Buscar

TRABALHO DE GESTÃO ORGANIZACIONAL

Prévia do material em texto

COLÉGIO NOSSA SENHORA DE LOURDES
TRABALHO DE GESTÃO ORGANIZACIONAL
PATRIMÔNIOS NATRURAIS E CULTURAIS
										Ana Carolina Assis N°1	Eduardo Severo N°4	Larissa Mun N°7	Marianne Nocce N°11									17 de março de 2020
Sumário
Introdução............................................................................................................3
o que é Patrimônio Cultural?	4
Significado de Patrimônio Cultural	5
Tipos de Patrimônios Culturais	6
O que é Patrimônio Imaterial?	6
O que é Patrimônio Material?	6
Patrimônios Culturais do Brasil	7
Patrimônios Culturais Mundiais	7
 Os14 Patrimônios do Brasil................................................................................8
O que são os Patrimônios Naturais?.................................................................23
7 Patrimônios Naturais da Unesco no Brasil.....................................................24
Conclusão.........................................................................................................30
Referências........................................................................................................31
Introdução
Patrimônio natural
 Refere-se à soma total dos elementos da biodiversidade, incluindo flora e fauna, ecossistemas e estruturas geológicas.
A herança é aquela que é herdada das gerações passadas, mantida no presente e concedida às gerações futuras.  O termo "patrimônio natural", derivado de "herança natural", antecede o termo " biodiversidade ". É um termo menos científico e mais facilmente compreendido de alguma maneira pelo público mais amplo interessado em conservação .
 Patrimônio cultural
 Fazem parte de bens imóveis tais como castelos, igrejas, casas, praças, conjuntos urbanos, e ainda locais dotados de expressivo valor para a história, a arqueologia, a paleontologia e a ciência em geral. Nos bens móveis incluem-se, por exemplo, pinturas, esculturas e artesanato.
 
o que é Patrimônio Cultural?
Entender o que é patrimônio cultural envolve compreender a importância da cultura para a sociedade. O conceito, em seu viés antropológico, inclui o conjunto do conhecimento, dos costumes, hábitos, a arte, e outros aspectos de uma dada sociedade. É uma noção que funciona como elementos identitários de um povo. 
A palavra patrimônio vem do latim 'pater', que significa pai. É um conceito atrelado à noção daquilo que é passado como herança entre as gerações. Portanto, o significado de patrimônio cultural diz respeito a uma herança compartilhada entre os cidadãos, que carrega em si aspectos referentes a identidade daquela sociedade. 
Patrimônio cultural é tudo aquilo que possui importância histórica e cultural para um país ou uma pequena comunidade, como a arquitetura, festas, danças, música, manifestações populares, artes, culinária, entre outros. 
Os patrimônios culturais oficiais de uma região são escolhidos pelo Estado. No entanto, uma comunidade pode ter um patrimônio cultural que não necessariamente passou pelo reconhecimento burocrático do Estado. 
Significado de Patrimônio Cultural 
No Brasil, a discussão sobre o que é Patrimônio Histórico e Cultural vem desde a Constituição de 1937. Nesse mesmo ano, o Decreto de Lei nº 25 apresenta o seguinte conceito O artigo 1º do documento apresente o seguinte conceito:
“Constitui o patrimônio histórico e artístico nacional o conjunto dos bens móveis e imóveis existentes no país e cuja conservação seja de interesse público, quer por sua vinculação a fatos memoráveis da história do Brasil, quer por seu excepcional valor arqueológico ou etnográfico, bibliográfico ou artístico. ”
O artigo 134 da Constituição de 1937 afirma que esses monumentos devem ser protegidos pela Nação e atos danosos a eles devem ser comparados a um atentado contra o patrimônio nacional. 
Art 134 - Os monumentos históricos, artísticos e naturais, assim como as paisagens ou os locais particularmente dotados pela natureza, gozam da proteção e dos cuidados especiais da Nação, dos Estados e dos Municípios. Os atentados contra eles cometidos serão equiparados aos cometidos contra o patrimônio nacional.
Tipos de Patrimônios Culturais 
O Patrimônio Cultural é dividido em dois grupos, que variam de acordo com a sua natureza. São eles: Patrimônio Imaterial e Patrimônio Material. Além desses, há também o Patrimônio Artístico, que reúne os bens artísticos, e o Patrimônio Natural, referente aos bens naturais de uma região. 
