Buscar

Avaliação Final - Discursiva - Sociologia Flex

Prévia do material em texto

Acadêmico:
	
	
	Disciplina:
	Sociologia (SOC30)
	Avaliação:
	Avaliação Final (Discursiva) - Individual FLEX ( peso.:4,00)
	Prova:
	
	Nota da Prova:
	9,00
	
	
Parte superior do formulário
	1.
	O sociólogo espanhol Manuel Castells é um dos pensadores que têm refletido sobre os impactos das informações no cotidiano e na sociedade das populações modernizadas. Em suas teorias, defende que as novas tecnologias, como, por exemplo, a internet, não alteram o comportamento dos indivíduos, mas, sim, ao contrário, os indivíduos, ao se apropriarem da internet, é que procederão e efetuarão as mudanças. Nesta perspectiva, disserte sobre as implicações da sociedade da informação sobre os indivíduos.
	Resposta Esperada:
- A "sociedade da informação" é um termo que pode explicar a restruturação da sociedade capitalista na fase, que alguns autores chamam de pós-industrial ou reestruturação do capitalismo moderno.
- A sociedade da informação é identificada como uma fase da história a partir da década de 80 (século XX) e as características principais são: as novas tecnologias, o paradigma da eficiência, a flexibilidade produtiva, rápidas transformações organizacionais e do sistema econômico.
- A informação, por sua vez, passa a ser a matéria-prima desta forma de sociedade, e a lógica das relações e contatos no interior desta sociedade é a forma da articulação em 'rede'.
	2.
	A Sociologia é um advento do início da Modernidade que, por meio de princípios científicos, buscava compreender a dinâmica do funcionamento da sociedade. Todavia, esse modelo mais voltado para uma análise sólida surgia na contramão da visão de mundo predominante no período medieval, baseada no teocentrismo. Disserte sobre o teocentrismo no Período Medieval.
	Resposta Esperada:
O teocentrismo medieval assumia que Deus era o fundamento na vida das pessoas, ou seja, Deus era a medida de todas as coisas. Dessa forma, a sociedade medieval, composta pelo clero, nobreza e servos, era tida como vontade de Deus, ficando expresso que, se a sociedade teria de ser diferente, isso se daria pela vontade de Deus. Isso significa dizer que a visão de mundo no período medieval era a de que as coisas estavam em seus devidos lugares, porque assim quis a vontade divina.
Parte inferior do formulário

Continue navegando