Buscar

AULA 8 - contraste

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

1- Qual a sequencia do aparelho gastrointestinal no organismo?
 2- Nos exames comuns de RX, como podemos identificar os órgãos?
 3- No caso dos exames contrastados temos alguns itens que são de extrema importância para um laudo de diagnóstico preciso, quais são eles?
 4- Quais são os tipos de biotipos?
 5- Qual biotipo apresenta em sua característica o torax e o abdome muito largo e profundo?
 6- Descreva o biotipo estênico!
 7- Além do biotipo, quais outros fatores afetam o posicionamento do estômago na hora da realização do exame?
 8- Para que é empregada a técnica do duplo contraste?
 9- Como é a forma de aplicação do duplo contraste?
 10- Onde foi desenvolvida a técnica do duplo contraste?
RESPOSTA 
1. Estômago e intestino delgado (duodeno, jejuno e íleo). Intestino grosso (ceco, cólon ascendente, transverso, descendente, a curva sigmoide e o reto). Glândulas salivares, dentes, língua, pâncreas, fígado e vesícula biliar.
2. O exame de raio X é simples, rápido, não invasivo e indolor para o paciente, além de poder ser aplicado em diversas partes do corpo e ter custo inferior quando comparado a outros exames de imagem, como tomografia e ressonância magnética. Por mostrar uma visão geral interna do paciente, a radiografia vem, há décadas, dando suporte a médicos e outros profissionais de saúde no diagnóstico de uma gama variada de patologias, desde as mais simples até as complexas. As imagens auxiliam na detecção de fraturas, cáries nos dentes, pneumonia, bloqueio de vasos sanguíneos, tumores, entre outros males.
3. -Motolidade (capacidade de mover-se): se refere a relação entre o contraste e a parede do órgão, em questão. EX. peristaltismo (movimento involuntário de alguns órgãos: coração)
-Mobilidade (qualidade do que é móvel): se refere às palpações radiológicas, mudança de decúbito e manobras de respiração.
-Elasticidade (flexibilidade – o que pode se esticar): refere-se ao aumento e diminuição do calibre dos órgãos em questão. Ex. estenose (um estreitamento anormal de um vaso sanguíneo, outro órgão ou estrutura tubular do corpo.)
4. Existem três tipos de Biotipos: Ectomorfo, Endomorfo e Mesomorfo e cada tipo apresenta características e necessidades diferentes, sendo por isso necessário adequar o estilo de vida, dieta e prática de exercício físico a cada tipo de corpo para manter a boa forma física e a saúde.
5. Hiperestênicos: O tipo hiperestênicorefere-se aos 5% da população com a constituição corporal atarracada, com o tórax e o abdome muito largos e profundos ântero-posteriormente. Os pulmões são curtos, e o diafragma é alto.
6. A compleição corporal média é o tipo estênico, que é uma versão mais magra do hiperestênico. O estômago também lembra um J, está localizado mais inferiormente que o tipo atarracado, e geralmente se estende de T10 ou T11 até L2, aproximadamente.
7. Conteúdo gástrico, respiração, posição do corpo (ortostático ou decúbito) e idade. A localização correta do estômago e de outros órgãos para diferentes biotipos em várias posições virá com a prática de posicionamento.
8. A melhor técnica a ser empregada é a de duplo contraste (bário e ar), que define melhor as lesões mucosas da DC. Para pacientes com estado geral muito comprometido, o enema opaco simples (apenas bário, sem insuflação aérea) é preferível a fim de evitar o desenvolvimento do megacolo tóxico ou de perfuração cólica.
9. Duplo contraste que consiste na ingestão de um agente antiácido para estudos das mucosas, bem como algumas outras manobras são sugeridas e realizadas a critério do médico.
10. O duplo contraste foi desenvolvido no Japão

Continue navegando