Buscar

Sarau da Cooperifa: Poesia na Periferia

Prévia do material em texto

Sarau da Cooperifa
O Sarau da Cooperifa é quando a poesia desce do pedestal e beija os pés da comunidade.
A Periferia nos une pela dor, pela cor e pelo amor.
‹#›
“
Tópicos:
O que é o movimento
Quando surgiu
Sua importância
‹#›
O que é?
A Cooperifa é um movimento cultural que, em outubro de 2017 completa 16 anos de atividades poéticas na periferia de São Paulo. Seu objetivo é dar voz aos moradores de favelas, que mostram através da arte suas dificuldades diárias.
‹#›
Estreou em 2001 em um bar no Taboão da Serra, na Grande São Paulo, vinda do desejo de ter um espaço para troca de experiências, esperanças e perspectivas usando como instrumento a arte e, principalmente, a poesia.
Como surgiu?
Em 2003, o evento mudou para São Paulo, no distrito do Jardim São Luís, onde até hoje todas as terças-feiras reúne cerca de 400 adultos e crianças para saborear poesia. 
‹#›
Imagem: Facebook Cooperifaoficial
‹#›
Sua importância
Sérgio Vaz
Professores, metalúrgicos, donas de casa, taxistas, vigilantes, bancários, desempregados, aposentados, mecânicos, estudantes, jornalistas, advogados, entre outros, exercem a sua cidadania através da poesia. E graças à palavra nós chegamos ao livro.
Muita gente que nunca havia lido um livro, nunca tinha assistido uma peça de teatro, ou que nunca tinha feito um poema, começou, a partir desse instante, a se interessar por arte e cultura. E para nós literatura não tem nada a ver com cultura, e sim com saúde, porque “quem lê enxerga melhor”.
‹#›
Fabiana Alves () - Poeta e criador do Sarau
Obrigada
Dúvidas?
facebook.com/Cooperifaoficial/
‹#›

Continue navegando