Logo Passei Direto
Buscar

DIREITOS HUMANOS E RELAÇÕES ÉTNICO-RACIAIS (PROVA)

Ferramentas de estudo

Questões resolvidas

Após a extinção do Serviço de Proteção aos Índios (SPI), em 1967 - a partir das denúncias de corrupção que recaíam sobre esse órgão - o governo federal criou a Fundação Nacional do Índio (Funai) e se comprometeu a elaborar uma nova legislação indigenista. Isso se concretizou em 1973, quando entrou em vigor a Lei 6.001, o Estatuto do Índio. O artigo 19 desse Estatuto determinou que as terras indígenas, por iniciativa e sob orientação da Funai, deviam ser demarcadas, de acordo com o procedimento estabelecido em decreto do Poder Executivo. Contudo, essa legislação não foi respeitada na época porque
A ) faltava a regulamentação de vários dispositivos importantes para a sua aplicação. B ) imperava uma política desenvolvimentista e as terras indígenas eram alvo de projetos de construção de rodovias, hidrelétricas, entre outros. C ) não existiam recursos financeiros para demarcar as terras indígenas. D ) as organizações de apoio ao índio eram contrárias às medidas e procedimentos estabelecidos pela Lei.
A ) faltava a regulamentação de vários dispositivos importantes para a sua aplicação.
B ) imperava uma política desenvolvimentista e as terras indígenas eram alvo de projetos de construção de rodovias, hidrelétricas, entre outros.
C ) não existiam recursos financeiros para demarcar as terras indígenas.
D ) as organizações de apoio ao índio eram contrárias às medidas e procedimentos estabelecidos pela Lei.

A colonização do arquipélago dos Açores e da Ilha da Madeira foi feita de modo diverso ao dos outros arquipélagos da costa africana. Em Cabo Verde, a sociedade formou-se basicamente pela miscigenação de
A ) portugueses e guineenses. B ) açorianos e africanos. C ) portugueses e açorianos. D ) portugueses e santomenses.
A ) portugueses e guineenses.
B ) açorianos e africanos.
C ) portugueses e açorianos.
D ) portugueses e santomenses.

Sobre a identidade nacional assinale a questão verdadeira.
a ) O Nacionalismo e o fascismo não apresentam relações próximas.
b ) O sentimento nacional não foi utilizado para a guerra.
c ) A Nação precisa de símbolos como a bandeira, o brasão e o hino.
d ) A Nação não é exclusivista no direito, sendo sempre aberta ao estrangeiro.

"O início da era dos direitos é reconhecido com o pós-guerra, já que somente depois da Segunda Guerra Mundial é que esse problema passou da esfera nacional para a internacional, envolvendo - pela primeira vez na história - todos os povos". (BOBBIO, Norberto. Teoria Geral da Política: a filosofia política e as lições dos clássicos. Rio de Janeiro: Elsevier, 2000. p. 49.) Em relação ao sistema internacional de proteção dos direitos humanos, é correto afirmar:
A ) A Carta das Nações Unidas de 1945 consolidou o movimento de internacionalização dos direitos humanos, por meio do consenso de Estados que elevaram a promoção desses direitos a propósito e finalidade das Nações Unidas. B ) Foi a Revolução Francesa de 1789 o marco de internacionalização da proteção dos direitos humanos. C ) Embora tenha havido um esforço conjunto das nações após a Segunda Guerra Mundial, a criação das Nações Unidas não passou de um fracasso, pois não houve o respeito esperado pelos países à Carta de 1945. D ) foi com a Liga das Nações, em 1919, que se consolidou a proteção internacional dos direitos humanos e se deu início à ONU. E ) Foi após a assinatura do Tratado do Atlântico Norte, em 4 de abril de 1949, e da criação da Organização do Tratado do Atlântico Norte (OTAN) que se consolidou a proteção internacional dos direitos humanos.
A ) A Carta das Nações Unidas de 1945 consolidou o movimento de internacionalização dos direitos humanos, por meio do consenso de Estados que elevaram a promoção desses direitos a propósito e finalidade das Nações Unidas.
B ) Foi a Revolução Francesa de 1789 o marco de internacionalização da proteção dos direitos humanos.
C ) Embora tenha havido um esforço conjunto das nações após a Segunda Guerra Mundial, a criação das Nações Unidas não passou de um fracasso, pois não houve o respeito esperado pelos países à Carta de 1945.
D ) foi com a Liga das Nações, em 1919, que se consolidou a proteção internacional dos direitos humanos e se deu início à ONU.
E ) Foi após a assinatura do Tratado do Atlântico Norte, em 4 de abril de 1949, e da criação da Organização do Tratado do Atlântico Norte (OTAN) que se consolidou a proteção internacional dos direitos humanos.

Os primeiros contatos que estabeleceram os portugueses com os povos indígenas tiveram principalmente a intenção de
A ) catequizá-los e transformá-los em cristãos. B ) obter produtos nativos de interesse, como o pau-brasil, levando-os e comercializando-os na Europa. C ) integrá-los politicamente, tornando-os vassalos da colônia. D ) obter mão de obra para os empreendimentos coloniais.
A ) catequizá-los e transformá-los em cristãos.
B ) obter produtos nativos de interesse, como o pau-brasil, levando-os e comercializando-os na Europa.
C ) integrá-los politicamente, tornando-os vassalos da colônia.
D ) obter mão de obra para os empreendimentos coloniais.

