Buscar

GABARITO ENF EM SAUDE DA FAMILIA

Prévia do material em texto

Gabarito enfermagem em saúde da família 
1.         Quais as proposições do Movimento da Reforma Sanitária?
Saúde como direito de todo o cidadão; Garantia de acesso da população às ações de saúde de cunho preventivo e/ou curativo com integração das ações  em um único sistema; Descentralização da gestão, tanto administrativa, como financeira; Controle social das ações de saúde.
1.         Quais os resultados alcançados com o Movimento da Reforma Sanitária?
A conquista da universalização na saúde (o principio constitucional que estabelece que todo brasileiro tem direito à saúde), com definição do dever do Estado e a função complementar da rede privada; A ideia de que a saúde deve ser planejada com base nas conferências de saúde;  A formalização dos Conselhos de Saúde como parte do SUS, tendo 50% de usuários na sua composição; Formação da Comissão Nacional da Reforma Sanitária, que transformou o texto da constituinte na Lei Orgânica 8080.
2.         Qual o objetivo da Promoção da Saúde de acordo com a Carta de Ottawa?
Reduzir as desigualdades existentes nos níveis de saúde das populações e assegurar a igualdade de oportunidades e recursos, com vista a capacitá-las para a completa realização do seu potencial de saúde.
2.         Qual o conceito de Promoção da Saúde definido na Carta de Ottawa?
Promoção da Saúde é o processo que visa aumentar a capacidade dos indivíduos e das comunidades para controlarem a sua saúde, no sentido de a melhorar. Para atingir um estado de completo bem-estar físico, mental e social, o indivíduo ou o grupo devem estar aptos a identificar e realizar as suas aspirações, a satisfazer as suas necessidades e a modificar ou adaptar-se ao meio.
3. Enumere e defina todos os princípios doutrinários do SUS de acordo com a lei 8080/90:
Universalização: a saúde é um direito de cidadania de todas as pessoas e cabe ao Estado assegurar este direito, sendo que o acesso às ações e serviços deve ser garantido a todas as pessoas, independentemente de sexo, raça, ocupação, ou outras características sociais ou pessoais; Eqüidade: o objetivo desse princípio é diminuir desigualdades. Apesar de todas as pessoas possuírem direito aos serviços, as pessoas não são iguais e, por isso, têm necessidades distintas. Em outras palavras, eqüidade significa tratar desigualmente os desiguais, investindo mais onde a carência é maior; Integralidade: este princípio considera as pessoas como um todo, atendendo a todas as suas necessidades. Para isso, é importante a integração de ações, incluindo a promoção da saúde, a prevenção de doenças, o tratamento e a reabilitação. Juntamente, o principio de integralidade pressupõe a articulação da saúde com outras políticas públicas, para assegurar uma atuação intersetorial entre as diferentes áreas que tenham repercussão na saúde e qualidade de vida dos indivíduos.
3.         Enumere e defina todos os princípios organizativos do SUS de acordo com a lei 8080/90:
Regionalização e Hierarquização: A regionalização é um processo de articulação entre os serviços que já existem, visando o comando unificado dos mesmos. Já a hierarquização deve proceder à divisão de níveis de atenção e garantir formas de acesso a serviços que façam parte da complexidade requerida pelo caso, nos limites dos recursos disponíveis numa dada região; Descentralização e Comando Único: descentralizar é redistribuir poder e responsabilidade entre os três níveis de governo. No SUS, a responsabilidade pela saúde deve ser descentralizada até o município, ou seja, devem ser fornecidas ao município condições gerenciais, técnicas, administrativas e financeiras para exercer esta função; Participação Popular: a sociedade deve participar no dia-a-dia do sistema. Para isto, devem ser criados os Conselhos e as Conferências de Saúde, que visam formular estratégias, controlar e avaliar a execução da política de saúde.
4.         Cite todas as condições para participação da iniciativa privada no SUS:
A participação complementar dos serviços privados será formalizada mediante contrato ou convênio; As entidades filantrópicas e as sem fins lucrativos terão preferência para participar do Sistema Único de Saúde (SUS); Os critérios e valores para a remuneração de serviços e os parâmetros de cobertura assistencial serão estabelecidos pela direção nacional do Sistema Único de Saúde (SUS), aprovados no Conselho Nacional de Saúde; Os serviços contratados submeter-se-ão às normas técnicas e administrativas e aos princípios e diretrizes do Sistema Único de Saúde.
4.         Segundo a Lei 8080/90 (disposições gerais), quais os fatores determinantes e condicionantes da Saúde?
A alimentação, a moradia, o saneamento básico, o meio ambiente, o trabalho, a renda, a educação, o transporte, o lazer e o acesso aos bens e serviços essenciais; os níveis de saúde da população expressam a organização social e econômica do País.
5.         Os conselhos de saúde e as conferências de saúde são instâncias colegiadas para participação social no SUS. Com base na lei 8142/90 aponte as diferenças entre ambas:
Ambas são fóruns amplos com usuários do SUS, profissionais de saúde, dirigentes, prestadores de serviços de saúde, parlamentares e outros; ambas avaliam a situação de saúde e propõem as diretrizes para a formulação da política de saúde; porém os conselhos de saúde são deliberativos, ou seja, têm poder de decisão; conferência: 4 em 4 anos; conselhos: não tem tempo certo, o gestor regula o tempo.
5.         Para receberem os recursos do Ministério da Saúde os Municípios, Estados e Distrito Federal precisam atender determinadas prerrogativas. Quais são elas?
