Buscar

Bibliotecas Colombianas

Prévia do material em texto

Bibliotecas Colombianas 
Em sala:“As bibliotecas são construídas através do imposto telefônico.”
Oi professor! Desculpe a demora e a ausência! Pronto para viajar pelo mundo das maravilhosas bibliotecas colombianas ? Hahahha
Essas imagens valem mais do que mil palavras, mas como eu gosto muito de “falar” e do material didático la vai:
“Desde 1948 a UNESCO recomenda a construção de bibliotecas públicas como um meio eficiente e barato de resolver problemas na educação. Para seguir esta recomendação, a Colombia estruturou um Plano Nacional de leitura e Biliotecas” 
“Por que as bibliotecas públicas da Colômbia funcionam?”
Regina Scarpa, coordenadora pedagógica da Fundação Victor Civita, visitou o Programa Nacional de Leitura e Bibliotecas da Colômbia e conheceu bibliotecas-modelo que contribuem, de verdade, para melhorar a qualidade da Educação no país. Em Medelín, por exemplo, as bibliotecas possuem bom acervo, boa infraestrutura e estão localizadas nas chamadas "zonas neutras" - pontos de encontro entre comunidades rivais.
	“As bibliotecas são a Identidade da Colômbia: primeiro pela qualidade do acervo, em segundo a infraestrutura : parques bibliotecas, pensadas para ser um lugar atrativo, bonito, não só para guardar livros mas onde há, a prática da leitura.
	A biblioteca está sempre cheia de crianças adultos e jovens, idosos que mexem nos computadores, dão vida aos bairros, muitas foram construídas em lugares de muita vulnerabilidade social, outro fator que eu acho que fez a diferença, é a valorização do bibliotecário, a profissão mais procurada na Colômbia. O bibliotecário é visto como um profissional de muita importância ele não entende só de livros mas da formação de leitores”
Fonte: http://acervo.novaescola.org.br/fundamental-1/video-bibliotecas-publicas-colombia-funcionam-leitura-725312.shtml
Regina Scarpa
http://achassot.blog.uol.com.br/arch2009-10-18_2009-10-24.html
Desta vez quis começar com as imagens do entorno , sem ser pela identificação, pois é notória a atenção e consideração que houve com as comunidades e com os seus indivíduos. 
	Participei de uma palestra que teve na FMU no 2º semestre, e me encantei com a transformação desta região que estava depredada nas mãos do tráfico. 
 	Os moradores se orgulham de suas bibliotecas, trabalham nelas, e se envolvem ainda mais por ser um ponto turístico. Além disso, não ficam ás moscas como muitas por aqui. Pois o seu programa envolve os cidadãos. O que mais me surpreende é o fato de não darem as costas para estas comunidades, mas sim
de um jeito muito inteligente promovendo a educação, a convivência e consequentemente dinheiro por ser pontos turísticos, conseguiram resolver muitos problemas e melhorar a qualidade de vida dos habitantes!!!
http://achassot.blog.uol.com.br/arch2009-10-18_2009-10-24.html
Biblioteca de Santo Domingo em Medellín
A Biblioteca local do conhecimento e espaço de circulação dos saberes possui características de uma catedral. A nave central, como uma rua interna, ordena a distribuição dos espaços principais e secundários, desde o hall principal até as salas de leitura e produz uma constante mutação de escalas que definem o caráter particular de cada recinto. As salas de leitura são reproduzidas de maneira clássica, com prateleiras no perímetro, exceto nas aberturas que revelam a paisagem circundante.
http://www.archdaily.com.br/br/01-78071/parque-biblioteca-fernando-botero-g-ateliers-architecture
Essa imagem é absolutamente incrível, pois mostra que não há discriminação de classes na escola dos materiais, na beleza do projeto e em seu programa artístico e cultural. 
http://www.archdaily.com.br/br/01-78071/parque-biblioteca-fernando-botero-g-ateliers-architecture