(IFAL-2011 - CONCURSO PÚBLICO - DOCENTE - LIBRAS) "Recuso-me a ser considerada excepcional, deficiente. Não sou. Sou surda. Para mim, a língua de sinais corresponde à minha voz, meus olhos são meus ouvidos. Sinceramente nada me falta. É a sociedade que me torna excepcional..." (Laborrit, Emmanuelle. O vôo da gaivota. 1996) A partir dessa proposição assinale a alternativa correta em relação ao conceito de deficiente.
A ) O Estatuto do Deficiente (Lei 13.146/2015) adotou o conceito de deficiência com base apenas no critério biomédico, ignorando os aspectos sociais, econômicos e culturais. B ) O conceito de pessoa com deficiência é aquele ligado estritamente ao parâmetro biomédico, pois as questões sociais não influenciam diretamente na inclusão dessas pessoas no ambiente social. C ) O conceito mais moderno e adequado de deficiente é aquele proposto pela Declaração dos Direitos das Pessoas com Deficiência da ONU de 1975: "1 - O termo 'pessoas deficientes' refere-se a qualquer pessoa incapaz de assegurar por si mesma, total ou parcialmente, as necessidades de uma vida individual ou social normal, em decorrência de uma deficiência, congênita ou não, em suas capacidades físicas ou mentais." D ) Não há nem na Declaração dos Direitos das Pessoas com Deficiência de 1975, nem na Convenção sobre os Direitos das Pessoas com Deficiência, um conceito legislativo de pessoa com deficiência. E ) É o art. 1.º da Convenção sobre os Direitos das Pessoas com Deficiência da Organização das Nações Unidas que melhor define as pessoas com deficiência, pois adequa os aspectos biomédicos as barreiras sociais impostas pela desigualdade: "pessoas com deficiência são aquelas que têm impedimentos de longo prazo de natureza física, mental, intelectual ou sensorial, os quais, em interação com diversas barreiras, podem obstruir sua participação plena e efetiva na sociedade em igualdades de condições com as demais pessoas".
A ) O Estatuto do Deficiente (Lei 13.146/2015) adotou o conceito de deficiência com base apenas no critério biomédico, ignorando os aspectos sociais, econômicos e culturais.
B ) O conceito de pessoa com deficiência é aquele ligado estritamente ao parâmetro biomédico, pois as questões sociais não influenciam diretamente na inclusão dessas pessoas no ambiente social.
C ) O conceito mais moderno e adequado de deficiente é aquele proposto pela Declaração dos Direitos das Pessoas com Deficiência da ONU de 1975: "1 - O termo 'pessoas deficientes' refere-se a qualquer pessoa incapaz de assegurar por si mesma, total ou parcialmente, as necessidades de uma vida individual ou social normal, em decorrência de uma deficiência, congênita ou não, em suas capacidades físicas ou mentais."
D ) Não há nem na Declaração dos Direitos das Pessoas com Deficiência de 1975, nem na Convenção sobre os Direitos das Pessoas com Deficiência, um conceito legislativo de pessoa com deficiência.
E ) É o art. 1.º da Convenção sobre os Direitos das Pessoas com Deficiência da Organização das Nações Unidas que melhor define as pessoas com deficiência, pois adequa os aspectos biomédicos as barreiras sociais impostas pela desigualdade: "pessoas com deficiência são aquelas que têm impedimentos de longo prazo de natureza física, mental, intelectual ou sensorial, os quais, em interação com diversas barreiras, podem obstruir sua participação plena e efetiva na sociedade em igualdades de condições com as demais pessoas".

Quando os portugueses aportaram na região de Moçambique já havia um comércio de ouro no território. À exploração do ouro, dois outros negócios se fizeram importantes nos primeiros tempos do colonialismo em Moçambique. São eles:
A ) o marfim e o algodão. B ) o marfim e o tráfico negreiro. C ) o algodão e o tráfico negreiro. D ) o algodão e a cana-de-açúcar.
A ) o marfim e o algodão.
B ) o marfim e o tráfico negreiro.
C ) o algodão e o tráfico negreiro.
D ) o algodão e a cana-de-açúcar.

"O Conselho de Direitos Humanos nasceu sob o signo da provisoriedade, pois apenas no prazo de um ano dever-se-á decidir sobre o futuro do sistema de relatores especiais, do procedimento de queixas individuais perante os mecanismos extraconvencionais de proteção, e sobre a Subcomissão para a Promoção e a Proteção de Direitos Humanos. Algumas decisões, contudo, já foram tomadas, como a criação de um 'mecanismo universal de revisão periódica' que deve servir para estudar a situação dos direitos humanos em todos os países. Ainda, algumas mudanças deverão ser implementadas no que se refere ao Conselho. Para assegurar às ONGs o seu estatuto consultivo, deverão ser emendados os artigos 68 e 71 da Carta. Dever-se-á reconhecer, ademais disso, a todos os sete comitês estabelecidos por tratados internacionais o estatuto de observadores permanentes perante o Conselho de Direitos Humanos." (VILLAN DURAN, Carlos. Luzes e sombras do novo Conselho de Direitos Humanos das Nações Unidas. Sur. Revista Internacional de Direitos Humanos, São Paulo, v. 3, n. 5, p. 6-17, dez. 2006. Disponível em: <" title="Link: http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1806-64452006000200002&lng=en&nrm=iso>" >w ww.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1806-64452006000200002&lng=en&nrm=iso>. Acesso em: 7 fev. 2016.) A ) O Conselho de Direitos Humanos é formado por 47 Estados-membros, eleitos pelo Alto Comissariado das Nações Unidas para Direitos Humanos, de forma que a escolha acaba tendo cunho político. B ) Entre suas principais atribuições, o Conselho de Direitos Humanos tem como vocação institucional "promover o respeito universal pela proteção de todos os direitos humanos e liberdades fundamentais de todas as pessoas, sem distinções de nenhum tipo e de forma justa e equitativa (Assembleia Geral, Resolução 60/251, §2). C ) Não há qualquer relação de funções entre a antiga Comissão de Direitos Humanos e o novo Conselho de Direitos Humanos. D ) A grande novidade trazida com o Conselho de Direitos Humanos foi a Revisão Periódica Universal (RPU), que é um mecanismo em que se realiza um exame da situação de direitos humanos da totalidade dos Estados-membros da ONU em ciclos de quatro anos (no primeiro ciclo) e quatro anos e meio (a partir do segundo ciclo). A RPU passa a ser de adoção obrigatória e o Estado-membro examinado não participa da avaliação, nem mesmo pode aceitar ou rejeitar as "recomendações" feitas. E ) Antes da criação do Conselho de Direitos Humanos, havia a Comissão de Direitos Humanos, que, sem qualquer efetividade, não sobreviveu nem mesmo 10 anos.
A ) O Conselho de Direitos Humanos é formado por 47 Estados-membros, eleitos pelo Alto Comissariado das Nações Unidas para Direitos Humanos, de forma que a escolha acaba tendo cunho político.
B ) Entre suas principais atribuições, o Conselho de Direitos Humanos tem como vocação institucional "promover o respeito universal pela proteção de todos os direitos humanos e liberdades fundamentais de todas as pessoas, sem distinções de nenhum tipo e de forma justa e equitativa (Assembleia Geral, Resolução 60/251, §2).
C ) Não há qualquer relação de funções entre a antiga Comissão de Direitos Humanos e o novo Conselho de Direitos Humanos.
D ) A grande novidade trazida com o Conselho de Direitos Humanos foi a Revisão Periódica Universal (RPU), que é um mecanismo em que se realiza um exame da situação de direitos humanos da totalidade dos Estados-membros da ONU em ciclos de quatro anos (no primeiro ciclo) e quatro anos e meio (a partir do segundo ciclo). A RPU passa a ser de adoção obrigatória e o Estado-membro examinado não participa da avaliação, nem mesmo pode aceitar ou rejeitar as "recomendações" feitas.
E ) Antes da criação do Conselho de Direitos Humanos, havia a Comissão de Direitos Humanos, que, sem qualquer efetividade, não sobreviveu nem mesmo 10 anos.

