Buscar

ESTUDO DE CASO MODULO B -FASE I - ÁREA LINGUAGEM E SOCIEDADE

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Percebe-se que, mesmo que os fatos tenham ocorrido num espaço de tempo, de aproximadamente 100 anos e localizações distintas, é possível verificar que as semelhanças entre ambas às notícias relacionassem as catástrofes de origem climática, que impactaram diretamente as linhas férreas de seus respectivos países. Com relação às diferenças, a crise do transporte ocorrido em 1920, em Sobral, no Ceará, é proveniente da má gestão pública, do qual ocasionou o desabastecimento alimentício de vários habitantes daquela região. Já em Figueira da Foz, houve mortes, desalojamento e deslocamento de pessoas, proveniente somente de fenômenos naturais. 
Quanto às elementos de análise que devem ser utilizados por João, um deles são a interpretação da realidade dentro de um contexto histórico/social, levando em consideração e compreensão o conhecimento produzido historicamente pela sociedade humana, com suas contradições, mudanças e permanência, sendo possível ter uma análise crítica da realidade histórica. 
É possível sim, notar variações no uso da língua do ponto de vista histórico, uma vez que ambas as reportagens utilizam o português como idioma. Ao analisarmos esses textos, percebemos que a língua utilizada no texto II, é a mesma que encontro nos jornais da minha região. Já o texto I, sofreu diversas alterações por seus falantes, quando comparados com os textos da atualidade.

Continue navegando