Buscar

Teoria Geral do Processo - Exercício 1 Fael 100%

Prévia do material em texto

Teoria Geral do Processo
Atividade anterior
Próxima atividade
	Iniciado em
	domingo, 9 Ago 2020, 00:22
	Estado
	Finalizada
	Concluída em
	domingo, 9 Ago 2020, 00:43
	Avaliar
	10,0 de um máximo de 10,0(100%)
Parte superior do formulário
Questão 1
Correto
Marcar questão
Texto da questão
São condições da ação:
Escolha uma:
a. partes, causa de pedir e pedido.
b. Legitimidade ad causam e possibilidade jurídica do pedido.
c. Competência e capacidade processual.
d. partes, legitimidade ad causam e causa de pedir.
e. legitimidade ad causam e interesse de agir processual.
COMENTÁRIO: Possibilidade jurídica do pedido não é mais encarada como uma condição da ação, e sim objeto do mérito. Partes, causa de pedir e pedido são elementos da ação, e não condições.
Feedback
A resposta correta é: legitimidade ad causam e interesse de agir processual..
Questão 2
Correto
Marcar questão
Texto da questão
O Código de Processo Civil (CPC), cuja entrada em vigor se deu no dia 18 de março de 2016, portanto um ano após a sua publicação, trouxe à tona a problemática da aplicação da lei no tempo. Sendo o arcabouço jurídico do Código de Processo Civil destinado à regular a relação processual, é correto afirmar que:
Escolha uma:
a. os atos que estavam pendentes nos processos em curso no momento da sua entrada em vigor se sujeitaram à nova lei processual, mas foi preservada a eficácia dos atos processuais já praticados na égide da lei antiga, aplicando a teoria do isolamento dos atos processuais.
COMENTÁRIO: A lei processual, quando vigente, tem aplicação imediata, inclusive aos processos em curso (mas não aos findados). Nesse caso, serão respeitados os atos processuais e as situações jurídicas consolidadas sob a vigência da norma revogada, mas os novos atos observarão a lei nova. Aplica-se a teoria do isolamento dos atos processuais.
b. aplicou a teoria da unidade processual, segundo a qual a lei nova deve incidir sobre todos os atos processuais praticados e a praticar no processo em curso, refazendo-se aqueles realizados em desconformidade com a nova lei.
c. a lei passou a produzir efeitos inclusive àqueles processos findados antes de sua vigência.
d. as fases postulatória, probatória, rescisória e recursal, por serem independentes e compostas de atos inseparáveis, implicaram a incidência da nova lei, mas apenas aos atos do processo cuja fase não tenha sido iniciada.
e. a lei passou a ser aplicada apenas aos processos ajuizados depois da sua entrada em vigor, sem retroatividade, em atenção à unidade processual e à validade dos atos processuais já praticados, evitando, com isso, a utilização de duas normas no mesmo processo.
Feedback
A resposta correta é: os atos que estavam pendentes nos processos em curso no momento da sua entrada em vigor se sujeitaram à nova lei processual, mas foi preservada a eficácia dos atos processuais já praticados na égide da lei antiga, aplicando a teoria do isolamento dos atos processuais..
Questão 3
Correto
Marcar questão
Texto da questão
De acordo com o Código Processo Civil vigente, é correto afirmar sobre a competência:
Escolha uma:
a. As partes podem modificar a competência em razão do valor e do território, elegendo foro onde será proposta ação oriunda de direitos e obrigações.
COMENTÁRIO: Os efeitos de decisão judicial proferida por juízo incompetente serão mantidos até análise do novo órgão julgador competente, salvo decisão em contrário. Se houver conexão entre ações, distribuídas a diferentes juízos, torna-se prevendo aquele em que primeiro houve o registro ou a distribuição da Petição Inicial. O autor não pode optar pelo foro de domicílio do réu ou pelo foro de eleição, nas ações que versarem sobre direito de propriedade, vizinhança, servidão, divisão e demarcação de terras e de nunciação de obra nova, pois se tratam de temas de competência absoluta.
b. Se houver conexão entre ações, distribuídas a diferentes juízos, torna-se prevendo aquele que primeiro expedir mandado de citação ao réu.
c. O autor pode optar pelo foro de domicílio do réu ou pelo foro de eleição, nas ações que versarem sobre direito de propriedade, vizinhança, servidão, divisão e demarcação de terras e de nunciação de obra nova.
d. Os efeitos de decisão judicial proferida por juízo incompetente serão imediatamente anulados, salvo decisão em contrário.
e. As partes podem modificar a competência em razão da matéria.