Visualize a seguinte situação fática: João é sapateiro e tem 2 filhos homens, de 8 e 12 anos, que ajudam diariamente no trabalho do pai. Muitas vezes, os dois chegam a passar o dia todo ajudando o pai com o trabalho para que lhes renda alguns trocados para sobreviverem, deixando, inclusive de frequentar regularmente a escola. Sobre a situação descrita e de acordo com o ECA, assinale a alternativa correta.
A ) O trabalho, nas condições descritas, deveria ser vedado a essas crianças, já que é realizado em horários que não permitem a frequência à escola. B ) O trabalho em questão pode ser caracterizado como educativo, já que as exigências pedagógicas relativas ao desenvolvimento pessoal e social do educando prevalecem sobre o aspecto produtivo. C ) Essa atividade, por ser desenvolvida no âmbito familiar, é compatível com o desenvolvimento do adolescente. D ) Em razão da idade dos filhos, o trabalho é expressamente proibido, seja na condição de aprendiz, seja como trabalho educativo. E ) O pai, diante da falta de recursos financeiros, pode perder o poder familiar.
A ) O trabalho, nas condições descritas, deveria ser vedado a essas crianças, já que é realizado em horários que não permitem a frequência à escola.
B ) O trabalho em questão pode ser caracterizado como educativo, já que as exigências pedagógicas relativas ao desenvolvimento pessoal e social do educando prevalecem sobre o aspecto produtivo.
C ) Essa atividade, por ser desenvolvida no âmbito familiar, é compatível com o desenvolvimento do adolescente.
D ) Em razão da idade dos filhos, o trabalho é expressamente proibido, seja na condição de aprendiz, seja como trabalho educativo.
E ) O pai, diante da falta de recursos financeiros, pode perder o poder familiar.

Entre as assertivas a seguir, assinale a única que traduz fatos ou atitudes que não serviram de motivação real para que o Brasil aderisse às cotas.
A ) O acesso à educação pelos negros é menor e de menor qualidade, dificultando a chegada e passagem pelo vestibular, afastando estes alunos do ensino superior. B ) Apesar da igualdade na lei, o racismo brasileiro se faz vis à vis como preconceito de classe já que o número de pobres negros é muito grande, perpetuando os elementos discriminatórios. C ) Os negros no Brasil eram perseguidos nas ruas e o casamento inter-racial era proibido em vários estados. D ) O mercado profissional brasileiro de nível superior é dominado por brancos. A pouca presença de negros criou uma visão de que negros bem sucedidos são artistas e desportistas, nunca médicos, advogados ou engenheiros.
A ) O acesso à educação pelos negros é menor e de menor qualidade, dificultando a chegada e passagem pelo vestibular, afastando estes alunos do ensino superior.
B ) Apesar da igualdade na lei, o racismo brasileiro se faz vis à vis como preconceito de classe já que o número de pobres negros é muito grande, perpetuando os elementos discriminatórios.
C ) Os negros no Brasil eram perseguidos nas ruas e o casamento inter-racial era proibido em vários estados.
D ) O mercado profissional brasileiro de nível superior é dominado por brancos. A pouca presença de negros criou uma visão de que negros bem sucedidos são artistas e desportistas, nunca médicos, advogados ou engenheiros.

(Fuvest-2009) O Brasil ainda não conseguiu extinguir o trabalho em condições de escravidão, pois ainda existem muitos trabalhadores nessa situação. Com relação a tal modalidade de exploração do ser humano, analise as afirmacoes abaixo. I. As relações entre os trabalhadores e seus empregadores marcam-se pela informalidade e pelas crescentes dívidas feitas pelos trabalhadores nos armazéns dos empregadores, aumentando a dependência financeira para com eles. II. Geralmente, os trabalhadores são atraídos de regiões distantes do local de trabalho, com a promessa de bons salários, mas as situações de trabalho envolvem condições insalubres e extenuantes. III. A persistência do trabalho escravo ou semiescravo no Brasil, não obstante a legislação que o proíbe, explica-se pela intensa competitividade do mercado globalizado. Está correto o que se afirma em
A ) I e II, somente. B ) II e III, somente. C ) I, somente. D ) I, II e III. E ) II, somente.
A ) I e II, somente.
B ) II e III, somente.
C ) I, somente.
D ) I, II e III.
E ) II, somente.

Ninguém nega que a Segunda Guerra Mundial teve grande influência na evolução dos Direitos Humanos, pois as barbáries ocorridas durante o conflito geraram uma preocupação das nações acerca da proteção dos direitos humanos. A vitória dos aliados na Segunda Guerra Mundial introduziu uma nova ordem, com importantes transformações no Direito Internacional, diante da criação das Nações Unidas, em 1945, e da assinatura da Carta das Nações Unidas, em 26 de junho de 1945, em São Francisco. Três anos depois adveio a Declaração Universal dos Direitos Humanos (DUDH) - adotada e proclamada pela Resolução 217-A (III) da Assembleia Geral das Nações Unidas, em 10 de dezembro de 1948. Sobre a DUDH assinale a alternativa correta:
A ) a DUDH surgiu para atender ao clamor de toda a humanidade e buscou realçar alguns princípios básicos fundamentais para a compreensão da dignidade humana, entre eles, a liberdade e a igualdade. B ) A DUDH enuncia os valores fundamentais da liberdade, da igualdade e da fraternidade, mas é omissa quanto à proibição do tráfico de escravos e da escravidão. C ) A DUDH, como norma de direito internacional, gera obrigações jurídicas apenas para Estados que a tenham subscrito e ratificado. D ) Devido à inspiração de natureza socialista vigente na época de sua aprovação, a Declaração não menciona de forma expressa o direito à propriedade privada. E ) a DUDH conforma declaração de princípios que, apesar de serem respeitados pela comunidade internacional, não integram o ordenamento jurídico brasileiro.
A ) a DUDH surgiu para atender ao clamor de toda a humanidade e buscou realçar alguns princípios básicos fundamentais para a compreensão da dignidade humana, entre eles, a liberdade e a igualdade.
B ) A DUDH enuncia os valores fundamentais da liberdade, da igualdade e da fraternidade, mas é omissa quanto à proibição do tráfico de escravos e da escravidão.
C ) A DUDH, como norma de direito internacional, gera obrigações jurídicas apenas para Estados que a tenham subscrito e ratificado.
D ) Devido à inspiração de natureza socialista vigente na época de sua aprovação, a Declaração não menciona de forma expressa o direito à propriedade privada.
E ) a DUDH conforma declaração de princípios que, apesar de serem respeitados pela comunidade internacional, não integram o ordenamento jurídico brasileiro.