O que é Patrimônio Imaterial?
É o tipo de patrimônio considerado intangível e abrange as expressões simbólicas e culturais de um povo, como as festas, as danças, músicas, saberes, costumes, formas de expressão, entre outros. 
Exemplos de patrimônio imaterial: 
- Capoeira;
- Tambor de Crioula do Maranhão (MA);
- Frevo (PE);
- Literatura de Cordel;
- Carimbó (PA);
- Festa do Senhor Bom Jesus do Bonfim (BA);
- Ritual Yaokwa do povo indígena Enawenê Nawê (MT).
O que é Patrimônio Material?
Diz respeito aos bens materiais, ou seja, tangíveis, de um povo. Abrange os museus, monumentos arquitetônicos, igrejas, bibliotecas, etc.
Exemplos de patrimônio material:
- Centro Histórico de Ouro Preto (Ouro Preto/MG);
- Museu Histórico Nacional (Rio de Janeiro/ RJ);
- Conjunto Arquitetônico de Paraty (Paraty/RJ);
- Centro Histórico de Olinda (Olinda/PE).
Patrimônios Culturais do Brasil
O Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (IPHAN) é um órgão brasileiro criado em 1937. A sua missão é proteger e preservar os bens culturais e históricos do país com o intuito de promover a permanência desses bens entre as gerações. O IPHAN reconhece no Brasil 14 Patrimônios Culturais da Humanidade, que também são tombados pela Unesco. São eles: 
• Centro Histórico de Ouro Preto -MG
• Centro Histórico de Olinda - PE
• Ruínas de São Miguel das Missões - RS
• Centro Histórico de Salvador - BA
• Santuário de Bom Jesus de Matosinhos - Congonhas do Campo MG
• Brasília- DF
• Parque Nacional Serra da Capivara -PI
• Centro Histórico São Luís- MA
• Centro Histórico de Diamantina - MG
• Centro Histórico de Goiás - GO
• Praça de São Francisco - São Cristóvão SE
• Paisagens Cariocas - RJ
• Pampulha - Belo Horizonte MG
• Cais do Valongo- RJ
Patrimônios Culturais Mundiais
A Organização das Nações Unidas para a Ciência e a Cultura (Unesco) criou em 1972 a Convenção do Patrimônio Mundial com o objetivo de promover a preservação dos bens culturais, históricos e naturais da humanidade. A lista com mais de mil localidades espalhadas ao redor do mundo. Conheça alguns deles logo abaixo:
• Taj Mahal (Índia)
• Grand Canyon (EUA)
• Machu Picchu (Peru)
• Havana (Cuba)
• Pirâmides de Gizé (Egito)
• A Grande Muralha da China (China)
• Centro Histórico de Roma (Itália)
• Acrópoles de Atenas (Grécia)
• Catedral de Notre Dame (França)
Os 14 Patrimônios do Brasil
Em sua rica história, o Brasil carrega registros arqueológicos, ruínas e construções que impressionam não só pela beleza como pela importância cultural e social, que nos leva a entender o Brasil de hoje. Esses lugares nos revelam a dimensão da intrincada história de colonização e de exploração do país.
