Buscar

apol historia da igreja no brasil

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 3 páginas

Prévia do material em texto

“Sincretismo, ao longo da história dos estudos sobre religiosidade popular, também conhecida em nosso meio por afro-brasileira, [...] foi visto como marca de inferioridade dos descendentes de africanos, como um traço do branqueamento e, ao mesmo tempo, como símbolo da resistência à opressão da Igreja Católica.”
Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: LIMA, A. A. da; HONORATO, C. T.; CIRIBELLI, M. C.; SILVA, F. C. T. da. História e Religião. VIII Encontro Regional de História. Núcleo Rio de Janeiro. Associação Nacional de História. Rio de Janeiro: FAPERJ, ANPUH, MAUAD, 2002. p. 84. 
Tendo em vista a passagem anterior, os conteúdos abordados nas aulas e o livro-base Apontamentos sobre a História das Igrejas Cristãs e os Livros Proféticos da Bíblia, responda à seguinte pergunta: qual foi o resultado da miscigenação do catolicismo, ao longo do tempo, com outras práticas religiosas indígenas e africanas no Brasil? Leia as alternativas que seguem e, na sequência, assinale aquela que contém a resposta correta:
	A	Resultou no movimento denominado de Renovação Carismática Católica.
	B	Resultou no Catolicismo popular.
	C	Resultou no Catolicismo sincrético.
	D	Resultou no Catolicismo Moderno.
	E	Resultou no Catolicismo Romano
“Movimento carismático” [é] todo movimento que dá ênfase aos dons carismáticos do Espírito, principalmente os de natureza extraordinária, como profecia, curas e glossolalia. [...] No Brasil, o movimento de renovação afetou as igrejas históricas em geral nas décadas de 1960 e 1970, inclusive a presbiteriana. [...] Nos Estados Unidos, existem grupos que se denominam carismáticos reformados.”
Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: MATOS, Alderi de Souza. O movimento carismático na igreja reformada. <http://www.mackenzie.br/7074.html>. Acesso em: 27 de fev. 2016. 
Levando em consideração o excerto anterior, os conteúdos abordados nas aulas e o livro-base Apontamentos sobre a História das Igrejas Cristãs e os Livros Proféticos da Bíblia, quanto aos movimentos de renovação das igrejas protestantes históricas, leia as alternativas que seguem. Na sequência, assinale aquela que a apresenta a assertiva correta:
	A	Os movimentos de renovação das igrejas protestantes históricas sempre terminaram em cismas, pois as experiências foram comumente rejeitadas pelas igrejas históricas.
	B	O avivamento das igrejas tradicionais diz respeito ao resgate do louvor e da adoração nos cultos, por meio da formação e aperfeiçoamento dos ministérios voltados à música e da profissionalização dos grupos gospel.
	C	As igrejas históricas aceitam de bom grado as novas experiências trazidas pelos movimentos de renovação.
	D	Em alguns casos, como no Exército de Salvação, grupos carismáticos ou pentecostais passaram a conviver lado a lado com grupos que rejeitavam a experiência de renovação.
	E	As igrejas protestantes históricas rejeitam os movimentos de renovação carismáticos ou pentecostais.
”O pentecostalismo moderno se difundiu pelo mundo a partir do século XIX e chegou ao Brasil no início do século XX. Seu marco inicial foi o avivamento de fé ocorrido em 1907 [...]. Em um antigo prédio da Rua Azusa, em Los Angeles, nos Estados Unidos, um grupo de crentes passou a ter experiências espirituais semelhantes àquelas no livro de Atos dos Apóstolos. [...] O termo pentecostalismo seria utilizado para identificar aqueles que acreditam e aceitam a promessa do derramamento do Espírito Santo.”
Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em MOURA, Luana C. B. de. Igreja Pentecostal Assembleia de Deus: Uma apreciação de sua espacialidade no Brasil. Espaço e Cultura. UERJ, RJ, n. 28, p. 35-44, jul.-dez. de 2010. p. 36. 
Tendo em vista texto supracitado, os conteúdos abordados nas aulas e o livro-base Apontamentos sobre a História das Igrejas Cristãs e os Livros Proféticos da Bíblia, qual foi a primeira igreja pentecostal que se estabeleceu no Brasil? Leia as alternativas que seguem e, na sequência, assinale aquela que contém a resposta correta:
	A	Igreja Pentecostal Assembleia de Deus.
	B	Igreja Universal do Reino de Deus.
	C	Igreja do Evangelho Quadrangular.
	D	Congregação Cristã no Brasil.
	E	Missão Evangélica Pentecostal do Brasil.
“Em 1836, o Rev. Justin Spaulding foi designado como o primeiro missionário Metodista no Brasil. [...] Após anos difíceis da Guerra Civil americana, os metodistas do sul dos Estados Unidos, enviaram J. Newman, em 1874, para o Brasil. Em 1876, J. J. Ranson também como missionário foi enviado para o Brasil, permanecendo entre o Rio de Janeiro e São Paulo. Em 1930, a Igreja Metodista do Brasil foi organizada”.
Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: FLÓRIDO, Luiz Claudio. História da Igreja. Semeador. Niterói (RJ): Mídia Express Comunicação, 2005. p. 101. 
De acordo com o trecho de texto anterior e o livro-base Apontamentos sobre a História das Igrejas Cristãs e os Livros Proféticos da Bíblia, em 1881, o missionário metodista James Willian Koger realizou uma grande proeza em território nacional. Qual foi este grande feito? Leia as alternativas que seguem e, na sequência, assinale aquela que apresenta a resposta correta:
	A	Ele recebeu autorização para construir, em São Paulo, o primeiro templo protestante com aparência externa de templo.
	B	Ele foi o precursor do movimento pentecostal no país.
	C	Ele foi um pioneiro no desbravamento do Brasil, evangelizando, traduzindo a Bíblia, libertando as pessoas, curando os doentes, enfrentando a Igreja católica.
	D	Ele fundou a primeira escola dominical no Brasil, um jornal, um seminário para a formação de um ministério nacional idôneo, visando a formação de pastores brasileiros.
	E	Ele foi o responsável pela construção de escolas e universidades.
“Ainda está para ser escrita a história das missões brasileiras. Muitos missionários estrangeiros já vieram e alguns brasileiros já saíram para outras terras, mas ainda temos muito pouco escrito sobre estes missionários. Talvez nunca iremos saber sobre muitos desses homens e mulheres, que por amor a Deus e ao próximo vieram ou foram, enfrentando todo tipo de adversidades, mas que venceram e levaram o Reino de Deus avante”.
Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: FLÓRIDO, Luiz Claudio. História da Igreja. Semeador. Niterói (RJ): Mídia Express Comunicação, 2005. p. 102. 
Conforme a citação anterior e o livro-base Apontamentos sobre a História das Igrejas Cristãs e os Livros Proféticos da Bíblia, quais foram as primeiras igrejas pentecostais que se estabeleceram no Brasil? Leia as alternativas que seguem e, na sequência, assinale aquela que contém a resposta correta:
	A	Presbiteriana, Metodista e Batista.
	B	Metodista, Assembleia de Deus e Igreja do Evangelho Quadrangular.
	C	Assembleia de Deus, Missão Evangélica Pentecostal do Brasil, Igreja do Evangelho Quadrangular, Exército da Salvação, entre outras.
	D	Assembleia de Deus, Igreja do Evangelho Quadrangular, Igreja Casa da Bênção, Igreja Deus é Amor, entre outras.
	E	Igreja do Nazareno, Igreja O Brasil para Cristo, Igreja Renascer em Cristo, Igreja Assembleia de Deus, entre outras.
 