Material
páginas com resultados encontrados.
páginas com resultados encontrados.
left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar esse material. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar esse material. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar esse material. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar esse material. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar esse material. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar esse material. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar esse material. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

Questões resolvidas

Após a extinção do Serviço de Proteção aos Índios (SPI), em 1967 - a partir das denúncias de corrupção que recaíam sobre esse órgão - o governo federal criou a Fundação Nacional do Índio (Funai) e se comprometeu a elaborar uma nova legislação indigenista. Isso se concretizou em 1973, quando entrou em vigor a Lei 6.001, o Estatuto do Índio. O artigo 19 desse Estatuto determinou que as terras indígenas, por iniciativa e sob orientação da Funai, deviam ser demarcadas, de acordo com o procedimento estabelecido em decreto do Poder Executivo. Contudo, essa legislação não foi respeitada na época porque
A ) faltava a regulamentação de vários dispositivos importantes para a sua aplicação. B ) imperava uma política desenvolvimentista e as terras indígenas eram alvo de projetos de construção de rodovias, hidrelétricas, entre outros. C ) não existiam recursos financeiros para demarcar as terras indígenas. D ) as organizações de apoio ao índio eram contrárias às medidas e procedimentos estabelecidos pela Lei.
A ) faltava a regulamentação de vários dispositivos importantes para a sua aplicação.
B ) imperava uma política desenvolvimentista e as terras indígenas eram alvo de projetos de construção de rodovias, hidrelétricas, entre outros.
C ) não existiam recursos financeiros para demarcar as terras indígenas.
D ) as organizações de apoio ao índio eram contrárias às medidas e procedimentos estabelecidos pela Lei.

A colonização do arquipélago dos Açores e da Ilha da Madeira foi feita de modo diverso ao dos outros arquipélagos da costa africana. Em Cabo Verde, a sociedade formou-se basicamente pela miscigenação de
A ) portugueses e guineenses. B ) açorianos e africanos. C ) portugueses e açorianos. D ) portugueses e santomenses.
A ) portugueses e guineenses.
B ) açorianos e africanos.
C ) portugueses e açorianos.
D ) portugueses e santomenses.

Sobre a identidade nacional assinale a questão verdadeira.
a ) O Nacionalismo e o fascismo não apresentam relações próximas.
b ) O sentimento nacional não foi utilizado para a guerra.
c ) A Nação precisa de símbolos como a bandeira, o brasão e o hino.
d ) A Nação não é exclusivista no direito, sendo sempre aberta ao estrangeiro.

"O início da era dos direitos é reconhecido com o pós-guerra, já que somente depois da Segunda Guerra Mundial é que esse problema passou da esfera nacional para a internacional, envolvendo - pela primeira vez na história - todos os povos". (BOBBIO, Norberto. Teoria Geral da Política: a filosofia política e as lições dos clássicos. Rio de Janeiro: Elsevier, 2000. p. 49.) Em relação ao sistema internacional de proteção dos direitos humanos, é correto afirmar:
A ) A Carta das Nações Unidas de 1945 consolidou o movimento de internacionalização dos direitos humanos, por meio do consenso de Estados que elevaram a promoção desses direitos a propósito e finalidade das Nações Unidas. B ) Foi a Revolução Francesa de 1789 o marco de internacionalização da proteção dos direitos humanos. C ) Embora tenha havido um esforço conjunto das nações após a Segunda Guerra Mundial, a criação das Nações Unidas não passou de um fracasso, pois não houve o respeito esperado pelos países à Carta de 1945. D ) foi com a Liga das Nações, em 1919, que se consolidou a proteção internacional dos direitos humanos e se deu início à ONU. E ) Foi após a assinatura do Tratado do Atlântico Norte, em 4 de abril de 1949, e da criação da Organização do Tratado do Atlântico Norte (OTAN) que se consolidou a proteção internacional dos direitos humanos.
A ) A Carta das Nações Unidas de 1945 consolidou o movimento de internacionalização dos direitos humanos, por meio do consenso de Estados que elevaram a promoção desses direitos a propósito e finalidade das Nações Unidas.
B ) Foi a Revolução Francesa de 1789 o marco de internacionalização da proteção dos direitos humanos.
C ) Embora tenha havido um esforço conjunto das nações após a Segunda Guerra Mundial, a criação das Nações Unidas não passou de um fracasso, pois não houve o respeito esperado pelos países à Carta de 1945.
D ) foi com a Liga das Nações, em 1919, que se consolidou a proteção internacional dos direitos humanos e se deu início à ONU.
E ) Foi após a assinatura do Tratado do Atlântico Norte, em 4 de abril de 1949, e da criação da Organização do Tratado do Atlântico Norte (OTAN) que se consolidou a proteção internacional dos direitos humanos.

Os primeiros contatos que estabeleceram os portugueses com os povos indígenas tiveram principalmente a intenção de
A ) catequizá-los e transformá-los em cristãos. B ) obter produtos nativos de interesse, como o pau-brasil, levando-os e comercializando-os na Europa. C ) integrá-los politicamente, tornando-os vassalos da colônia. D ) obter mão de obra para os empreendimentos coloniais.
A ) catequizá-los e transformá-los em cristãos.
B ) obter produtos nativos de interesse, como o pau-brasil, levando-os e comercializando-os na Europa.
C ) integrá-los politicamente, tornando-os vassalos da colônia.
D ) obter mão de obra para os empreendimentos coloniais.

(IFAL-2011 - CONCURSO PÚBLICO - DOCENTE - LIBRAS) "Recuso-me a ser considerada excepcional, deficiente. Não sou. Sou surda. Para mim, a língua de sinais corresponde à minha voz, meus olhos são meus ouvidos. Sinceramente nada me falta. É a sociedade que me torna excepcional..." (Laborrit, Emmanuelle. O vôo da gaivota. 1996) A partir dessa proposição assinale a alternativa correta em relação ao conceito de deficiente.
A ) O Estatuto do Deficiente (Lei 13.146/2015) adotou o conceito de deficiência com base apenas no critério biomédico, ignorando os aspectos sociais, econômicos e culturais. B ) O conceito de pessoa com deficiência é aquele ligado estritamente ao parâmetro biomédico, pois as questões sociais não influenciam diretamente na inclusão dessas pessoas no ambiente social. C ) O conceito mais moderno e adequado de deficiente é aquele proposto pela Declaração dos Direitos das Pessoas com Deficiência da ONU de 1975: "1 - O termo 'pessoas deficientes' refere-se a qualquer pessoa incapaz de assegurar por si mesma, total ou parcialmente, as necessidades de uma vida individual ou social normal, em decorrência de uma deficiência, congênita ou não, em suas capacidades físicas ou mentais." D ) Não há nem na Declaração dos Direitos das Pessoas com Deficiência de 1975, nem na Convenção sobre os Direitos das Pessoas com Deficiência, um conceito legislativo de pessoa com deficiência. E ) É o art. 1.º da Convenção sobre os Direitos das Pessoas com Deficiência da Organização das Nações Unidas que melhor define as pessoas com deficiência, pois adequa os aspectos biomédicos as barreiras sociais impostas pela desigualdade: "pessoas com deficiência são aquelas que têm impedimentos de longo prazo de natureza física, mental, intelectual ou sensorial, os quais, em interação com diversas barreiras, podem obstruir sua participação plena e efetiva na sociedade em igualdades de condições com as demais pessoas".
A ) O Estatuto do Deficiente (Lei 13.146/2015) adotou o conceito de deficiência com base apenas no critério biomédico, ignorando os aspectos sociais, econômicos e culturais.
B ) O conceito de pessoa com deficiência é aquele ligado estritamente ao parâmetro biomédico, pois as questões sociais não influenciam diretamente na inclusão dessas pessoas no ambiente social.
C ) O conceito mais moderno e adequado de deficiente é aquele proposto pela Declaração dos Direitos das Pessoas com Deficiência da ONU de 1975: "1 - O termo 'pessoas deficientes' refere-se a qualquer pessoa incapaz de assegurar por si mesma, total ou parcialmente, as necessidades de uma vida individual ou social normal, em decorrência de uma deficiência, congênita ou não, em suas capacidades físicas ou mentais."
D ) Não há nem na Declaração dos Direitos das Pessoas com Deficiência de 1975, nem na Convenção sobre os Direitos das Pessoas com Deficiência, um conceito legislativo de pessoa com deficiência.
E ) É o art. 1.º da Convenção sobre os Direitos das Pessoas com Deficiência da Organização das Nações Unidas que melhor define as pessoas com deficiência, pois adequa os aspectos biomédicos as barreiras sociais impostas pela desigualdade: "pessoas com deficiência são aquelas que têm impedimentos de longo prazo de natureza física, mental, intelectual ou sensorial, os quais, em interação com diversas barreiras, podem obstruir sua participação plena e efetiva na sociedade em igualdades de condições com as demais pessoas".