	“O relevo acidentado e a topografia íngreme de San Cristóbal geram uma morfologia particular no centro urbano que expõe as fachadas laterais de prédios e janelas dispostas aleatoriamente, produzindo uma interessante textura de “perfurações na cidade”. É por isso que a leitura das cavidades ou perfurações que enquadram a paisagem são a gênese para o planejamento do projeto arquitetônico.”
http://www.archdaily.com.br/br/01-78071/parque-biblioteca-fernando-botero-g-ateliers-architecture
http://www.archdaily.com.br/br/01-78071/parque-biblioteca-fernando-botero-g-ateliers-architecture
Parque biblioteca Fernando Botero 
http://www.archdaily.com.br/br/01-78071/parque-biblioteca-fernando-botero-g-ateliers-architecture
	San Crisóbal é uma comunidade localizada na parte ocidental dos morros da cidade de Medelin, ao longo do vale La Iguaná. Seu clima excepcional a converte em uma das principais fontes de produtos agrícolas, especialmente de flores, hortaliças e frutas da cidade.
	O Parque Biblioteca Fernando Botero faz parte de um ambicioso Plano de Desenvolvimento na história de San Cristóbal, orientado a revitalizar seu centro urbano mediante a introdução de equipamentos culturais e de serviços, que contribuam a satisfazer as necessidades sociais mais urgentes de uma população predominantemente de baixa renda, há muito tempo marginalizada das políticas de inversão social por parte do Estado.
Essa aqui já é mais isolada, mas é uma loucura de linda!! E ainda assim há um envolvimento com o entorno rural, Isso sim é música petrificada haha, além disso esse projeto demonstra a tremenda satisfação e valor aos habitantes!!
https://br.pinterest.com/pin/512636370063172663/
https://br.pinterest.com/pin/512636370063172663/
O programa dessa biblioteca é genial, a beleza ambiental e funcionalidade dos espaços incentiva o cidadão a ler em um ambiente que se torna muito prazeroso por seus elementos naturais!!
A Biblioteca Virgilio Barco, em Bogotá (Arquiteto Rogelio Salmona)
Arquitetos:G Ateliers Architecture
Ano: 2009
Endereço: San Cristóbal, Medelin Antioquia Colombia
Tipo de projeto: Equipamento Urbano
Status:Construído
Materialidade: Pedra
Estrutura: Concreto
Localização: San Cristóbal, Medelin, Antioquia, Colombia
Implantação no terreno: Isolado
http://www.bogotatravelguide.com/places-to-go-in-bogota/public-library-virgilio-barco.php
Em sala: “ Este tipo de tijolo é um material muito utilizado na Colombia, visto que sua mão de obra é numerosa
Diferentemente no Brasil, a mão de obra é pouca e por isso se torna cara.” 
“Urge fortalecer o mercado do livro, diminuir o
preço do livro, ampliar o número de leitores e
bibliotecas, contribuindo assim com o
desenvolvimento harmônico “simultaneamente
democrático, socialmente justo, ético,
sustentado ecologicamente, conducente ao
pleno exercício da cidadania, promotor da
identidade e cultura regional e nacional, gerador
de elevada qualidade de vida, competitivo na
economia globalizada da Sociedade do
Conhecimento e integrado ao imaginário
coletivo” (Roberto Spolidoro)”.
Colômbia, o país das bibliotecas, pdf
Conclusão: A ideia de utopia permeou muitas mentes, houve até mesmo uma época para ela, no século XIX , havia sonhos e objetivos sólidos a respeito da cidade como um todo. Muitos se conformaram por achar que é impossível a sua melhoria. O urbanismo, a arquitetura sempre foi e sempre será um desafio. Estudando Arquitetura e Urbanismo vê-se como ela e assim sucessivamente a qualidade de vida e os indivíduos dependem da política e do governo. O Brasil e o mundo tem muito em aprender de dentro pra fora com o sistema colombiano, nos detalhes do funcionamento dos espaços de suas bibliotecas, e da sua política que se torna um incentivo para suas construções e para a educação e ainda principalmente para a relação dos indíviduos com esses espaços.

Continue navegando