Buscar

Prévia do material em texto

FRANCISCO NILDO SILVEIRA BENTO
FISIOLOGIA HUMANA: UM ESTUDO SOBRE O SISTEMA CARDIOVASCULAR NAS AULAS DE CIÊNCIAS DA 7ª SÉRIE DO ENSINO FUNDAMENTAL NA ESCOLA ESTADUAL DE ENSINO FUNDAMENTAL E MÉDIO OSVALDO CRUZ
Projeto apresentado para integralização da disciplina de Trabalho de Graduação, do Curso de Licenciatura em Plena Ciências Biológicas do Centro Universitário Leonardo da Vinci – UNIASSELVI.
 Prof. Tutor Externo: Antonio Edson de Araujo
CAPITÃO POÇO – PA
2010
FRANCISCO NILDO SILVEIRA BENTO
FISIOLOGIA HUMANA: UM ESTUDO SOBRE O SISTEMA CARDIOVASCULAR NAS AULAS DE CIÊNCIAS DA 7ª SÉRIE DO ENSINO FUNDAMENTAL NA ESCOLA ESTADUAL DE ENSINO FUNDAMENTAL E MÉDIO OSVALDO CRUZ
AVALIADO POR:
_________________________________________
Antonio Edson de Araujo
DATA:___/04/2010
NOTA:__________
CAPITÃO POÇO – PA
2010
SUMÁRIO
1 DEFINIÇÃO DO TEMA
1
2 OBJETIVOS GERAIS E ESPECÍFICOS
2
3 JUSTIFICATIVA
2
4 METODOLOGIA
3
5 FUNDAMENTAÇÃO TEÓRICA
3
6 REFERÊNCIAS 
5
7 CRONOGRAMA
5
8 APÊNDICES E ANEXOS
6
1 TEMA: FISIOLOGIA HUMANA
DEFINIÇÃO DO TEMA: “UM ESTUDO SOBRE O SISTEMA CARDIOVASCULAR NAS AULAS DE CIÊNCIAS DA 7ª SÉRIE DO ENSINO FUNDAMENTAL NA ESCOLA ESTADUAL DE ENSINO FUNDAMENTAL E MÉDIO OSVALDO CRUZ”.
2 OBJETIVOS GERAIS E ESPECÍFICOS
2.1 Objetivo geral: Compreender como se dá o processo de ensino-aprendizagem da fisiologia na 7ª série do ensino fundamental.
2.2 Objetivos específicos: 
2.2.1 – Verificar quais recursos estão sendo utilizados pelo professor de ciências durante as aulas sobre o sistema cardiovascular.
2.2.2 – Diagnosticar qual o índice de aproveitamento do aluno a respeito da fisiologia humana.
2.2.3 – Identificar fatores relacionados ao processo ensino e aprendizagem de fisiologia.
3 JUSTIFICATIVA
O estudo da fisiologia humana é importante para aumentarmos o auto-conhecimento, permitindo que se tenha uma compreensão dos processos resultantes das funções de relação do ser humano em particular. Por isso, o estudo dos sistemas permite a integração do conhecimento anatômico e fisiológico, neste caso, o estudo aqui proposto apresenta apenas o sistema cardiovascular, onde objetiva-se compreender seu funcionamento e importância para a vida humana.
Com isso pode-se compreender que o sistema cardiovascular deve ser bem trabalhado nas aulas de ciências, para que possibilite melhores resultados no processo de ensino-aprendizagem.
Diante do proposto busca-se desenvolver um estudo sobre o sistema cardiovascular nas aulas de ciências da 7ª série do ensino fundamental da escola Osvaldo Cruz com o objetivo de compreender como se dá o processo de ensino-aprendizagem da fisiologia humana na referida escola, bem como, verificar os recursos utilizados pelo professor e diagnosticar os índices de aproveitamento dos alunos no decorrer das aulas. Neste sentido, serão utilizados livros e artigos da internet que subsidiarão a fundamentação teórica do trabalho, bem como, uma pesquisa de campo a realizar-se através de uma abordagem qualitativa e quantitativa, tendo como instrumento, questionários aplicados aos sujeitos da pesquisa, professor e alunos da 7ª série.
Para que haja uma maior compreensão sobre tal processo parte-se do pressuposto de que o ensino da fisiologia humana nas aulas de ciências não está possibilitando bons resultados na aprendizagem dos alunos, uma vez que a maioria destes ainda não consegue identificar partes do sistema cardiovascular.
 Deste modo, surge o seguinte questionário: como se dá o processo de ensino-aprendizagem da fisiologia humana nas aulas de ciências da 7ª série? Que recursos materiais e didáticos estão sendo utilizados pelo professor de ciências para subsidiar suas aulas? Qual o índice de aproveitamento do aluno a respeito da fisiologia humana? Tais questionamentos servirão como subsídios para a elaboração do trabalho de graduação e, assim desenvolver um estudo que auxilie na compreensão da importância da fisiologia humana, para o desenvolvimento do conhecimento científico dos alunos.
Portanto espera-se que os resultados sejam satisfatórios para que aspectos negativos relacionados ao ensino da ciência possam ser transformados em aspectos positivos e desta forma passe a haver uma interação entre professor e aluno e ensino e aprendizagem, tornando as aulas mais eficiente e eficaz.
4 METODOLOGIA
A pesquisa se desenvolverá através de abordagens qualitativas e quantitativas associadas ao trabalho de campo e subsidiada pelo referencial bibliográfico. A mesma terá como sujeito da pesquisa professores e alunos da Escola Estadual de Ensino Fundamental e Médio Osvaldo Cruz, os quais receberão um questionário com perguntas abertas para obter respostas acerca do ensino de fisiologia na 7ª série.
