Buscar

3, 4 Economia - Avaliação Dissertativa e Objetiva (corrigida pelo AVA) com respostas.

Prévia do material em texto

1. Um dos instrumentos da política macroeconômica é a política fiscal. A política fiscal refere-se às ações do governo quanto aos seus gastos e receitas. Podemos dizer que existem dois tipos de política fiscal: a expansiva e a restritiva. Com base nisso, responda:
a) O que vem a ser uma política fiscal restritiva?
b) O que vem a ser uma política fiscal expansiva? ( * Máximo 4000 caracteres )
Resposta: A política fiscal expansiva refere-se à medidas do governo para estimular o consumo das famílias. Entre as ações para tal, está a diminuição de impostos para compra de determinados bens e o investimento em obras e infraestruturas para a população. Essas ações fazem a economia acelerar. 
Enquanto isso, a política fiscal restritiva serve para desacelerar a economia - é um mecanismo do governo para combater a inflação. Deste modo há aumento de impostos e alguns cortes de gastos (o que resulta em menos subsídios, menos obras de infraestrutura e etc.).
2. O funcionamento de uma economia de mercado ocorre a partir da relação entre seus agentes econômicos que podem interferir de maneira diferente. Na Ciência Econômica, a relação entre os agentes econômicos é representada por fluxos, ou seja, esquemas que demonstram o funcionamento de uma economia de forma simplificada. Disserte sobre a diferença entre o fluxo real e o fluxo monetário na economia. ( * Máximo 4000 caracteres )
Resposta: O fluxo real é composto por dois agentes: as famílias e as empresas. As famílias oferecem a força de trabalho que as empresas necessitam para seus próprios funcionamentos. Basicamente, o fluxo monetário começa a partir desse momento, uma vez que as empresas pagam um salário às famílias e estas, a partir de então, adquirem o poder de compra de bens e serviços.
1.	O incentivo a produzir mais de um produto ou serviço está ligado à reação dos preços destes no mercado. Contudo, cada tipo de bem e/ou serviço tem uma reação diferente à variação de seus preços; portanto, existem vários tipos de elasticidade-preço da oferta. Associe os itens, utilizando o código a seguir: 
I- Oferta Elástica. 
II- Oferta de Elasticidade Unitária. 
III- Oferta Inelástica. 
( ) Um aumento de 20% no preço de uma mercadoria implica uma expansão de 20% de sua oferta. Neste caso, E = 1,0. 
( ) Um aumento de 10% no preço de uma mercadoria implica um incremento de 20% na sua oferta. Neste caso, E = 2,0. 
( ) Um aumento de 40% no preço de uma mercadoria implica um incremento de 20% na sua oferta. Neste caso, E = 0,5.
Agora, assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:
	a) II - I - III.
	b) I - III - II.
	c) III - II - I.
	d) I - II - III.
 
 
2.	Para que as políticas macroeconômicas possam produzir os efeitos desejados, é necessário levar em conta as relações entre os grandes agregados da economia. Com isso, é possível conhecer as variáveis que afetam o seu comportamento, fica mais claro o modo pelo qual as autoridades econômicas poderão intervir sobre eles. Sobre os grandes agregados macroeconômicos e as variáveis que os afetam, classifique V para as sentenças verdadeiras e F para as falsas: 
( ) O consumo total de uma economia sofre a influência de uma série de fatores, como a renda nacional, estoque de riqueza, o patrimônio, as taxas de juros, a disponibilidade de crédito e a expectativa sobre a rentabilidade das aplicações.
( ) Poupança agregada é a parte da renda que não é gasta no consumo. Também pode ser chamada de residual da renda nacional disponível. 
( ) Investimento agregado se refere à variação da poupança e da renda disponível. A relação se estabelece de forma idêntica a da propensão marginal de consumo.
( ) A poupança agregada também pode ser definida como a parcela da renda que efetivamente os consumidores podem gastar. Assim, há uma relação entre a renda disponível e o consumo da população.
Assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:
	a) F - F - V - V.
	b) V - F - F - V.
	c) F - V - V - F.
	d) V - V - F - F.
 