Feedback
A resposta correta é: As partes podem modificar a competência em razão do valor e do território, elegendo foro onde será proposta ação oriunda de direitos e obrigações..
Questão 4
Correto
Marcar questão
Texto da questão
Assinale a alternativa correta sobre as normas fundamentais de processo civil:
Escolha uma:
a. É dispensável o contraditório nas matérias reservadas ao juízo decidir de ofício.
b. À exceção das partes, os demais sujeitos do processo devem cooperar entre si para que se obtenha, em tempo razoável, decisão de mérito justa e efetiva.
c. Todos os julgamentos dos órgãos do Poder Judiciário serão públicos, e fundamentadas todas as decisões, sob pena de nulidade.
COMENTÁRIO: É exigido o contraditório mesmo matérias reservadas ao juízo decidir de ofício.
As partes e os demais sujeitos do processo devem cooperar entre si para que se obtenha, em tempo razoável, decisão de mérito justa e efetiva.
A conciliação e a mediação e outros métodos de solução consensual de conflitos (arbitragem não é consensual) poderão ser empregados em momento anterior ou durante o curso do processo judicial.
d. A conciliação, a mediação, a arbitragem e outros métodos de solução consensual de conflitos somente poderão ser empregados em momento anterior ao curso do processo judicial.
e. Todas as decisões do Poder Judiciário serão tomadas com a observância de prévio contraditório, sem exceção.
Feedback
A resposta correta é: Todos os julgamentos dos órgãos do Poder Judiciário serão públicos, e fundamentadas todas as decisões, sob pena de nulidade..
Questão 5
Correto
Marcar questão
Texto da questão
Quando uma nova lei processual entra em vigor, surgem muitas dúvidas quanto aos respectivos efeitos em relação aos processos pendentes. Assim, ao entrar em vigor determinada lei processual, no que diz respeito aos processos em andamento, a lei processual:
Escolha uma:
a. somente retroagirá para beneficiar as partes; assim, haverá aplicação parcial da nova legislação.
b. Somente retroagirá se beneficiar o réu.
c. nova não poderá ser aplicada aos processos em andamento, tendo em vista o direito adquirido processual.
d. será aplicável imediatamente aos processos em curso, respeitados os atos processuais e as situações jurídicas consolidadas sob a vigência da norma revogada.
COMENTÁRIO:A lei processual, quando vigente, tem aplicação imediata, inclusive aos processos em curso. Nesse caso, serão respeitados os atos processuais e as situações jurídicas consolidadas sob a vigência da norma revogada, mas os novos atos observarão a lei nova.
e. terá aplicação retroativa, anulando-se todos os processos em andamento.
Feedback
A resposta correta é: será aplicável imediatamente aos processos em curso, respeitados os atos processuais e as situações jurídicas consolidadas sob a vigência da norma revogada..
Questão 6
Correto
Marcar questão
Texto da questão
São critérios determinantes da competência pelo novo Código de Processo Civil de 2015:
Escolha uma:
a. Matéria, valor da causa, funcional, território e pessoa.
COMENTÁRIO: Matéria, pessoa e valor da causa compõem o critério objetivo de fixação de competência. O critério funcional e o territorial também são utilizados. Matéria, pessoa e função são regras absolutas. Valor da causa e território são regras relativas.
b. Valor da causa e pessoa.
c. Matéria, valor da causa, funcional e território.
d. Matéria, valor da causa, conexão e continência.
e. Matéria, valor da causa, hierárquico e território.
Feedback
A resposta correta é: Matéria, valor da causa, funcional, território e pessoa..
Questão 7
Correto
Marcar questão
Texto da questão
O direito de ação é deduzido a partir das noções de jurisdiçãoe processo, e ocorre quando o Estado, substituindo o particular, resolve conflitos entre os sujeitos de direito, exercendo de fato a jurisdição. O resultado processual advindo desse direito de agir provocando o Estado-juiz dependerá de certas condições. Sob esse aspecto, tendo ainda a noção de ação como um elemento fundamental do direito processual, é correto afirmar que:
Escolha uma:
a. O novo Código de Processo Civil, seguindo a teoria imanentista, condiciona o exercício desse direito à existência do direito material, mesmo que controvertido.
b. O direito de ação, segundo a teoria eclética, não está vinculado à certeza de uma sentença favorável.
Comentário: O exercício do direito de ação é autônomo ao direito material pleiteado pela parte. O novo Código de Processo Civil, não segue a teoria imanentista.
