Buscar

Avaliação Final Discursiva - Noções de Direito

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Acadêmico:
	
	
	Disciplina:
	Noções de Direito (CTB09)
	Avaliação:
	Avaliação Final (Discursiva) - Individual FLEX ( Cod.:512511) ( peso.:4,00)
	Prova:
	20854646
	Nota da Prova:
	-
	
	
Parte superior do formulário
	1.
	Paulo é possuidor de um imóvel urbano situado no município de Águas Calmas. Na tentativa de hipotecar o imóvel, foi informado pelo banco que somente o proprietário do imóvel poderia requerê-lo. Diante da narrativa, descreva as diferenças existentes entre possuidor e proprietário.
	Resposta Esperada:
O possuidor usufrui de fato de alguns poderes inerentes à propriedade. Já o proprietário é o real dono do bem, podendo usar, gozar e dispor. Para ser proprietário, é necessário o registro da escritura pública no registro de imóveis competente.
	2.
	Diante de um cenário não contemplado na legislação vigente, o juiz responsável por sentenciar uma determinada causa utiliza outros meios para julgar de forma coerente e justa. Dentre as formas utilizadas estão o costume, a doutrina, a jurisprudência, a equidade e a analogia, supondo que os únicos meios possíveis de utilização sejam a equidade e a analogia. Defina em que situação o emprego delas é autorizado.
	Resposta Esperada:
Na equidade, o juiz aplica o que entende justo no caso concreto, não necessariamente a lei. Já na analogia é quando não existe lei prevendo determinada situação, motivo pelo qual o magistrado buscará outra lei que possa se enquadrar ao caso concreto.
Parte inferior do formulário

Outros materiais