Quando os portugueses aportaram na região de Moçambique já havia um comércio de ouro no território. À exploração do ouro, dois outros negócios se fizeram importantes nos primeiros tempos do colonialismo em Moçambique. São eles:
A ) o marfim e o algodão. B ) o marfim e o tráfico negreiro. C ) o algodão e o tráfico negreiro. D ) o algodão e a cana-de-açúcar.
A ) o marfim e o algodão.
B ) o marfim e o tráfico negreiro.
C ) o algodão e o tráfico negreiro.
D ) o algodão e a cana-de-açúcar.

"O Conselho de Direitos Humanos nasceu sob o signo da provisoriedade, pois apenas no prazo de um ano dever-se-á decidir sobre o futuro do sistema de relatores especiais, do procedimento de queixas individuais perante os mecanismos extraconvencionais de proteção, e sobre a Subcomissão para a Promoção e a Proteção de Direitos Humanos. Algumas decisões, contudo, já foram tomadas, como a criação de um 'mecanismo universal de revisão periódica' que deve servir para estudar a situação dos direitos humanos em todos os países. Ainda, algumas mudanças deverão ser implementadas no que se refere ao Conselho. Para assegurar às ONGs o seu estatuto consultivo, deverão ser emendados os artigos 68 e 71 da Carta. Dever-se-á reconhecer, ademais disso, a todos os sete comitês estabelecidos por tratados internacionais o estatuto de observadores permanentes perante o Conselho de Direitos Humanos." (VILLAN DURAN, Carlos. Luzes e sombras do novo Conselho de Direitos Humanos das Nações Unidas. Sur. Revista Internacional de Direitos Humanos, São Paulo, v. 3, n. 5, p. 6-17, dez. 2006. Disponível em: <" title="Link: http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1806-64452006000200002&lng=en&nrm=iso>" >w ww.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1806-64452006000200002&lng=en&nrm=iso>. Acesso em: 7 fev. 2016.) A ) O Conselho de Direitos Humanos é formado por 47 Estados-membros, eleitos pelo Alto Comissariado das Nações Unidas para Direitos Humanos, de forma que a escolha acaba tendo cunho político. B ) Entre suas principais atribuições, o Conselho de Direitos Humanos tem como vocação institucional "promover o respeito universal pela proteção de todos os direitos humanos e liberdades fundamentais de todas as pessoas, sem distinções de nenhum tipo e de forma justa e equitativa (Assembleia Geral, Resolução 60/251, §2). C ) Não há qualquer relação de funções entre a antiga Comissão de Direitos Humanos e o novo Conselho de Direitos Humanos. D ) A grande novidade trazida com o Conselho de Direitos Humanos foi a Revisão Periódica Universal (RPU), que é um mecanismo em que se realiza um exame da situação de direitos humanos da totalidade dos Estados-membros da ONU em ciclos de quatro anos (no primeiro ciclo) e quatro anos e meio (a partir do segundo ciclo). A RPU passa a ser de adoção obrigatória e o Estado-membro examinado não participa da avaliação, nem mesmo pode aceitar ou rejeitar as "recomendações" feitas. E ) Antes da criação do Conselho de Direitos Humanos, havia a Comissão de Direitos Humanos, que, sem qualquer efetividade, não sobreviveu nem mesmo 10 anos.
A ) O Conselho de Direitos Humanos é formado por 47 Estados-membros, eleitos pelo Alto Comissariado das Nações Unidas para Direitos Humanos, de forma que a escolha acaba tendo cunho político.
B ) Entre suas principais atribuições, o Conselho de Direitos Humanos tem como vocação institucional "promover o respeito universal pela proteção de todos os direitos humanos e liberdades fundamentais de todas as pessoas, sem distinções de nenhum tipo e de forma justa e equitativa (Assembleia Geral, Resolução 60/251, §2).
C ) Não há qualquer relação de funções entre a antiga Comissão de Direitos Humanos e o novo Conselho de Direitos Humanos.
D ) A grande novidade trazida com o Conselho de Direitos Humanos foi a Revisão Periódica Universal (RPU), que é um mecanismo em que se realiza um exame da situação de direitos humanos da totalidade dos Estados-membros da ONU em ciclos de quatro anos (no primeiro ciclo) e quatro anos e meio (a partir do segundo ciclo). A RPU passa a ser de adoção obrigatória e o Estado-membro examinado não participa da avaliação, nem mesmo pode aceitar ou rejeitar as "recomendações" feitas.
E ) Antes da criação do Conselho de Direitos Humanos, havia a Comissão de Direitos Humanos, que, sem qualquer efetividade, não sobreviveu nem mesmo 10 anos.