3.	Pode-se encontrar vários significados para a palavra Economia, interpretações que podem mudar de acordo com o contexto ou perspectiva que se vai analisar. Com base nos significados dessa palavra, associe os itens, utilizando o código a seguir:
I- Senso comum.
II- Atividade econômica.
III- Ciência econômica.
( ) Para a maioria das pessoas, a palavra economia significa economizar. Desta forma, ela é sinônimo de poupar, visando guardar e acumular recursos para no futuro poder utilizá-los.
( ) A palavra economia pode ser relacionada à ação humana destinada para produzir, distribuir e consumir produtos e serviços; dessa maneira, atingir determinadas necessidades em vistas de perpetuar a espécie humana e a sociedade.
( ) Estuda as diferentes maneiras pelas quais as sociedades se organizam e se relacionam para produzir, distribuir e consumir riquezas, de modo a atender às necessidades humanas e, com isso, garantir a sua sobrevivência e perpetuação como espécie e como organização social.
Assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:
	a) II - III - I.
	b) II - I - III.
	c) III - I - II.
	d) I - II - III.
 
 4.	Podemos definir moeda como um instrumento de intermediação de transações econômicas e que é aceito por todos. É o Banco Central que tem a função básica de controlar a oferta de moeda e, para isso, utiliza alguns instrumentos de política monetária: controle da emissão de moeda; depósitos compulsórios; Open market; política de redescontos e regulação e controle de crédito. Com relação a estes instrumentos, classifique V para as sentenças verdadeiras e F para as falsas: 
(v) Open market são operações de mercado aberto que correspondem às compras e vendas de títulos governamentais, realizadas pelo Banco Central, no mercado de capitais. Ao comprar títulos, o Banco Central "injeta" moeda na economia. Ao vender títulos, ele "retira" moeda da economia. 
(f) Depósitos compulsórios são empréstimos que o Banco Central oferece aos bancos comerciais para socorrê-los em eventuais problemas de liquidez. O objetivo é manter o Sistema Financeiro Nacional sólido e com credibilidade.
(f) Política de Redescontos constitui-se em uma parcela dos depósitos que bancos comerciais precisam colocar à disposição do Banco Central. Se o Banco Central desejar diminuir os meios de pagamento, basta aumentar a taxa de redesconto aplicada aos bancos comerciais.
(v) O Banco Central tem monopólio para emitir moeda. Assim, compete a ele manter em circulação o volume necessário para que a economia tenha um desempenho equilibrado.
Assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:
	a) V - F - F - V.
	b) F - F - V - V.
	c) V - V - F - F.
	d) F - V - V - F.
5.	Há pelo menos cinco hipóteses para o modelo keynesiano. Estas hipóteses são construídas a partir da análise do mercado de bens e serviços. Uma destas hipóteses está relacionada a economia com desemprego de recursos (subemprego). Sobre essa hipótese, classifique V para as sentenças verdadeiras e F para as falsas: 
( ) O modelo keynesiano passou a considerar o desemprego e a hipótese de que a economia poderia operar abaixo do pleno emprego. 
( ) Esta hipótese defende que o modelo keynesiano básico analisa a determinação da renda no curto prazo. 
( ) Esta hipótese defende que a demanda efetiva é a soma de todos os gastos planejados dos agentes macroeconômicos. 
( ) Keynes criou o modelo keynesiano na grande recessão de 1930, período em que a taxa de desemprego apresentou altos níveis em vários países do mundo. 
Assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:
	a) F - V - V - F.
	b) F - F - V - V.
	c) V - V - F - F.
	d) V - F - F - V.
6.	Uma das explicações para a produção (e reprodução) das desigualdades sociais no Brasil está na "orientação da produção, resultado do modelo de desenvolvimento seguido pelo país. Um modelo orientado para dois grandes mercados: o das elites e classe média alta brasileiras e o externo. O país foi capaz de apresentar grande dinamismo econômico no século XX, demonstrouuma enorme capacidade de dar respostas positivas a importantes desafios, mas confere desproporcional preferência a determinados mercados. O parque produtor foi montado para esses mercados, que são muito dinâmicos e, por isso, estimulam respostas tão eficientes. Todavia, não se conseguiu gerar um parque produtor de bens de consumo de massa, nem sequer se construíram padrões de consumo semelhantes a países com renda e dinamismo muito menores. Por exemplo, o consumo médio de tecidos (metros por pessoa/ano) é muito pequeno, se comparado a países com níveis de renda semelhantes; o mesmo se repete nos casos de consumo de alimentos, calçados etc. Isso tem um significado: ainda existe um enorme espaço a construir no consumo de massa, que não foi priorizado até bem recentemente" (ARAÚJO, 2012). Com base no trecho exposto e no contexto das desigualdades sociais no Brasil, analise as sentenças a seguir:
I- As desigualdades sociais brasileiras também estão relacionadas ao modelo de desenvolvimento que privilegia o mercado do setor externo.
II- O extrato apresentado revela que o modelo de desenvolvimento orientado para as elites e a classe média foi fundamental para a redução das desigualdades sociais.
III- O parque produtor de bens de consumo brasileiro é visto como um problema para a dinâmica das desigualdades sociais.
IV- Segundo Tânia B. de Araújo (2012), o parque produtivo do Brasil é adequado à redução das desigualdades sociais, embora seja pequeno, se comparado a outros países.
Assinale a alternativa CORRETA:
FONTE: ARAÚJO, Tânia Bacelar. Como funciona a máquina da desigualdade. 2012. Disponível em: <http://www.viomundo.com.br/politica/tania-bacelar-como-funciona-a-maquina-da-desigualdade-no-brasil.html>. Acesso em: 19 abr. 2017.
	a) As sentenças I e II estão corretas.
	b) As sentenças III e IV estão corretas.
	c) As sentenças II e IV estão corretas.
	d) As sentenças I e III estão corretas.
 
