Buscar

Continue navegando


Prévia do material em texto

1.
	Materiais como plástico, papel, metal e vidro são facilmente reconhecidos como potencialmente recicláveis, contudo, é possível constatar que boa parte da população não sabe onde destinar corretamente os resíduos eletrônicos como pilhas, baterias, aparelhos celulares, etc. Como é denominado o conjunto de ações que reintegra esses resíduos na cadeia produtiva?
	 a)
	Logística contemplativa.
	 b)
	Logística reversa.
	 c)
	Logística permanente.
	 d)
	Logística contínua.
	2.
	Considerando as informações da figura, é correto afirmar que:
FONTE: https://i.pinimg.com/474x/05/2f/a6/052fa68dc121cd53a3168799e2bff0bc.jpg. Acesso em: 12 set. 2019.
	
	 a)
	O calor é proveniente da radiação solar que incide diretamente no solo, e a ausência das árvores contribui para reduzir o calor local.
	 b)
	Quanto mais árvores menos calor, quanto menos árvores mais sombra.
	 c)
	O ser humano tem consciência das consequências de suas atitudes e, por isso, age com responsabilidade socioambiental.
	 d)
	Mesmo com as evidências óbvias do efeito do desmatamento sobre o clima local, o ser humano parece não reconhecer o mal que faz a si mesmo ao eliminar florestas.
	3.
	Há um contraste entre a reciclagem dos diferentes resíduos no Brasil. Se, por um lado, o país é campeão mundial em reciclagem de alumínio, com mais de 98% de reciclagem desse resíduo, o plástico apresenta um índice de reciclagem muito baixo, cerca de 1%, o que significa que há um grande volume de plásticos depositados em aterros e dispersos na natureza. Para melhorar esse cenário, cada cidadão brasileiro precisa fazer a sua parte para reduzir o consumo de plástico e reciclar o que já está em circulação. Com base no exposto, assinale a alternativa CORRETA:
FONTE: https://www.wwf.org.br/?70222/Brasil-e-o-4-pais-do-mundo-que-mais-gera-lixo-plastico. Acesso em: 25 jul. 2019.
	 a)
	O plástico é um produto utilizado em larga escala na indústria, no comércio e nas residências de um modo geral, o que aumenta os índices de reciclagem.
	 b)
	O consumidor pode mudar seus hábitos, repensando, recusando, reduzindo, reutilizando e reciclando os produtos com componentes plásticos.
	 c)
	O consumidor brasileiro, ao desperdiçar comida e não separar os resíduos em casa, contribui para os baixos índices de reciclagem do plástico e do alumínio.
	 d)
	O uso excessivo do plástico, especialmente os descartáveis, contribui para Brasil ser líder mundial na reciclagem deste resíduo.
	4.
	A meta n° 12.5 dos ODS da ONU diz: "Até 2030, reduzir substancialmente a geração de resíduos por meio da prevenção, redução, reciclagem e reúso". Neste contexto, espera-se que cada nação e cidadão desenvolva ações para atingir essa meta. São exemplos de ações que podem ser praticadas no dia a dia, e que contribuem para alcançar essa meta:
	 a)
	Reduzir o consumo de materiais recicláveis; reutilizar embalagens de resíduos perigosos, como as de agrotóxicos; encaminhar todos os resíduos sólidos urbanos para o aterro sanitário.
	 b)
	Consumir produtos orgânicos de origem agroecológica; optar por recusar a reciclagem de resíduos e adquirir produtos novos e modernos; reutilizar os rejeitos para a fabricação de embalagens de alimentos.
	 c)
	Usar sacolas plásticas quando for ao supermercado; encher as sacolas com alimentos biodegradáveis; comprar produtos com embalagens grandes e coloridas, ricas em informações ambientais.
	 d)
	Utilizar sacolas retornáveis ao fazer compras em supermercados; evitar o desperdício de alimentos; manter embalagens limpas e secas e encaminhá-las para a reciclagem.
	5.
	O ciclo de vida de um produto consiste basicamente nas etapas de produção, uso, coleta de resíduos, tratamento de resíduos e potencial uso (reúso) em mercados secundários. Neste fluxo, os resíduos plásticos descartáveis apresentam qualidade inferior e baixo custo quando reciclados, portanto, dificultando o estímulo para o seu reaproveitamento em mercados secundários. Assim, para alcançarmos um futuro sem plásticos na natureza, é preciso:
	 a)
	Que a mídia incentive a coleta seletiva e cada cidadão possa optar por consumir produtos de origem sustentável, tornando o uso do plástico proibido mundialmente e assim aumentar a reciclagem.
	 b)
	Que os produtos plásticos desenvolvidos possam ser reutilizados ou reciclados e que ocorra a coleta seletiva em 100% dos locais de consumo no mundo.
	 c)
	Que os consumidores optem por produtos de origem orgânica e recusem o uso de plásticos, pois estes produtos devem deixar de ser utilizados, devido à falta de praticidade que proporcionam.
	 d)
	Que o ser humano tome consciência de suas atitudes perante o meio ambiente, utilizando objetos plásticos recicláveis e estimulando o uso de descartáveis.
	6.
	Ao visualizar essa questão você está utilizando recursos naturais! Já pensou nisso? Observe que os smartphones, tablets, computadores, notebooks e quaisquer outros meios de comunicação são fabricados a partir de alguma matéria-prima de origem natural, como minérios de ferro e derivados do petróleo. Sobre as relações de consumo e sustentabilidade, analise as sentenças a seguir:
I- Na fabricação de produtos tecnológicos é isenta a utilização de recursos naturais.
II- O avanço da tecnologia dispensa o consumidor de se preocupar com o meio ambiente.
III- Existe igualdade nas formas de consumo sustentável ao redor do mundo e isso favorece a sustentabilidade.
IV- O equilíbrio planetário é afetado pelo comportamento da humanidade com relação ao consumo.
Assinale a alternativa CORRETA:
	 a)
	As sentenças I e II estão corretas.
	 b)
	As sentenças II e III estão corretas.
	 c)
	Somente a sentença IV está correta.
	 d)
	Somente a sentença I está correta.
	7.
	Os meios de comunicação que veiculam propagandas diversas, contribuem para o aumento do consumo do desnecessário. A figura anexa apresenta um exemplo de estratégia utilizada pela mídia para convencer o consumidor. Neste contexto, assinale a alternativa CORRETA:
FONTE: encurtador.com.br/boxRX. Acesso em: 12 set. 2019.
	
