Buscar

AnaCassia_100%_PPP3_Direito_Empresarial_e_Tributário

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 3 páginas

Prévia do material em texto

Revisar envio do teste: Parada para a Prática – Aula 03
 
	Usuário
	Ana Cassia de Oliveira Siuta
	Curso
	Direito Empresarial e Tributário (GRD0005_01 / D.0380_80)
	Teste
	Parada para a Prática – Aula 03
	Iniciado
	12/09/19 14:40
	Enviado
	12/09/19 15:01
	Data de vencimento
	16/09/19 23:59
	Status
	Completada
	Resultado da tentativa
	1 em 1 pontos  
	Tempo decorrido
	20 minutos
	Instruções
	Responda de acordo com o conteúdo visto nos capítulos 5 e 6.
	Resultados exibidos
	Respostas enviadas
· Pergunta 1
	
	
	
	Leia o trecho a seguir:
 
“É fundamental o estágio para o desenvolvimento econômico cultural de um país, principalmente a um país emergente como o Brasil, que envia todos os esforços possíveis para dar um salto de qualidade que tem como ponto de partida a sua preocupação com a educação, voltada para a efetiva utilidade profissional, que pressupõe não apenas o conhecimento teórico, mas o domínio das exigências que resultam da realidade do exercício das profissões.”
NASCIMENTO, A. M. Curso de Direito do Trabalho. 26 ed. São Paulo: Saraiva, 2011, p. 971.
 
O estágio possibilita que o estudante contextualize o estudo com a realidade profissional, propiciando o seu desenvolvimento. Considerando essas informações e o conteúdo estudado, analise as afirmativas a seguir e assinale V para a(s) verdadeira(s) e F para a(s) falsa(s).
 
I. (  ) O estágio é ato educativo supervisionado exercido por educandos que estejam frequentando o ensino regular em instituições de ensino superior, de educação profissional, de ensino médio, da educação especial e dos anos finais do ensino fundamental, na modalidade profissional da educação de jovens e adultos.
II. (  ) Mesmo que o estágio remunerado possua todos os elementos caracterizadores do vínculo empregatício, é desconsiderado como relação empregatícia.
III. (  ) O estágio é direcionado à pessoa maior de 14 anos e menor de 21 anos de idade que celebra contrato de aprendizado.
IV. (  ) O estagiário tem direito ao recebimento de todos os benefícios inerentes à relação formal de emprego, aplicando-se o princípio da igualdade.
 
Agora, assinale a alternativa que apresenta a sequência correta:
	
	
	
	
		Resposta Selecionada:
	b. 
V, V, F, F.
	
	
	
· Pergunta 2
	
	
	
	Leia o trecho a seguir:
 
“Contudo, nem todo o trabalho humano é objeto de regulamentação pelo Direito: aquele que não é feito em proveito de outrem, mas é executado em exclusivo benefício do próprio trabalhador, como o conserto de uma torneira de sua moradia, ou do colecionador que prega selos em álbuns para a sua recreação, não é realizado em decorrência de qualquer vínculo e, portanto, não é objeto das normas trabalhistas. Além disso, o trabalho gratuito ou voluntário não cria direito (de ser exigido ou regulado) nem estabelece obrigações jurídicas (do prestador ou de quem dele se beneficia), mas apenas morais, sendo portanto estranho ao mundo do Direito.”
GIGLIO, W. D.; CORRÊA, C. G. V. Direito Processual do Trabalho. 16. ed. São Paulo: Saraiva, 2007, p. 38.
 
A partir dessa informação, do conteúdo estudado no livro da disciplina e do disposto na Consolidação das Leis do Trabalho, o empregado é:
	
	
	
	
		Resposta Selecionada:
	a. 
toda pessoa física que preste serviços de natureza não eventual ao empregador, sob a dependência deste e mediante salário.
	
	
	
· Pergunta 3
	
	
	
	Leia o trecho a seguir.
 
“O Direito do Trabalho é produto do capitalismo, atado à evolução histórica desse sistema, retificando-lhe distorções econômico-sociais e civilizando a importante relação de poder que sua dinâmica econômica cria no âmbito da sociedade civil, em especial no estabelecimento e na empresa.”
DELGADO, M. G. Curso de Direito do Trabalho. 9 ed. São Paulo: LTr, 2010, p. 78.
 
A partir dessa consideração e do conteúdo estudado no livro da disciplina, o Direito do Trabalho pode ser conceituado como:
	
	
	
	
		Resposta Selecionada:
	a. 
o ramo jurídico, produto do capitalismo, constituído por um complexo de institutos, princípios e normas, responsável por regulamentar as relações trabalhistas a fim de propiciar condições dignas de labor.
	
	
	
· Pergunta 4
	
	
	
	Leia o trecho a seguir.
 
“As principais expectativas do trabalhador terminam no momento em que lhe são outorgadas, de modo integral e correto, e por força do ajuste firmado, as verbas retributivas da sua força laboral. Fala-se em expectativa porque o empregado, crendo em promessa retributiva futura, antecipa o seu trabalho na esperança de conquistar, ao final de um período de espera, os meios que lhe garantam subsistência própria e familiar.”
MARTINEZ, L. Curso de Direito do Trabalho. 7 ed. São Paulo: Saraiva, 2016, p. p. 455.
 
 
A partir do exposto e do conteúdo estudado, podemos afirmar que a remuneração:
	
	
	
	
		Resposta Selecionada:
	b. 
é a contraprestação recebida pelo empregado em decorrência do contrato de trabalho, compreendendo, além do salário, as gorjetas que receber.
	
	
	
· Pergunta 5
	
	
	
	Leia o trecho a seguir:
 
“A sociedade anônima, com efeito, tornou-se eficaz instrumento do capitalismo precisamente porque permite à poupança popular participar dos grandes empreendimentos, sem que o investidor, modesto ou poderoso, se vincule à responsabilidade além da soma investida, e pela possibilidade de a qualquer momento, sem dar conta de seu ato a ninguém, negociar livremente os títulos, obtendo novamente a liquidez monetária desejada.”
REQUIÃO, R. Curso de Direito Comercial – 2o vol. 30 ed. São Paulo: Saraiva, 2013, p. 29.
 
A partir da leitura do fragmento acima fica evidente a importância das sociedades anônimas para os negócios que necessitam de grandes investimentos, pois este tipo societário possui características que facilitam a arrecadação de recursos. Assim, considerando os conteúdos estudados no livro da disciplina, analise as afirmativas a seguir:
 
I. Na sociedade anônima os sócios respondem pelo preço da emissão das ações que subscreverem ou adquirirem.
II. A sociedade anônima pode ter como objeto qualquer atividade empresarial de fim lucrativo e, como o que importa é o lucro, este objeto pode até mesmo ser contrário aos bons costumes.
III. A sociedade anônima aberta negocia os seus valores mobiliários na Bolsa de Valores e no Mercado de Balcão.
IV. A sociedade anônima é um tipo societário que possui seu capital social dividido em quotas.
 
Está correto apenas o que se afirma em:
	
	
	
	
		Resposta Selecionada:
	b. 
I e III.
	
	
	
Quinta-feira, 12 de Setembro de 2019 15h01min08s BRT

Continue navegando

Outros materiais