 
7.	A empresa (fictícia) Cerva Boa atua no mercado brasileiro há cerca de dois anos comercializando cerveja do tipo pilsen. Utiliza como estratégia de marketing campanhas publicitárias vinculadas em rádio e televisão, além de outdoors nas principais cidades e em todas as capitais brasileiras. Embora seu faturamento tenha sido suficiente para as despesas operacionais, houve um decréscimo de 3,5% em seu faturamento quando comparado ao primeiro ano de funcionamento. Cabe ressaltar que seu principal concorrente, a empresa Ambev, líder no mercado de bebidas no Brasil, atingiu um lucro líquido de R$12.362 bilhões em 2014, representando um aumento de 8,4% com relação ao período anterior. Considerando a situação descrita no enunciado e a temática das estruturas de mercado, analise as sentenças a seguir:
I- Embora existam muitas barreiras à entrada no mercado de bebidas no Brasil, o fato do número de consumidores ser elevado configura uma situação de concorrência perfeita.
II- Uma das formas da empresa Cerva Boa competir com grandes empresas do ramo de bebidas é realizando um alto investimento em Pesquisa e Desenvolvimento (P&D) para o aprimoramento do produto e dos processos de produção.
III- O setor de bebidas é tipicamente estruturado como um monopólio, cujas barreiras para entrada de novas empresas é natural, ou seja, são definidas pelo próprio mercado.
IV- A empresa Cerva Boa encontra-se numa situação financeira difícil, uma vez que o mercado no qual está inserido é formado, predominantemente, por grandes oligopólios.
Assinale a alternativa CORRETA:
FONTE: Disponível em: <http://economia.uol.com.br/noticias/redacao/2015/02/26/lucro-da-ambev-cresce-84-em-2014-para-r-1236-bilhoes.htm>. Acesso em: 17 abr. 2017.
	a) As sentenças I, II e III estão corretas.
	b) As sentenças I e II estão corretas.
	c) As sentenças III e IV estão corretas.
	d) As sentenças II e IV estão corretas.
8.	O economista e filósofo escocês Adam Smith, considerado o pai da Economia, publicou em 1776 a obra Uma Investigação sobre a causa da Riqueza das Nações, que marca oficialmente o surgimento da Economia como ciência. Sobre as ideias disseminadas por Adam Smith, classifique V para as sentenças verdadeiras e F para as falsas:
( ) Sugeriu que a atuação do Estado se realizasse a partir de gastos públicos na indústria bélica como uma forma de preparação para a Segunda Guerra Mundial e como forma de geração de empregos.
( ) Queria reformar o capitalismo destruindo o controle do Estado, resultando na chamada Revolução Conservadora.
( ) Afirmava que a fonte de riqueza é o trabalho humano, dando relevante importância à divisão do trabalho.
( ) Defendia a atuação constante do Estado para regular as relações sociais e econômicas.
Agora, assinale a alternativa que apresenta sequência CORRETA:
	a) V - F - F - F.
	b) F - V - F - V.
	c) V - V - V - F.
	d) F - F - V - F.
 