1. Centro Histórico de Ouro Preto (MG)
https://abrilviagemeturismo.files.wordpress.com/2016/10/praca-tiradentes-em-ouro-preto-minas-gerais.jpeg?quality=70&strip=info&w=920
Centro Histórico de Ouro Preto, Minas Gerais Foi aqui, na antiga Vila Rica, que o episódio da Inconfidência Mineira, uma conspiração fracassada de independência da Coroa Portuguesa, aconteceu. Ouro Preto, erguida no século 17, foi tombada em 1980. Seu bom estado de preservação conta histórias do período da ascenção da exploração do ouro no estado. E as esculturas barrocas de Aleijadinho, o maior artista do Brasil colonial, combinadas com as  pinturas de Manuel da Costa Athaide, dão à cidade uma importância artística que só poderia resultar em seu tombamento pela Unesco.  Busque hospedagens em Ouro Preto (Creative Commons/Wikimedia Commons)
2. Centro Histórico de Olinda (PE)
https://abrilviagemeturismo.files.wordpress.com/2016/10/olinda-pernambuco.jpeg?quality=70&strip=info&w=916Centro Histórico de Olinda, Pernambuco Erguida pelos portugueses em 1535 no alto de morros que dão uma visão estratégica para o Oceano Atlântico e para o porto, Olinda foi um importante entreposto na época da exploração da cana-de-açúcar - época que durou quase dois séculos. Suas ruelas pontilhadas por casinhas com fachadas coloridas vão dar no ponto mais alto da cidade - a Catedral Alto da Sé, de onde se vê todo o arredor e de onde pode-se partir para mais uma incursão pelos jardins dos conventos, pelas capelinhas e pelas igrejas espalhadas por toda a cidade.  Busque hospedagens em Olinda (Creative Commons/Wikimedia Commons)
3. Ruínas de São Miguel das Missões (RS)
https://abrilviagemeturismo.files.wordpress.com/2016/10/ruinas-de-sao-miguel-das-missoes-rs.jpeg?quality=70&strip=info&w=817
Ruínas de São Miguel das Missões, Rio Grande do Sul Erguidas pelos padres jesuítas em território pertencentes aos índios Guaranis entre os séculos 17 e 18, as construções serviam como pólos catequizadores das pessoas que moravam aqui antes da chegada dos portugueses. Tombadas pela UNESCO em 1983, as ruínas das missões jesuíticas constituem-se em um conjunto arquitetônico espalhado entre o sul do Brasil e a Argentina – ali, viveu uma comunidade de indígenas que adquiriu conhecimentos tecnológicos, graças às interações com os jesuítas, e que resistiu à posterior invasão portuguesa, mas foi massacrada pelos invasores. Quatro ruínas ficam do lado argentino, e no lado brasileiro, restou a de São Miguel das Missões.   Busque hospedagens em São Miguel das Missões (Marcelo Curia/Wikimedia Commons).
4. Centro Histórico de Salvador (BA)
https://abrilviagemeturismo.files.wordpress.com/2016/10/pelourinho-centro-historico-de-salvador-bahia.jpeg?quality=70&strip=info&w=920
Centro Histórico de Salvador, Bahia Os prédios coloridos do centro histórico da primeira capital do Brasil foram tombados como Patrimônio Cultural da Humanidade em 1985, por serem célebres representantes da arquitetura renascentista. Outro critério para o tombamento, segundo a UNESCO, foi à importância histórica da cidade como um ponto de conversão entre as culturas dos europeus, dos africanos e dos indígenas brasileiros, o que evidencia a história de exploração por parte dos brancos sobre as outras sociedades. Esse critério também foi usado para tombar outras cidades marcadas por histórias de exploração, como Havana e Cartagena.   Busque hospedagens em Salvador (Creative Commons/Wikimedia Commons).
5. Santuário de Bom Jesus de Matosinhos em Congonhas (MG)
https://abrilviagemeturismo.files.wordpress.com/2016/10/congonhas-glauco-umbelino-e1484158931929.jpeg?quality=70&strip=info&w=918
Santuário de Bom Jesus de Matosinhos em Congonhas, Minas Gerais Se um dos fatores que fez Ouro Preto tornar-se Patrimônio da Humanidade foi à obra de Aleijadinho, presente em quase toda igreja da cidade mineira, imagine uma construção repleta de obras do maior artista barroco brasileiro. É claro que o Santuário de Congonhas entraria na lista da UNESCO. Construído na segunda metade do século 18, o Santuário de Bom Jesus de Matosinhos tem um interior inspirado no rococó italiano, sete capelas que ilustram a Via Crucis e uma escadaria exterior decorada com estátuas dos profetas católicos. Feitas em pedra-sabão, as estátuas são legítimas representantes da arte de Aleijadinho – um barroco muito mais latinoamericano, e por isso mesmo, mais original.   Busque hospedagens em Congonhas.  (creative commons/Wikimedia Commons).
