Buscar

Avaliação Final gravura

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Avaliação Final (Discursiva) Gravura
	1.
	Algumas características fundamentais da gravura podem ser definidas como o ato de gravar imagens ou textos em alguma matriz, que por sua vez, permite a reprodução destas impressões. Baseado nestes princípios, disserte sobre os suportes utilizados na gravura.
	Resposta Esperada:
O ato de gravar consiste na utilização de uma matriz, que pode ser de madeira, metal, pedra, poliéster, ou outro suporte que permita o processo de gravação. A vantagem no uso de uma matriz está na possibilidade de reprodução da imagem ou texto gravado em outros suportes como papel, tela, tecido, entre outros.
*Papel.
*Tela.
*Tecido.
*Outros.
	2.
	O sticker teve início quando os artistas de rua, que realizavam grafite, começaram a experimentar novos materiais, como papel, adesivos em vinil e pôsteres de grande dimensão, colando-os em diversos locais, não se restringindo à costumeira parede, mas intervindo também em pisos, tetos, placas, lixeiras e o que mais for possível no contexto da cidade. O criador do sticker foi o americano Shepard Fairey, que, em 1989, quando ainda era estudante de design em Rhode Island, nordeste dos EUA, decidiu espalhar adesivos, pôsteres e cartazes pelos EUA, Europa e Ásia, sob forma de campanha publicitária, com o slogan "Obey" junto à foto preto e branco de um famoso campeão de luta livre da década de 1980, "André the Giant" (AGRELI; CANASTRA, 2013). Com base nessas informações, disserte sobre sticker art.
FONTE: AGRELI, João. CANASTRA: O sticker como retribalização na contemporaneidade, na prática Potlatch e da intervenção urbana, por meio da cibercultura. IDA-Instituto de Artes - Programa de Pós-Graduação em Arte. Tese de Doutorado. UNIVERSIDADE DE BRASÍLIA, 2013.
	Resposta Esperada:
Sticker art é uma forma de transmitir uma mensagem ou manifestar o seu ponto de vista na rua, em placas, muros, postes etc. Popularizou-se na década de 1990 entre grupos urbanos e alternativos.

Continue navegando