“Sincretismo, ao longo da história dos estudos sobre religiosidade popular, também conhecida 
em nosso meio por afro
-
brasileira, [...] foi visto como marca de inferioridade dos descendentes de 
africanos, como um traço do branqueamento e, ao mesmo tempo
, como símbolo da resistência à 
opressão da Igreja Católica.”
 
Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: LIMA, A. A. 
da; HONORATO, C. T.; CIRIBELLI, M. C.; SILVA, F. C. T. da. História e Religião. VIII Encontro Reg
ional de 
História. Núcleo Rio de Janeiro. Associação Nacional de História. Rio de Janeiro: FAPERJ, ANPUH, 
MAUAD, 2002. p. 84. 
 
 
 
Tendo em vista a passagem anterior, os conteúdos abordados nas aulas e o livro
-
base 
Apontamentossobre a História das Igrejas 
Cristãs e os Livros Proféticos da Bíblia, responda à seguinte 
pergunta: qual foi o resultado da miscigenação do catolicismo, ao longo do tempo, com outras práticas 
religiosas indígenas e africanas no Brasil? Leia as alternativas que seguem e, na sequência
, assinale 
aquela que contém a resposta correta:
 
 
 
A
 
Resultou no movimento denominado de Renovação Carismática Católica.
 
 
B
 
Resultou no Catolicismo popular.
 
 
C
 
Resultou no Catolicismo sincrético.
 
 
D
 
Resultou no Catolicismo Moderno.
 
 
E
 
Resultou no Catolicis
mo Romano
 
 
 
“Movimento carismático” [é] todo movimento que dá ênfase aos dons carismáticos do 
Espírito, principalmente os de natureza extraordinária, como profecia, curas e glossolalia. [...] No 
Brasil, o movimento de renovação afetou as igrejas his
tóricas em geral nas décadas de 1960 e 1970, 
inclusive a presbiteriana. [...] Nos Estados Unidos, existem grupos que se denominam carismáticos 
reformados.”
 
Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: MATOS, 
Alderi d
e Souza. O movimento carismático na igreja reformada. 
<http://www.mackenzie.br/7074.html>. Acesso em: 27 de fev. 2016. 
 
 
 
Levando em consideração o excerto anterior, os conteúdos abordados nas aulas e o livro
-
base 
Apontamentos sobre a História das Igrejas
 
Cristãs e os Livros Proféticos da Bíblia, quanto aos 
movimentos de renovação das igrejas protestantes históricas, leia as alternativas que seguem. Na 
sequência, assinale aquela que a apresenta a assertiva correta:
 
 
A
 
Os movimentos de renovação das igreja
s protestantes históricas sempre 
terminaram em cismas, pois as experiências foram comumente rejeitadas pelas igrejas históricas.
 
 
B
 
O avivamento das igrejas tradicionais diz respeito ao resgate do louvor e da 
adoração nos cultos, por meio da formação e ape
rfeiçoamento dos ministérios voltados à música e da 
profissionalização dos grupos gospel.
 
 
C
 
As igrejas históricas aceitam de bom grado as novas experiências trazidas pelos 
movimentos de renovação.
 
 
D
 
Em alguns casos, como no Exército de Salvação, grupos c
arismáticos ou 
pentecostais passaram a conviver lado a lado com grupos que rejeitavam a experiência de renovação
.
 
 
E
 
As igrejas protestantes históricas rejeitam os movimentos de renovação 
carismáticos ou pentecostais.
 
 
 
 
 
“Sincretismo, ao longo da história dos estudos sobre religiosidade popular, também conhecida 
em nosso meio por afro-brasileira, [...] foi visto como marca de inferioridade dos descendentes de 
africanos, como um traço do branqueamento e, ao mesmo tempo, como símbolo da resistência à 
opressão da Igreja Católica.” 
Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: LIMA, A. A. 
da; HONORATO, C. T.; CIRIBELLI, M. C.; SILVA, F. C. T. da. História e Religião. VIII Encontro Regional de 
História. Núcleo Rio de Janeiro. Associação Nacional de História. Rio de Janeiro: FAPERJ, ANPUH, 
MAUAD, 2002. p. 84. 
 
 
Tendo em vista a passagem anterior, os conteúdos abordados nas aulas e o livro-base 
Apontamentos sobre a História das Igrejas Cristãs e os Livros Proféticos da Bíblia, responda à seguinte 
pergunta: qual foi o resultado da miscigenação do catolicismo, ao longo do tempo, com outras práticas 
religiosas indígenas e africanas no Brasil? Leia as alternativas que seguem e, na sequência, assinale 
aquela que contém a resposta correta: 
 
 A Resultou no movimento denominado de Renovação Carismática Católica. 
 B Resultou no Catolicismo popular. 
 C Resultou no Catolicismo sincrético. 
 D Resultou no Catolicismo Moderno. 
 E Resultou no Catolicismo Romano 
 
 
“Movimento carismático” [é] todo movimento que dá ênfase aos dons carismáticos do 
Espírito, principalmente os de natureza extraordinária, como profecia, curas e glossolalia. [...] No 
Brasil, o movimento de renovação afetou as igrejas históricas em geral nas décadas de 1960 e 1970, 
inclusive a presbiteriana. [...] Nos Estados Unidos, existem grupos que se denominam carismáticos 
reformados.” 
Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: MATOS, 
Alderi de Souza. O movimento carismático na igreja reformada. 
<http://www.mackenzie.br/7074.html>. Acesso em: 27 de fev. 2016. 
 
 
Levando em consideração o excerto anterior, os conteúdos abordados nas aulas e o livro-base 
Apontamentos sobre a História das Igrejas Cristãs e os Livros Proféticos da Bíblia, quanto aos 
movimentos de renovação das igrejas protestantes históricas, leia as alternativas que seguem. Na 
sequência, assinale aquela que a apresenta a assertiva correta: 
 A Os movimentos de renovação das igrejas protestantes históricas sempre 
terminaram em cismas, pois as experiências foram comumente rejeitadas pelas igrejas históricas. 
 B O avivamento das igrejas tradicionais diz respeito ao resgate do louvor e da 
adoração nos cultos, por meio da formação e aperfeiçoamento dos ministérios voltados à música e da 
profissionalização dos grupos gospel. 
 C As igrejas históricas aceitam de bom grado as novas experiências trazidas pelos 
movimentos de renovação. 
 D Em alguns casos, como no Exército de Salvação, grupos carismáticos ou 
pentecostais passaram a conviver lado a lado com grupos que rejeitavam a experiência de renovação. 
 E As igrejas protestantes históricas rejeitam os movimentos de renovação 
carismáticos ou pentecostais.

Continue navegando