O direito de ação, segundo a teoria eclética (ou ainda imanentista), não está vinculado à certeza de uma sentença favorável. A ausência de legitimidade de parte ou do interesse de agir pode obstar o direito de ação. Se tratam das condições da ação.
c. O exercício do direito de ação não é autônomo ao direito material pleiteado pela parte.
d. a ausência de legitimidade de parte ou da possibilidade jurídica do pedido ou ainda do interesse de agir não pode obstar o direito de ação, embora possa caracterizar abuso desse direito, mas impedirá a análise do mérito da causa.
e. O direito de ação, segundo a teoria imanentista, garante uma sentença de mérito favorável ao autor.
Feedback
A resposta correta é: O direito de ação, segundo a teoria eclética, não está vinculado à certeza de uma sentença favorável..
Questão 8
Correto
Marcar questão
Texto da questão
Assinale a alternativa correta acerca das normas fundamentais do processo civil, de acordo com o Código de Processo Civil de 2015:
Escolha uma:
a. A atividade satisfativa da tutela jurisdicional deve ser prestada com duração razoável.
COMENTÁRIO: A exigência de comportamento com boa-fé, do Código de Processo Civil, aplica-se às partes, ao juiz e aos auxiliares de justiça.
Há regra excepcional do Código de Processo Civil que permite que decisões sejam proferidas sem a oitiva da parte afetada. A regra geral é no sentido da prévia oitiva. A cooperação processual é princípio que atinge as partes, ao juiz e aos auxiliares de justiça. Há, no direito brasileiro, garantia ao duplo grau de jurisdição.
b. A cooperação processual é princípio que atinge apenas as partes.
c. Há regra geral do Código de Processo Civil que permite que decisões sejam proferidas sem a oitiva da parte afetada.
d. A exigência de comportamento com boa-fé, do Código de Processo Civil, aplica-se somente às partes.
e. Não há, no direito brasileiro, garantia ao duplo grau de jurisdição.
Feedback
A resposta correta é: A atividade satisfativa da tutela jurisdicional deve ser prestada com duração razoável..
Questão 9
Correto
Marcar questão
Texto da questão
Joaquim, com dezesseis anos de idade, assistido por sua mãe, Silvana, domiciliada em São Bernardo do Campo-SP, celebrou, no Rio de Janeiro-RJ, com Arnaldo, domiciliado em Macapá-AP, contrato de compra e venda de um relógio, pelo preço de R$ 3.000,00. Operou-se, então, a tradição do bem, mas, injustificadamente, não se realizou o pagamento. Assim, considerando que não houve eleição de foro, Arnaldo deverá propor contra Joaquim ação de cobrança do preço no foro da comarca de:
Escolha uma:
a. Macapá-AP.
b. São Bernardo do Campo-SP ou Macapá-AP, à sua escolha.
c. Brasília – DF.
d. Rio de Janeiro-RJ.
e. São Bernardo do Campo - SP.
COMENTÁRIO: Segundo artigo 50 do CPC, a ação em que o incapaz for réu será proposta no foro de domicílio de seu representante ou assistente.
Feedback
A resposta correta é: São Bernardo do Campo - SP..
Questão 10
Correto
Marcar questão
Texto da questão
Sobre competência interna no Novo Código de Processo Civil analise as afirmativas a seguir e marque (V) para as VERDADEIRAS e (F) para as FALSAS:
( ) A ação fundada em direito pessoal ou em direito real sobre bens móveis será sempre proposta no foro de domicilio do réu.
( ) A ação fundada em direito pessoal ou em direito real sobre bens móveis será proposta, em regra, no foro de domicilio do réu.
( ) Para as ações fundadas em direito real sobre imóveis é competente o foro de situação da coisa.
( ) A ação em que o incapaz for réu será proposta no foro de domicilio de seu representante ou assistente.
Marque a opção que apresenta a sequência CORRETA:
Escolha uma:
a. V – F – F – V.
b. F – F – F – F.
c. F – F – V – F.
d. V – V – V – F.
e. F – V – V – V.
COMENTÁRIO: A ação fundada em direito pessoal ou em direito real sobre bens móveis será proposta, em regra, e não sempre, no foro de domicílio do réu.
Para as ações fundadas em direito real sobre imóveis é competente o foro de situação da coisa. A ação em que o incapaz for réu será proposta no foro de domicílio de seu representante ou assistente.
Feedback
A resposta correta é: F – V – V – V..
Parte inferior do formulário

Continue navegando