Buscar

1º Ano Teorias Demográficas

Prévia do material em texto

Teorias demográficas
Geografia da População
Teorias demográficas
 “Seja qual for a taxa de crescimento dos meios de subsistência, é uma verdade evidente que estes. Ao final de uma certo tempo, inevitavelmente colocarão limites ao crescimento populacional depois que os alimentos tiverem sido divididos nas frações mínimas necessárias para o sustento da vida. Desse momento em diante todas as crianças recém-nascidas que ultrapassarem o limite previsto para estabilizar a população neste nível terão necessariamente que morrer, a menos que a morte de adultos lhe ceda lugar. Portanto, se quisermos agir corretamente, devemos facilitar a ação da natureza que produz a mortalidade, ao invés de nos esforçarmos inutilmente e tolamente para impedi-la.” 
(MALTHUS, Thomas Robert. Princípio de economia política: ensaio sobre o princípio da população. p. 179)
MALTHUS
2
A influência de Malthus
Série do programa “Fantástico” da TV Globo, intitulada: “Planeta Terra- lotação esgotada” (Somos 7 bilhões de pessoas. Chegamos ao limite do nosso planeta? Afinal, quantas pessoas a Terra pode suportar? A partir do próximo domingo (20), você vai acompanhar uma investigação que rodou o mundo. Nossos repórteres viajaram pelos cinco países mais populosos da Terra. Eles foram até a África mostrar o continente que mais cresce no mundo e impacto do aumento populacional. )
Reportagem Scientific American do grupo Uol: A volta do espectro de Malthus “Ainda é preciso verificar se as previsões pessimistas de Malthus estão se tornando realidade ou se simplesmente estão sendo adiadas”
Frase do frase do fundador da CNN, Ted Turner: “A população mundial total é de 2,5 bilhões de pessoas, uma queda de 95% em relação aos níveis atuais, seria o ideal.“
TRECHO DA REPORTAGEM DA REVISTA EXAME:
A história de sua vida inclui três casamentos e três divórcios, que lhe deixaram cinco filhos, e a propriedade de 810 mil hectares em 15 ranchos no Kansas, Montana, Nebraska, Novo México, Oklahoma, Dakota do Sul, além de estâncias na Argentina. EFE
Neomalthusianismo
“Esterilização em massa de programa do governo provoca 11 mortes na Índia”- http://g1.globo.com/ Reportagem de 11/11/2014.
“Sul-africanas com HIV afirmam que foram esterilizadas” www.terra.com.br Reportagem de 10/06/2015.
“EUA pagaram para Fujimori esterilizar 314 mil mulheres” http://oglobo.globo.com Reportagem 01/12/2012.
Marx e a população
Karl Marx entendia que o problema não estava no crescimento populacional, mas, na desigualdade social e má distribuição dos recursos.
 Marx não pensava a relação população e recursos como algo dado pela natureza simplesmente, mas sim como algo que está inserido no modo de produção capitalista. O desenvolvimento de técnicas não estaria relacionado no pensamento malthusiano, da onde provem, segundo a teoria marxista, seu erro metodológico. A escassez é proveniente do contexto histórico-social e, por meio do progresso científico e das políticas públicas, é possível superá-la.
(Revista Galileu, mar. 2004)
“Não por acaso Marx, ao comentar a teoria de Malthus em “O Capital”, usou termos deselegantes para se referir ao colega inglês: “O idiota supõe que a multiplicação do homem é um processo puramente natural, que requer contenção, controle externo para não se dar em proporção geométrica.” 
“Cada novo par de mãos tem que ser provido de ferramentas para poder participar do processo produtivo”( Singer)
“Tecnicamente o mundo não morrerá de fome, fome é um problema político” (Cidadão do mundo: Josué de Castro)
 “A insegurança alimentar nos países pobres, na medida em que se configura a nova territorialização imposta pelas empresas do agronegócio. No caso brasileiro, segundo as projeções vistas acima, a produção será concentrada nos grãos (soja e milho) e etanol, além da carne bovina para exportação. Os produtos, como trigo, leite e arroz serão insuficientes para o consumo interno da população.” (SILVA, Maria Aparecida Moraes Produção de Alimentos e agrocombustíveis no Contexto da Nova Divisão Mundial do Trabalho. )
https://www.youtube.com/watch?v=YNFj9L6pcTY
ATIVIDADES
PROPOSTA DE DEBATE:
Sabendo que no Brasil não houve implantação de políticas públicas voltadas para o planejamento familiar, por que a natalidade vem diminuindo progressivamente?
Observe a seguinte charge:
Qual a relação que é possível fazer entre fome e o agronegócio no Brasil?
Quais os principais usos da cana de açúcar no brasil? 
Qual relação podemos estabelecer entre o trecho em destaque e a charge?
“A luta contra a fome no Nordeste não deve, pois, ser encarada em termos simplistas de luta contra a seca, muito menos de luta contra os efeitos da seca. Mas de luta contra o subdesenvolvimento em todo o seu complexo regional, expressão da monocultura e do latifúndio” (CASTRO, J. Pág. 249)
ATIVIDADES
Quem foi Malthus? 
Qual a teoria por ele elaborada?
Sua teoria teve repercussão política?
Ainda hoje é possível ver o discurso malthusiano presente no nosso cotidiano?
Qual teoria se opõe a Malthusiana. Explique essa teoria.

Continue navegando