Buscar

AD1 Sociologia e Educação 2018.2 PRONTA (Unirio - Cederj)

Prévia do material em texto

AD1 – PRIMEIRA AVALIAÇÃO À DISTÂNCIA - 2018.2 
DISCIPLINA: SOCIOLOGIA E EDUCAÇÃO 
Nome: Larissa Oliveira de Moura
Matrícula: 18116080039
E-mail: larissa.oliveiramoura@live.com
Telefone: (22) 981624575 
Polo: Cantagalo
Cidade que reside: Cantagalo 
1ª questão (10,0 pontos): Escolha uma notícia relacionada a Educação Pública Brasileira, publicada na imprensa ou na internet a partir de junho de 2018, recorte e cole na sua prova de AD1 com a data de publicação. Em seguida, escreva um comentário crítico de 30 linhas, para a notícia, relacionando-a a dois dos seis procedimentos usados para dominar os poderes dos discursos, descritos por Michel Foucault e presentes na aula 04. 
Dois menores, cujas idades não foram divulgadas, foram apreendidos suspeitos de usar e vender drogas no Colégio Estadual Novo Horizonte, em Goiânia. Segundo a Polícia Militar, a situação foi descoberta após uma denúncia anônima.
O G1 entrou em contato com a Secretaria de Estado de Educação, Cultura e Esporte de Goiás (Seduce), por e-mail, e aguarda retorno.
O caso aconteceu na sexta-feira (17). De acordo com a PM, ao chegar a escola, localizou a dupla fumando maconha e ainda portando algumas porções da droga. Testemunhas afirmaram também, conforme a corporação, que além de utilizar, eles também vendiam o entorpecente.
A PM disse que os menores já tem passagens por atos infracionais análogos aos crimes de roubo e receptação.
A polícia informou que eles "foram encaminhados para a realização dos procedimentos legais", mas não explicou para qual delegacia eles a dupla foi levada e por qual ato infracional foram autuados.
Atenção, você deverá escolher apenas dois dos seis procedimentos abaixo, para analisar a notícia selecionada por você: 
a) Interdição; 
b) Separação entre loucura e razão; 
c) Oposição entre o verdadeiro e falso; 
d) Disciplinas; 
e) Sociedades de discursos; 
f) Doutrinas. 
Escolhi essa notícia pois esse assunto, drogas, nas escolas é cada vez mais recorrente, hoje em dia até em nossa cidade isso também ocorre e muitas pessoas não falam por medo de represárias. Justifico essa notícia com os procedimentos 
a)Interdição: Pois há um processo de exclusão do discurso, já que foi feita por denúncia anônima. 
e) Sociedades de discursos: cabem a estas sociedades produzir ou conservar os discursos, fazê-los circular em espaço restrito, distribuí-los segundo regras estritas. Para este autor, vivemos hoje numa ‘sociedade de discurso’ mais difusa, mas igualmente coercitiva. 
Neste caso, as regras, mesmo que erradas e contra lei. Circulam entre um limitado grupo, em limitada sociedade, de acordo com suas próprias regras de funcionamento.

Continue navegando