	7.
	Devido à importância da figura do empreendedor para o desenvolvimento e transformação da sociedade, diversos autores dedicaram-se ao estudo do comportamento e características dos empreendedores. Com relação aos empreendedores, classifique V para as sentenças verdadeiras e F para as falsas:
(    ) As pessoas nascem empreendedoras; desse modo, é impossível tornar-se empreendedor.
(    ) Os empreendedores são visionários e, portanto, assumem riscos altíssimos em busca de seus objetivos.
(    ) Os empreendedores são pessoas que não conseguem trabalhar em equipe, por isso abrem seu próprio negócio.
(    ) Os empreendedoressão identificadores de oportunidades capazes de criar e construir uma visão partindo do nada.
Agora, assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:
	 a)
	F - V - F - F.
	 b)
	F - F - F - V.
	 c)
	V - F - V - V.
	 d)
	V - V - V - F.
	8.
	Um dos autores mais reconhecidos na área de empreendedorismo Peter Drucker foi quem trouxe as primeiras conceituações de econômica empreendedora, além disso, fez a união entre as áreas, promovendo uma nova visão de aplicações, em administração. É indagado pelo autor que a administração veio sofrendo modificações ao longo do tempo. Conforme Hashimoto (2006), sobre as mudança quem podem ser destacadas após a junção entre economia empreendedora e administração, assinale a alternativa CORRETA:
FONTE: HASHIMOTO, Marcos. Espírito empreendedor nas organizações: aumentando a competitividade através do intraempreendedorismo. São Paulo: Saraiva, 2006.
	 a)
	A administração não deve ser aplicada somente em empreendimentos já existentes, mas também em novos, sejam comerciais ou não.
	 b)
	A administração dever ter como foco somente empresas com fins lucrativos.
	 c)
	A administração não deve incluir em seu rol pequenas atividade comerciais.
	 d)
	A administração deve ser utilizada apenas em grandes corporações, pois não são essenciais em pequenos empreendimentos.
	9.
	A GEM - Global Entrepreneurship Monitor - elaborou dois tipos de estágios para demonstrar o nível de atividade empreendedora da população. Esses níveis são chamados de Taxa de Empreendedorismo inicial (TEA) e Taxa de Empreendedores Estabelecidos. Partindo desse pressuposto, classifique V para a sentenças verdadeiras e F para as falsas:  
(    ) Os empreendedores nascentes são aqueles envolvidos na estruturação do próprio negócio, mas que não possuem pagamento de salários ou pró-labores, por exemplo.
(    ) Os empreendedores novos são aqueles envolvidos na estruturação do próprio negócio, mas que não possuem pagamento de salários ou pró-labores por exemplo, por mais de três meses.
(    ) Os empreendedores estabelecidos administram um negócio e são proprietários de um negócio novo que já pagou salários e gerou pró-labores ou qualquer forma de remuneração aos proprietários por mais de quarenta e dois meses.  
Assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:
FONTE: GEM. Empreendedorismo no Brasil. Coordenação de Simara Maria de Souza Silveira Greco; autores: Mariano de Matos Macedo et al. Global Entrepreneurship Monitor. Curitiba: IBQP, 2014.
	 a)
	F - V - V.
	 b)
	F - V - F.
	 c)
	V - V - V.
	 d)
	V - F - F.
	10.
	Entre 1270 e 1290 foi cunhada, pela primeira vez, a palavra empreendedorismo por Marco Polo, buscando estabelecer uma rota comercial para o Oriente. Com base nessa questão histórica, classifique V para as sentenças verdadeiras e F para as falsas:
(    ) Idade Média. Definia aquele que gerenciava grandes projetos de produção com recursos provenientes do governo do país.
(    ) Século XVII. Relação entre assumir riscos e empreendedorismo. O empreendedor estabelecia um acordo contratual com o governo (capitalista) para realizar algum serviço. Preços pré-fixados, qualquer lucro ou prejuízo era exclusivo do empreendedor.
(    ) Século XVIII. Empreendedores confundidos com gerentes ou administradores, sendo analisados somente como aqueles que organizam a empresa sempre a serviço do capitalista.
(    ) Séculos XIX e XX. Capitalista e empreendedor foram diferenciados. Industrialização.
Agora, assinale a alternativa a que apresenta a sequência CORRETA:
	 a)
	F - F - V - F.
	 b)
	V - V - F - V.
	 c)
	F - V - F - V.
	 d)
	V - V - F - F.

Continue navegando