6. Brasília (DF)
https://abrilviagemeturismo.files.wordpress.com/2016/10/brasilia-pedro-franca-agencia-senado.jpeg?quality=70&strip=info&w=928
Brasília, Distrito Federal Tombada como Patrimônio Cultural da Humanidade em 1987, a cidade é, segundo a UNESCO, um divisor de águas na história do planejamento urbano. Esse "exemplo definitivo de ubarnismo modernista do século 20" foi fundado em 21 de abril de 1960, tem o plano piloto idealizado por Lucio Costa e os edifícios arquitetados por Oscar Niemeyer. A ideia do presidente da época, Juscelino Kubitschek, era de criar do zero uma nova capital para o Brasil, e transferir os três poderes da República para aquele pedaço de planalto no meio do cerrado brasileiro. O planejamento urbanístico de Lúcio Costa previa 500 mil habitantes no ano 2000, mas a cidade hoje comporta mais de 2 milhões de habitantes - o que a deixa com sérios problemas, como de trânsito carregado e alto custo de vida - e, além disso, gerou uma criação de cidades-satélites ao redor da capital, construídas sem planejamento urbano e que hoje apresentam altos índices de violência.   Busque hospedagens em Brasília (Senado Federal/Flickr)
7. Parque Nacional Serra da Capivara (PI)
https://abrilviagemeturismo.files.wordpress.com/2016/10/parque-nacional-da-serra-da-capivara-pintura-rupestre.jpeg?quality=70&strip=info&w=928
Parque Nacional Serra da Capivara, Piauí Um dos sítios arqueológicos mais antigos da América do Sul, o Parque Nacional da Serra da Capivara é repleto de cavernas rochosas cobertas de pinturas rupestres (são mais de 300 pontos de interesse, espalhados numa área de 214 quilômetros de circunferência). Algumas pinturas foram feitas há mais de 25 mil anos e relatam a vida, os costumes, as lendas e a cultura do povo que originou a ocupação do continente Americano. Ele foi fundado em 1979, mas só ganhou o status de Patrimônio da UNESCO em 1991.   Busque hospedagens em Piauí (Marco Del Fiol/Flickr).
8. Centro Histórico de São Luís (MA)
https://abrilviagemeturismo.files.wordpress.com/2016/10/centro-historico-sao-luis-maranhao.jpeg?quality=70&strip=info&w=923
Centro Histórico de São Luís, Maranhão A capital maranhense é uma mistura só: colonizada por franceses, ela também foi ocupada por holandeses antes da chegada definitiva do povo português. Datada do século 17, a cidade foi tombada em 1997 graças à preservação das ruas retangulares e da arquitetura colonial - uma herança de Portugal. A cidade manteve-se preservada devido à estagnação econômica que sofreu no começo do século 20. Além disso, pode-se observar caminhando pelas ruas históricas a enorme coleção de azulejos portugueses, que enfeitam as fachadas e os interiores dos casarões antigos.   Busque hospedagens em São Luís (Creative commons/Wikimedia Commons).
9. Centro Histórico de Diamantina (MG)
https://viagemeturismo.abril.com.br/materias/patrimonios-culturais-da-humanidade-unesco-brasil/
Centro Histórico de Diamantina, Minas Gerais Uma das cidades históricas mais peculiares do estado de Minas Gerais recebeu o título de Patrimônio da UNESCO em 1999. Foi construída no século 18 em meio a montanhas rochosas, de difícil acesso - justamente porque estas montanhas estavam recheadas de diamantes. As construções são mais simples e, apesar de o barroco ainda ser o estilo arquitetônico, difere-se muito do restante das ostensivas cidades históricas mineiras. As igrejas, por exemplo, parece-se com as casas - e muitas delas têm apenas uma torre, como na foto. A cultura também tem características exclusivas, outro motivo para a cidade ter se tornado patrimônio pela UNESCO.   Busque hospedagens em Diamantina (Creative Commons/Wikimedia Commons).
10. Centro Histórico de Goiás (GO)
https://abrilviagemeturismo.files.wordpress.com/2016/10/igreja-do-rosario-cidade-de-goias.jpeg?quality=70&strip=info&w=647
Centro Histórico da Cidade de Goiás, Goiás Construída no século 18 de maneira a respeitar a geografia local, Goiás Velho (como é chamada pelos mais íntimos - mas quem é íntimo mesmo chama a cidade de Goiás Belo) é um emaranhado gostoso de casinhas e igrejinhas em meio a ruas sinuosas, e quase nenhuma delas é plana. Rodeada pela Serra Dourada e cortada ao meio pelo Rio Vermelho, essa antiga capital do estado tornou-se Patrimônio da UNESCO em 2001. A capacidade dos fundadores em erguer uma cidade em meio a montanhas, inspirados na arquitetura europeia, mas usando recursos locais, foi um dos motivos para a cidade ser tombada. Com a estagnação econômica que chegou com o fim do ouro e daescravidão, além da transferência da capital para Goiânia, a cidade ficou um tanto esquecida. O "progresso" não chegou ali, e isso, no fim das contas, fez um bem danado para a antiga Vila Bôa de Goyaz.  Busque hospedagens na cidade de Goiás (Creative Commons/Wikimedia Commons).