Os dados coletados serão analisados, tabulados e apresentados em forma de tabela.
5 FUNDAMENTAÇÃO TEÓRICA
O ensino de ciências é considerado um fator de grande importância no processo de aquisição do conhecimento humano, uma vez que, é através da ciência que grande parte das transformações ocorridas na sociedade estão interligadas a ela.
No que se refere ao setor educacional o ensino de ciências tem contribuído muito para o crescimento intelectual dos alunos, os quais passam a buscar novos conhecimentos relacionados aos aspectos materiais e humanos. Desta forma, apresenta-se a fisiologia como um destes aspectos que auxiliam na compreensão do funcionamento dos órgãos que compõem o corpo humano, mais especificamente o sistema cardiovascular.
Segundo Silva Júnior e Sasson (2005, p. 239).
[…] um sistema é um conjunto de órgãos que desempenham uma determinada função no organismo. Quando dois ou mais sistemas se relacionam a uma função mais ampla, eles podem constituir os chamados aparelhos […].
Com isso, o autor apresenta o sistema cardiovascular dando destaque para a fisiologia dos sistemas, mostrando como eles funcionam. Daí a importância de se compreender como se processa a proteção no sistema cardiovascular.
Nesta perspectiva, o ensino da fisiologia se constitui em um dos fatores relevantes no processo de ensino-aprendizagem de ciências, se tornando uma grande ferramenta para se compreender o funcionamento do sistema cardiovascular humano.
Diante disso, o ensino de ciências passa a ser um meio relevante para o desenvolvimento do aluno, da escola e da sociedade em geral.
De acordo com Guchert (2007, p. 37).
No processo de ensino-aprendizagem de ciências, assim como nas demais áreas do ensino, deve ser considerado o conhecimento adquirido ao longo de período escolar dos alunos, dando aos mesmos condições de alcançar o domínio do conhecimento abstrato, princípios gerais e instrumentos específicos das diversas áreas científicas, oportunizando o uso dos mesmos, de forma analítica e propositiva.
Como se observa é preciso criar condições para que o aluno desenvolva competências e habilidades, e exerça domínio sob os conteúdos estudados. Por isso, a ciência deve ser estudada de forma contextualizada, ou seja, numa perspectiva mais ampla, interligada a outras áreas do conhecimento. Tal situação facilita a compreensão dos conhecimentos propostos afim de que estes não sejam trabalhados isoladamente de outras áreas do saber, mas de forma interdisciplinar.
Neste caso a fisiologia como parte integrante dos conteúdos de ciências se encarrega de explicitar o funcionamento do organismo “pode-se dizer também que é o estudo das funções e do funcionamento normal dos seres vivos” (Guchert, 2007, p. 29).
Observa-se então que a fisiologia como ramo da ciência contribui para destacar o papel que a escola deve desempenhar perante o aluno e a sociedade através do ensino por ela proporcionado. Portanto, os conteúdos de ciências devem ser trabalhados de forma contextualizada e interligada a realidade vivenciada pelo aluno, afim de que estes passem a entender melhor os princípios éticos e morais do cientificismo humano.
6 REFERÊNCIAS 
BAZZANELLA, André. Métodos e Técnicas de Pesquisa Educacional. Indaial: Ed. ASSELVI, 2008.
GUCHERT, Jair Ary. Fundamentos de Ciências Biológicas. Indaial: Ed. ASSELVI,2007.
SILVA JÚNIOR, César da; SASSON, Sezar. Biologia – Volume 2 – 2ª Série – Seres Vivos: Estrutura e Função. São Paulo: 8 Ed. Saraiva, 2006.
TOMELIN, Janes Fidélis; SIEGEL, Norberto. Filosofia Geral e da Educação. Indaial: Ed. ASSELVI, 2007.
7 CRONOGRAMA
CRONOGRAMA DA PESQUISA
	ETAPAS
	Mar/10
	Abr/10
	Maio/10
	Jun/10
	Leitura do Manual do TG
	23/03/10
	–
	–
	–
	Elaboração da Proposta de Pesquisa
	30/03/10
	–
	–
	–
	Elaboração do Projeto de Pesquisa
	–
	13/04/10
	–
	–
	Coleta de dados
	–
	20/04/10
	–
	–
	Construção do Paper
	–
	–
	04/05/10
	
	Entrega do Paper
	–
	–
	–
	08/06/10
	Socialização do TG
	–
	–
	–
	15/06/10
8 APÊNDICES E ANEXOS
		
Centro Universitário Leonardo Da Vinci NEAD – Núcleo de Ensino a Distância
FRANCISCO NILDO SILVEIRA BENTO
�
Fisiologia Humana: Um Estudo Sobre o Sistema Cardiovascular nas Aulas de Ciências da 7ª Série do Ensino Fundamental na Escola Estadual de Ensino Fundamental e médio Osvaldo Cruz
CAPITÃO POÇO – PA
2010

Mais conteúdos dessa disciplina