I - Fundo de Saúde; II - Conselho de Saúde, com composição paritária; III - plano de saúde; IV - relatórios de gestão;  V - contrapartida de recursos para a saúde no respectivo orçamento; VI - Comissão de elaboração do Plano de Carreira, Cargos e Salários (PCCS).
6.         Cite todos os princípios da Estratégia de Saúde da Família:
ADSCRIÇÃO DE CLIENTELA: Definição precisa do território de atuação; TERRITORIALIZAÇÃO: Mapeamento da área, compreendendo segmento populacional determinado; DIAGNÓSTICO DA SITUAÇÃO DE SAÚDE DA POPULAÇÃO: Cadastramento das famílias e dos indivíduos, gerando dados que possibilitem a análise da situação de saúde do território; PLANEJAMENTO BASEADO NA REALIDADE LOCAL: Programação das atividades segundo critérios de risco à saúde, priorizando solução dos problemas.
6.         Cite 04 atividades do agente comunitário de saúde (ACS):
Acompanhamento de gestantes e nutrizes; Incentivo ao aleitamento materno; Acompanhamento do crescimento e desenvolvimento da criança; Garantia do cumprimento do calendário da vacinação e de outras vacinas que se fizerem necessárias; Controle das doenças diarréicas; Controle da Infecção Respiratória Aguda (IRA); Orientação quanto a alternativas alimentares; Utilização da medicina popular; Promoção das ações de saneamento e melhoria do meio ambiente.
7	Cite e defina 02 características do processo de trabalho na Estratégia de Saúde da Família:
INTERDISCIPLINARIDADE: Trabalho interdisciplinar, integrando áreas técnicas e profissionais de diferentes formações; VINCULAÇÃO: Participação na dinâmica social das famílias assistidas e da própria comunidade; COMPETÊNCIA CULTURAL: Valorização dos diversos saberes e práticas na perspectiva de uma abordagem integral e resolutiva, possibilitando a criação de vínculos de confiança com ética, compromisso e respeito; PARTICIPAÇÃO SOCIAL: Participação da comunidade no planejamento, execução e avaliação das ações; INTERSETORIALIDADE: Trabalho intersetorial, integrando projetos sociais e setores afins, voltados para a promoção da saúde; FORTALECIMENTO DA GESTÃO LOCAL: Apoio a estratégias de fortalecimento da gestão local.
7.         Quais são os objetivos da Estratégia de Saúde da Família?
Eleger a família e o seu espaço social como núcleo básico de abordagem no atendimento à saúde; Prestar assistência integral, resolutiva, contínua e com qualidade à população adscrita, na Unidade de Saúde e em seu domicílio;Humanizar as práticas de saúde, estabelecendo vínculos entre os profissionais de saúde e a população; Propiciar o reconhecimento da saúde como um direito de cidadania e, portanto expressão da qualidade de vida.
8.         Descreva pelo menos 07 atribuições do enfermeiro de acordo com a Nova Política Nacional de Atenção Básica (Nova PNAB):
I - Realizar atenção à saúde aos indivíduos e famílias vinculadas às equipes e, quando indicado ou necessário, no domicílio e/ou nos demais espaços comunitários (escolas, associações entre outras), em todos os ciclos de vida; II - Realizar consulta de enfermagem, procedimentos, solicitar exames complementares, prescrever medicações conforme protocolos, diretrizes clínicas e terapêuticas, ou outras normativas técnicas estabelecidas pelo gestor federal, estadual, municipal ou do Distrito Federal, observadas as disposições legais da profissão; III - Realizar e/ou supervisionar acolhimento com escuta qualificada e classificação de risco, de acordo com protocolos estabelecidos; IV - Realizar estratificação de risco e elaborar plano de cuidados para as pessoas que possuem condições crônicas no território, junto aos demais membros da equipe; V - Realizar atividades em grupo e encaminhar, quando necessário, usuários a outros serviços, conforme fluxo estabelecido pela rede local; VI - Planejar, gerenciar e avaliar as ações desenvolvidas pelos técnicos/auxiliares de enfermagem, ACS e ACE em conjunto com os outros membros da equipe; VII - Supervisionar as ações do técnico/auxiliar de enfermagem e ACS; VIII - Implementar e manter atualizados rotinas, protocolos e fluxos relacionados a sua área de competência na UBS; e IX - Exercer outras atribuições conforme legislação profissional, e que sejam de responsabilidade na sua área de atuação.
8.         Quais os tipos de equipe de Atenção Básica (AB) previstos na Nova Política Nacional de Atenção Básica (Nova PNAB)?
eSF, eAB, eSB, Nasf-AB, EACS, eSFR, eSFF, eCR, eABP.
9.         O que é necessário, segundo a Nova Política Nacional de Atenção Básica (Nova PNAB), para que a Atenção Básica (AB) ordene de forma adequada a Rede de Atenção à Saúde (RAS)?
É preciso reconhecer as necessidades de saúde da população sob sua responsabilidade, organizando-as em relação aos outros pontos de atenção à saúde, contribuindo para que a programação dos serviços de saúde parta das necessidades das pessoas, com isso fortalecendo o planejamento ascendente
 
9.         Defina Atenção Básica (AB) de acordo com a Nova Política Nacional de Atenção Básica (Nova PNAB):
A Atenção Básica é o conjunto de ações de saúde individuais, familiares e coletivas que envolvem promoção, prevenção, proteção, diagnóstico, tratamento, reabilitação, redução de danos, cuidados paliativos e vigilância em saúde, desenvolvida por meio de práticas de cuidado integrado e gestão qualificada, realizada com equipe multiprofissional e dirigida à população em território definido, sobre as quais as equipes assumem responsabilidade sanitária.
10.       Diferencie os Modelos de Atenção em Saúde "Sanitarista, Médico Assistencial Privatista e  Vigilância da Saúde”:

Continue navegando