 
11. Praça São Francisco em São Cristóvão (SE)
https://viagemeturismo.abril.com.br/materias/patrimonios-culturais-da-humanidade-unesco-brasil/
Praça São Francisco em São Cristóvão, Sergipe Essa praça quadrada na pequena cidade de São Cristóvão, no interior do Sergipe, é um exemplo da arquitetura típica dos franciscanos, ordem religiosa que ajudou a colonizar o Nordeste brasileiro. Cercada por edifícios históricos como a Igreja de São Francisco, a Santa Casa de Misericórdia, o Palácio e as casas erguidas entre os séculos 18 e 19, a praça recebe desde os tempos remotos importantes manifestações culturais e sociais.   Busque hospedagens em São Cristóvão (Creative Commons/Wikimedia Commons).
12. Paisagens Cariocas, Rio de Janeiro (RJ).
https://viagemeturismo.abril.com.br/materias/patrimonios-culturais-da-humanidade-unesco-brasil/
Paisagens Cariocas, Rio de Janeiro Os atrativos naturais em conjunção com o urbanismo carioca fazem do Rio de Janeiro uma das cidades mais belas do planeta. Em 2012, a UNESCO tombou as paisagens formadas entre o mar e as montanhas como Patrimônios Culturais da Humanidade. O Parque Nacional da Tijuca, o Jardim Botânico, o Corcovado (com a estátua do Cristo Redentor), a praia de Copacabana, o aterro do Flamengo e as colinas que cercam a Baía de Guanabara fazem parte da lista de intocáveis. O "conjunto da obra" rende ao Rio o status de uma das cidades mais mencionadas na arte, na literatura, na música e na poesia brasileiras - um dos fatores que fez a UNESCO incluir a cidade no rol dos patrimônios mundiais.   Busque hospedagens no Rio de Janeiro (Nico Kaiser/Flickr).
13. Pampulha, Belo Horizonte (MG).
https://abrilviagemeturismo.files.wordpress.com/2016/10/mg23.jpg?quality=70&strip=info&w=923
Pampulha, Belo Horizonte, Minas Gerais O local foi tombado em 17 de julho de 2016. Desenhado pelo arquiteto Oscar Niemeyer, com projeto urbanístico de Lúcio Costa, o bairro da Pampulha foi concebido pelo megalomaníaco Juscelino Kubitschek em 1940 – que na época era prefeito de Belo Horizonte –, para ser conhecido como o bairro mais lindo do Brasil. As construções ficam ao redor de um lago artificial, e as mais famosas são a Igreja de São Francisco de Assis (foto), adornada com painéis do artista brasileiro Cândido Portinari, a marquise e os jardins que circundam a lagoa, a Casa do Baile e o Museu de Arte da Pampulha. Para a UNESCO, a Pampulha reflete a influência das tradições locais, o clima brasileiro e a inclusão de cenários naturais na arquitetura moderna.   Busque hospedagens em Belo Horizonte (Marcelo Rosa/Wikimedia Commons).
14. Cais do Valongo, Rio de Janeiro (RJ).
https://abrilviagemeturismo.files.wordpress.com/2016/07/istock-824909710.jpg?quality=70&strip=info&w=920
Cais do Valongo, Rio de Janeiro, Rio de Janeiro: O local, o patrimônio mais recente do Brasil, foi tombado em 2017 pela UNESCO. Localizado na região portuária do Rio de Janeiro, o Cais do Valongo foi o mais importante porto de entrada de escravos africanos no Brasil - cerca de 900 mil africanos chegaram à América do Sul através dele. As ruínas do Cais são os únicos resquícios da chegada de escravos no Brasil e lançam luz na história da escravidão no país, sendo reconhecidas pela UNESCO como local de memória de eventos traumáticos e de sobrevivência, como ocorre com o Campo de Concentração de Auschwitz, na Polônia. Busque hospedagens no Rio de Janeiro (luizsouzarj/iStock)
O que são os Patrimônios Naturais?