Visualize a seguinte situação fática: João é sapateiro e tem 2 filhos homens, de 8 e 12 anos, que ajudam diariamente no trabalho do pai. Muitas vezes, os dois chegam a passar o dia todo ajudando o pai com o trabalho para que lhes renda alguns trocados para sobreviverem, deixando, inclusive de frequentar regularmente a escola. Sobre a situação descrita e de acordo com o ECA, assinale a alternativa correta.
A ) O trabalho, nas condições descritas, deveria ser vedado a essas crianças, já que é realizado em horários que não permitem a frequência à escola. B ) O trabalho em questão pode ser caracterizado como educativo, já que as exigências pedagógicas relativas ao desenvolvimento pessoal e social do educando prevalecem sobre o aspecto produtivo. C ) Essa atividade, por ser desenvolvida no âmbito familiar, é compatível com o desenvolvimento do adolescente. D ) Em razão da idade dos filhos, o trabalho é expressamente proibido, seja na condição de aprendiz, seja como trabalho educativo. E ) O pai, diante da falta de recursos financeiros, pode perder o poder familiar.
A ) O trabalho, nas condições descritas, deveria ser vedado a essas crianças, já que é realizado em horários que não permitem a frequência à escola.
B ) O trabalho em questão pode ser caracterizado como educativo, já que as exigências pedagógicas relativas ao desenvolvimento pessoal e social do educando prevalecem sobre o aspecto produtivo.
C ) Essa atividade, por ser desenvolvida no âmbito familiar, é compatível com o desenvolvimento do adolescente.
D ) Em razão da idade dos filhos, o trabalho é expressamente proibido, seja na condição de aprendiz, seja como trabalho educativo.
E ) O pai, diante da falta de recursos financeiros, pode perder o poder familiar.

Entre as assertivas a seguir, assinale a única que traduz fatos ou atitudes que não serviram de motivação real para que o Brasil aderisse às cotas.
A ) O acesso à educação pelos negros é menor e de menor qualidade, dificultando a chegada e passagem pelo vestibular, afastando estes alunos do ensino superior. B ) Apesar da igualdade na lei, o racismo brasileiro se faz vis à vis como preconceito de classe já que o número de pobres negros é muito grande, perpetuando os elementos discriminatórios. C ) Os negros no Brasil eram perseguidos nas ruas e o casamento inter-racial era proibido em vários estados. D ) O mercado profissional brasileiro de nível superior é dominado por brancos. A pouca presença de negros criou uma visão de que negros bem sucedidos são artistas e desportistas, nunca médicos, advogados ou engenheiros.
A ) O acesso à educação pelos negros é menor e de menor qualidade, dificultando a chegada e passagem pelo vestibular, afastando estes alunos do ensino superior.
B ) Apesar da igualdade na lei, o racismo brasileiro se faz vis à vis como preconceito de classe já que o número de pobres negros é muito grande, perpetuando os elementos discriminatórios.
C ) Os negros no Brasil eram perseguidos nas ruas e o casamento inter-racial era proibido em vários estados.
D ) O mercado profissional brasileiro de nível superior é dominado por brancos. A pouca presença de negros criou uma visão de que negros bem sucedidos são artistas e desportistas, nunca médicos, advogados ou engenheiros.

(Fuvest-2009) O Brasil ainda não conseguiu extinguir o trabalho em condições de escravidão, pois ainda existem muitos trabalhadores nessa situação. Com relação a tal modalidade de exploração do ser humano, analise as afirmacoes abaixo. I. As relações entre os trabalhadores e seus empregadores marcam-se pela informalidade e pelas crescentes dívidas feitas pelos trabalhadores nos armazéns dos empregadores, aumentando a dependência financeira para com eles. II. Geralmente, os trabalhadores são atraídos de regiões distantes do local de trabalho, com a promessa de bons salários, mas as situações de trabalho envolvem condições insalubres e extenuantes. III. A persistência do trabalho escravo ou semiescravo no Brasil, não obstante a legislação que o proíbe, explica-se pela intensa competitividade do mercado globalizado. Está correto o que se afirma em
A ) I e II, somente. B ) II e III, somente. C ) I, somente. D ) I, II e III. E ) II, somente.
A ) I e II, somente.
B ) II e III, somente.
C ) I, somente.
D ) I, II e III.
E ) II, somente.

Ninguém nega que a Segunda Guerra Mundial teve grande influência na evolução dos Direitos Humanos, pois as barbáries ocorridas durante o conflito geraram uma preocupação das nações acerca da proteção dos direitos humanos. A vitória dos aliados na Segunda Guerra Mundial introduziu uma nova ordem, com importantes transformações no Direito Internacional, diante da criação das Nações Unidas, em 1945, e da assinatura da Carta das Nações Unidas, em 26 de junho de 1945, em São Francisco. Três anos depois adveio a Declaração Universal dos Direitos Humanos (DUDH) - adotada e proclamada pela Resolução 217-A (III) da Assembleia Geral das Nações Unidas, em 10 de dezembro de 1948. Sobre a DUDH assinale a alternativa correta:
A ) a DUDH surgiu para atender ao clamor de toda a humanidade e buscou realçar alguns princípios básicos fundamentais para a compreensão da dignidade humana, entre eles, a liberdade e a igualdade. B ) A DUDH enuncia os valores fundamentais da liberdade, da igualdade e da fraternidade, mas é omissa quanto à proibição do tráfico de escravos e da escravidão. C ) A DUDH, como norma de direito internacional, gera obrigações jurídicas apenas para Estados que a tenham subscrito e ratificado. D ) Devido à inspiração de natureza socialista vigente na época de sua aprovação, a Declaração não menciona de forma expressa o direito à propriedade privada. E ) a DUDH conforma declaração de princípios que, apesar de serem respeitados pela comunidade internacional, não integram o ordenamento jurídico brasileiro.
A ) a DUDH surgiu para atender ao clamor de toda a humanidade e buscou realçar alguns princípios básicos fundamentais para a compreensão da dignidade humana, entre eles, a liberdade e a igualdade.
B ) A DUDH enuncia os valores fundamentais da liberdade, da igualdade e da fraternidade, mas é omissa quanto à proibição do tráfico de escravos e da escravidão.
C ) A DUDH, como norma de direito internacional, gera obrigações jurídicas apenas para Estados que a tenham subscrito e ratificado.
D ) Devido à inspiração de natureza socialista vigente na época de sua aprovação, a Declaração não menciona de forma expressa o direito à propriedade privada.
E ) a DUDH conforma declaração de princípios que, apesar de serem respeitados pela comunidade internacional, não integram o ordenamento jurídico brasileiro.