	 a)
	Há uma incoerência entre a busca pela sustentabilidade global e as propagandas divulgadas nos meios de comunicação de massa.
	 b)
	Mesmo com o aumento do consumo de celulares, a Logística Reversa garante o reaproveitamento de todos os resíduos, como já ocorre em todo território brasileiro.
	 c)
	O Código de Defesa do Consumidor prevê a proibição de propagandas que estimulem o consumo de produtos inovadores.
	 d)
	A Política Nacional das Relações de Consumo visa contribuir para a divulgação de propagandas que estimulem o consumo de celulares.
	8.
	Repensar os hábitos de consumo é um dos conceitos da política dos 5 R's, que busca apresentar formas de enfrentamento da questão dos resíduos sólidos. Sobre os demais termos que contribuem para efetivar o consumo sustentável, assinale a alternativa CORRETA:
	 a)
	Revigorar, ressignificar, respeitar e reciclar.
	 b)
	Recusar, reduzir, reutilizar e reciclar.
	 c)
	Reciclar, reproduzir, reorganizar e reaproveitar.
	 d)
	Recuperar, restaurar, revirar e reaproveitar.
	9.
	Conforme dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística - IBGE, atualmente cerca de 85% da população brasileira reside nas cidades. Neste ambiente, as facilidades para o consumo de bens e serviços são diversas e as propagandas contribuem para o aumento do consumo. Considerando as informações apresentadas, assinale a alternativa CORRETA:
FONTE: https://www.ibge.gov.br/apps/populacao/projecao/. Acesso em: 12 set. 2019.
	 a)
	A inclusão de propagandas que estimulem a sustentabilidade pode favorecer o consumo do desnecessário e gerar ainda riquezas à população rural.
	 b)
	O aumento do consumo nas cidades é provocado pelo excesso de propagandas que geram o consumo do desnecessário e favorecem a sustentabilidade.
	 c)
	A presença predominante da população brasileira nas cidades é reflexo do êxodo rural e como consequência reduz o consumo de bens e serviços.
	 d)
	A adoção de critérios éticos sobre o ato de consumir é fundamentalpara não se deixar influenciar pelas propagandas e consumir o desnecessário.
	10.
	O conhecido documentário "A História Secreta da Obsolescência Programada" denuncia a estratégia de muitas empresas de tecnologia para reduzir a durabilidade de seus produtos, especialmente de suas funcionalidades, com vistas a convencer o consumidor de adquirir uma "nova versão" do produto, que seria mais aprimorada que a anterior, mesmo que o produto ainda estivesse em boas condições de uso. Um dos exemplos citados no documentário é o da lâmpada incandescente, que originalmente foi desenvolvida para durar muitos anos (mais de 2.500 horas acesas), mas por decisão de um grupo com interesses econômicos ficou "estabelecido" que a duração de uma lâmpada deveria ser de até 1.000 horas acesas. Neste contexto, assinale a alternativa CORRETA:
	 a)
	O uso de lâmpadas incandescentes é altamente incentivado no mundo atual, tanto pela sua durabilidade quanto pela sua eficiência no consumo de energia.
	 b)
	Apesar de a lâmpada ser um símbolo de ideias inovadoras, é o principal exemplo de sustentabilidade devido a sua durabilidade prolongada.
	 c)
	A obsolescência programada surgiu ao mesmo tempo que a produção em massa e a sociedade de consumo, comprometendo a sustentabilidade do planeta.
	 d)
	A invenção da obsolescência programada visa contribuir para a sustentabilidade do planeta, pois proporciona maior vida útil aos produtos.