Pra ser tombado como Patrimônio Natural da UNESCO, o lugar precisa atender a pré-requisitos específicos da organização. Com o título de Operational Guidelines, o documento, que é constantemente revisado por um comitê, tem por objetivo inscrever patrimônios, separados por uma lista mundial e uma lista de risco, garantir sua proteção e conservação, oferecer assistência internacional através de um fundo e mobilizar um suporte nacional e internacional a favor da chamada convenção.
Dentro da organização, o comitê analisa a possibilidade do mesmo ser tombado como Patrimônio da Humanidade, podendo este estar classificado em três categorias: natural, cultural ou misto. O natural inclui formações físicas, geológicas e biológicas, com áreas ocupadas por espécies diversas de animais e vegetações, com valor científico e estético. Os patrimônios brasileiros, citados acima, são ecossistemas riquíssimos.
Caso o patrimônio em si esteja em risco, ele recebe uma atenção especial da organização. O tombamento permite que o país receba recursos e ganhe mais evidência turística.
7 Patrimônios Naturais da UNESCO no Brasil
1. Cataratas do Iguaçu
https://abrilviagemeturismo.files.wordpress.com/2016/10/cataratas-do-iguacu.jpeg?quality=70&strip=info&w=919
1. Parque Nacional do Iguaçu, Paraná Dividindo o território com a Argentina, esse parque, tombado como Patrimônio em 1986, é uma das mais importantes atrações do Brasil. Em 2015, o lugar bateu recorde de visitação com 1,5 milhão de visitantes, superando o índice mais alto registrado anteriormente, em janeiro de 2014, e atrás apenas do Cristo Redentor, no Rio, em quantidade de visitações. Suas passarelas revelam uma das paisagens mais deslumbrantes do planeta: a das Cataratas do Iguaçu, com 275 quedas que podem chegar até a 82 metros (Divulgação/Divulgação).
2. Fernando de Noronha (PE) – Brasil
https://abrilviagemeturismo.files.wordpress.com/2016/10/thinkstockphotos-460298119.jpeg?quality=70&strip=info&w=923
2. Ilhas atlânticas brasileiras: Fernando de Noronha e Reserva Biológica de Atol das Rocas Fernando de Noronha é um destino extremamente cobiçado no Brasil. Tanto que, em novembro de 2015, o governo do estado de Pernambuco passou a restringir o número de turistas com o intuito de preservar a natureza local, já que o excesso preocupava os ambientalistas. Tombada em 2001, a ilha é o reduto de uma quantidade significativa de golfinhos e tartarugas marinhas. Quem passa por suas águas cristalinas pode realizar mergulhos supervisionados de até 40 metros de profundidade. Já a Reserva Biológica de Atol das Rocas, localizada a 150 km a oeste de Noronha, abriga mais de 30 espécies de aves marinhas (Divulgação/Divulgação).
3. Anavilhanas, Complexo da Amazônia Central.
	https://abrilviagemeturismo.files.wordpress.com/2016/10/anavilhanas-complexo-da-amazonia-central-andre-zumak-flickr-creative-commons.jpeg?quality=70&strip=info&w=904
3. Complexo de áreas protegidas da Amazônia Central Patrimônio Natural desde 2000, à região central da Floresta Amazônica tem a maior área de proteção de todo o território, totalizando mais de seis milhões de hectares, e é uma das mais ricas do planeta em biodiversidade. Por aqui, encontram-se espécies de animais ameaçados de extinção, como o pirarucu, o peixe-boi amazônico, o jacaré-açu e botos. Na sua lista de riquezas naturais, encontram-se os igapós, os lagos e os canais (Divulgação/Divulgação).
4. Pantanal
https://abrilviagemeturismo.files.wordpress.com/2016/10/pantanal-rapahel-milani-flickr-creative-commons.jpeg?quality=70&strip=info&w=817
4. Complexo de áreas protegidas do Pantanal, Mato Grosso e Mato Grosso do Sul O ano de tombamento da região também é de 2000. No entanto, faz muito mais tempo que a área de mais de 187 mil hectares tem um aspecto valioso e que demanda a atenção. O ecossistema de água doce é um dos maiores do mundo. Sua área é ocupada por uma variedade de animais, como o jaburu, macaco-prego e cachorro do mato. Outro atrativo da região, que faz fronteira com a Bolívia e o Paraguai, são os ipês roxos que a caracterizam e enriquecem sua flora (Divulgação/Divulgação).