Prévia do material em texto

Requisição: 2594398 Matricula: 580585 Data: 03/08/2020 09:07 Página: 1/7
Prova presencial regular
Curso: 48 MESES - LICENCIATURA PEDAGOGIA - UNIFACVEST EAD
Módulo: 5 Grupo: 183
Município: PORCIÚNCULA - RJ
Disciplina(s): 100922 - DIREITOS HUMANOS E RELAÇÕES ÉTNICO-RACIAIS
Nome: 580585 - CAROLINA FREITAS DE OLIVEIRA
Data: ___/___/_________
Assinatura do aluno: ________________________________________________________
 Preencha o gabarito abaixo com X na coluna correta. Atente para a coluna de numeração e das alternativas.
Questões A B C D E
1
2
3
4
5
6
7
8
9
10
11
12
1 )
Após a extinção do Serviço de Proteção aos Índios (SPI), em 1967 - a partir das denúncias de corrupção
que recaíam sobre esse órgão - o governo federal criou a Fundação Nacional do Índio (Funai) e se
comprometeu a elaborar uma nova legislação indigenista. Isso se concretizou em 1973, quando entrou em
vigor a Lei 6.001, o Estatuto do Índio. O artigo 19 desse Estatuto determinou que as terras indígenas, por
iniciativa e sob orientação da Funai, deviam ser demarcadas, de acordo com o procedimento estabelecido
em decreto do Poder Executivo. Contudo, essa legislação não foi respeitada na época porque
A ) faltava a regulamentação de vários dispositivos importantes para a sua aplicação.
B ) imperava uma política desenvolvimentista e as terras indígenas eram alvo de projetos de construção de rodovias, hidrelétricas,
entre outros.
C ) não existiam recursos financeiros para demarcar as terras indígenas.
D ) as organizações de apoio ao índio eram contrárias às medidas e procedimentos estabelecidos pela Lei.
2 )
A colonização do arquipélago dos Açores e da Ilha da Madeira foi feita de modo diverso ao dos outros
arquipélagos da costa africana. Em Cabo Verde, a sociedade formou-se basicamente pela miscigenação
de
Requisição: 2594398 Matricula: 580585 Data: 03/08/2020 09:07 Página: 2/7
A ) portugueses e guineenses.
B ) açorianos e africanos.
C ) portugueses e açorianos.
D ) portugueses e santomenses.
3 ) Sobre a identidade nacional assinale a questão verdadeira.
A ) O sentimento nacional não foi utilizado para a guerra.
B ) A Nação precisa de símbolos como a bandeira, o brasão e o hino.
C ) O Nacionalismo e o fascismo não apresentam relações próximas.
D ) A Nação não é exclusivista no direito, sendo sempre aberta ao estrangeiro.
4 )
"O início da era dos direitos é reconhecido com o pós-guerra, já que somente depois da Segunda Guerra
Mundial é que esse problema passou da esfera nacional para a internacional, envolvendo - pela primeira
vez na história - todos os povos".
(BOBBIO, Norberto. Teoria Geral da Política: a filosofia política e as lições dos clássicos. Rio de Janeiro:
Elsevier, 2000. p. 49.)
Em relação ao sistema internacional de proteção dos direitos humanos, é correto afirmar:
A )
A Carta das Nações Unidas de 1945 consolidou o movimento de internacionalização dos direitos humanos, por meio do consenso
de Estados que elevaram a promoção desses direitos a propósito e finalidade das Nações Unidas.
B ) Foi a Revolução Francesa de 1789 o marco de internacionalização da proteção dos direitos humanos.
C )
Embora tenha havido um esforço conjunto das nações após a Segunda Guerra Mundial, a criação das Nações Unidas não passou
de um fracasso, pois não houve o respeito esperado pelos países à Carta de 1945.
D ) foi com a Liga das Nações, em 1919, que se consolidou a proteção internacional dos direitos humanos e se deu início à ONU.
Requisição: 2594398 Matricula: 580585 Data: 03/08/2020 09:07 Página: 3/7
E )
Foi após a assinatura do Tratado do Atlântico Norte, em 4 de abril de 1949, e da criação da Organização do Tratado do Atlântico
Norte (OTAN) que se consolidou a proteção internacional dos direitos humanos.
5 ) Os primeiros contatos que estabeleceram os portugueses com os povos indígenas tiveram
principalmente a intenção de
A ) catequizá-los e transformá-los em cristãos.
B ) obter produtos nativos de interesse, como o pau-brasil, levando-os e comercializando-os na Europa.
C ) integrá-los politicamente, tornando-os vassalos da colônia.
D ) obter mão de obra para os empreendimentos coloniais.
6 )
(IFAL-2011 - CONCURSO PÚBLICO - DOCENTE - LIBRAS) "Recuso-me a ser considerada excepcional,
deficiente. Não sou. Sou surda. Para mim, a língua de sinais corresponde à minha voz, meus olhos são
meus ouvidos. Sinceramente nada me falta. É a sociedade que me torna excepcional..."
(Laborrit, Emmanuelle. O vôo da gaivota. 1996)
A partir dessa proposição assinale a alternativa correta em relação ao conceito de deficiente.
A )
O Estatuto do Deficiente (Lei 13.146/2015) adotou o conceito de deficiência com base apenas no critério biomédico, ignorando os
aspectos sociais, econômicos e culturais.
B )
O conceito de pessoa com deficiência é aquele ligado estritamente ao parâmetro biomédico, pois as questões sociais não
influenciam diretamente na inclusão dessas pessoas no ambiente social.
C )
O conceito mais moderno e adequado de deficiente é aquele proposto pela Declaração dos Direitos das Pessoas com Deficiência
da ONU de 1975: "1 - O termo 'pessoas deficientes' refere-se a qualquer pessoa incapaz de assegurar por si mesma, total ou
parcialmente, as necessidades de uma vida individual ou social normal, em decorrência de uma deficiência, congênita ou não, em
suas capacidades físicas ou mentais."
D )
Não há nem na Declaração dos Direitos das Pessoas com Deficiência de 1975, nem na Convenção sobre os Direitos das Pessoas
com Deficiência, um conceito legislativo de pessoa com deficiência.
E )
É o art. 1.º da Convenção sobre os Direitos das Pessoas com Deficiência da Organização das Nações Unidas que melhor define
as pessoas com deficiência, pois adequa os aspectos biomédicos as barreiras sociais impostas pela desigualdade: "pessoas com
deficiência são aquelas que têm impedimentos de longo prazo de natureza física, mental, intelectual ou sensorial, os quais, em
interação com diversas barreiras, podem obstruir sua participação plena e efetiva na sociedade em igualdades de condições com
as demais pessoas".
7 )
Quando os portugueses aportaram na região de Moçambique já havia um comércio de ouro no território. À
Requisição: 2594398 Matricula: 580585 Data: 03/08/2020 09:07 Página: 4/7
exploração do ouro, dois outros negócios se fizeram importantes nos primeiros tempos do colonialismo em
Moçambique. São eles:
A ) o marfim e o algodão.
B ) o marfim e o tráfico negreiro.
C ) o algodão e o tráfico negreiro.
D ) o algodão e a cana-de-açúcar.
8 )
"O Conselho de Direitos Humanos nasceu sob o signo da provisoriedade, pois apenas no prazo de um ano
dever-se-á decidir sobre o futuro do sistema de relatores especiais, do procedimento de queixas
individuais perante os mecanismos extraconvencionais de proteção, e sobre a Subcomissão para a
Promoção e a Proteção de Direitos Humanos. Algumas decisões, contudo, já foram tomadas, como a