 
9.	A dinâmica da oferta e demanda por produtos determina o nível de preço e a quantidade a ser produzida num determinado período de tempo. Contudo, existem produtos que têm um impacto diferenciado em sua demanda devido à variação em seu preço. Este tema diz respeito à elasticidade-preço dos produtos. Quando a oferta de um produto permanece praticamente inalterada, mesmo depois de mudanças significativas nos seus preços, pode-se afirmar que este produto apresenta:
	a) Procura inelástica.
	b) Procura elástica.
	c) Oferta inelástica.
	d) Oferta elástica.
 
10.	As políticas macroeconômicas implementadas a partir do Estado contam com diversos instrumentos de atuação. Por meio da política monetária, por exemplo, é possível regular a quantidade de moeda em circulação na economia de um país. Se o governo quiser promover o emprego, aumentando a quantidade de moeda em circulação, dever-se-ia adotar mecanismos de política monetária expansiva. Para a execução de uma política monetária expansiva, assinale a alternativa CORRETA:
	a) Reduzir a taxa do depósito compulsório e comprar títulos públicos.
	b) Elevar os impostos e reduzir a taxa do depósito compulsório.
	c) Aumentar a taxa de juros e reduzir a emissão de moeda.
	d) Aumentar a taxa do depósito compulsório e aumentar os gastos públicos.
11.	(ENADE, 2015) As taxas de emprego para mulheres são afetadas diretamente por ciclos econômicos e por políticas de governo que contemplam a inclusão das mulheres no mercado de trabalho. O gráfico anexo [taxa percentual de emprego para mulheres de 2000 a 2011] apresenta as variações das taxas percentuais de emprego para mulheres em alguns países, no período de 2000 a 2011. Com base no gráfico, conclui-se que, de 2000 a 2011, a taxa de emprego para mulheres:
	a) Aumentou mais na Alemanha que nos demais países pesquisados.
	b) Atingiu, na Grã-Bretanha, seu valor máximo em 2011.
	c) Manteve-se crescente na França e no Japão.
	d) Manteve-se constante na Itália.
 
12.	(ENADE, 2012) Como são as trocas que estão na origem da divisão do trabalho, a extensão desta será sempre limitada pela extensão daquelas ou, por outras palavras, pela extensão do mercado. Quando este é muito restrito, ninguém se sente disposto a dedicar-se completamente a uma única tarefa, pois não consegue trocar todo o excedente do seu trabalho, de que não necessita, pelo excedente da produção dos outros homens, em que está interessado. Considerando o exposto, analise as sentenças a seguir:
I- Para Adam Smith, a produtividade do trabalho industrial é função da divisão do trabalho, que, por sua vez, depende da extensão dos mercados.
II- Dois dos fatores determinantes da extensão dos mercados são os custos de transporte, cuja redução contribuem significativamente a navegação marítima e as aglomerações urbanas e industriais. 
III- É a certeza de poder trocar o excedente de sua produção pelo excedente da produção de outros homens que leva cada um a dedicar-se a uma tarefa e a desenvolver e aperfeiçoar qualquer talento ou habilidade que possua para determinado tipo de atividade.
IV- O princípio que deu origem à divisão do trabalho foi o desejo do ser humano de desenvolver os mercados e aprimorar as condições de sua própria sociedade.É correto apenas o que se afirma em:
FONTE: SMITH, A. (1776). Investigação sobre a natureza e as causas da riqueza das nações. Livro I, Capítulo III. 2 ed. São Paulo: Abril Cultural, 1979, p. 17 (adaptado).
	a) II e IV, apenas.
	b) I, II e III, apenas.
	c) III e IV, apenas.
	d) I e IV, apenas.

Continue navegando