5. Áreas Protegidas do Cerrado, Chapado dos Veadeiros.
https://abrilviagemeturismo.files.wordpress.com/2016/10/areas-protegidas-do-cerrado-chapado-dos-veadeiros-everaldo-vilela-flickr-creative-commons.jpeg?quality=70&strip=info&w=9265. Complexo de áreas protegidas do Cerrado: parques nacionais da Chapada dos Veadeiros e das Emas, GoiásAs duas regiões tombadas pela UNESCO em 2001 contemplam esses dois parques nacionais, cujas riquezas incluem a mais rica e antiga variedade de ecossistemas tropicais, que inclui até 400 espécies de plantas por hectare. Por aqui, diversas espécies de mamíferos, específicas do Cerrado brasileiro, podem ser encontradas, como o tamanduá-bandeira, o tatu canastra, o lobo-guará e o veado campeiro. A Chapada dos Veadeiros inclui uma quantidade imensa de paredões de pedra, vegetações, rios e cachoeiras. O Parque Nacional das Emas, por outro lado, possui espécies raras de animais em risco de extinção, entre aves e mamíferos como a codorna-mineira e a onça-parda (Divulgação/Divulgação).
6. Mata Atlântica, Brasil.
https://abrilviagemeturismo.files.wordpress.com/2016/10/mata-atlantica-brasil.jpeg?quality=70&strip=info&w=409
6. Reservas da Mata Atlântica do Sul e Sudeste região tombada em 1999 contempla reservas dos estados de São Paulo e do Paraná. Morretes, por exemplo, é um dos lugares que guarda os tesouros da Mata Atlântica, que inclui montanhas, florestas densas, ilhas e até dunas. No total, são 25 áreas protegidas, totalizando 47 mil hectares. A área faz parte da região da Serra do Mar e inclui mais de trezentos tipos de cavernas, entre as quais se destaca a Casa de Pedra com o maior pórtico do planeta, com seus 215 metros de altura (Divulgação/Divulgação)
7. Parque Nacional de Monte Pascoal, Bahia.
https://abrilviagemeturismo.files.wordpress.com/2016/10/parque-nacional-de-monte-pascoal-bahia-mik_p-flickr-creative-commons.jpeg?quality=70&strip=info&w=817
7. Costa do Descobrimento: reservas da Mata Atlântica, na Bahia e no Espírito Santo As reservas da Costa do Descobrimento estão em uma área protegida de mais de 112 mil hectares, que inclui uma parte significativa da Mata Atlântica. Nela, estão inclusos três parques nacionais, (do Descobrimento, o Monte Pascoal e o Pau Brasil); duas reservas biológicas (Sooretama e a do Una); e três reservas especiais (Vera cruz, Pau Brasil e Linhares). Essas reservas foram tombadas pela UNESCO em 1999 e despertam o interesse de visitantes e estudiosos graças às espécies endêmicas e ao seu valor científico (Divulgação/Divulgação)
Conclusão
Com essas informações concluímos que a preservação dos patrimônios culturais e naturais; são úteis até mesmo para a qualidade de vida da comunidade, além de serem bonitas e preciosas, são importantes fatos históricos, pois fizeram parte da história da sociedade antiga. Por esse motivo devemos respeitar e dar importância para que possamos preservar durante muitos anos os nossos patrimônios.
A sociedade deve garantir a proteção dessas representatividades da cultura. Os patrimônios são importantes para mostrar a cultura do Brasil, natureza do mundo e como ela é rica em detalhes.
Referências
https://guiaviajarmelhor.com.br/conheca-os-15-patrimonios-culturais-da-humanidade-que-ficam-no-brasil/
https://en.wikipedia.org/wiki/Natural_heritage
https://meuartigo.brasilescola.uol.com.br/brasil/o-patrimonio-natural-turismo.htm
https://www.educamaisbrasil.com.br/educacao/dicas/o-que-e-patrimonio-cultural
http://www.patrimoniocultural.pr.gov.br/modules/conteudo/conteudo.php?conteudo=21
https://viagemeturismo.abril.com.br/materias/os-7-patrimonios-naturais-da-unesco-no-brasil/
https://viagemeturismo.abril.com.br/materias/patrimonios-culturais-da-humanidade-unesco-brasil/
https://www.oeco.org.br/dicionario-ambiental/28475-o-que-e-uma-reserva-particular-do-patrimonio-natural-rppn/
2

Continue navegando