Buscar

Mayara - educação em saúde

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

INDICADORES DE SAÚDE: IDH E WHOQOLO
Mayara Suane De Lima Da Silva Lisboa
04050922
Enfermagem
É classificado qualidade de vida, acordo com a Organização Mundial da Saúde ONU), como sendo a percepção do indivíduo de como ele considera a sua vida, tanto se tratando no contexto da cultura, como também nos sistemas de valores nos quais o mesmo vive e, também, voltado aos seus objetivos, expectativas, padrões e preocupações.
Desse modo, ter qualidade de vida significa ter saúde, acesso a recursos essenciais, relações pessoais e realização profissional, assim, a ONU e a Organização Mundial de Saúde (OMS) possuem dois indicadores de qualidade que são mais utilizados, sendo eles o Índice de Desenvolvimento Humano (IDH) e o World Health Organization Quality of Life (WHOQOLO).
O IDH é uma medida geral e sintética que possui sua finalidade, quando usada, para classificar o grau de desenvolvimento econômico e a qualidade de vida de um determinado país, atualmente, o cálculo do IDH é realizado a partir de três aspectos principais da população, sendo a renda, a educação e a saúde, desse modo, ao apresenta melhorias estres três aspectos, melhor será o IDH da localidade em questão. O mesmo avalia o avanço dos países em relação aos seus desenvolvimentos humanos, sendo considerado um indicador essencial, uma vez que interfere diretamente sobre a tomada de decisões políticas.
O WHOQOL surgiu como resultado de um projeto colaborativo multicêntrico de iniciativa da OMS, para esse feito, diversos especialistas de diferentes culturas trabalharam para chegar ao resultado final, sendo possível construir um instrumento aplicável a várias populações, com diferentes realidades socioculturais. Este possui seu foco não em uma comunidade em si, mas sim, no individual de cada pessoa, o qual a mesma comenta sobre sua própria qualidade de vida que possui, ele conta com quatro domínios, o físico, o psicológico, as relações sociais e o meio ambiente. Possui sua função principal de analisar a qualidade de vida de cada pessoa referente a diferentes grupos populacionais, servindo também para identificar áreas que precisam de intervenção para melhorar a qualidade de vida de sua população.
Assim, é possível concluir que, enquanto o IDH está voltado para a qualidade de vida e avaliar o desenvolvimento humano em geral, o é mais específico, tendo em foco as percepções de cada indivíduo da população.
Referências:
https://www.scielo.br/j/dpjo/a/xKsL4zX7hMLYcrJxwTLXwDr/
https://periodicos.ufba.br/index.php/nausocial/article/

Continue navegando