Buscar

Arte e Novas Tecnologias Avaliação Final (Discursiva)

Prévia do material em texto

Acadêmico:
	Izabel Cristina dos Santos de Moura (1987605)
	
	Disciplina:
	Arte e Novas Tecnologias (ART25)
	Avaliação:
	Avaliação Final (Discursiva) - Individual FLEX ( Cod.:513400) ( peso.:4,00)
	Prova:
	21705949
	Nota da Prova:
	-
	
	
Parte superior do formulário
	1.
	Conforme o ser humano foi adquirindo conhecimento, iniciou-se também o processo de criação, de experimentação, buscando sempre o significado da vida. Nesta relação com a vida, a ciência e a arte estiveram intimamente ligadas, pois elas são produtos expressivos das representações humanas, que sempre se renovam, construindo a trajetória dos seres humanos. Não é possível conceber a ciência sem criação, nem arte sem conhecimento. Ambas são atividades de criação na construção da vida humana, por isso não há ciência e arte sem interdisciplinaridade (ALMEIDA; PREVIATO; SARTO, 2009, p. 1). A partir dessas informações, disserte sobre o papel das tecnologias no universo da arte.
FONTE: ALMEIDA, C. C. T.; PREVIATO, G.; SARTO, M. A. P. Interdisciplinaridade e o ensino de arte. Universidade do vale do Paraíba - IX Encontro Latino Americano de Pós-Graduação, 2009. Disponível em: <http://www.inicepg.univap.br/cd/INIC_2009/anais/arquivos/ 1098_0918_01.pdf >. Acesso em: 13 nov. 2017.
	Resposta Esperada:
A ampliação do uso das tecnologias como ferramentas da arte evidenciou a separação entre a experiência artística, a crítica de arte e a estética. O desenvolvimento da informática e dos recursos tecnológicos transformou o universo da arte. Aproximou arte, ciência e tecnologia, através do fascínio da técnica, velocidade e movimento, transformando a concepção de arte, sua função social, os conceitos de representação e as concepções estéticas. Os artistas passaram a incorporar objetos industriais às novas tecnologias para a mediação da criação artística.
	2.
	O fato de poder acessar os mais variados tipos de informação sediada em computadores em qualquer parte do mundo, de poder conversar (em tempo real) e corresponder com pessoas espalhadas pelo mundo, de poder ter o seu espaço próprio de publicação, faz com que se aprenda a ver e a sentir o mundo de modo diferente porque se gera uma nova forma de conceber o espaço, o tempo, as relações, a representação das identidades, os conhecimentos, o poder, as fronteiras, a legitimidade, a cidadania, a pesquisa, enfim, a realidade social, política, econômica e cultural (SILVA, 1999). Como apontam diversos autores, a internet é sobretudo um lugar de hibridismo e nomadismo. Disserte sobre o hibridismo e o nomadismo na internet.
FONTE: SILVA, L. Globalização das redes de comunicação: uma reflexão sobre as implicações cognitivas e sociais. In J. A. Alves, P. Campos, & P. Q. Brito (eds.), O futuro da internet, p. 53-63, Matosinhos, Centro Atlântico, 1999.
	Resposta Esperada:
O hibridismo na internet é a articulação entre o local e o global. Também acontece na linguagem ao acolher tanto a escrita, imagem, o som e o vídeo, constituindo uma hipermídia. O nomadismo aparece na ausência de dificuldade entre as dimensões espaço/tempo, promovendo interatividade entre os indivíduos, mesmo sem a presença física.
Parte inferior do formulário

Continue navegando