Buscar

Aps de gabi 18

Prévia do material em texto

ESCOLA DA SAÚDE 
CURSO DE PSICOLOGIA – 5NA
INTERVENÇÕES EM CONTEXTOS ESCOLARES E EDUCACIONAIS
DOCENTE: GABRIELA FERNANDES
DISCENTES: ELINE MOREIRA DE SOUSA
ÉMILY GABRIELY ROSA SILVA
FABIANA BORGES DE SANTANA
FERNANDA MICHELE DE SENA GALDINO
JOSIELE LIMA DA SILVA
RUAMA LIMA DOS SANTOS
DATA: 18/06/2020
 ATIVIDADE PRÁTICA SUPERVISIONADA
 A visita técnica foi realizada no dia 16 de Abril de 2020, através de vídeo chamada pela gestora da Castelo Escola e a psicóloga escolar da mesma, falando sobre os problemas e demandas encontradas na instituição. A instituição está há 30 anos em Natal atuando na educação infantil e no ensino fundamental trabalhando com a pedagogia progressista, levando em consideração o aluno como protagonista. 
 As demandas encontradas pela gestora e psicóloga foram relacionadas ao um novo período que estamos vivendo hoje. O enfrentamento dos desafios diante do ensino EAD na educação infantil básica. As principais demandas encontradas foram a angústia, estresse e ansiedade, angústia dos pais que se cobram por ser o mediador entre o aluno e professor, onde muitas vezes não tem tempo, paciência e muito menos uma formação para essa demanda. Ansiedade dos professores, onde estão sendo expostos diariamente, dificuldade na elaboração de atividades para os alunos onde eles consigam aprender o que está sendo ensinado e os pais consigam ensinar os seus filhos.
 Diante dessa nova plataforma de ensino se fazem uso dos novos pilares da BNCC (base nacional comum curricular) onde pretendem fazer com que as crianças tenham autonomia para conhecer-se, conviver, brincar, explorar, participar e expressar, para isso é preciso aperfeiçoar aquilo que a escola trás em aulas, como reduzir os conteúdos, elaborar aulas temáticas onde possam expressar de forma lúdica o conteúdo, tornando as aulas mais interessante, fazendo o aluno ter foco no conteúdo de formar simplificada e com o aconchego da escola para que entendam e que seja de fácil compreensão para eles e para os pais. a adaptação de novas proposta e rotina de aulas é fundamental para o rendimento das crianças, ter contato com os pais para mostrar o objetivo das aulas temáticas para que assim possam compreender e ajudar, com base nisso os professores tentam manter o vinculo, a efetividade e manter o desenvolvimento dos alunos através desses recursos.

Continue navegando