Buscar

Prova Final Discursiva Revegetação e Fitorremediação

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Prova Final Discursiva – Revegetação e Fitorremediação	
	1.
	Antes do desenvolvimento e da implementação de um projeto de recuperação de uma área degradada, é indispensável conhecer a realidade do local e realizar a sua compartimentalização, tal como é demonstrado na imagem a seguir. Por que essa compartimentalização é necessária? Exemplifique a sua resposta utilizando as condições encontradas no compartimento B. 
FONTE DA IMAGEM: GHODDOSI, S. M. Revegetação e Fitorremediação. Indaial: UNIASSELVI, 2011. ( * Máximo 4000 caracteres )
	
Resposta: O conhecimento das condições do local e posterior compartimentalização são necessários pois possibilitam um aumento no sucesso de recuperação, com aplicação de menores custos e com o incremento na possibilidade de autossustentação em longo prazo. Em áreas com processo erosivo as margens passam a apresentar uma face abrupta voltada para o rio, o que aumenta a sua fragilidade à erosão lateral. A velocidade da erosão nas margens de deposição está relacionada com a espessura dos sedimentos fluviais, pois quanto maior a espessura do sedimento, maior é o grau de instabilidade das margens.
	2.
	Grande parte da população humana está concentrada em centros urbanos. Para implantar estas áreas, dentre uma série de alterações necessárias, há a retirada completa da vegetação nativa. Considerando a retirada da cobertura florestal para dar lugar as construções, descreva os benefícios diretos que a vegetação poderia proporcionar nestas áreas. ( * Máximo 4000 caracteres 
Resposta: A vegetação poderia absorver poluentes, produzir oxigênio, diminuir a temperatura e reduzir a erosão do solo. Além disso, aumenta a demanda por água, pois sem a cobertura florestal a água precipitada não infiltra, diminuindo a sua disponibilidade. Aumentaria a umidade e manteria o fluxo de energia e a ciclagem de nutrientes.

Mais conteúdos dessa disciplina