criação de um 'mecanismo universal de revisão periódica' que deve servir para estudar a situação dos
direitos humanos em todos os países. Ainda, algumas mudanças deverão ser implementadas no que se
refere ao Conselho. Para assegurar às ONGs o seu estatuto consultivo, deverão ser emendados os artigos
68 e 71 da Carta. Dever-se-á reconhecer, ademais disso, a todos os sete comitês estabelecidos por
tratados internacionais o estatuto de observadores permanentes perante o Conselho de Direitos
Humanos."
(VILLAN DURAN, Carlos. Luzes e sombras do novo Conselho de Direitos Humanos das Nações Unidas.
Sur. Revista Internacional de Direitos Humanos, São Paulo, v. 3, n. 5, p. 6-17, dez. 2006. Disponível
em: <" title="Link:
http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1806-64452006000200002&lng=en&nrm=iso>">w
ww.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1806-64452006000200002&lng=en&nrm=iso>. Acesso
em: 7 fev. 2016.)
A )
O Conselho de Direitos Humanos é formado por 47 Estados-membros, eleitos pelo Alto Comissariado das Nações Unidas para
Direitos Humanos, de forma que a escolha acaba tendocunho político.
B )
Entre suas principais atribuições, o Conselho de Direitos Humanos tem como vocação institucional "promover o respeito universal
pela proteção de todos os direitos humanos e liberdades fundamentais de todas as pessoas, sem distinções de nenhum tipo e de
forma justa e equitativa (Assembleia Geral, Resolução 60/251, §2).
C ) Não há qualquer relação de funções entre a antiga Comissão de Direitos Humanos e o novo Conselho de Direitos Humanos.
D )
A grande novidade trazida com o Conselho de Direitos Humanos foi a Revisão Periódica Universal (RPU), que é um mecanismo
em que se realiza um exame da situação de direitos humanos da totalidade dos Estados-membros da ONU em ciclos de quatro
anos (no primeiro ciclo) e quatro anos e meio (a partir do segundo ciclo). A RPU passa a ser de adoção obrigatória e o Estado-
membro examinado não participa da avaliação, nem mesmo pode aceitar ou rejeitar as "recomendações" feitas.
E ) Antes da criação do Conselho de Direitos Humanos, havia a Comissão de Direitos Humanos, que, sem qualquer efetividade,
não sobreviveu nem mesmo 10 anos.
9 )
Visualize a seguinte situação fática:
João é sapateiro e tem 2 filhos homens, de 8 e 12 anos, que ajudam diariamente no trabalho do pai.
Muitas vezes, os dois chegam a passar o dia todo ajudando o pai com o trabalho para que lhes renda
Requisição: 2594398 Matricula: 580585 Data: 03/08/2020 09:07 Página: 5/7
alguns trocados para sobreviverem, deixando, inclusive de frequentar regularmente a escola.
Sobre a situação descrita e de acordo com o ECA, assinale a alternativa correta.
A )
O trabalho, nas condições descritas, deveria ser vedado a essas crianças, já que é realizado em horários que não permitem a
frequência à escola.
B )
O trabalho em questão pode ser caracterizado como educativo, já que as exigências pedagógicas relativas ao desenvolvimento
pessoal e social do educando prevalecem sobre o aspecto produtivo.
C ) Essa atividade, por ser desenvolvida no âmbito familiar, é compatível com o desenvolvimento do adolescente.
D ) Em razão da idade dos filhos, o trabalho é expressamente proibido, seja na condição de aprendiz, seja como trabalho
educativo.
E ) O pai, diante da falta de recursos financeiros, pode perder o poder familiar.
10 ) Entre as assertivas a seguir, assinale a única que traduz fatos ou atitudes que não serviram de
motivação real para que o Brasil aderisse às cotas.
A )
O acesso à educação pelos negros é menor e de menor qualidade, dificultando a chegada e passagem pelo vestibular, afastando
estes alunos do ensino superior.
B )
Apesar da igualdade na lei, o racismo brasileiro se faz vis à vis como preconceito de classe já que o número de pobres negros é
muito grande, perpetuando os elementos discriminatórios.
C ) Os negros no Brasil eram perseguidos nas ruas e o casamento inter-racial era proibido em vários estados.
D )
O mercado profissional brasileiro de nível superior é dominado por brancos. A pouca presença de negros criou uma visão de que
negros bem sucedidos são artistas e desportistas, nunca médicos, advogados ou engenheiros.
Requisição: 2594398 Matricula: 580585 Data: 03/08/2020 09:07 Página: 6/7
11 ) (Fuvest-2009) O Brasil ainda não conseguiu extinguir o trabalho em condições de escravidão, pois
ainda existem muitos trabalhadores nessa situação. Com relação a tal modalidade de exploração do ser
humano, analise as afirmações abaixo.
I. As relações entre os trabalhadores e seus empregadores marcam-se pela informalidade e pelas crescentes
dívidas feitas pelos trabalhadores nos armazéns dos empregadores, aumentando a dependência financeira para
com eles.
II. Geralmente, os trabalhadores são atraídos de regiões distantes do local de trabalho, com a promessa de bons
salários, mas as situações de trabalho envolvem condições insalubres e extenuantes.
III. A persistência do trabalho escravo ou semiescravo no Brasil, não obstante a legislação que o proíbe, explica-se
pela intensa competitividade do mercado globalizado.
Está correto o que se afirma em
A ) I e II, somente.
B ) II e III, somente.
C ) I, somente.
D ) I, II e III.
E ) II, somente.
12 )
Ninguém nega que a Segunda Guerra Mundial teve grande influência na evolução dos Direitos Humanos,
pois as barbáries ocorridas durante o conflito geraram uma preocupação das nações acerca da proteção
dos direitos humanos. A vitória dos aliados na Segunda Guerra Mundial introduziu uma nova ordem, com
importantes transformações no Direito Internacional, diante da criação das Nações Unidas, em 1945, e da
assinatura da Carta das Nações Unidas, em 26 de junho de 1945, em São Francisco. Três anos depois
adveio a Declaração Universal dos Direitos Humanos (DUDH) - adotada e proclamada pela Resolução
217-A (III) da Assembleia Geral das Nações Unidas, em 10 de dezembro de 1948. Sobre a DUDH assinale
a alternativa correta:
A )
a DUDH surgiu para atender ao clamor de toda a humanidade e buscou realçar alguns princípios básicos fundamentais para a
compreensão da dignidade humana, entre eles, a liberdade e a igualdade.
B )
Requisição: 2594398 Matricula: 580585 Data: 03/08/2020 09:07 Página: 7/7
A DUDH enuncia os valores fundamentais da liberdade, da igualdade e da fraternidade, mas é omissa quanto à proibição do
tráfico de escravos e da escravidão.
C ) A DUDH, como norma de direito internacional, gera obrigações jurídicas apenas para Estados que a tenham subscrito e
ratificado.
D ) Devido à inspiração de natureza socialista vigente na época de sua aprovação, a Declaração não menciona de forma expressa
o direito à propriedade privada.
E )
a DUDH conforma declaração de princípios que, apesar de serem respeitados pela comunidade internacional, não integram o
ordenamento jurídico brasileiro.

Mais conteúdos dessa disciplina