Buscar

Sociologia _ Avaliação Final (Discursiva) _ On-line 05.08.2020

Prévia do material em texto

Disciplina:
	Sociologia
	Avaliação:
	Avaliação Final (Discursiva) - Individual Semipresencial
	
	
	
	
	
	
Parte superior do formulário
	1.
	Os problemas urbanos têm sido amplamente discutidos por pesquisas e estudos no campo da sociologia. Especialmente no Brasil, os estudos apontam para problemas em termos de segurança, questões de infraestrutura, assim como ao desrespeito às leis de trânsito. A imagem a seguir ilustra o desfecho catastrófico produzido por esse contexto e cenário. Diante disto, disserte sobre os principais problemas enfrentados no trânsito brasileiro e as respectivas origens/procedências de tais problemas. 
FONTE DA IMAGEM: Disponível em: <http://www.matutando.com/wp-content/uploads/2009/07/transito-brasil.jpg>. Acesso em: 19 nov. 2012.
	
	Resposta Esperada:
Os valores sociais acabam por se infiltrarem/contaminarem as relações do trânsito, uma espécie de conflito entre valores morais, jeitinho brasileiro, senso comum, medo e violência.
A baixa infraestrutura das vias, má sinalização, falta de fiscalização, os incentivos ao consumo de automóveis, motoristas despreparados, imprudência, entre outros problemas. 
O meio é uma sociedade capitalista marcada profundamente pela competitividade, relação de duelo com o tempo e o espaço/distância, no sentido de tornar as comunicações cada vez mais controláveis e eficientes. A vida desordenada do trânsito gera impaciência e medo de agressões sociais.
Neste contexto, surge o que o sociólogo Durkheim analisou como anomia, ou seja, a inversão de papéis e regras sociais. Existe também a violência ocorrida em espaços públicos, que acaba por chegar aos espaços do trânsito, e a sociedade reage no sentido da autodefesa, em que são permitidas condutas que infringem leis e procuram brechas com relação às regras em nome da segurança.
	2.
	Entre as mudanças que marcaram o período em que nascera a Sociologia como uma nova ciência do conhecimento está a das mentalidades, sendo que as mentalidades medievais serão gradualmente substituídas pelas mentalidades renascentistas. Este será o momento em que as concepções de homem, natureza, religião, produção e circulação de mercadorias sofrerão abalos profundos no interior de suas origens, finalidades e sentidos junto à sociedade. Diante disto, disserte sobre as principais diferenças entre as duas formas de mentalidades da Época Medieval e Renascentista.
	Resposta Esperada:
MENTALIDADES MEDIEVAIS:
Concepção predominante era o Teocentrismo, na qual Deus é o centro do universo. A Bíblia representa o documento de maior referência à elaboração de conhecimentos. Os fatos e fenômenos ocorriam por vontade divina. O homem é tido como um pecador que deve expiar seus erros o tempo todo. Os bens materiais e vida terrena não possuem valor; a capacidade de pensar deveria estar subordinada à fé.
MENTALIDADES RENASCENTISTAS: 
Predomínio da ideologia do Antropocentrismo, na qual o ser humano é o centro das preocupações. A razão, os métodos e as experiências científicas servirão de base à elaboração do conhecimento, o homem é responsável pelo seu destino e capaz de transformar a realidade na qual se encontra, deve então construir, navegar, descobrir, dominar, explorar. A fé será conduzida ao aspecto religioso e a razão terá prioridade diante do ofício da ciência e dos estudos da natureza.
Parte inferior do formulário

Continue navegando