Buscar

Avaliação Final (Discursiva) - Cinesiologia e Biomecânica

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Disciplina:
	Cinesiologia e Biomecânica 
	Avaliação:
	Avaliação Final (Discursiva) - Individual Semipresencial 
	
	
	Nota da Prova:
	-
	
	
Parte superior do formulário
	1.
	Uma grande variedade de testes indiretos para avaliar e quantificar força e potência das mais diversas ações motoras vem sendo destacado na literatura. A dinamometria isocinética poderia ser uma das ferramentas para este tipo de avaliação, pois tem sido comumente reportada na avaliação do comportamento muscular em âmbito científico (GLEESON; MERCER, 1996). Uma das grandes atribuições da dinamometria isocinética para o âmbito escolar é o melhor entendimento de alunos com algum tipo de paralisia muscular, em que porções musculares diferentes podem estar atrofiadas e, com essa medição, auxiliar a prescrição de exercícios na aula de Educação Física que venham a auxiliar na manutenção da força e não a prejudicar. Disserte sobre a tecnologia da dinamometria isocinética.
FONTE: GLEESON, Nigel, MERCER, Tom. The utility of isokinetic dynamometry in the assessment of human muscle function. Sports Med. 1996; 21:18-34.
	Resposta Esperada:
A dinamometria isocinética avalia a condição muscular de um indivíduo, podendo analisar a sua força, potência e resistência muscular e determinar qual grau de deficiência muscular ele apresenta com detalhes de velocidade e angulação. O dinamômetro isocinético é cada vez mais utilizado para direcionar a reabilitação de atletas e pacientes ortopédicos em geral. A dinamometria isocinética pode ser usada em várias articulações e permite uma análise completa do movimento, tanto em fase concêntrica e excêntrica, diferente da grande parte da dinamometria que utiliza a análise da contração muscular isométrica.
	2.
	O ato de saltar é um modo de movimento locomotor natural de tarefas diárias, sendo utilizado em muitos esportes e jogos. O salto horizontal quando relacionado como tarefa motora fundamental é um movimento que precisa de coordenação motora complexa dos membros superiores e inferiores do corpo. Esse tipo de salto é amplamente utilizado em provas de aptidão física como um teste para medir força explosiva, com o objetivo de medir a potência dos membros inferiores. Disserte sobre o salto horizontal, descrevendo como ele acontece e citando suas fases.
FONTE: DETÂNICO, Roberta Castilhos. Análise cinemática do salto horizontal de crianças. 2008. 223 f. Dissertação (Mestrado) - Curso de Ciências do Movimento Humano, Centro de Ciências da Saúde e do Esporte, Universidade do Estado de Santa Catarina Udesc, Florianópolis, 2008. Cap. 2. Disponível em: <http://tede.udesc.br/bitstream/handle/396/1/Roberta Castilhos.pdf>. Acesso em: 29 mar. 2017.
	
	Resposta Esperada:
O salto horizontal acontece: com os pés paralelos no ponto de partida, o aluno deve saltar no sentido horizontal com impulsão simultânea das pernas, objetivando atingir o ponto mais distante do início (partida). É permitida a movimentação dos braços e troncos. Mede-se o calcanhar que se posicionou após o salto, mais próximo do ponto de partida. As fases do salto horizontal são: corrida de impulsão, impulsão, voo e queda.
Parte inferior do formulário

Continue navegando